ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

3 de jan de 2009

(Edição e Arte Gráfica: Edvaldo Morais)

Se os web-leitores conhecem outros jovens e estudantes de Ceará-Mirim que conseguiram aprovação, informem para nosso e-mail: waldeckarts1@yahoo.com.br
Teremos prazer em registrar.
* Alice Judite (Rua Açú-Conjunto Novos Tempos) - ADMINISTRAÇÃO
* Cássio Tiago (Bairro Santa Águeda) - HISTÓRIA
* Renato e Suzete Correia Ramalho (C.Mirim) - CIÊNCIAS SOCIAIS
CONVOCAÇÃO GERAL


A Prefeitura de Ceará-Mirim está convocando a população em geral, para neste sábado e domingo participar de um grande mutirão de limpeza. O acúmulo de lixo representa grande perigo para a saúde da população. Faça sua parte: recolha, coloque o lixo em sacos plásticos e deixe em local para fácil acesso da coleta que passará na sua rua. A administração do prefeito Peixoto agradece desde já a todos que possam realizar serviços de capinação e limpeza em frente as suas residências. Manter a cidade limpa é um dever da Prefeitura e que deve contar com o apoio e participação de todos.
DO BLOG DE JOÃO ANDRÉ
Acabaram-se as festas, as comemorações e agora é só trabalho. Honestamente, não acredito que Peixoto irá cumprir com todas as suas promessas de campanha. Como também não acredito que ele irá dá esse choque na administração de Ceará Mirim como ele prometeu. Sabe por quê? Porque ele vai encontrar a casa de "mãe Joana" com o buraquinho mais embaixo. Hoje eu comparo a prefeitura com as galinhas abatidas de Avelino. Sabe como? Toda depenada. O patrimônio público sucateado, o SAAE que é uma galinha dos ovos de ouro já não está pondo mais. Dívidas, dívidas e mais dívidas é a herança que ele vai herdar. Sei da sua obstinação, coragem, garra e destemor, mas não é o suficiente. Peçamos a Deus que abençoe o seu governo, para que ele supere todas as adversidades que não são poucas, e que feliz ou infelizmente procure a nossa fraca bancada federal, para ajudar não ao prefeito Peixoto, mas a todos os cearamirinenses que precisam, urgentemente, emergir dessa areia movediça. Eu falei fraca bancada federal, porque não ganhamos uma. Perdemos Fernando de Noronha para Pernambuco. Somos o segundo maior produtor de petróleo do Brasil, mas perdemos a refinaria também para Pernambuco. Perdemos as ZPE's e etc etc etc. A expectativa é grande por parte de seus munícipes.

“Não diga pra Deus que você tem grandes problemas, diga pra todos os problemas que você tem um grande Deus". Boa sorte.
João André Justino Neto.

MENSAGEM
14
Olá, Waldek! Quero parabenizar você e o nosso prefeito Peixoto pela posse na Prefeitura de Ceará-Mirim, desejando a toda equipe que apoia a nova admnistração. uma excelente jornada nesses 4 anos e que o nosso Ceara-Mirim agora entre nos trilhos do progresso a que tanto deseja toda população deixando a era do atraso no passado e nunca mais vai voltar,perabénsssssss.Quero também dizer que estou muito feliz e realizado por ter conseguido completar a prova da São Silvestre. No geral em 9143 e na minha faixa etária no 1298 quando corri com uma placa com o nome de Ceara-Mirim e chamei a atenção e recebendo aplausos em todo percurso. Filmei e fotografei. Já estou planejando para vir este ano. Na próxima semana estarei ai. Walther Luz / SP

2 de jan de 2009

ANTÔNIO PEIXOTO TOMA POSSE NUMA SITUAÇÃO
DE QUASE CALAMIDADE PÚBLICA EM CEARÁ MIRIM

Caio (mestre de cerimônia), Luiz Antônio (Vice-prefeito),
Johny Som (Rádio 87 FM) e Dr. Peixoto no discurso de posse.

