ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA
3 de jan de 2010
O RETORNO DA BANDA DE MÚSICA
A Banda de Música Municipal Tenente Djalma Ribeiro, desativada em outubro de 2008, voltou a ativa durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição, sob a regência do Maestro Manoel David de Souza.
BANDA DE MÚSICA - II
Na foto acima em recente evento na Câmara Municipal de Ceará-Mirim.
AMBULANTES
STAND DA SECRETARIA DE SAÚDE
ENCONTRO DE CONFRATERNIZAÇÃO: ANTIGOS MORADORES DA USINA ILHA BELA
18 de dez de 2009
FESTA DA PADROEIRA EM CEARÁ-MIRIM
TRADIÇÃO E BONS COSTUMES NÃO DESAPARECEM JAMAIS
Quem participou ativamente da festa de Nossa Senhora da Conceição, encerrada no último dia 8 de dezembro, pôde observar as velhas tradições que não morrem.
Uma delas, é o passeio das pessoas em volta da praça.
Durante as 11 noites da Festa da Padroeira, a praça Barão de Ceará-Mirim voltou a viver momentos memoráveis das antigas festas da Virgem da Conceição.
Enquanto jovens, adultos e crianças passeavam no entorno da praça, famílias e a população em geral lotavam barracas, bares ou botequins para acompanhar os shows das bandas e apresentações culturais que animaram e abrilhantaram a festa da padroeira de Ceará-Mirim neste ano de 2009, com apoio total da Prefeitura Municipal através da Secretaria da Juventude,Esporte, Cultura e Lazer e Fundação Nilo Pereira.
Quem participou ativamente da festa de Nossa Senhora da Conceição, encerrada no último dia 8 de dezembro, pôde observar as velhas tradições que não morrem.
Uma delas, é o passeio das pessoas em volta da praça.
Durante as 11 noites da Festa da Padroeira, a praça Barão de Ceará-Mirim voltou a viver momentos memoráveis das antigas festas da Virgem da Conceição.
Enquanto jovens, adultos e crianças passeavam no entorno da praça, famílias e a população em geral lotavam barracas, bares ou botequins para acompanhar os shows das bandas e apresentações culturais que animaram e abrilhantaram a festa da padroeira de Ceará-Mirim neste ano de 2009, com apoio total da Prefeitura Municipal através da Secretaria da Juventude,Esporte, Cultura e Lazer e Fundação Nilo Pereira.
A participação popular foi a maior dos últimos tempos. Cerca de dez mil pessoas por noite marcaram presença, dentre elas, cearamirinenses ausentes que aproveitam os festejos para rever familiares. Foi constatado ainda o aumento de visitantes e turistas procedentes de várias regiões.
Com muita fé, esperança e religiosidade, marcas que simbolizam o amor dos fiéis pela padroeira de Ceará-Mirim, espera-se que cresça ainda mais essa devoção a cada ano.
A SEGUIR, FLASHES FOTOGRÁFICOS DA GRANDE FESTA.
Com muita fé, esperança e religiosidade, marcas que simbolizam o amor dos fiéis pela padroeira de Ceará-Mirim, espera-se que cresça ainda mais essa devoção a cada ano.
A SEGUIR, FLASHES FOTOGRÁFICOS DA GRANDE FESTA.
26 de nov de 2009
NILO PEREIRA HOMENAGEADO
NA ACADEMIA NORTE-RIOGRANDENSE
DE LETRAS
Em sessão solene realizada na última terça-feira (24/11) a Academia Norte-rio-grandense de letras homenageou o escritor e jornalista cearamirinense Nilo Pereira, que chegou a ocupar em, vida, sua cadeira nº 19, cujo patrono é Ferreira Itajubá. Várias autoridades e convidados marcaram presença. O presidente da Academia Dr. Diógenes da Cunha Lima abriu a sessão e convocou o Dr. Murilo Melo Filho, substituto de Nilo Pereira na cadeira 19, que fez um excelente discurso. Pela família de Nilo discursou a escritora Lúcia Helena Pereira e representando o prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, fez uso da palavra o Secretário Municipal de Articulação Política Edmilson Rodrigues. De Ceará-Mirim também estiveram presentes Waldeck Araújo de Moura e Edvaldo Morais, pela Fundação Nilo Pereira e a mestranda Helicarla Morais que desenvolve trabalho sobre o livro Imagens do Ceará-Mirim, de Nilo Pereira. Ainda na ocasião foi lançado o CD “O velho solar de Nilo Pereira”, uma suíte musical de Oriano de Almeida baseada em poema de Diógenes da Cunha Lima. A solenidade foi abrilhantada por uma orquestra de cordas e metais a convite da Academia.21 de nov de 2009
ARTE E CULTURA POPULAR
NA FESTA DA PADROEIRA
DE CEARÁ-MIRIM
Além das muitas atrações, como grupos folclóricos, cordelistas, artesãos, grupos de danças, dentre outras, estará instalada no Largo São Vicente uma das grandes manifestações culturais de nossa região: a “Budega Velha”. Trata-se de estabelecimento que resgata tradições e raízes da nossa gente. Na Budega, comandada por Rossini Cruz, se apresentam poetas, cordelistas, cantadores de viola, sanfoneiros, aboiadores e congêneres. Visita obrigatória para quem aprecia a cultura popular. 

