ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

25 de fev. de 2009

RIQUEZAS DO VALE
Recentemente, a convite de Luzinho Corrêa, militar aposentado, escritor, professor, pesquisador, arqueólogo e ambientalista, estivemos no Rancho Boca da Mata, de sua propriedade, aqui nos arredores de Ceará-Mirim. Lugar aprazível e aconchegante, onde a natureza e o rústico se misturam.
O local se transformará em breve num museu, que abrigará grande acervo de objetos antigos, históricos, sacros e profanos, que ao longo dos anos ele vem catalogando. Posteriormente traremos mais detalhes. Luizinho escreve uma coluna mensal sobre meio ambiente e cidadania no Jornal Litoral Notícias. Uma pequena mostra do que será este templo cultural está nas fotos que fizemos. Confiram:

Portal de pedra na entrada do Rancho

Casa Grande abrigará o museu

Acervo está sendo catalogado

Objetos antigos fazem parte do acervo


Cristais e louças

Luizinho Corrêa, idealizador do museu

O vale verde visto do alpendre
Fotos: Edvaldo Morais



MEMÓRIA ICONOGRÁFICA
DO CEARÁ-MIRIM
O professor e pesquisador Gibson Machado em recente visita à Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas fez doação de exemplares do seu livro CEARÁ-MIRIM, MEMÓRIA ICONOGRÁFICA. Na ocasião foi recebido pela Diretora Janete Soares. A obra já é objeto de consulta e pesquisa pelos freqüentadores da biblioteca.
Professor Gibson e a Diretora Janete Soares

22 de fev. de 2009

CARNAVAL

Estamos trabalhando para num futuro bem próximo resgatar o Carnaval de Ceará-Mirim. O reinado de momo como acontecia antigamente no Vale verde. Para recordar, apresentamos alguns registros fotográficos.

Bloco Carcará - Ceará-Mirim, Anos 60



Luiz de Júlia e foliãs - Anos 70


João de Castro, Deca, Johny Som e outros foliões.
Anos 80

Bloco Topo Gigio /Ceará-Mirim
Sucesso total nos anos 80/90


18 de fev. de 2009

PREFEITO ANTÔNIO PEIXOTO
ABRE SEMANA PEDAGÓGICA DO MUNICÍPIO
Encontro reúne profissionais da educação da rede municipal

Por Jorge Moreira
Fotos: Edvaldo Morais

A Secretaria Municipal de Educação, realiza durante toda esta semana, encontro pedagógico da rede municipal de educação. A Semana Pedagógica, visa capacitar e trazer informações aos profissionais da educação de Ceará-Mirim para as atividades do ano letivo de 2009 que têm no próximo dia 2 de março. As atividades tiveram início às 08h30 desta segunda-feira 16/02, no auditório da Estação Cultural de Ceará-Mirim, no bairro Santa Águeda. Os participantes foram recepcionados pelo Grupo de Chorinho Odeon, do professor Nilson Pereira. Durante a abertura, o Prefeito Antônio Peixoto, disse que sabe das dificuldades da escola pública, mas que o seu governo fará de tudo para melhorar a educação do município, conforme determinações do Ministério da educação.
Peixoto declarou que a educação é uma das missões mais importantes do seu governo e pediu para que os educadores se dediquem ao máximo. “Queremos que Ceará-Mirim tenha uma educação exemplar, por isso pedimos para que todos tenham muita dedicação para que essa meta seja cumprida”, completa o Prefeito, destacando que sabe da responsabilidade de cada um e sabe o que cada um tem que fazer. “Sem educação não iremos à lugar nenhum”enfatizou. O Prefeito, também anunciou durante o encontro, que recebeu a garantia da deputada federal Fátima Bezerra-PT que até 2010 Ceará-Mirim estará recebendo uma unidade de CEFET, e que está conseguindo junto ao Governo do Estado, a construção de uma escola de ensino médio para Muriu.
Coube a coordenadora da Secretaria de Educação, Maria do Socorro Lopes de Souza, representar a Secretária Ângela Aquino, impossibilitada de participar da abertura do evento, por estar participando de um encontro nordestino para secretários municipais de educação em Fortaleza.Ela destacou a importância de se levar a educação cearamirinense à um patamar de qualidade sempre almejado por todos, e lembrou a importância dos educadores. “Há muito para se fazer na educação e os professores são parte fundamental, pois, educação é compromisso, e queremos que todos construam uma educação de qualidade conosco”, frisou.
Nesse primeiro dia da Semana Pedagógica, a Promotora de Justiça da Comarca de Ceará-Mirim, Isabel Cristina Pinheiro, proferiu palestra para os educadores, ocasião em que abordou a prática da gestão escolar norteada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, enfocando atribuições e limitações.
Participaram da solenidade de abertura além do Prefeito Antônio Peixoto, os secretários Edmilson Rodrigues, da Articulação Política, Luiz de Oliveira Fernandes, da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer, Waldeck Araújo, presidente da Fundação Cultural Nilo Pereira, e toda equipe de coordenadores da Secretaria Municipal de Educação.
A Semana Pedagógica da rede municipal de educação prossegue até a próxima sexta-feira 20/02 com programação interna nas escolas do município.
Grupo de Chorinho Odeon/Ceará-Mirim

Equipe da Sec. de Educação também
recepciona participantes

Prof. Margarete Pereira, mestre de cerimônia
do evento e Josilene Peixoto - coord. pedagógica

Prof. Socorro Lopes representa
Ângela Aquino - Sec. de Educação

Prefeito Antônio Peixoto abre oficialmente
a Semana Pedagógica
Secretários Municipais e convidados compõem a mesa

Palestrante Dra. Isabel Cristina Pinheiro

Participantes atentos na solenidade de abertura
da Semana Pedagógica

Educadores das zonas urbana e rural
presentes ao encontro

Estação Cultural Dr. Roberto Varela
local da solenidade de abertura


16 de fev. de 2009


MINHA GRATIDÃO TEM UM CHEIRO BEM MÍSTICO,

VEM DE PITANGAS, HORTELÃ, CRAVO E CANELA.

TEM CHEIRO DE AMOR, DE CORAÇÃO ABERTO,

PLENO, PURO, BONDOSO!

OS AROMAS DA MINHA GRATIDÃO SÃO TANTOS...

UM POUCO DE ROSAS CAMPESTRES,

DE BAMBU, DE CACTUS E FLORES DE MARACUJÁ.

SINTO OS AROMAS DA GRATIDÃO,

MAS, TAMBÉM, A SUA FORMA,
ORA PARECE UMA LUA,ORA TEM FORMATO DE ESTRELA,

NA VERDADE ELA É UM MAR AZUL!

OS AROMAS DA GRATIDÃO VÊM DE NOSSO SENHOR,

CORAÇÃO PLENO DE HUMILDADE E MISERICÓRDIA,

OLHAR CHEIO DE PUREZA E LEVEZA. MÃO QUE SALVA!

MAS A GRATIDÃO VERDADEIRA TEM UM CHEIRO DE LUZ,

A LUZ QUE VEM DE JESUS ESPALHANDO

UM AROMA BOM DE JASMIM!

OS AROMAS DA GRATIDÃO TÊM NOMES BEM DIVERSOS:

CARIDADE, AMOR HUMANO, FRATERNIDADE,

MÃO QUE ELEVA, LÁBIOS QUE SOPRAM DOCES PALAVRAS.

GESTOS QUE SE ETERNIZAM...

