ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA
3 de jan de 2009

Acabaram-se as festas, as comemorações e agora é só trabalho. Honestamente, não acredito que Peixoto irá cumprir com todas as suas promessas de campanha. Como também não acredito que ele irá dá esse choque na administração de Ceará Mirim como ele prometeu. Sabe por quê? Porque ele vai encontrar a casa de "mãe Joana" com o buraquinho mais embaixo. Hoje eu comparo a prefeitura com as galinhas abatidas de Avelino. Sabe como? Toda depenada. O patrimônio público sucateado, o SAAE que é uma galinha dos ovos de ouro já não está pondo mais. Dívidas, dívidas e mais dívidas é a herança que ele vai herdar. Sei da sua obstinação, coragem, garra e destemor, mas não é o suficiente. Peçamos a Deus que abençoe o seu governo, para que ele supere todas as adversidades que não são poucas, e que feliz ou infelizmente procure a nossa fraca bancada federal, para ajudar não ao prefeito Peixoto, mas a todos os cearamirinenses que precisam, urgentemente, emergir dessa areia movediça. Eu falei fraca bancada federal, porque não ganhamos uma. Perdemos Fernando de Noronha para Pernambuco. Somos o segundo maior produtor de petróleo do Brasil, mas perdemos a refinaria também para Pernambuco. Perdemos as ZPE's e etc etc etc. A expectativa é grande por parte de seus munícipes. “Não diga pra Deus que você tem grandes problemas, diga pra todos os problemas que você tem um grande Deus". Boa sorte.
João André Justino Neto.
2 de jan de 2009
DE QUASE CALAMIDADE PÚBLICA EM CEARÁ MIRIM
Ao final da breve solenidade de transmissão de cargo, o prefeito acompanhou a antecessora e seu marido, o ex-senador Geraldo Melo, até a saída do local. Em seguida, o prefeito deu posse aos novos secretários e assessores diretos e assinou os primeiros atos da sua gestão. Um deles determina o cancelamento para revisão de todas as gratificações e incorporações, além do retorno de todos os servidores à repartição de origem.
As 19h30 Peixoto participou, juntamente com Luiz Antônio e alguns secretários, de um Culto em ação de graças na Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Templo Central, presidido pelo pastor Ivan.
As 21h30 a Banda Biriguêto da Bahia, no Trio Elétrico Metrô, fez a festa para uma grande multidão, descendo a Avenida Principal.
AMBIENTE CAÓTICO
Peixoto assume o cargo em meio a uma situação de verdadeira calamidade pública. No início da semana, a Cosern suspendeu o fornecimento de energia elétrica a todos os prédios da Prefeitura, com exceção do Solar Antunes Pereira. Por causa disso, o fornecimento d’água a cargo do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) também foi suspenso. Mercados públicos também ficaram sem energia, o que provocou a perda de produtos como carnes e peixes, para prejuízo dos comerciantes.
Para minimizar os problemas do Hospital Municipal Dr. Percílio Alves, o prefeito eleito foi quem conseguiu o abastecimento por carro-pipa, cedido pelo empresário Júnior Venâncio.
Além dos problemas com energia e água, a Prefeitura também não pagou salários dos servidores, gerando muito descontentamento.
POSSE
A posse de Antônio Peixoto foi prestigiada pelo deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, pelo deputado estadual Poti Júnior e também pelo suplente de senador José Bezerra Júnior, representando o senador José Agripino. A Delegada Adjunta e Sub Comandante Maria do Carmo, o Cel. Rocha Silva, Sub-Comandante Geral da PM, natural de Paraú, (mesma cidade que nasceu Dr. Peixoto) além do Coronel PM Francisco Canindé Araújo, comandante do policiamento da capital, contemporâneo de Peixoto na PM, quando estiveram na Academia Militar de Pau-Dalho/PE, também marcaram presença na programação de posse.