ARTISTAS DE CEARÁ-MIRIM TEM VEZ
NA FESTA DA PADROEIRA
Artistas da terra tem espaço garantido na Festa da Padroeira. Confira as atrações (em ordem alfabética): Altas Horas, Anairam Brasil Musical, Banda Paragandam, Banda Pro-Rard, Banda Kairus, Clinica Geral, Detona, Didé Rodrigues, Expressão Musical, Fibras do Forró, Fino Trato, Flavinha Show, Forró Bakanas, Gostosões do Forró, Jofran, Kimuvuca, Os Cearenses do Forró, Rela Nela, Tita dos Canaviais ,TriboGueto e Xaveco de Menina
17 de nov de 2009
TALENTOS DA TERRA
Murilo César de Medeiros Ribeiro, filho do comerciante Fernando César Moreira Ribeiro e da Assistente Social Sílvia Letícia Alves de Medeiros Ribeiro. Nasceu aos 13 de abril de 1995.
Murilo cresceu sob a orientação atenta dos familiares, estudando em instituições renomadas na cidade como: Centro Educacional O Bem-me-quer, SECAT e Colégio de Santa Águeda.
Aos nove anos começou a jogar basquete, nas quadras esportivas públicas, incentivado por atletas de Ceará-Mirim e, desde então, vem assumindo o esporte como uma oportunidade de realização pessoal e profissional.
Aos nove anos começou a jogar basquete, nas quadras esportivas públicas, incentivado por atletas de Ceará-Mirim e, desde então, vem assumindo o esporte como uma oportunidade de realização pessoal e profissional.
No mesmo período começou a estudar no Colégio Salesiano em Natal, passando a integrar a escolinha de basquete com ensinamentos do professor Sidney, logo tornando-se ala armador da equipe, sob orientação inicial do professor Renier e depois pelo professor e técnico Jean Pierre. Pela equipe conquistou diversos títulos de 2007 até o corrente ano. Murilo já foi escolhido o Atleta Destaque do Salesiano e recebeu o título de melhor jogador amador do Estado do RN.
Dentre suas características, como excelente atleta, Murilo é um ala armador que se destaca pelo ritmo das jogadas, arremessos certeiros, boas infiltrações, atuando junto com o time de maneira inspirada e com eficiência ofensiva e defensiva, capacidade de decisão, organização das jogadas e dribles, o que chamou a atenção do COB – Comitê Olímpico Brasileiro. Murilo foi destaque nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, ano passado, com grande desenvoltura, alcançou impressionantes números, atingindo uma média de 22 pontos por partida.
Uma curiosidade: o número de sua camisa é 23, dígitos imortalizados pelo astro do basquete americano Michael Jordan.
As conquistas de Murilo não se resumem as quadras. Cursando o último ano do Ensino Fundamental no Salesiano em Natal, ele tem mantido satisfatoriamente seu desempenho acadêmico, revelando que o esporte e a educação podem e devem caminhar juntos. Aliado a isso, reconhece as barreiras que impedem o acesso democrático ao esporte e lazer e tem como meta contribuir para a inclusão, tornando-se um dos voluntários da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, quando tentará aproximar o basquete da realidade dos portadores de deficiência. Este ano Murilo foi convidado pelo Sport Club do Recife (PE) e participou do 13º Encontro Sul Americano de Basquete no Rio Grande do Sul; Copa Minas (MG) e foi campeão da Copa SESC (AL), sendo eleito o melhor jogador desta competição.