ESSES, NA VERDADE, SÃO OS AROMAS DA GRATIDÃO,

SENTIMENTO INFALÍVEL, PRESTANTE, PRESENTE,

INTEIRO, PURO E INTENSO!


" Você, Lúcia Helena, é um lindo cântaro que recebe

a água da fonte cristalina da sua inteligência e bela poesia"

(Zillar Hulck)


14 de fev. de 2009

REGISTRO

ANAIRAM BRASIL MUSICAL
NA VISITA DE LULA

No palco da festa: ANAIRAM BRASIL MUSICAL
Foto: Francisco Navegantes
A Banda ANAIRAM BRASIL MUSICAL, de Ceará-Mirim, participou da programação da visita do Presidente LULA ao Assentamento Canudos. O Blog registra e parabeniza Mariana, Alex e todos o que fazem o conceituado grupo musical da terra dos verdes canaviais.


PEIXOTO FAZ SAUDAÇÃO A LULA
NA AGROVILA CANUDOS

Na condição de anfitrião, o prefeito Antônio Peixoto fez a saudação inicial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na visita feita no início da tarde da sexta-feira ,13/02, à Agrovila Canudos, no Assentamento Rosário, uma das 43 áreas de assentamento de trabalhadores rurais existentes em Ceará-Mirim.
Na primeira visita do ano ao Rio Grande do Norte, o presidente Lula veio exclusivamente para conhecer um dos projetos de sustentabilidade rural mais bem sucedidos do país, o criação de Tilápia em viveiros, financiado pelo programa Desenvolvimento Regional Sustentável, do Banco do Brasil. Governo Federal. Projetos de criação de tilápia foram instalados há quatro anos, beneficiando atualmente 1.750 famílias de trabalhadores rurais em 22 assentamentos da região do Mato Grande, gerando renda e oportunidades de trabalho.
Coube ao prefeito Antônio Peixoto fazer a saudação inicial ao presidente. O prefeito disse se sentir honrado com a visita do presidente no início de sua gestão, lembrando que usou o seu exemplo de vida para chegar à Prefeitura de Ceará-Mirim. ”Quero agradecer por tudo que tem feito para o nosso país. Pode contar com o meu governo para diminuir o analfabetismo e a mortalidade infantil no nosso país”, destacou Peixoto ao dar boas vindas ao presidente, acrescentando que precisa do apoio e a parceria dos governos Federal e Estadual. Ao final do seu discurso, Peixoto entregou ao presidente Lula uma placa de homenagem com a marca do governo municipal e a seguinte mensagem: “Ao presidente Lula, como demonstração de apreço, carinho e agradecimento pelo apoio ao desenvolvimento rural do nosso município”.
O presidente também recebeu cestas de alimentos não perecíveis e peças de artesanato produzidas em Ceará-Mirim.
MATO GRANDE
As comunidades atendidas pelo programa de criação de tilápia abrangem 22 assentamentos distribuídos pelos municípios de Ceará-Mirim, Rio do Fogo, Pureza, Taipu, Maxaranguape, Touros e João Câmara, que foram representandos na solenidade pelos seus respectivos prefeitos e coordenadores do programa.
De acordo com a líder ruralista Livânia Frizon, coordenadora do projeto no assentamento Canudos, essa é uma grande oportunidade de se provar que a reforma agrária é a melhor maneira de gerar renda e trabalho para os assentados tornando cada palmo de terra altamente produtivo. “E isso só é possível, graças ao governo Lula, que mudou e muito a nossa vida, para melhor”, disse Livânia, destacando a importância da visita do presidente da República a um assentamento de Ceará-Mirim.

LULA: CEARÁ-MIRIM É EXEMPLO
Em seu discurso, o presidente Lula destacou a importância da parceria com o Banco do Brasil, para a realização desse projeto, que inclui também a plantação de mamão e banana, e frisou que em seis anos 43 milhões de hectares de terra já foram desapropriadas, mas que, a exemplo do que estava vendo em Ceará-Mirim, não basta desapropriá-la, é preciso torná-la produtiva. “Quero que a imprensa registre o que está acontecendo em Ceará-Mirim. Porque, eu saio daqui para divulgar o que vi, e que outros assentamentos façam o que vocês estão fazendo aqui”, assinalou o presidente, destacando também que um projeto desse porte, para ser realizado é preciso ter disposição política e instituições voltadas para financiar e apoiar os que precisam de crédito para produzir. Depois de afirmar que sai de Ceará-Mirim profundamente orgulhoso e feliz com que acabara de ver, Lula acrescentou: “Quem quer trabalhar, quem quer produzir, os territórios da cidadania estão aqui, mas quem só quer fazer discurso, que se candidate a alguma coisa”, disse.
Acompanharam o presidente o ministro da Pesca, Altemir Gregolim, os presidentes do Banco do Brasil e do Incra, a governadora Wilma de Faria, o senador Garibaldi Filho, os deputados federais João Maia, Henrique Alves, Sandra Rosado e Fátima Bezerra. Todo o secretariado do prefeito Antônio Peixoto participou da solenidade na Agrovila Canudos.
Gerson de Castro / Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Ceará-Mirim

13 de fev. de 2009

VALE
INFORMAÇÃO
A
De 16 a 19 deste mês, a Secretaria Municipal de Educação de Ceará-Mirim, que tem como titular Ângela Maria Medeiros de Aquino, realiza a Semana Pedagógica 2009, cujo objetivo central é propiciar aos gestores e articuladores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, uma reflexão acerca das possibilidades e entraves pertinentes a sua prática no contexto escolar. No evento serão discutidas idéias e traçadas estratégias para o ano letivo que se inicia próximo dia 2 de março. Solenidade de abertura, na segunda-feira 16, as 08h00 da manhã, será na Estação Cultural Roberto Varela, com presença do prefeito Antônio Peixoto. Os participantes serão recepcionados pelo Grupo de Chorinho Nilson Pereira.
B
O Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira 12/02, publicou Decreto do Prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, que anula o Decreto Nº 2.133 de 24 de dezembro do ano passado, o qual homologou o resultado final do Concurso Público Municipal realizado no dia 7 de dezembro de 2008, no apagar das luzes do Governo Edinólia Melo.
C
A Fundação Nilo Pereira comunica aos artistas plásticos de Ceará-Mirim que está inscrevendo trabalhos para a seleção da Capitania das Artes em Natal. Os selecionados participarão de exposições na capital em 2009. Os interessados devem comparecer à Fundação Nilo Pereira – Sala 01 da Biblioteca Dr. José Pacheco Dantas - pela manhã ou à tarde para preenchimento de formulário levando fotos de seus trabalhos até a próxima quinta-feira dia 19 de fevereiro.
D
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chega ao Vale do Ceará-Mirim nesta sexta-feira 13/02, para conhecer um dos projetos de sustentabilidade rural mais bem sucedidos do país. Criado há quatro anos com o apoio do Governo do Estado, o Pólo da Tilápia em viveiros hoje beneficia 1.750 famílias em 18 assentamentos da região do Mato Grande gerando renda e oportunidades de trabalho.
E
De acordo com o Cerimonial da Presidência da República, caberá ao prefeito Antonio Peixoto a saudação de boas-vindas ao presidente. Peixoto aproveitará para entregar ao presidente uma placa de homenagem. Lula também receberá como presente peças de artesanato e cestas de alimentos não perecíveis produzidos no município. O desembarque do presidente no Assentamento Canudos está previsto para o meio-dia.
F
Edvaldo Santiago, popularmente conhecido por Naldo, filho do saudoso Etewaldo Santiago é o autor das peças artesanais que serão entregues ao presidente LULA nesta sexta-feira.
G
Carlos Paciência envia mensagem informando que o Blog MINHA TERRA foi atualizado. Para acessar clique no link ao lado.
H
Outras mensagens nos chegaram, porém sem identificação do remetente, motivo pelo qual deixamos de publicá-las.
I
Domingo, 15 de Fevereiro, se vivo fosse, o ilustre cearamirinense Edgar Barbosa completaria 100 anos. O Blog Chaminé (link ao lado) prestará homenagem ao grande escritor.
J
A Fundação Nilo Pereira estuda o Projeto para implantar o Beco do Artesão, no centro da cidade. Esta ação vai gerar renda para os que lidam com artesanato no Vale verde.
Por Edvaldo Morais
DIRED ENCERRA
SEMANA PEDAGÓGICA
Termina nesta sexta-feira 13, a Semana Pedagógica promovida pela 5a. DIRED/Ceará-Mirim, que tem como titular Solange Amaro Dantas. O tema central: A interdisciplinaridade na Escola: desafios e possibilidades levou os participantes a trabalharem o desenvolvimento de ações pedagógicas e planejarem as ações para o corrente ano letivo. A solenidade de abertura ocorreu na Estação Cultural Dr. Roberto Varela na manhã da última segunda-feira. A seguir algumas fotos do evento:
Local da solenidade de abertura

