ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

26 de abr. de 2010

MANÉ BERADEIRO


Após sua apresentação na Estação Cultural em Ceará-Mirim, o escritor e humorista Francisco Martins Alves Neto, ou melhor, Mané Beradeiro arruma sua mala e vai à praia de Porto Mirim.
Nesta quarta-feira, 28 de abril, naquele aprazível local acontece encontro com os diretores das escolas de todas as Diretorias Regionais de Educação (DIRED) do Rio Grande do Norte. O evento está sendo organizado pela 5ª DIRED, com sede em Ceará-Mirim, que tem a direção de Solange Amaro da Silva Dantas. Pela manhã, o público presente será agraciado com algumas apresentações culturais, incluindo um show de Mané Beradeiro.
"Minha mala é de MOSSORÓ, meu chapéu veio de CAICÓ, as alpragatas são de ACARI, a calça de JARDIM DO SERIDÓ. A camisa é de NATAL, o cinturão de MACAIBA, a ceroula, branca veio de APODI.

Os causos que vou contar são todos mesmos daqui. Falo de Zé Areias, Malazartes potiguar. Lembro Luis Tavares, o gigante de Natal, resgato Zépraxedis, poeta nacional, declamo Renato Caldas, o bardo sem igual.

Dos que ainda não foram para São Sarauê apresento Antonio Francisco, Luiz Campos e Kydelmir. Zé Saldanha é bem vindo. Bob Motta e Myriam são amigos de Mané. E longe daqui também tem Geraldo Anízio, poeta e professor, homem que mora no Norte e tem muito valor.

Se assentem meus compadres, se aprocheguem minhas comandres. Abram as oiças e escutem as loas que vou conta. Mané Beradeiro garate que voismicês vão gostar."

(Poesia de abertura da apresentação do show de Mané Beradeiro)

22 de abr. de 2010

LOTEAMENTO CAMURUPIM EM FESTA

Na tarde do feriado (21/04), moradores do loteamento Camurupim, em Ceará-Mirim, festivamente receberam o prefeito Antônio Peixoto para entrega oficial do calçamento em paralelepípedo. Esta ação veio beneficiar toda a população ali residente. Animação da Banda de música Tenente Djalma Ribeiro, churrasco com presença da Banda Kairus e a maciça participação popular foi o ponto alto dos festejos. Em seu pronunciamento Peixoto externou o seu contentamento em realizar mais este grande feito beneficiando o populoso bairro.



HUMOR NA ESTAÇÃO CULTURAL: MANÉ BERADEIRO EM CEARÁ-MIRIM

Nesta sexta-feira, dia 23, às 19 horas o escritor e humorista Francisco Martins Alves Neto estará fazendo o show: "RIR NUNCA FOI TÃO BOM E SAUDÁVEL, com o seu personagem Mané Beradeiro. O evento será na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, em Ceará-Mirim. Os ingressos serão vendidos a partir das 13 horas, no próprio local do show. IMPERDÍVEL!

20 de abr. de 2010

CORRIDA E PASSEIO CICLÍSTICO - SUCESSO TOTAL


A tradicional Corrida Ciclística 21 de Abril – Roteiro dos Engenhos – foi realizada nesta quarta-feira 21/04, com a participação de 70 atletas dos municípios de Ceará-Mirim, Natal, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, João Câmara, Rio do Fogo, Touros, Punaú (Maxaranguape), Extremoz e Jandaíra.
Em sua 26ª Edição este ano, o evento é uma promoção da Prefeitura de Ceará-Mirim, realizada pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer.