Atualmente com 14 anos de idade, Murilo vem se preparando para o futuro, diante da expectativa de ser contratado pelos clubes de basquete nacionais que o conduzam a oportunidade de chegar a Seleção Brasileira e poder jogar nas Olimpíadas Rio 2016.
Murilo agradece primeiramente a Deus por tudo que tem vivenciado no esporte; a seus pais Fernando e Sílvia, incansáveis apoiadores e torcedores; ao técnico Jean Pierre; ao Colégio Salesiano São José (Natal), amigos e familiares, além do prefeito de Ceará-Mirim Antônio Marcos de Abreu Peixoto, outro grande incentivador de sua carreira. Destaque especial para sua mãe Silvia Letícia, incentivadora em todos os momentos, inclusive nas quadras, onde estampa na camisa a frase que sintetiza o sentimento de muitos: “Sou mãe do 23 com muito orgulho”.
11 de nov de 2009
A VOLTA DA
BANDA DE MÚSICA
BANDA DE MÚSICA
A festa da padroeira, que se aproxima, será abrilhantada com a presença da nossa banda de música, que havia sido desativada em outubro do ano passado e volta a funcionar, graças aos esforços do prefeito Antônio Marcos de Abreu Peixoto, Secretaria da Juventude Esporte, Cultura e Lazer e Fundação Nilo Pereira
10 de nov de 2009
T U R I S M O
para roteiro turístico Trilha dos Engenhos
O roteiro turístico Trilha dos Engenhos já é conhecido por um público específico como opção de passeio cultural.
Agora, a Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, está viabilizando a criação de melhores condições para transformar num dos maiores roteiros turísticos da região, possibilitando a criação de mais atrativos e geração de renda aos moradores das comunidades.
Esse foi o principal objetivo de uma reunião do Prefeito Antônio Peixoto-PR, do secretário de turismo do município, Fernando Lessa e equipe técnica da pasta, com um grupo de proprietários de fazendas, engenhos, atrações turísticas, ocorrida na última sexta-feira 06/11 no gabinete do prefeito.
Participaram da reunião, dona Marta, proprietária do Engenho Carnaubal, Rui Pereira Júnior do Engenho Mucuripe, Sheila Varela da Fazenda Nascença, Franklin Marinho, proprietário do Engenho São Leopoldo, Herbert Dantas do Engenho Verde Nasce, além de outros proprietários, secretários e estudantes universitários.
Várias possibilidades de melhorias para o roteiro Trilha dos Engenhos foram discutidas durante a reunião, como por exemplo, iniciar o roteiro como City Tour, na sede, mostrando os atrativos histórico e cultural, apresentados por um guia, e também a necessidade de se ter um atrativo maior como ponto, para que o turista possa almoçar ou até mesmo tomar café ou lanchar, degustando a nossa gastronomia.
Para tanto, foi discutido ainda, qual a propriedade que estaria apta, qual ou quais os engenhos que teriam condições de abrir para visitação, e também a venda de produtos derivados da cana-de-açúcar, como comercializar e qual o público alvo.
Outro foco da reunião, foi para saber se existe interesse por parte dos proprietários em estruturar suas propriedades para receber turistas, quais seriam essas possibilidades e que tipo de parceria poderia haver entre prefeitura e proprietários.
A idéia da prefeitura é começar a comercializar o roteiro já a partir da próxima alta estação.
Para o proprietário do Engenho Mucuripe, Rui Pereira Júnior, a idéia é louvável e merecedora de sua colaboração. “Esse é um projeto que vem para recuperar aquilo que parece já está morto. Nós vamos ajudar naquilo que a prefeitura está nos propondo”, frisa Rui Pereira.
De acordo com o secretário de turismo do município, Fernando Lessa, duas agência – Costa Atlântica e Glacy Tour - já estão interessadas em divulgar e vender o Roteiro dos Engenhos.
Para ele, isso é muito importante para o desenvolvimento de Ceará-Mirim, pelo fato do município possuir um patrimônio histórico e cultural riquíssimo. “Grande parte da história do Rio Grande do Norte passa por Ceará-Mirim, principalmente a história econômica. Ceará-Mirim foi um dos principais pólos econômicos do século passado, de desenvolvimento da economia do estado. Então, nós temos essa história toda pra contar, pra divulgar, e isso é uma riqueza enorme que temos guardada aqui no município e que precisamos mostrar para o mundo todo”, destaca Fernando Lessa, relatando ainda que é de fundamental, o município de Ceará-Mirim conseguir desenvolver esse projeto do roteiro dos engenhos.