Solange Amaro Dantas abre a Semana Pedagógica

Palestrante Prof. Salizete Freire Soares e
o mestre de cerimônia Prof. Álvaro Tadeu Martins

Músicos João Maria e Ana Maria Carvalho
abrilhantaram o evento

Professores atentos lotaram a Estação Cultural


7 de fev. de 2009



MENSAGEM DO PREFEITO
ANTÔNIO PEIXOTO
À CAMARA MUNICIPAL
(NA ÍNTEGRA)
Senhor presidente, Senhoras vereadoras, Senhores vereadores, Senhores secretários e demais colaboradores da Prefeitura de Ceará-Mirim, Minhas senhoras, meus senhores,
Cumpro, nesta tarde, o dever constitucional de comparecer a esta Augusta Casa para, na presença dos senhores, proferir a leitura da Mensagem Anual do Chefe do Executivo ao Poder Legislativo.
Cumpro este dever com orgulho e satisfação por estar cumprindo o papel que me foi confiado pela absoluta maioria da população do nosso município.
Trago a esta Casa uma mensagem de trabalho, de fé, de confiança no futuro e de muito esforço no presente.
Trago uma mensagem de esperança e de serenidade que todos devemos ter em face das enormes dificuldades que estamos enfrentando desde o primeiro momento da nossa administração.
Não posso me furtar, aqui, ao dever de prestar contas aos senhores e à população da nossa cidade. Não vamos administrar Ceará-Mirim olhando pelo retrovisor. O povo decidiu pela mudança e a mudança vai acontecer.
A cidade é um organismo vivo e complexo. Quando mal administrada, todos sentem os efeitos das condutas erradas postas em prática por uma administração.
Por isto, é fundamental termos serenidade e paz de espírito para enfrentar tamanhos obstáculos e algumas incompreensões.
É do conhecimento de todos o quadro de dificuldades que encontramos na Prefeitura. A própria cidade e sua população são testemunhas do nível de dificuldades.
Encontramos Ceará-Mirim, no primeiro dia do ano sem luz no prédios públicos, incluindo os mercados e o SAAE. Por isto, também sem água, atingindo todo o município.
A partir do dia 2 de janeiro, nos deparamos com um quadro que inclui salários atrasados, contas de energia em aberto e parcelamentos com a Cosern não quitados.
Ao longo dos dias seguintes, nos deparamos com situações dramáticas na Saúde e na Educação. E mais dívidas. Somente na área da Previdência, estas dívidas superam a casa dos 15 milhões de reais.
Um exemplo gritante é o SAAE, onde encontramos 12 mil reais em conta bancária e mais de 1 milhão de reais em dívidas recentes, sem contar com o parcelamento de dívida histórica com a Cosern, que remonta a mais de 12 milhões de reais.
Não encontramos o setor de patrimônio da Prefeitura sequer organizado. Os poucos veículos que compõem a frota do município estão sucateados. Encontramos veículos batidos em pátios de concessionárias à espera, há tempos, de autorização para serviços. Um deles está parado desde 2007, sendo que a Prefeitura, no final da gestão anterior, foi notificada extrajudicialmente a tomar providências e dar um destino ao veículo. Encontramos, por acaso, a notificação, porque nada nos foi informado.
O que fazer diante de tantas dificuldades?
Trabalhar, trabalhar, trabalhar.
As primeiras semanas da administração tem sido um exercício diuturno de paciência, serenidade, diálogo e muito esforço. Tudo para, em nome do anseio de mudanças de tantos, fazer a Prefeitura de Ceará-Mirim voltar a servir a todos.
Faço aqui um esboço das dificuldades – se fosse fazer um detalhamento completo levaria horas – para que os senhores tenham uma pequena idéia do quadro de dificuldades.
E para definir responsabilidades, em respeito à vontade do povo e em defesa do patrimônio público de Ceará-Mirim, decidimos pela contratação de uma auditoria ampla e geral em toda a administração. Nosso propósito é apontar e elencar irregularidades e encaminhar este levantamento às autoridades competentes, incluindo Ministério Público e Tribunais de Contas, para que apliquem, na forma da lei, as sanções cabíveis aos responsáveis.
Senhor Presidente, Senhoras Vereadoras, Senhores Vereadores, Minhas senhoras, meus senhores.
Passado este momento inicial de relato de dificuldades, desejo levar até os senhores um balanço das primeiras ações, das providências adotadas para começar a devolver a normalidade à administração da nossa cidade e dos planos para o futuro.
NA SAÚDE, destacamos algumas providências e planos:
Aquisição em caráter emergencial de insumos e medicamentos para atender a rede de postos de saúde, o Centro de Saúde de Referência, o Hospital Dr. Percílio Alves e o Centro de Especialidades Odontológicas.
Reativamos, assim, o Programa Saúde da Família, o Programa de Saúde Bucal, os serviços do CEO e do Centro de Saúde de Referência.
O setor de combate às endemias foi dinamizado e já realizamos dois grandes mutirões de combate à dengue, no bairro Nova Descoberta e no conjunto Novos Tempos, onde constatamos índices alarmantes de infestação do mosquito transmissor da dengue.
Iniciamos a implantação de um ponto presencial da Rede Infosus do Ministério da Saúde em nosso município, possibilitando a implantação de rede de acesso à internet, em banda larga, de toda a administração municipal
Vamos informatizar o Hospital Percílio Alves e o Centro de Referência.
Vamos, também, implantar o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).
Pactuamos com os médicos do Hospital Dr. Percílio Alves o repasse dos recursos referentes ao serviço profissional dentro das Autorizações de Internação Hospital. Na prática, estamos remunerando os médicos de acordo com a produtividade e estimulando que o atendimento seja feito em Ceará-Mirim, evitando-se a transferência para Natal.
Contratamos quatro equipes do Programa Saúde Bucal para atuar nos dois expedientes nos postos de saúde da sede do município.
Vamos construir e instalar, em Muriú, uma Unidade de Saúde Família, que servirá de referência para toda a região do litoral até Coqueiros, incluindo atendimento odontológico, espaço adequado e boas instalações.
Vamos implantar, em março o Plantão Odontológico noturno, das 7 horas da noite às 7 horas da manhã, no Hospital Dr. Percílio Alves, com atendimento nos fins de semana e feriados.
Temos também como meta instalar, até o final da nossa gestão, quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para desafogar o funcionamento do Hospital Dr. Percílio Alves e melhorar o atendimento à população.
Na área EDUCAÇÃO, iniciamos um completo levantamento da precária situação da rede física das escolas do Município.
Iniciamos, também, o trabalho de orientação aos futuros gestores para que possamos, com a adoção de medidas emergenciais, garantir a normalidade do ano letivo, a partir de março.
Algumas providências já adotadas:
Alugamos à Paróquia o prédio e toda a estrutura do Centro Educacional Monsenhor Rui Miranda e ali vamos instalar o Centro de educação Infantil, com 12 salas de aulas funcionando em dois turnos.
Vamos instalar a creche no CAIC.