No seu discurso de posse, Peixoto destacou como prioridade o resgate da qualidade dos serviços públicos. Fez também uma homenagem a filhos ilustres de Ceará-Mirím, lembrando o exemplo de pessoas como Edgar Varela, Edgard Barbosa, Nilo Pereira, dentre vários outros. Homenageou pessoas anônimas que contribuíram para o sucesso da campanha eleitoral e lembrou duas mulheres e uma criança que faleceram em pleno período eleitoral. “Suas aspirações e objetivos não serão esquecidos”, afirmou.
Após receber o cargo da ex-prefeita e dar posse aos secretários, Antônio Peixoto falou às centenas de pessoas que foram prestigiar sua posse. Falou das dificuldades e problema que encontrou ao assumir a Prefeitura, mas garantiu todo o empenho para, juntamente com sua equipe e com o apoio da população, tomar as medidas necessárias para devolver à normalidade à Prefeitura e aos serviços públicos essenciais. (Gerson de Castro // Assessor de Comunicação - Prefeitura de Ceará-Mirim)
31 de dez de 2008
30 de dez de 2008
Artista plástico deste município, Francisco Vilela da Silva reside na Travessa José Inácio F. Barros, 210 – Centro - Ceará-Mirim/RN..Francisco Vilela, além de artista plástico e poeta, é funcionário público.
As pinturas de Vilela são dos mais variados estilos: arte abstrata, cubista, acadêmica, naífe, arte contemporânea, arte com cera e reaymade (confeccionada com objetos prontos).
Ao mostrar o acervo em seu ateliê, costuma destacar todos os detalhes de cada obra. Sua arte favorita é a naífe, que considera meiga e inocente.
Vilela já expôs em vários lugares:
Feira de Artes – Ceará-Mirim
Feira de Artes – Natal
Biblioteca Pública de Ceará-Mirim (2001)
Cinemax – Ceará-Mirim (2002)
Caixa Econômica Federal – Ceará-Mirim (2003)
Centro de Estudos e Biblioteca Professor Américo de Oliveira Costa – Natal (2002/2003 – Coletiva)
II Salão Semana da Marinha – Natal (2004)
Central Shopping – Ceará-Mirim (2004)
XI Salão de Artes Visuais- Natal (2007)
Loto Vale – Ceará-Mirim (2008)
Como curador, montou as exposições coletivas de Artes Visuais em Ceará-Mirim: CORES E FORMAS e CORES DO MUNDO (2004/2005)
Tem trabalhos publicados:
Revista Galeria em Tela - São Paulo, 2004 – Ano 3 n•s: 40 e 41.
Jornal de Ceará-Mirim (1995, 1996)
Jornal de Natal (1996, 1997, 1998 e 2001)
Jornal O Vale – Ceará-Mirim (2005)
Participação em livros:
Poetas e Ecritores Contemporâneos (OICC – Ordem Internacional das Ciências e da Cultura – Coleção Olavo Bilac, Vol. III e IV, 1995 – 1996 – Brasília-DF).
Deixa Viver – Poesia Viva (UMES) Vol. I – 1996 – Natal/RN.
Vigor de Primavera, Vol. II, 1999, Edição Arnaldo Giraldo, São Paulo/SP.
Energia Latente – Vol.II, 1999, Edições Arnaldo Giraldo, São Paulo/SP.
Vilela tem um livro inédito a ser publicado: “Não me prendas” – Poesias. Trata-se de um trabalho árduo que lhe custou vários meses de sacrifício. Não conseguiu patrocínio para editá-lo. Quando conseguir espera que o resultado final desta sua obra ( a impressão gráfica) esteja a altura do seu conteúdo. A seguir uma pequena mostra do seu talento com pincéis:
28 de dez de 2008
13.