Ceará-Mirím já tem seu novo prefeito. Eleito em 5 de outubro, Antônio Peixoto, delegado de Polícia Civil licenciado, tomou posse na tarde deste dia 1º de janeiro na Câmara Municipal. Depois de participar de Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Peixoto seguiu a pé até o Solar Antunes Pereira, sede da Prefeitura, onde recebeu o cargo da ex-prefeita Edinólia Melo.
Ao final da breve solenidade de transmissão de cargo, o prefeito acompanhou a antecessora e seu marido, o ex-senador Geraldo Melo, até a saída do local. Em seguida, o prefeito deu posse aos novos secretários e assessores diretos e assinou os primeiros atos da sua gestão. Um deles determina o cancelamento para revisão de todas as gratificações e incorporações, além do retorno de todos os servidores à repartição de origem.
As 19h30 Peixoto participou, juntamente com Luiz Antônio e alguns secretários, de um Culto em ação de graças na Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Templo Central, presidido pelo pastor Ivan.
As 21h30 a Banda Biriguêto da Bahia, no Trio Elétrico Metrô, fez a festa para uma grande multidão, descendo a Avenida Principal.

AMBIENTE CAÓTICO
Peixoto assume o cargo em meio a uma situação de verdadeira calamidade pública. No início da semana, a Cosern suspendeu o fornecimento de energia elétrica a todos os prédios da Prefeitura, com exceção do Solar Antunes Pereira. Por causa disso, o fornecimento d’água a cargo do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) também foi suspenso. Mercados públicos também ficaram sem energia, o que provocou a perda de produtos como carnes e peixes, para prejuízo dos comerciantes.
Para minimizar os problemas do Hospital Municipal Dr. Percílio Alves, o prefeito eleito foi quem conseguiu o abastecimento por carro-pipa, cedido pelo empresário Júnior Venâncio.
Além dos problemas com energia e água, a Prefeitura também não pagou salários dos servidores, gerando muito descontentamento.

POSSE
A posse de Antônio Peixoto foi prestigiada pelo deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, pelo deputado estadual Poti Júnior e também pelo suplente de senador José Bezerra Júnior, representando o senador José Agripino. A Delegada Adjunta e Sub Comandante Maria do Carmo, o Cel. Rocha Silva, Sub-Comandante Geral da PM, natural de Paraú, (mesma cidade que nasceu Dr. Peixoto) além do Coronel PM Francisco Canindé Araújo, comandante do policiamento da capital, contemporâneo de Peixoto na PM, quando estiveram na Academia Militar de Pau-Dalho/PE, também marcaram presença na programação de posse.
No seu discurso de posse, Peixoto destacou como prioridade o resgate da qualidade dos serviços públicos. Fez também uma homenagem a filhos ilustres de Ceará-Mirím, lembrando o exemplo de pessoas como Edgar Varela, Edgard Barbosa, Nilo Pereira, dentre vários outros. Homenageou pessoas anônimas que contribuíram para o sucesso da campanha eleitoral e lembrou duas mulheres e uma criança que faleceram em pleno período eleitoral. “Suas aspirações e objetivos não serão esquecidos”, afirmou.
Após receber o cargo da ex-prefeita e dar posse aos secretários, Antônio Peixoto falou às centenas de pessoas que foram prestigiar sua posse. Falou das dificuldades e problema que encontrou ao assumir a Prefeitura, mas garantiu todo o empenho para, juntamente com sua equipe e com o apoio da população, tomar as medidas necessárias para devolver à normalidade à Prefeitura e aos serviços públicos essenciais. (Gerson de Castro // Assessor de Comunicação - Prefeitura de Ceará-Mirim)

Prefeito e vice fazem juramento.

Peixoto assina termo de transmissão de cargo.


A seguir, registros fotográficos do evento:
por Edvaldo Morais e Eliel Silva.
Oficiais militares amigos de Peixoto prestigiaram
a posse do novo prefeito de Ceará-Mirim.