Iniciamos o processo de requisição de toda a estrutura do CAIC, no conjunto Novos Tempos, hoje sub-utilizada, para ali instalarmos uma escola de tempo integral.
Estamos regularizando o convênio Caminho da Escola para aquisição de um ônibus escolar com capacidade para 44 crianças e jovens.
Resgatamos, recuperamos e vamos colocar em funcionamento os ônibus escolares existentes.
Vamos construir quatro novas salas de aula nas Escolas Augusto Meira e Adele de Oliveira para garantir o atendimento à demanda por matrículas.
Uma informação importante: antes mesmo de assumirmos o mandato, entramos em contato com a deputada Fátima Bezerra e conseguimos incluir Ceará-Mirim na terceira etapa de expansão dos Cefets. Isto significa que até 2010 teremos a definição da instalação de um Cefet em nosso município, o que representará um avanço significativo para a educação e preparação de nossos jovens para o mercado de trabalho.
ESPORTES, LAZER, JUVENTUDE e CULTURA
Cumprindo um compromisso assumido com os jovens de Ceará-Mirim, criamos, por meio da reforma administrativa aprovada por esta Casa, a Secretaria de Esportes, Lazer, Juventude e Cultura.
Estamos no início de um longo trabalho de recuperação da estrutura de esportes e lazer do nosso município.
Estamos elaborando um Plano de Ação para investir em um calendário de eventos, recuperar e construir novas praças esportivas.
Para isso, estamos mantendo contatos com o Ministério do Esporte.
CULTURA - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA
No campo da Cultura, estamos providenciando a reestruturação, inclusive legal, da Fundação Nilo Pereira.
Transferimos a Banda de Música para uma sala na Estação das Artes, que encontramos totalmente sem uso.
Transferimos a Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas para prédio próprio, onde já está instalado um telecentro.
Garantimos a participação de artesãos do município na Feira Internacional do Artesanato.
Vamos criar o Beco do Artesão, com espaço para exposição e comercialização do nosso rico artesanato.
Iremos, também, revitalizar e equipar a Estação das Artes, mobilizando entidades e artistas a utilizarem a nossa estrutura.
Vamos iniciar entendimentos com o Governo do Estado para a implantação da Casa de Cultura em nosso município.
TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Vamos transferir a Secretaria para prédio independente, a fim de garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e melhorar o atendimento à população.
Já iniciamos nossa administração dando total apoio à implantação, em nosso município, dos programas Projovem Urbano e Projovem Adolescente.
O Projovem Urbano está oferecendo 800 vagas a jovens de 18 a 29 anos que não tenham concluído o ensino fundamental. Durante o ano letivo, eles vão receber uma bolsa mensal de 100 reais.
No Projovem Adolescente, são 1.200 vagas na sede do município e em outras dez localidades. Os jovens de 15 a 17 anos receberão orientações sociais para o mercado de trabalho.
Na área da Habitação, viabilizamos a construção de 26 casas na sede do município.
E estamos trabalhando junto ao Governo do Estado para garantir a construção de mais 1.235 unidades habitacionais. Os recursos estão assegurados e aguardamos a assinatura dos contratos de diversos programas, inclusive o de Crédito Solidário, que vai garantir a construção de 150 casas para servidores da Prefeitura.
INFRAESTRUTURA E PROJETOS ESPECIAIS
Estamos trabalhando no projeto de instalação do Centro Administrativo Municipal no antigo Hospital da Fundação Sesp. Usaremos recursos próprios para garantir a otimização dos espaços destinados à administração do município.
Fechamos acordo com o Banco do Brasil e vamos usar o pavimento superior do prédio da agência para instalar as Secretarias de Tributação e Finanças e Defesa Social.
Vamos, também, elaborar projeto para instalar, em terreno vizinho à Prefeitura, um Centro Comercial voltado exclusivamente para os vendedores ambulantes.
Com isto, vamos desafogar o centro da cidade e oferecer melhores condições a centenas de pessoas que batalham por sua sobrevivência nas ruas da cidade.
Vamos investir na informatização da administração pública municipal, que passará a contar com uma rede de computadores.
Estamos participando, por intermédio da Federação dos Municípios - para a qual tive a honra de ser convidado a fazer parte de sua nova diretoria -, de entendimentos sobre o programa Cidades Digitais, visando implantação de internet banda larga em nossa cidade.
SERVIÇOS URBANOS
Na área de Serviços Urbanos, realizamos o nosso primeiro grande esforço, que foi o mutirão de limpeza do município no primeiro final de semana do ano. Recolhemos, com a colaboração de empresas, de amigos e da população em geral cerca de 1.000 toneladas de lixo, incluindo entulhos de construção, lixo doméstico e restos de podação.
Estamos trabalhando, de forma emergencial, em razão da situação financeira em que encontramos a administração, para regularizar a coleta de lixo, disciplinando inclusive o tratamento e destino de entulhos de construção.
AGRICULTURA , ABASTECIMENTO E PECUÁRIA.
Recuperamos a capacidade de funcionamento do Matadouro Municipal, que encontramos totalmente sucateado.
Também estamos trabalhando para normalizar e melhorar o funcionamento dos nossos mercados públicos.
Iniciamos entendimento com a Emater para que Ceará-Mirim ganhe uma nova unidade de processamento de carne, com capacidade para abater 100 animais por dia, beneficiando, assim, cidades circunvizinhas.
Estamos em processo de regularização da doação de terreno para construção do escritório da Emater em nosso município.
Ceará-Mirim foi incluída no zoneamento da região do Mato Grande para o programa de plantio de girassol visando a produção do biodiesel.
Estamos formalizando nossa participação no Programa Territórios da Cidadania, com o objetivo de agilizarmos a captação de recursos visando a melhoria da produção.
A equipe da Secretaria de Agricultura iniciou entendimentos com representantes dos assentamentos e demais produtores rurais visando a oferta dos serviços de corte de terras.
Iniciamos entendimentos com o DNOCS visando a assinatura de convênio para dragagem e limpeza dos rios do Vale do Ceará-Mirim.
Estamos mantendo entendimentos com o Governo do Estado para assegurar os ecursos para a obra de pavimentação da estrada que liga Ceará-Mirim a Extremoz, via Massangana e também a pavimentação da estrada Matas-Mineiro.
TURISMO
Estamos trabalhando na definição de projetos para alavancar o turismo, inclusive o rural, em nosso município.
Vamos dinamizar e dar vida ao Roteiro dos Engenhos.
Iniciamos contatos com investidores e empreendedores, inclusive estrangeiros, visando a agilização de empreendimentos que vão gerar trabalho e renda em nosso município.
Vamos investir num amplo programa de qualificação e para isto estamos buscando parcerias e mantendo entendimentos com o Sistema S.