Paralelamente a corrida, foi realizada também a 2ª Edição do Passeio Ciclístico 21 de Abril, com percurso apenas na zona urbana do município. O Passeio, que reuniu 115 participantes, foi lançado no ano passado, por ocasião do resgate da tradicional corrida, que continua a atrair esportistas da Grande Natal e de outras regiões do estado.
A Corrida 21 de Abril, que é uma prova aberta, foi disputada em quatro categorias: Geral masculino e feminino, Master “A” com idade entre 35 e 45 anos, e Master “B” para idades acima dos 45 anos, masculino.
A prova foi iniciada às 9h com largada em frente ao prédio do Palácio Antunes, sede da prefeitura de Ceará-Mirim. Os atletas masculinos percorreram uma extensão de 42 km, que compreende o roteiro dos engenhos, enquanto que, a categoria feminina, executou um percurso de 25 km.
Pelo segundo ano consecutivo, o prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto-PR, participou do passeio ciclístico, cumprindo o percurso regulamentar.
Ele enalteceu o trabalho e a organização de toda a equipe da Secretaria de Esporte do município, no que diz respeito a realização do evento, e destacou a importância da competição, que oportuniza ciclistas de Ceará-Mirim e região à prática da atividade esportiva e também de lazer.
Para o prefeito Antônio Peixoto, todo e qualquer tipo de evento esportivo que o município desenvolve, visa a manutenção da saúde do atleta e do cidadão, além de melhorar a qualidade de vida, com a participação de cada um, ou apenas como expectador, proporcionando um momento de lazer e bem estar.
Ao final da prova, a prefeitura de Ceará-Mirim ofereceu premiação em dinheiro e troféu aos três primeiros lugares de cada categoria, bem como, realizou sorteio de bicicletas entre os participantes da Corrida, do Passeio e crianças de rede municipal de ensino. Houve também, sorteio exclusivo entre os integrantes da equipe de Ceará-Mirim.
A tradicional Corrida e Passeio Ciclístico 21 de Abril – Roteiro dos Engenhos – contou com a importante colaboração da Polícia Militar, Guarda Municipal e Grupo de Escoteiros.
Participaram ainda do evento, o vice-prefeito Luis Antônio, secretários municipais, auxiliares do governo, desportistas e a população, que sob um sol causticante de quase 35 graus compareceram para prestigiar o tradicional evento esportivo.
Confira abaixo os principais ganhadores de cada categoria:
MASCULINO GERAL
1º - Márcio Marcos Ramos (São Gonçalo do Amarante)
2º - Marcelo Marques Ramos (Ceará-Mirim)
3º - Flávio Silva (Extremoz)
4º - Cledson Araújo (Parnamirim)
FEMININO GERAL
1º - Alcione Costa de Melo (São Gonçalo do Amarante)
2º - Maria Cilene da Silva (Ceará-Mirim)
3º - Maria Alexandra da Silva (Ceará-Mirim)
4º - Marcileyde Oliveira da Silva (Macaíba)
MASTER “A”
1º - José Wilson Venâncio (Ceará-Mirim)
2º - Antônio Jackson Gomes (Touros)
3º - Francisco Canindé Alves (Ceará-Mirim)
4º - Valdir Barbosa Bandeira (Touros)
MASTER “B”
1º - José Cardoso da Silva (Touros)
2º - José Índio (Jandaíra)
1º LUGAR GERAL MASCULINO (Ceará-Mirim)
- José Wilson Venâncio
1º LUGAR GERAL FEMININO (Ceará-Mirim)
- Maria Cilene da Silva



19 de abr. de 2010

P A R A B É N S !!!

Formulamos votos de FELIZ ANIVERSÁRIO ao Prefeito de Ceará-Miim Antônio Peixoto pela data natalícia neste 19 de abril e a primeira dama Ozeny que aniversaria nesta terça-feira dia 20.

TALENTO DA TERRA

Foto: Williane Henrique
Ruy Lima, ícone das artes plásticas em Ceará-Mirim, é polêmico porque não teme falar de suas convicções. Defende o que acredita e sua capacidade artística é inegável até por quem o critica. Aqui registro meu respeito. Grande Ruy Lima.

Saiba mais sobre este artista da terra.: http://www.cirandaeditora.blogspot.com/
Waldeck Araújo

15 de abr. de 2010

OFICINA DE DANÇA

Ainda há vagas para a oficina de dança "Gestual Nordestino" que será realizada sábado e domingo em Ceará-Mirim. O local foi transferido para o Auditório Orione Barreto, com início as 09h00. Inscrições gratuitas no Centro Administrativo da Prefeitura, sala da Fundação Nilo Pereira. Podem participar pessoas de ambos os sexos a partir de 16 anos.