Para o Prefeito Antônio Peixoto-PR, o projeto é muito importante, até porque, segundo ele, é preciso dinamizar o turismo em Ceará-Mirim. “Todos nós que conhecemos, moramos aqui e amamos essa terra, sabemos que Ceará-Mirim tem um potencial turístico e cultural muito grande, que nunca foi dinamizado. E nós queremos dinamizar para trazer o turista e gerar emprego e renda para o nosso município”, esclarece o prefeito Peixoto, classificando a reunião com os proprietários como muito positiva, principalmente porque todos eles, à unanimidade, disseram que querem ser parceiros dentro desse contexto do projeto para a Trilha dos Engenhos.
TRILHA
Encravada na região do Vale do Ceará-Mirim, a Trilha dos Engenhos representa uma das maiores atrações turísticas de toda a região.
Durante todo o seu percurso, vários são os pontos de interesse turístico como: as ruínas dos antigos engenhos, casarões e também o atrativo lugar conhecido como Banho das Escravas, uma beleza natural e exuberante que se espalha por entre a mata virgem do Vale do Ceará-Mirim.
O acesso ao roteiro é feito pela entrada do antigo Engenho Morrinhos. O trajeto é bastante bucólico, marcado por antigos casarões, engenhos e pequenos sítios, etc...
Quase no fim dos percurso, já próximo ao povoado de Santa Tereza, o Banho das Escravas é um atrativo de beleza cênica, pois propicia a observação da beleza natural do local.
Agora, a Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, está viabilizando a criação de melhores condições para transformar num dos maiores roteiros turísticos da região, possibilitando a criação de mais atrativos e geração de renda aos moradores das comunidades.
Esse foi o principal objetivo de uma reunião do Prefeito Antônio Peixoto-PR, do secretário de turismo do município, Fernando Lessa e equipe técnica da pasta, com um grupo de proprietários de fazendas, engenhos, atrações turísticas, ocorrida na última sexta-feira 06/11 no gabinete do prefeito.
Participaram da reunião, dona Marta, proprietária do Engenho Carnaubal, Rui Pereira Júnior do Engenho Mucuripe, Sheila Varela da Fazenda Nascença, Franklin Marinho, proprietário do Engenho São Leopoldo, Herbert Dantas do Engenho Verde Nasce, além de outros proprietários, secretários e estudantes universitários.
Várias possibilidades de melhorias para o roteiro Trilha dos Engenhos foram discutidas durante a reunião, como por exemplo, iniciar o roteiro como City Tour, na sede, mostrando os atrativos histórico e cultural, apresentados por um guia, e também a necessidade de se ter um atrativo maior como ponto, para que o turista possa almoçar ou até mesmo tomar café ou lanchar, degustando a nossa gastronomia.
Para tanto, foi discutido ainda, qual a propriedade que estaria apta, qual ou quais os engenhos que teriam condições de abrir para visitação, e também a venda de produtos derivados da cana-de-açúcar, como comercializar e qual o público alvo.
Outro foco da reunião, foi para saber se existe interesse por parte dos proprietários em estruturar suas propriedades para receber turistas, quais seriam essas possibilidades e que tipo de parceria poderia haver entre prefeitura e proprietários.
A idéia da prefeitura é começar a comercializar o roteiro já a partir da próxima alta estação.
Para o proprietário do Engenho Mucuripe, Rui Pereira Júnior, a idéia é louvável e merecedora de sua colaboração. “Esse é um projeto que vem para recuperar aquilo que parece já está morto. Nós vamos ajudar naquilo que a prefeitura está nos propondo”, frisa Rui Pereira.
De acordo com o secretário de turismo do município, Fernando Lessa, duas agência – Costa Atlântica e Glacy Tour - já estão interessadas em divulgar e vender o Roteiro dos Engenhos.