DEFESA SOCIAL
Criamos e vamos instalar a Secretaria Municipal de Defesa Social visando contribuir para o fortalecimento do setor de segurança pública em nosso município.
Iniciamos entendimentos com as Polícias Civil e Militar com esta finalidade.
Vamos oferecer programas de qualificação de nossa Guarda Municipal, que encontramos desmotivada mas demonstra vontade de trabalhar e dar sua contribuição à segurança da nossa população.
Vamos construir os primeiros portais de uma rede que vai compor nosso sistema de segurança pública. Os primeiros portais serão erguidos e instalados na área do litoral e também em Caiana.
Vamos elaborar e implementar o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, que inclui ações como a formação da Comissão de Defesa Civil, a municipalização do trânsito e formação dos grupamentos de praias e Meio Ambiente.
SAAE
Estamos trabalhando na reestruturação administrativa e financeira do nosso Serviço Autônomo de Água e Esgoto.
Enfrentamos problemas que vão desde a inadimplência de 40 por cento que compromete as finanças do SAAE até a estrutura de distribuição bastante antiga e deficiente.
Para reorganizar e sanear o órgão, moralizamos sua administração, acabando com gratificações e horas extras pagas de forma graciosa. Com isso, reduzimos a folha e viabilizamos o pagamento de salários de janeiro, a partir de janeiro, do parcelamento com a Cosern.
Para recuperar a capacidade financeira do SAAE vamos enviar a esta Casa um projeto de lei para estabelecer o refinanciamento das dívidas dos usuários.
Com o saneamento financeiro do SAAE, vamos estar aptos a receber investimentos federais em esgotamento sanitário, o que se tornou impossível na administração anterior.
ADMINISTRAÇÃO
Estamos criando, com um amplo esforço de saneamento das finanças do município, as condições para promover programas de qualificação dos nossos servidores públicos.
Vamos realizar, no devido momento e nas condições exigidas por Lei, o concurso público para provimento de vagas na Prefeitura.
Vamos regularizar, no mais breve espaço de tempo possível, o pagamento dos salários em atraso e definiremos, até o mês de abril, o calendário de pagamento dos servidores da Prefeitura.
Não poderia de deixar de citar a colaboração que temos recebido por parte da ASSESSORIA JURÍDICA, que tem trabalhado diuturnamente para regularizar e viabilizar ações da nossa administração.
O mesmo esforço tem sido feito na área de TRIBUTAÇÀO E FINANÇAS, merecedor de nossos elogios.
A recém-criada Secretaria de Articulação Política e Institucional também se mostrado um importante instrumento de aproximação da prefeitura com a Câmara e a sociedade civil organizada do Município.
Ao conjunto dos servidores públicos peço paciência e serenidade para que, juntos, possamos soerguer a administração pública de Ceará-Mirim. Não queremos impor a ninguém o peso do sucateamento e dos desmandos financeiros impostos no Município.
Mas precisamos do esforço e da contribuição de todos para encontrarmos a solução e devolvermos à agilidade no atendimento à população, dignidade e respeito na prestação dos serviços e no zelo das finanças públicas.
A todos, do secretário ao mais humilde servidor público, peço, acima de tudo, respeito ao nosso povo.
Senhor presidente, Senhoras vereadoras, Senhores vereadores,
Desejo, neste momento, agradecer publicamente a esta Casa e a todos os senhores pela demonstração de espírito e capacidade de diálogo manifestados durante a apreciação da reforma administrativa.
Desejo reiterar o meu desejo de manter com esta Casa e todos os senhores, uma relação harmoniosa, digna e à altura das melhores tradições políticas do nosso município.
O Poder Legislativo é e sempre será visto como um parceiro na construção de uma administração que objetiva, tão somente, recuperar e engrandecer o nosso Ceará-Mirim.
A todos reitero e reafirmo o nosso compromisso com o povo. Baseado no respeito, no diálogo, na transparência e na vontade de servir a todos que acalentaram, durante muito tempo, o desejo de uma mudança verdadeira e de ver o Poder Público voltado para beneficiar aqueles que mais necessitam.
Que Deus nos abençoe a todos e ilumine os caminhos do nosso município. Obrigado a todos
Boa noite!Senhor presidente, Senhoras vereadoras, Senhores vereadores, Senhores secretários e demais colaboradores da Prefeitura de Ceará-Mirim, Minhas senhoras, meus senhores,
Cumpro, nesta tarde, o dever constitucional de comparecer a esta Augusta Casa para, na presença dos senhores, proferir a leitura da Mensagem Anual do Chefe do Executivo ao Poder Legislativo.
Cumpro este dever com orgulho e satisfação por estar cumprindo o papel que me foi confiado pela absoluta maioria da população do nosso município.
Trago a esta Casa uma mensagem de trabalho, de fé, de confiança no futuro e de muito esforço no presente.
Trago uma mensagem de esperança e de serenidade que todos devemos ter em face das enormes dificuldades que estamos enfrentando desde o primeiro momento da nossa administração.
Não posso me furtar, aqui, ao dever de prestar contas aos senhores e à população da nossa cidade. Não vamos administrar Ceará-Mirim olhando pelo retrovisor. O povo decidiu pela mudança e a mudança vai acontecer.
A cidade é um organismo vivo e complexo. Quando mal administrada, todos sentem os efeitos das condutas erradas postas em prática por uma administração.
Por isto, é fundamental termos serenidade e paz de espírito para enfrentar tamanhos obstáculos e algumas incompreensões.
É do conhecimento de todos o quadro de dificuldades que encontramos na Prefeitura. A própria cidade e sua população são testemunhas do nível de dificuldades.
Encontramos Ceará-Mirim, no primeiro dia do ano sem luz no prédios públicos, incluindo os mercados e o SAAE. Por isto, também sem água, atingindo todo o município.
A partir do dia 2 de janeiro, nos deparamos com um quadro que inclui salários atrasados, contas de energia em aberto e parcelamentos com a Cosern não quitados.
Ao longo dos dias seguintes, nos deparamos com situações dramáticas na Saúde e na Educação. E mais dívidas. Somente na área da Previdência, estas dívidas superam a casa dos 15 milhões de reais.
Um exemplo gritante é o SAAE, onde encontramos 12 mil reais em conta bancária e mais de 1 milhão de reais em dívidas recentes, sem contar com o parcelamento de dívida histórica com a Cosern, que remonta a mais de 12 milhões de reais.
Não encontramos o setor de patrimônio da Prefeitura sequer organizado. Os poucos veículos que compõem a frota do município estão sucateados. Encontramos veículos batidos em pátios de concessionárias à espera, há tempos, de autorização para serviços. Um deles está parado desde 2007, sendo que a Prefeitura, no final da gestão anterior, foi notificada extrajudicialmente a tomar providências e dar um destino ao veículo. Encontramos, por acaso, a notificação, porque nada nos foi informado.
O que fazer diante de tantas dificuldades?
Trabalhar, trabalhar, trabalhar.
As primeiras semanas da administração tem sido um exercício diuturno de paciência, serenidade, diálogo e muito esforço. Tudo para, em nome do anseio de mudanças de tantos, fazer a Prefeitura de Ceará-Mirim voltar a servir a todos.
Faço aqui um esboço das dificuldades – se fosse fazer um detalhamento completo levaria horas – para que os senhores tenham uma pequena idéia do quadro de dificuldades.
E para definir responsabilidades, em respeito à vontade do povo e em defesa do patrimônio público de Ceará-Mirim, decidimos pela contratação de uma auditoria ampla e geral em toda a administração. Nosso propósito é apontar e elencar irregularidades e encaminhar este levantamento às autoridades competentes, incluindo Ministério Público e Tribunais de Contas, para que apliquem, na forma da lei, as sanções cabíveis aos responsáveis.
Senhor Presidente, Senhoras Vereadoras, Senhores Vereadores, Minhas senhoras, meus senhores.
Passado este momento inicial de relato de dificuldades, desejo levar até os senhores um balanço das primeiras ações, das providências adotadas para começar a devolver a normalidade à administração da nossa cidade e dos planos para o futuro.
NA SAÚDE, destacamos algumas providências e planos:
Aquisição em caráter emergencial de insumos e medicamentos para atender a rede de postos de saúde, o Centro de Saúde de Referência, o Hospital Dr. Percílio Alves e o Centro de Especialidades Odontológicas.
Reativamos, assim, o Programa Saúde da Família, o Programa de Saúde Bucal, os serviços do CEO e do Centro de Saúde de Referência.
O setor de combate às endemias foi dinamizado e já realizamos dois grandes mutirões de combate à dengue, no bairro Nova Descoberta e no conjunto Novos Tempos, onde constatamos índices alarmantes de infestação do mosquito transmissor da dengue.