27 de dez de 2008
23 de dez de 2008
22 de dez de 2008
ANIVERSÁRIO DE MORTE
DO COMPOSITOR JOSÉ LUIZ


O COMEÇO
José Luiz nasceu em Ponta do Mato, distrito de Ceará-Mirim. Estudou o primário na cidade e em Natal iniciou o curso ginasial. Aos 18 anos, seguiu para o Rio de Janeiro no navio BAEPENDI, como soldado do Exército, pois devido a situação de guerra na Europa, as Forças Armadas do Brasil estavam em alerta. Mais tarde foi mobilizado para São Paulo, Três Lagoas e Aquidaurana.
Sua aptidão para tocar violão o conduziu a conhecer músicos famosos da época, principalmente do Rio de Janeiro, onde fixou residência após deixar o Exército. Quando servia as Forças Armadas conheceu Luiz Gonzaga, que mais tarde lhe deu uma força no mundo artístico, quando lançou o ritmo Baião no Café Nice.
O SUCESSO
Em 1937 José Luiz aparece como violinista do cantor Augusto Calheiros, para quem compôs: “Grande Mágoa” e “Vida de Caboclo”. Também atuou com seu violão ao lado do grande astro Vicente Celestino, no Brasil e pela América do Sul.
Em 1949 compôs o samba “Cremilda”, gravado por Moreira da Silva e o inscreveu no Concurso Oficial de Sambas e Marchas de carnaval do RJ, sendo o primeiro lugar. Disputaram com ele: Ary Barroso, Braguinha e Ataulfo Alves.
Ainda no Rio, juntou alguns músicos nordestinos e fundou um grupo regional para acompanhar nomes famosos, entre eles a cantora Ângela Maria, inclusive com participação no filme de Mazzaropi: “Fuzileiros do Amor”. Participou de outras produções cinematográficas como “O Cangaceiro” de Lima Barreto, interpretando um dos cangaceiros do bando de Lampião. Para o mesmo filme gravou junto ao “Coral do Norte” o tema “Mulher Rendeira”. “Fazenda do Ingá” e “O grande pintor”, estas últimas estreladas pelo comediante Ankito.
Na década de 50 esteve em Ceará-Mirim o cantor Augusto Calheiros, que ao se apresentar acompanhado pelo grupo de José Luiz, disse que era com muito orgulho que ia cantar o seu maior sucesso, da autoria do compositor filho de Ceará-Mirim. Nesse momento seu talento foi revelado.
José Luiz costumava todos os anos vir a Ceará-Mirim e realizava shows no Centro Esportivo e Cultural sem cobrar cachês. Demorava pouco devido a compromissos no Rio de Janeiro.
O HINO DE CEARÁ-MIRIM
Quando compôs em homenagem a Ceará-Mirim, o hino da cidade, ele, segundo palavras do amigo Jadson Queiroz, estava com lágrimas nos olhos e disse que “aquele hino, era a sua maior obra, pois entre tantas que havia feito, aquela era especial, porque era a prova do seu grande amor pela terra”. Jadson foi presenteado com uma cópia do hino, escrita do próprio punho em papel de carta e com uma dedicatória. Em 19 de outubro de 1973, numa proposição do então prefeito Ruy Pereira Júnior, a Câmara Municipal de Ceará-Mirim aprovou como Hino Oficial do município a sua composição.
A DOENÇA
José Luiz foi acometido de trombose, seqüela de um derrame cerebral, que o deixou com o lado esquerdo paralisado e com voz trêmula. Isso o afastou do meio artístico em 1963. Esse fato o trouxe de volta a Ceará-Mirim, mais precisamente para a comunidade de Ponta do Mato. Passou a viver de uma pensão concedida pela municipalidade. Tudo o que ganhou gastou em mesas de bares. Depois, em Ceará-Mirim residiu num quarto de pensão na Avenida Gal. João Varela. Posteriormente quando a doença lhe afligiu mais o corpo, José Luiz foi morar com uma irmã em Natal.
A MORTE E O ESQUECIMENTO
No dia 27 de dezembro de 1982, José Luiz faleceu no Hospital do Câncer Dr. Luiz Antônio. Sabe-se que o seu corpo foi sepultado no cemitério do Bom Pastor. Seus familiares não sabem a localização do túmulo.