Assessor de Comunicação Gerson de Castro com
Johny Som da Rádio 87 FM

Peixoto acompanhado da esposa chega a Igreja Matriz.
Deslocaram-se a pé desde a Câmara Municipal.
Banda de Música Tenente Djalma anima recepção
no patamar da Igreja Matriz.
Edmilson Rodrigues cumprimenta Tonico,
vendedor de cachorro quente na época
do Cinema de Chico Uriel.

Prefeito e vice com as esposas no primeiro banco da Igreja.

Roberto Lima (presidente da Câmara) entra na Igreja
com a Bandeira de Ceará-Mirim, ao lado da filha.

Monsenhor Rui presidiu a celebração. Na foto ainda
os Padres Assis, Franklin e Seminarista Helenildo.

Secretário Fernando Lessa recebe a comunhão
do Padre Nunes, que concelebrou a missa.

1 de jan de 2009

Templo Central da Assembléia de Deus lotado.


Peixoto participa do Culto em Ação de Graças.

Vários pastores evangélicos marcaram presença.

O povo foi às ruas na primeira noite do ano.

Banda Birigueto no Trio Elétrico METRÔ
Júnior Venâncio e amigo do Trio Metrô.




30 de dez de 2008

TALENTOS DA TERRA - (V)
VILELA

Artista plástico deste município, Francisco Vilela da Silva reside na Travessa José Inácio F. Barros, 210 – Centro - Ceará-Mirim/RN..
Francisco Vilela, além de artista plástico e poeta, é funcionário público.
As pinturas de Vilela são dos mais variados estilos: arte abstrata, cubista, acadêmica, naífe, arte contemporânea, arte com cera e reaymade (confeccionada com objetos prontos).
Ao mostrar o acervo em seu ateliê, costuma destacar todos os detalhes de cada obra. Sua arte favorita é a naífe, que considera meiga e inocente.
Vilela já expôs em vários lugares:
Feira de Artes – Ceará-Mirim
Feira de Artes – Natal
Biblioteca Pública de Ceará-Mirim (2001)
Cinemax – Ceará-Mirim (2002)
Caixa Econômica Federal – Ceará-Mirim (2003)
Centro de Estudos e Biblioteca Professor Américo de Oliveira Costa – Natal (2002/2003 – Coletiva)
II Salão Semana da Marinha – Natal (2004)
Central Shopping – Ceará-Mirim (2004)
XI Salão de Artes Visuais- Natal (2007)
Loto Vale – Ceará-Mirim (2008)
Como curador, montou as exposições coletivas de Artes Visuais em Ceará-Mirim: CORES E FORMAS e CORES DO MUNDO (2004/2005)

Tem trabalhos publicados:
Revista Galeria em Tela - São Paulo, 2004 – Ano 3 n•s: 40 e 41.
Jornal de Ceará-Mirim (1995, 1996)
Jornal de Natal (1996, 1997, 1998 e 2001)
Jornal O Vale – Ceará-Mirim (2005)

Participação em livros:
Poetas e Ecritores Contemporâneos (OICC – Ordem Internacional das Ciências e da Cultura – Coleção Olavo Bilac, Vol. III e IV, 1995 – 1996 – Brasília-DF).
Deixa Viver – Poesia Viva (UMES) Vol. I – 1996 – Natal/RN.
Vigor de Primavera, Vol. II, 1999, Edição Arnaldo Giraldo, São Paulo/SP.
Energia Latente – Vol.II, 1999, Edições Arnaldo Giraldo, São Paulo/SP.

Vilela tem um livro inédito a ser publicado: “Não me prendas” – Poesias. Trata-se de um trabalho árduo que lhe custou vários meses de sacrifício. Não conseguiu patrocínio para editá-lo. Quando conseguir espera que o resultado final desta sua obra ( a impressão gráfica) esteja a altura do seu conteúdo. A seguir uma pequena mostra do seu talento com pincéis:

Rendeira

Cristo azul

Lampião

Fundo do mar

Natureza morta

28 de dez de 2008

MENSAGEM

13.
Waldec, estou em São Paulo, de onde eu vi esta página no blog e fiquei muito feliz comigo e com muitos outros que registraram a sua presença neste conceituado veículo de comunicação. Hoje, 28 dezembro de 2008 encontrei muitas pessoas boas no meu caminho. Eu vou correr a São Silvestre e quero estar no meio das primeiras dez mil pessoas e estou muito feliz por concretizar esta façanha. Walter Luz / São Paulo.
Olá, Walter, nossos votos de uma ótima corrida de São Silvestre pra você. Waldeck.