Iniciamos a implantação de um ponto presencial da Rede Infosus do Ministério da Saúde em nosso município, possibilitando a implantação de rede de acesso à internet, em banda larga, de toda a administração municipal
Vamos informatizar o Hospital Percílio Alves e o Centro de Referência.
Vamos, também, implantar o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).
Pactuamos com os médicos do Hospital Dr. Percílio Alves o repasse dos recursos referentes ao serviço profissional dentro das Autorizações de Internação Hospital. Na prática, estamos remunerando os médicos de acordo com a produtividade e estimulando que o atendimento seja feito em Ceará-Mirim, evitando-se a transferência para Natal.
Contratamos quatro equipes do Programa Saúde Bucal para atuar nos dois expedientes nos postos de saúde da sede do município.
Vamos construir e instalar, em Muriú, uma Unidade de Saúde Família, que servirá de referência para toda a região do litoral até Coqueiros, incluindo atendimento odontológico, espaço adequado e boas instalações.
Vamos implantar, em março o Plantão Odontológico noturno, das 7 horas da noite às 7 horas da manhã, no Hospital Dr. Percílio Alves, com atendimento nos fins de semana e feriados.
Temos também como meta instalar, até o final da nossa gestão, quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para desafogar o funcionamento do Hospital Dr. Percílio Alves e melhorar o atendimento à população.
Na área EDUCAÇÃO, iniciamos um completo levantamento da precária situação da rede física das escolas do Município.
Iniciamos, também, o trabalho de orientação aos futuros gestores para que possamos, com a adoção de medidas emergenciais, garantir a normalidade do ano letivo, a partir de março.
Algumas providências já adotadas:
Alugamos à Paróquia o prédio e toda a estrutura do Centro Educacional Monsenhor Rui Miranda e ali vamos instalar o Centro de educação Infantil, com 12 salas de aulas funcionando em dois turnos.
Vamos instalar a creche no CAIC.
Iniciamos o processo de requisição de toda a estrutura do CAIC, no conjunto Novos Tempos, hoje sub-utilizada, para ali instalarmos uma escola de tempo integral.
Estamos regularizando o convênio Caminho da Escola para aquisição de um ônibus escolar com capacidade para 44 crianças e jovens.
Resgatamos, recuperamos e vamos colocar em funcionamento os ônibus escolares existentes.
Vamos construir quatro novas salas de aula nas Escolas Augusto Meira e Adele de Oliveira para garantir o atendimento à demanda por matrículas.
Uma informação importante: antes mesmo de assumirmos o mandato, entramos em contato com a deputada Fátima Bezerra e conseguimos incluir Ceará-Mirim na terceira etapa de expansão dos Cefets. Isto significa que até 2010 teremos a definição da instalação de um Cefet em nosso município, o que representará um avanço significativo para a educação e preparação de nossos jovens para o mercado de trabalho.
ESPORTES, LAZER, JUVENTUDE e CULTURA
Cumprindo um compromisso assumido com os jovens de Ceará-Mirim, criamos, por meio da reforma administrativa aprovada por esta Casa, a Secretaria de Esportes, Lazer, Juventude e Cultura.
Estamos no início de um longo trabalho de recuperação da estrutura de esportes e lazer do nosso município.
Estamos elaborando um Plano de Ação para investir em um calendário de eventos, recuperar e construir novas praças esportivas.
Para isso, estamos mantendo contatos com o Ministério do Esporte.
CULTURA - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA
No campo da Cultura, estamos providenciando a reestruturação, inclusive legal, da Fundação Nilo Pereira.
Transferimos a Banda de Música para uma sala na Estação das Artes, que encontramos totalmente sem uso.
Transferimos a Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas para prédio próprio, onde já está instalado um telecentro.
Garantimos a participação de artesãos do município na Feira Internacional do Artesanato.
Vamos criar o Beco do Artesão, com espaço para exposição e comercialização do nosso rico artesanato.
Iremos, também, revitalizar e equipar a Estação das Artes, mobilizando entidades e artistas a utilizarem a nossa estrutura.
Vamos iniciar entendimentos com o Governo do Estado para a implantação da Casa de Cultura em nosso município.
TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
Vamos transferir a Secretaria para prédio independente, a fim de garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e melhorar o atendimento à população.
Já iniciamos nossa administração dando total apoio à implantação, em nosso município, dos programas Projovem Urbano e Projovem Adolescente.
O Projovem Urbano está oferecendo 800 vagas a jovens de 18 a 29 anos que não tenham concluído o ensino fundamental. Durante o ano letivo, eles vão receber uma bolsa mensal de 100 reais.
No Projovem Adolescente, são 1.200 vagas na sede do município e em outras dez localidades. Os jovens de 15 a 17 anos receberão orientações sociais para o mercado de trabalho.
Na área da Habitação, viabilizamos a construção de 26 casas na sede do município.
E estamos trabalhando junto ao Governo do Estado para garantir a construção de mais 1.235 unidades habitacionais. Os recursos estão assegurados e aguardamos a assinatura dos contratos de diversos programas, inclusive o de Crédito Solidário, que vai garantir a construção de 150 casas para servidores da Prefeitura.
INFRAESTRUTURA E PROJETOS ESPECIAIS
Estamos trabalhando no projeto de instalação do Centro Administrativo Municipal no antigo Hospital da Fundação Sesp. Usaremos recursos próprios para garantir a otimização dos espaços destinados à administração do município.
Fechamos acordo com o Banco do Brasil e vamos usar o pavimento superior do prédio da agência para instalar as Secretarias de Tributação e Finanças e Defesa Social.
Vamos, também, elaborar projeto para instalar, em terreno vizinho à Prefeitura, um Centro Comercial voltado exclusivamente para os vendedores ambulantes.
Com isto, vamos desafogar o centro da cidade e oferecer melhores condições a centenas de pessoas que batalham por sua sobrevivência nas ruas da cidade.
Vamos investir na informatização da administração pública municipal, que passará a contar com uma rede de computadores.
Estamos participando, por intermédio da Federação dos Municípios - para a qual tive a honra de ser convidado a fazer parte de sua nova diretoria -, de entendimentos sobre o programa Cidades Digitais, visando implantação de internet banda larga em nossa cidade.
SERVIÇOS URBANOS
Na área de Serviços Urbanos, realizamos o nosso primeiro grande esforço, que foi o mutirão de limpeza do município no primeiro final de semana do ano. Recolhemos, com a colaboração de empresas, de amigos e da população em geral cerca de 1.000 toneladas de lixo, incluindo entulhos de construção, lixo doméstico e restos de podação.
Estamos trabalhando, de forma emergencial, em razão da situação financeira em que encontramos a administração, para regularizar a coleta de lixo, disciplinando inclusive o tratamento e destino de entulhos de construção.
AGRICULTURA , ABASTECIMENTO E PECUÁRIA.
Recuperamos a capacidade de funcionamento do Matadouro Municipal, que encontramos totalmente sucateado.
Também estamos trabalhando para normalizar e melhorar o funcionamento dos nossos mercados públicos.
Iniciamos entendimento com a Emater para que Ceará-Mirim ganhe uma nova unidade de processamento de carne, com capacidade para abater 100 animais por dia, beneficiando, assim, cidades circunvizinhas.
Estamos em processo de regularização da doação de terreno para construção do escritório da Emater em nosso município.
Ceará-Mirim foi incluída no zoneamento da região do Mato Grande para o programa de plantio de girassol visando a produção do biodiesel.
Estamos formalizando nossa participação no Programa Territórios da Cidadania, com o objetivo de agilizarmos a captação de recursos visando a melhoria da produção.
A equipe da Secretaria de Agricultura iniciou entendimentos com representantes dos assentamentos e demais produtores rurais visando a oferta dos serviços de corte de terras.
Iniciamos entendimentos com o DNOCS visando a assinatura de convênio para dragagem e limpeza dos rios do Vale do Ceará-Mirim.
Estamos mantendo entendimentos com o Governo do Estado para assegurar os ecursos para a obra de pavimentação da estrada que liga Ceará-Mirim a Extremoz, via Massangana e também a pavimentação da estrada Matas-Mineiro.
TURISMO
Estamos trabalhando na definição de projetos para alavancar o turismo, inclusive o rural, em nosso município.
Vamos dinamizar e dar vida ao Roteiro dos Engenhos.
Iniciamos contatos com investidores e empreendedores, inclusive estrangeiros, visando a agilização de empreendimentos que vão gerar trabalho e renda em nosso município.
Vamos investir num amplo programa de qualificação e para isto estamos buscando parcerias e mantendo entendimentos com o Sistema S.