13 de abr. de 2010

MARQUE PRESENÇA:

A Prefeitura de Ceará-Mirim promove nesta quarta-feira, 14, das 8 às 11 horas, no auditório da Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, a audiência pública de lançamento do Projeto Orçamento Participativo. O evento visa estimular a participação da população das comunidades urbanas e rurais na discussão e elaboração do orçamento do Município para 2011.
Integrante da Rede Brasileira de Orçamento Participativo, o Município de Ceará-Mirim quer aprofundar a participação da população na discussão de prioridades para investimentos em 2011. O processo foi iniciado já no primeiro ano da administração do prefeito Antônio Peixoto quando a Prefeitura convocou a população para apresentar e discutir propostas para o orçamento de 2010.
Desta vez, o projeto visa ampliar e garantir maior participação da população na definição do orçamento para o próximo ano. Dessa forma, depois da Audiência Pública de lançamento, que será realizada nesta quarta-feira, a Prefeitura, por intermédio de uma comissão formada por representantes de todas as secretarias, realizará reuniões informativas e plenárias deliberativas em diversas comunidades.
O objetivo é fazer com que o orçamento de 2011 seja discutido e tenha suas prioridades apontadas por representantes das comunidades. O processo de discussão será concluído até junho.

OFICINA DE DANÇA EM CEARÁ-MIRIM


A Fundação Nilo Pereira em parceria com o Programa BNB de Cultura realiza a Oficina de Dança: "GESTUAL NORDESTINO: BASE PARA MOVIMENTAÇÃO CONTEMPORÂNEA". Evento acontece neste sábado e domingo (17 e 18/04) a partir das 09h00 da manhã na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, coordenado pela bailarina profissional Giovanna Araújo. Estão disponíveis 25 vagas para ambos os sexos, maiores de 16 anos. As inscrições são gratuitas e estão abertas no Centro Administrativo, sala da Fundação. Participantes receberão camiseta e certificado de participação. Mais informações pelo fone: 3274.2197.

11 de abr. de 2010

FUNDAÇÃO NILO PEREIRA ESTREOU PROGRAMA DE RÁDIO

Idealizado pelo Diretor da Fundação Nilo Pereira, Waldeck Araújo de Moura, foi ao ar na noite deste domingo (11/04) pela Rádio 87 Fm de Ceará-Mirim: PRATA DA CASA. Programa radiofônico apresentado por Alexandre Santos, que tem o objetivo de dar oportunidade aos artistas da terra para mostrar seus talentos e divulgar os trabalhos. Na estréia tivemos as participações da professora e poetisa Joana D´arc de Lima que recitou poemas de sua autoria enaltecendo, de modo saudosista, o Vale do Ceará-Mirim em vários aspectos, chegando a emocionar quem estava no estúdio. O segundo momento do programa trouxe o músico Joãozinho, ex-integrante do MUSICANTO, atualmente vocalista da Banda Kairus. Numa entrevista “ao vivo” falou de sua carreira, família, temas da atualidades, intercalado com números musicais acompanhado do competente tecladista Danilo. PRATA DA CASA é um programa semanal, com participação do ouvinte por telefone. Produzido por Waldeck Araújo, que levará sempre artistas da terra nos domingos aos microfones da Rádio Comunitária 87,9 FM após transmissão da missa noturna. O apoio cultural é da Pizzaria A FORNALHA, uma organização de LUCI, grande incentivadora da cultural local.

Waldeck e Joãozinho, convidado da estréia.

Apresentador Alexandre com a professora Joana D´arc
Estúdio da 87 FM
Tecladista Danilo


10 de abr. de 2010

E S T R É I A

A partir deste domingo (11/04) as oito horas da noite a Rádio 87 FM de Ceará-Mirim levará ao ar: “PRATA DA CASA”. Produzido pela Fundação Nilo Pereira, semanalmente o programa irá destacar os talentos de Ceará-Mirim e região na música, poesia, arte e cultura. Dentre as atrações, um quadro de entrevistas que estréia com a presença de JOÃOZINHO (Ex-Musicanto). Apresentação: Alexandre Santos, redação Edvaldo Morais e Direção Geral: Waldeck Araújo. “PRATA DA CASA”, sua nova opção nas noites de domingo.

9 de abr. de 2010

1 de abr. de 2010

NAS ONDAS DO RÁDIO

A Rádio Comunitária 87,9 FM de Ceará-Mirim abre espaço para a Fundação Nilo Pereira, que irá produzir um programa musical denominado PRATA DA CASA. Será semanal e apresentará a cada edição um artista da terra. Música, entrevista e interatividade. Com uma hora de duração, a estréia será no domingo, 11 de abril, após a transmissão da missa da noite. O primeiro convidado é o cantor Joãozinho (ex-Musicanto), atualmente vocalista da Banda Kairus. O programa terá direção de Waldeck Araújo, redação de Edvaldo Morais e apresentação de Alexandre Santos, todos da Fundação Nilo Pereira.