27 de dez de 2008

5a. FEIRA: 1º/JANEIRO/2009:

MENSAGEM
12.
Caro Waldeck, parabéns pelo registro sobre o grande Zé Luiz. Verdade, precisamos valorizar mais as personalidades que fizeram e fazem a história do nosso Ceará-Mirim. Certamente, você como novo homem da cultura local, fará um grande trabalho. Torço muito pelo sucesso da Fundação Nilo Pereira. Conte com o Litoral! Abraço, Iran Costa.
Agradecemos ao jornalista Iran Costa pela mensagem e apoio. Contamos sim com o LITORAL NOTÍCIAS, um jornal de credibilidade. Waldeck.

22 de dez de 2008

27 DE DEZEMBRO
ANIVERSÁRIO DE MORTE
DO COMPOSITOR JOSÉ LUIZ

José Luiz, o compositor da “Grande Mágoa”. Com 50 anos bem vividos e prematuramente ceifados por um câncer que o matou tão cruelmente como o silêncio da memória dos que esqueceram do seu trabalho. Zé Luiz viveu um drama que só uns poucos médicos e enfermeiros acompanharam em Natal. Esquecido, doente, ele lutou como pôde para sobreviver. Foi derrotado tanto pela moléstia como pela indiferença dos que não souberam reconhecer o valor da sua poesia, ainda hoje cantada por muitos, jovens e velhos. Mas, como poeta ele não desanimou, nem se deixou magoar. Enfrentou heroicamente o seu destino. (Adeotado Reis – in memorian)





O COMEÇO
José Luiz nasceu em Ponta do Mato, distrito de Ceará-Mirim. Estudou o primário na cidade e em Natal iniciou o curso ginasial. Aos 18 anos, seguiu para o Rio de Janeiro no navio BAEPENDI, como soldado do Exército, pois devido a situação de guerra na Europa, as Forças Armadas do Brasil estavam em alerta. Mais tarde foi mobilizado para São Paulo, Três Lagoas e Aquidaurana.
Sua aptidão para tocar violão o conduziu a conhecer músicos famosos da época, principalmente do Rio de Janeiro, onde fixou residência após deixar o Exército. Quando servia as Forças Armadas conheceu Luiz Gonzaga, que mais tarde lhe deu uma força no mundo artístico, quando lançou o ritmo Baião no Café Nice.

O SUCESSO
Em 1937 José Luiz aparece como violinista do cantor Augusto Calheiros, para quem compôs: “Grande Mágoa” e “Vida de Caboclo”. Também atuou com seu violão ao lado do grande astro Vicente Celestino, no Brasil e pela América do Sul.
Em 1949 compôs o samba “Cremilda”, gravado por Moreira da Silva e o inscreveu no Concurso Oficial de Sambas e Marchas de carnaval do RJ, sendo o primeiro lugar. Disputaram com ele: Ary Barroso, Braguinha e Ataulfo Alves.
Ainda no Rio, juntou alguns músicos nordestinos e fundou um grupo regional para acompanhar nomes famosos, entre eles a cantora Ângela Maria, inclusive com participação no filme de Mazzaropi: “Fuzileiros do Amor”. Participou de outras produções cinematográficas como “O Cangaceiro” de Lima Barreto, interpretando um dos cangaceiros do bando de Lampião. Para o mesmo filme gravou junto ao “Coral do Norte” o tema “Mulher Rendeira”. “Fazenda do Ingá” e “O grande pintor”, estas últimas estreladas pelo comediante Ankito.
Na década de 50 esteve em Ceará-Mirim o cantor Augusto Calheiros, que ao se apresentar acompanhado pelo grupo de José Luiz, disse que era com muito orgulho que ia cantar o seu maior sucesso, da autoria do compositor filho de Ceará-Mirim. Nesse momento seu talento foi revelado.
José Luiz costumava todos os anos vir a Ceará-Mirim e realizava shows no Centro Esportivo e Cultural sem cobrar cachês. Demorava pouco devido a compromissos no Rio de Janeiro.