DEFESA SOCIAL
Criamos e vamos instalar a Secretaria Municipal de Defesa Social visando contribuir para o fortalecimento do setor de segurança pública em nosso município.
Iniciamos entendimentos com as Polícias Civil e Militar com esta finalidade.
Vamos oferecer programas de qualificação de nossa Guarda Municipal, que encontramos desmotivada mas demonstra vontade de trabalhar e dar sua contribuição à segurança da nossa população.
Vamos construir os primeiros portais de uma rede que vai compor nosso sistema de segurança pública. Os primeiros portais serão erguidos e instalados na área do litoral e também em Caiana.
Vamos elaborar e implementar o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, que inclui ações como a formação da Comissão de Defesa Civil, a municipalização do trânsito e formação dos grupamentos de praias e Meio Ambiente.
SAAE
Estamos trabalhando na reestruturação administrativa e financeira do nosso Serviço Autônomo de Água e Esgoto.
Enfrentamos problemas que vão desde a inadimplência de 40 por cento que compromete as finanças do SAAE até a estrutura de distribuição bastante antiga e deficiente.
Para reorganizar e sanear o órgão, moralizamos sua administração, acabando com gratificações e horas extras pagas de forma graciosa. Com isso, reduzimos a folha e viabilizamos o pagamento de salários de janeiro, a partir de janeiro, do parcelamento com a Cosern.
Para recuperar a capacidade financeira do SAAE vamos enviar a esta Casa um projeto de lei para estabelecer o refinanciamento das dívidas dos usuários.
Com o saneamento financeiro do SAAE, vamos estar aptos a receber investimentos federais em esgotamento sanitário, o que se tornou impossível na administração anterior.
ADMINISTRAÇÃO
Estamos criando, com um amplo esforço de saneamento das finanças do município, as condições para promover programas de qualificação dos nossos servidores públicos.
Vamos realizar, no devido momento e nas condições exigidas por Lei, o concurso público para provimento de vagas na Prefeitura.
Vamos regularizar, no mais breve espaço de tempo possível, o pagamento dos salários em atraso e definiremos, até o mês de abril, o calendário de pagamento dos servidores da Prefeitura.
Não poderia de deixar de citar a colaboração que temos recebido por parte da ASSESSORIA JURÍDICA, que tem trabalhado diuturnamente para regularizar e viabilizar ações da nossa administração.
O mesmo esforço tem sido feito na área de TRIBUTAÇÀO E FINANÇAS, merecedor de nossos elogios.
A recém-criada Secretaria de Articulação Política e Institucional também se mostrado um importante instrumento de aproximação da prefeitura com a Câmara e a sociedade civil organizada do Município.
Ao conjunto dos servidores públicos peço paciência e serenidade para que, juntos, possamos soerguer a administração pública de Ceará-Mirim. Não queremos impor a ninguém o peso do sucateamento e dos desmandos financeiros impostos no Município.
Mas precisamos do esforço e da contribuição de todos para encontrarmos a solução e devolvermos à agilidade no atendimento à população, dignidade e respeito na prestação dos serviços e no zelo das finanças públicas.
A todos, do secretário ao mais humilde servidor público, peço, acima de tudo, respeito ao nosso povo.
Senhor presidente, Senhoras vereadoras, Senhores vereadores,
Desejo, neste momento, agradecer publicamente a esta Casa e a todos os senhores pela demonstração de espírito e capacidade de diálogo manifestados durante a apreciação da reforma administrativa.
Desejo reiterar o meu desejo de manter com esta Casa e todos os senhores, uma relação harmoniosa, digna e à altura das melhores tradições políticas do nosso município.
O Poder Legislativo é e sempre será visto como um parceiro na construção de uma administração que objetiva, tão somente, recuperar e engrandecer o nosso Ceará-Mirim.
A todos reitero e reafirmo o nosso compromisso com o povo. Baseado no respeito, no diálogo, na transparência e na vontade de servir a todos que acalentaram, durante muito tempo, o desejo de uma mudança verdadeira e de ver o Poder Público voltado para beneficiar aqueles que mais necessitam.
Que Deus nos abençoe a todos e ilumine os caminhos do nosso município. Obrigado a todos. Boa noite!
PREFEITO PEIXOTO
APRESENTA MENSAGEM ANUAL
À CAMARA MUNICIPAL
O prefeito de Ceará-Mirim Antônio Marcos de Abreu Peixoto esteve na Câmara Municipal na tarde desta sexta-feira, numa Sessão Especial dirigida pelo Presidente do legislativo vereador Roberto Lima, para a leitura da Mensagem Anual. Na oportunidade, com o plenário lotado, fez um breve relato das dificuldades encontradas, um balanço das primeiras providências e ações e um elenco das metas, projetos e propostas para a sua gestão. À sessão, que foi transmitida ao vivo e na íntegra pela Rádio 87 FM, compareceram todos os 10 vereadores. Esta foi a segunda vez que o prefeito compareceu à Casa. Há duas semanas, ele visitou a Câmara e se reuniu com os vereadores para discutir a proposta de reforma administrativa que terminou aprovada à unanimidade de votos. (Texto e fotos: Edvaldo Morais)