Para ele, isso é muito importante para o desenvolvimento de Ceará-Mirim, pelo fato do município possuir um patrimônio histórico e cultural riquíssimo. “Grande parte da história do Rio Grande do Norte passa por Ceará-Mirim, principalmente a história econômica. Ceará-Mirim foi um dos principais pólos econômicos do século passado, de desenvolvimento da economia do estado. Então, nós temos essa história toda pra contar, pra divulgar, e isso é uma riqueza enorme que temos guardada aqui no município e que precisamos mostrar para o mundo todo”, destaca Fernando Lessa, relatando ainda que é de fundamental, o município de Ceará-Mirim conseguir desenvolver esse projeto do roteiro dos engenhos.
Para o Prefeito Antônio Peixoto-PR, o projeto é muito importante, até porque, segundo ele, é preciso dinamizar o turismo em Ceará-Mirim. “Todos nós que conhecemos, moramos aqui e amamos essa terra, sabemos que Ceará-Mirim tem um potencial turístico e cultural muito grande, que nunca foi dinamizado. E nós queremos dinamizar para trazer o turista e gerar emprego e renda para o nosso município”, esclarece o prefeito Peixoto, classificando a reunião com os proprietários como muito positiva, principalmente porque todos eles, à unanimidade, disseram que querem ser parceiros dentro desse contexto do projeto para a Trilha dos Engenhos.
TRILHA
Encravada na região do Vale do Ceará-Mirim, a Trilha dos Engenhos representa uma das maiores atrações turísticas de toda a região.
Durante todo o seu percurso, vários são os pontos de interesse turístico como: as ruínas dos antigos engenhos, casarões e também o atrativo lugar conhecido como Banho das Escravas, uma beleza natural e exuberante que se espalha por entre a mata virgem do Vale do Ceará-Mirim.
O acesso ao roteiro é feito pela entrada do antigo Engenho Morrinhos. O trajeto é bastante bucólico, marcado por antigos casarões, engenhos e pequenos sítios, etc...
Quase no fim dos percurso, já próximo ao povoado de Santa Tereza, o Banho das Escravas é um atrativo de beleza cênica, pois propicia a observação da beleza natural do local.
Fonte: JORGE MOREIRA
18 de out de 2009
SUCESSO TOTAL:
A MAIOR FESTA
PARA CRIANÇAS JÁ REALIZADA
EM CEARÁ-MIRIM
Pela primeira vez, um governo municipal dar demonstrações de que as crianças são prioridade numa gestão.Além das inúmeras ações realizadas como, criação e ampliação dos Centros de Educação Infantil, o governo Peixoto, está implementando para o ano letivo de 2010, o fardamento escolar e o livro didático infantil para crianças na faixa etária de 4 e 5 anos de idade.
E nesta quinta-feira 15/10, a Prefeitura realizou a maior festa para a criançada jamais vista em Ceará-Mirim. Cerca de mais de 5 mil foram a Praça da Igreja Matriz participar da festa, segundo informou a coordenadoria de lazer da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.
As comemorações alusivas ao dia da Criança em Ceará-Mirim estão sendo marcadas por muita alegria e animação. Desde o último dia 9/10, o prefeito Antônio Peixoto, acompanhado de uma equipe está percorrendo todas as escolas de ensino infantil do município, proporcionando à todas as crianças a alegria de receber um presente em homenagem ao seu dia.
Essa foi a primeira festa da criança realizada pelo governo Peixoto, tendo já sido considerada como a maior na história do evento já vista em Ceará-Mirim, para comemorar o dia da criança.
O evento teve início às 15h30 na Praça da Igreja Matriz, onde aconteceu distribuição presentes à todas as crianças que compareceram, lanche, pipocas, algodão doce, parque infantil gratuitamente para toda a criançada, participação de palhaços que fizeram a alegria e animação de cerca das 5 mil crianças presentes.
A festa contou com a presença do prefeito Antônio Peixoto, da primeira dama do município e secretária de Assistência Social Ozeny Fernandes e do deputado estadual Potí Júnior que fez questão de prestigiar a criançada cearamirinense, além de secretários e demais auxiliares de governo.
O evento, foi realizado pela Prefeitura de Ceará-Mirim, através das secretarias de Assistência Social, Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Turismo, Educação, com o apoio das demais secretarias municipais. O evento contou também com a importante colaboração da então Secretária Nacional da Receita Federal, a potiguar Lina Vieira, que quando no exercício da função fez a doação de milhares de presentes, contribuindo dessa forma, para o sucesso da festa infantil.