O HINO DE CEARÁ-MIRIM
Quando compôs em homenagem a Ceará-Mirim, o hino da cidade, ele, segundo palavras do amigo Jadson Queiroz, estava com lágrimas nos olhos e disse que “aquele hino, era a sua maior obra, pois entre tantas que havia feito, aquela era especial, porque era a prova do seu grande amor pela terra”. Jadson foi presenteado com uma cópia do hino, escrita do próprio punho em papel de carta e com uma dedicatória. Em 19 de outubro de 1973, numa proposição do então prefeito Ruy Pereira Júnior, a Câmara Municipal de Ceará-Mirim aprovou como Hino Oficial do município a sua composição.

A DOENÇA
José Luiz foi acometido de trombose, seqüela de um derrame cerebral, que o deixou com o lado esquerdo paralisado e com voz trêmula. Isso o afastou do meio artístico em 1963. Esse fato o trouxe de volta a Ceará-Mirim, mais precisamente para a comunidade de Ponta do Mato. Passou a viver de uma pensão concedida pela municipalidade. Tudo o que ganhou gastou em mesas de bares. Depois, em Ceará-Mirim residiu num quarto de pensão na Avenida Gal. João Varela. Posteriormente quando a doença lhe afligiu mais o corpo, José Luiz foi morar com uma irmã em Natal.

A MORTE E O ESQUECIMENTO
No dia 27 de dezembro de 1982, José Luiz faleceu no Hospital do Câncer Dr. Luiz Antônio. Sabe-se que o seu corpo foi sepultado no cemitério do Bom Pastor. Seus familiares não sabem a localização do túmulo.
Comenta-se que José Luiz teve muitas decepções no meio artístico, inclusive com Nelson Gonçalves, que aproveitou algumas de suas composições gravando-as como autoria de outros compositores.
No bairro das Quintas em Natal há uma rua com o seu nome. No distrito de Ponta do Mato há um Largo e também uma rua denominados Compositor José Luiz.
A Fundação Nilo Pereira tem pronto um busto seu para ser colocado em um logradouro público.
Ainda existe em Ceará-Mirim quem não ouviu falar em José Luiz.

CEARÁ-MIRIM ATRAVÉS
DO TEMPO
Sr. Carlos Crescêncio

Quando era criança, em Ceará-Mirim não existia supermercados, nem mercadinhos. Sempre ia fazer compras, a pedido de minha mãe, na Bodega do Sr. Carlos Crescêncio. Um sortimento de mercadorias de fazer inveja. Ainda hoje, resistindo e até acompanhando a modernidade, está ali, na mesma esquina. Em recente passagem por lá, senti em seu interior o mesmo aroma que sentia quando menino.
Seu Carlos, cearamirinense nascido em 18/03/1923 casou-se em 1946 com a Sra. Maria Rodrigues Freire, mesmo ano em que fundou a bodega. Tiveram seis filhos, sendo todos formados: Luzimar (Administração); Gilson (Auditor Fiscal do Estado); Wilson (Contabilidade); Edmilson (Médico Pediatra); Carlos Crescêncio Filho (Médico Cardiologista) e Gisélia (Enfermeira com curso superior). Atualmente com 85 anos de idade, sente-se realizado e feliz por tudo o que construiu e é um exemplo de cidadão que com trabalho e dignidade faz parte da história do Vale verde.

Comércio do Sr. Carlos Crescêncio
no centro de Ceará-Mirim.