FUNDAÇÃO NILO PEREIRA
REÚNE CLASSE ARTÍSTICA
DE CEARÁ-MIRIM
A Fundação Nilo Pereira, através do seu diretor Waldeck Araújo de Moura e da Coordenadora Rosângela Sá reuniu na tarde da última quinta-feira no auditório da Estação Cultural Dr. Roberto Varela, representantes da classe artística de Ceará-Mirim para apresentar o Estatuto da entidade e ouvir sugestões. O encontro foi bastante proveitoso. Posteriormente, com a presença do novo Conselho Municipal de Educação, haverá outro encontro para a escolha dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, aprovação do Estatuto da Fundação Nilo Pereira, dando condições para que esta seja devidamente legalizada, inclusive com emissão do seu CNPJ o que facilitará o desenvolvimento das ações planejadas. (Fotos: Edvaldo Morais)



ESCOTEIROS DE NATAL
VISITAM CEARÁ-MIRIM
O Grupo de Escoteiros Antônio Fagundes, de Natal, iniciou suas atividades este ano de 2009 visitando a cidade de Ceará-Mirim. Desembarcaram na estação ferroviária e foram recebidos pela equipe da Fundação Nilo Pereira. Conheceram as instalações da Estação Cultural Dr. Roberto Varela, onde tiveram instruções do comando escoteiro e assistiram a um documentário sobre o Ceará-Mirim antigo. Em seguida foram a Usina São Francisco, feira livre e Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A seguir, alguns registros fotográficos da visita:


4 de fev. de 2009

MEMÓRIA ICONOGRÁFICA DE
CEARÁ-MIRIM CONTINUA
REPERCUTINDO
Desde o seu lançamento em dezembro último o livro CEARÁ-MIRIM MEMÓRIA ICONOGRÁFICA, de Gibson Machado, tem recebido inúmeras referências elogiosas. A mais recente chegou de Natal/RN e transcrevemos na íntegra.

Prezado Gibson,

As suas fotografias, associadas à crônica do nosso imortal Edgar Barbosa, fala-nos à alma e ao coração deixando uma sensação de impotência diante do que se vê e do que se lê. Imagino se pudéssemos voltar no tempo... esta sensação seria de puro êxtase. Se estas fotografias retratassem o passado cheio de vida dos engenhos: Outeiro, Carnaubal, Cruzeiro e da Usina Santa Terezinha. Acho que as pessoas que herdaram essas relíquias do passado histórico de Ceará-Mirim se não as puderam manter, como seu patrimônio, deveriam ter lutado junto às autoridades pela preservação deste tesouro. E o povo da nossa cidade e aí também vai a "mea culpa", onde estávamos todos nós que não vimos a decadência de tão belo acervo da nossa herança cultural? Na minha imaginação, refaço estas paisagens, dou vida a estes cenários antes vibrantes. Vejo as construções restauradas, limpas... a vegetação exuberante, a fumaça nos bueiros. Homens, mulheres, crianças e animais movimentando-se no seu dia a dia. Quanto suor, quanta energia empregada na edificação desses monumentos e no cotidiano das pessoas que trabalharam no vale de Ceará-Mirim. Muitas já se foram como meu pai que trabalhou na Usina Santa Terezinha, outras de um passado mais recente cultuam o seu chão como acontece por exemplo com os "Amigos da Ilha Bela" que nasceram e ou viveram parte de suas vidas nessa usina. Vi em um blog da nossa cidade e interessei-me pelo assunto porque também nasci na Usina Ilha Bela, precisamente no engenho Guanabara que fazia parte dessa Usina aonde meu pai, veio de Pernambuco, para trabalhar como chefe da produção de açúcar.
Amei ver aquele Ipê Roxo centenário, todo florido... cheio de vida! É um exemplo de que a natureza resiste ao tempo e ao abandono, diferentemente das construções que vergam com o pouco caso dos homens. Altaneiro, do alto da sua imponência ele nos envia uma mensagem de amor à vida. Como sou botânica, pretendo visitar o sítio onde se encontra árvore tão majestosa! Isto deve acontecer somente no final do ano pois sei que já deve ter terminado a sua florada, caíram as folhas e devem estar lá os frutos que garantem a sua perpetuação. Mas, se você puder me presentear com uma cópia e indicar-me o local onde ela se encontra, lhe agradeço de coração. Parabéns! Você é uma pessoa que tem uma missão muito bonita: revolver as cinzas do passado da nossa cidade e do nosso vale trazendo para aqueles que não tiveram a felicidade de vivenciá-lo a oportunidade de saber que este reino mágico existiu um dia. E aos que viveram nesses tempos a grata lembrança que nos traz saudades!
Um abraço da amiga,

Mariza Roque da Fonsêca

O livro de Gibson pode ser adquirido na Fundação Nilo Pereira que funciona na sala 1 da Biblioteca Pública Dr. José Pacheco Dantas.
DE CEARÁ-MIRIM PARA
SERRAS POTIGUARES
A promotora de excursões Patrícia Sá esteve visitando a Fundação Nilo Pereira e anunciou que no feriado de 1º/Maio estará levando cearamirinenses para conhecer as serras potiguares de Martins e Portalegre, passando por Jucurutu. A saída será as 5 horas da manhã do dia primeiro de maio em frente a Igreja Matriz de Ceará-Mirim. Os participantes terão direito a estadia em pousada com dois “cafés da manhã” e um almoço. O valor do pacote promocional é de R$ 200,00 por pessoa, sendo parcelado em 1+3. As vagas são limitadas. Maiores informações pelos fones: (84) 9918.0042 e 3274.3331. A propósito, esta quarta-feira assinala o aniversário natalício de Patrícia, a quem parabenizamos.
Igreja Matriz - Cartão postal de Martins/RN

Patrícia Sá visita a Fundação Nilo Pereira
"BOI DE REIS" NO CARNAVAL
DA COMUNIDADE DE GRAVATÁ
Na comunidade de Gravatá, distrito de Ceará-Mirim/RN existe desde o ano de 1994 a agremiação “Boi de Reis”. Durante o período momesco cerca de 30 componentes participam da folia arrastando grande multidão de pessoas moradoras do lugar e convidados. A frente da organização está a senhora Maria Gomes dos Santos, que ao lado de familiares e amigos mantém a tradição do “Boi de Reis” na festa do carnaval. A seguir, fotos da movimentação em anos anteriores.
Boi de Reis

Multidão acompanha o "Boi"


BIBLIOTECA MUNICIPAL
ATENDE NOS 3 TURNOS
Após a transferência do prédio provisório para sua sede própria e arrumação de todo o acervo, a Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas de Ceará-Mirim já está atendendo nos turnos da manhã, tarde e noite. Os estudantes e a comunidade têm à disposição um rico acervo de livros, revistas e outras publicações. Dentro em breve estará sendo inaugurado um Telecentro com onze modernos computadores conectados a internet banda larga, exclusivamente para pesquisas. Na direção da Biblioteca está a senhora Janete Soares.

Janete Soares - Diretora

Funcionário Maxwell cuidando do acervo

Estudantes em sala de pesquisa.