Comenta-se que José Luiz teve muitas decepções no meio artístico, inclusive com Nelson Gonçalves, que aproveitou algumas de suas composições gravando-as como autoria de outros compositores.
No bairro das Quintas em Natal há uma rua com o seu nome. No distrito de Ponta do Mato há um Largo e também uma rua denominados Compositor José Luiz.
A Fundação Nilo Pereira tem pronto um busto seu para ser colocado em um logradouro público.
Ainda existe em Ceará-Mirim quem não ouviu falar em José Luiz.
Quando era criança, em Ceará-Mirim não existia supermercados, nem mercadinhos. Sempre ia fazer compras, a pedido de minha mãe, na Bodega do Sr. Carlos Crescêncio. Um sortimento de mercadorias de fazer inveja. Ainda hoje, resistindo e até acompanhando a modernidade, está ali, na mesma esquina. Em recente passagem por lá, senti em seu interior o mesmo aroma que sentia quando menino.
Seu Carlos, cearamirinense nascido em 18/03/1923 casou-se em 1946 com a Sra. Maria Rodrigues Freire, mesmo ano em que fundou a bodega. Tiveram seis filhos, sendo todos formados: Luzimar (Administração); Gilson (Auditor Fiscal do Estado); Wilson (Contabilidade); Edmilson (Médico Pediatra); Carlos Crescêncio Filho (Médico Cardiologista) e Gisélia (Enfermeira com curso superior). Atualmente com 85 anos de idade, sente-se realizado e feliz por tudo o que construiu e é um exemplo de cidadão que com trabalho e dignidade faz parte da história do Vale verde.
Aldeir Aquino. Com ótima voz e bastante comunicativo, o jovem radialista apresenta o programa dominical Tarde Show Jovem (das 14h00 as 18h00) na 87,9 FM. É residente em Ceará-Mirim no bairro Nova Descoberta. Durante a semana trabalha como locutor propagandista no interior do Supermercado Serve Bem, centro da cidade. Ainda consegue tempo para atuar em pastorais da igreja católica. Nossos parabéns pelo esforço e desempenho.
19 de dez de 2008
Se você não for cadastrado no Blogspot, quando clicar em "comentários" e surgir a caixa de diálogo, selecione "anônimo", digite sua mensagem, coloque seu nome, e-mail e pode enviar.
* Realização de campanhas educativas e culturais com festivais de teatro e cinema;
* Incentivo aos Tributos artísticos; utilização do serviço de Trem.
* Ações culturais para a terceira idade;
* Encaminhamento à Câmara de Vereadores de Projeto para criação do Conselho Municipal de Cultura;
* Formatar políticas de gestão para projetos a serem encaminhados à PETROBRAS, Ministério da Cultura, Fundação Jose Augusto, dentre outras;
* Resgatar a Escolinha de Artes, promovendo cursos de artes plásticas, cênicas, música, fotografia e outros;
* Resgatar os antigos carnavais de rua;
* Revitalizar a “QUINTA ESPECIAL”, no Mercado Central, com participação mais intensiva de atrações culturais e artistas locais.
Nossa meta é estabelecer um cronograma para cada ação, elegendo prioridades que atendam aos anseios da população e que num prazo de 90 dias estejam em execução.
Waldeck, você está começando o seu trabalho muito bem ,desde o primeiro encontro até agora, espero que você possa mudar a história da arte de Ceará-Mirim....um abraço. Liana Patricia
18 de dez de 2008
Josefa de FátimaComeçou aos 15 anos. Atualmente está com 52. Participou de várias feiras de artesanato, levando sempre a terra dos verdes canaviais ao patamar das cidades que possuem grandes artesãos. É residente em Ceará-Mirim à Rua Candeal da Silva, 301 – Conjunto Luiz Lopes Varela. Seu telefone de contato é: (0xx84) 9991-3405 . A seguir, pequena mostra do seu trabalho.


