JOVEM TALENTO
DO VALE VERDE
Radialista ALDEIR AQUINO com Waldeck Moura
quando visitava a Rádio 87 FM.

Aldeir Aquino. Com ótima voz e bastante comunicativo, o jovem radialista apresenta o programa dominical Tarde Show Jovem (das 14h00 as 18h00) na 87,9 FM. É residente em Ceará-Mirim no bairro Nova Descoberta. Durante a semana trabalha como locutor propagandista no interior do Supermercado Serve Bem, centro da cidade. Ainda consegue tempo para atuar em pastorais da igreja católica. Nossos parabéns pelo esforço e desempenho.


19 de dez de 2008

PARA ENVIAR COMENTÁRIOS
Se você não for cadastrado no Blogspot, quando clicar em "comentários" e surgir a caixa de diálogo, selecione "anônimo", digite sua mensagem, coloque seu nome, e-mail e pode enviar.
* * *
TRANSIÇÃO NA FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Canindé Matos, Bill, Waldeck, Rosângela, Neto e Robson.
(Foto: Edvaldo Morais)

Realizamos na tarde desta quinta-feira (18/12) a primeira reunião de transição na FUNDAÇÃO NILO PEREIRA. Fomos muito bem recebidos pelo atual diretor Severino Martiniano (Bill), Canindé Matos (Diretor da Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas) e seus auxiliares. Conosco estiveram Rosângela Sá e Edvaldo Morais. O encontro foi bastante proveitoso e na oportunidade nos foram apresentados trabalhos, projetos e ações que envolvem arte e cultura em Ceará-Mirim, já desenvolvidos e em andamento, além de parte da estrutura existente. Um próximo encontro está marcado para segunda-feira dia 22.
PROJETO DE EXPANSÃO CULTURAL
Concluindo nosso projeto de expansão cultural, apresentamos outras ações a serem desenvolvidas:

* Realização de campanhas educativas e culturais com festivais de teatro e cinema;
* Incentivo aos Tributos artísticos; utilização do serviço de Trem.
* Ações culturais para a terceira idade;
* Encaminhamento à Câmara de Vereadores de Projeto para criação do Conselho Municipal de Cultura;
* Formatar políticas de gestão para projetos a serem encaminhados à PETROBRAS, Ministério da Cultura, Fundação Jose Augusto, dentre outras;
* Resgatar a Escolinha de Artes, promovendo cursos de artes plásticas, cênicas, música, fotografia e outros;
* Resgatar os antigos carnavais de rua;
* Revitalizar a “QUINTA ESPECIAL”, no Mercado Central, com participação mais intensiva de atrações culturais e artistas locais.
Nossa meta é estabelecer um cronograma para cada ação, elegendo prioridades que atendam aos anseios da população e que num prazo de 90 dias estejam em execução.
Veja mais nas postagens dos dias 13 e 14 de dezembro.
* * *
MENSAGENS
10
A artesã Josefa de Fátima está de parabéns pelo seu trabalho e sua força de vontade de mostrar sempre o nome de sua cidade. Parabéns. João.
11
Waldeck, você está começando o seu trabalho muito bem ,desde o primeiro encontro até agora, espero que você possa mudar a história da arte de Ceará-Mirim....um abraço. Liana Patricia

18 de dez de 2008

TALENTOS DA TERRA (IV)
Josefa de Fátima

Josefa de Fátima Pompeu de Paulo. Artesã cearamirinense que desenvolve seu talento na fabricação de bonecas e pintura em tecido. Seus trabalhos encantam pela beleza e qualidade. Seus produtos são conhecidos nacionalmente com inserção no mercado europeu. Portugal é um dos países importadores.
Começou aos 15 anos. Atualmente está com 52. Participou de várias feiras de artesanato, levando sempre a terra dos verdes canaviais ao patamar das cidades que possuem grandes artesãos. É residente em Ceará-Mirim à Rua Candeal da Silva, 301 – Conjunto Luiz Lopes Varela. Seu telefone de contato é: (0xx84) 9991-3405 . A seguir, pequena mostra do seu trabalho.