Essa é a primeira grande festa para as crianças que o governo Peixoto realiza, em praça pública, já no seu primeiro ano de gestão.
Durante o evento, o prefeito fez questão de passear pelo meio das crianças no momento em que elas brincavam gratuitamente no parque de diversões infantis. “Isso é apenas uma demonstração do que vocês merecem. Tudo o que o meu governo puder fazer, vai fazer para melhorar as condições de vida e de ensino das nossas crianças, que são, com certeza, o futuro do nosso município”, disse o prefeito Peixoto ao falar durante a festa para parabenizar todas as crianças de Ceará-Mirim.

Fotos: Divulgação - Fonte: Jorge Moreira
16 de out de 2009
CULTURA
Ceará-Mirim tem
dois Patrimônios Vivos do Estado
Ceará-Mirim tem
dois Patrimônios Vivos do Estado
Waldeck, Lula, Caboclinhos e Gibson MachadoO reconhecimento foi feito oficialmente, em solenidade realizada último dia 13/10 no Centro de Cultura Chico Daniel da Fundação José Augusto em Natal.
O Município de Ceará-Mirim foi contemplado duplamente, através do Grupo Folclórico Caboclinhos e do Sr. Tião Oleiro Mestre dos Congos de Guerra do distrito de Tabuão, ambos foram inseridos no primeiro elenco formado por dez representantes da cultura popular norte-riograndense.
A Comissão Estadual de Folclore também escolheu para receber o benefício, os mestres Xexéu - Cordelista, Luiz Campos - Poeta, Antônio do Tapará - mamulengueiro e mestre do Boi do Reis (Macaíba), Grigório Santeiro - Escultor, Antônio da Ladeira - Boi do Reis (Santo Antônio), João Viana - mamulengueiro, e os Grupos Chegança de Barra do Cunhaú e Fandangos do município de Canguaretama.
Eles foram agraciados com uma bolsa vitalícia patrocinada pelo Governo do Estado por intermédio da Lei do Patrimônio Vivo, nº 9,032/2007 de autoria do deputado estadual Fernando Mineiro.
O diploma concederá aos contemplados uma bolsa mensal e vitalícia no valor de R$ 1,5 mil (aos grupos) e R$ 750 (aos mestres), além de outros privilégios ligados a projetos culturais.
Na abertura, antes de iniciar a entrega dos certificados dos Registros do Patrimônio Vivo/RN, a Fundação fez a explanação de um documentário que mostra com detalhes cultura potiguar rica na diversidade de talentos.
Segundo o diretor geral da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto foram consideradas como avaliação de escolha a capacidade, a tradição, vivência e situação atual de cada grupo e mestre.
O secretário municipal da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer Luiz Oliveira e o presidente da Fundação Nilo Pereira Waldeck Moura acompanharam a solenidade representando o município e falaram da satisfação do prefeito Antônio Peixoto com o reconhecimento da tradição do folclore ceará-mirinense que destaca dois Patrimônios Vivos de grande representatividade para cultura local.
Para o professor e pesquisador Gibson Machado responsável pela inscrição do Sr. Tião e colaborador do processo de inscrição do Grupo Caboclinhos, o benefício significa a afirmação de uma cultura que é referência no estado.
Emocionado o Sr. Sebastião João da Rocha, mais conhecido como Tião Oleiro agradeceu ao autor da lei, por valorizar a tradição da cultura potiguar, e também aos membros integrantes do Grupo Congos de Guerra, liderado por ele desde a morte de seu pai o mestre João José da Rocha ocorrida em 1934.
“Vamos valorizar a cultura do Rio Grande do Norte, não podemos deixá-la morrer, precisamos transferir os nossos conhecimentos para as futuras gerações e este apoio é muito importante” frisou o mestre.
Para Severino Roberto do Grupo Caboclinhos o momento significa o reconhecimento de longos anos de dedicação e amor ao folclore.
“Este é o trabalho de uma família inteira, a começar pela composição do grupo que tem mais de 80 anos de fundação e conseguiu manter as tradições com muita dificuldade, a ajuda do poder público é bem vinda e importante” destacou Severino.
O Grupo Caboclinhos encerrou a solenidade dançando e encantando aos presentes que festejaram o acontecimento que marca um novo momento na cultura do Estado, como forma de incentivo aos artistas do Rio Grande do Norte.
Por: Jhancy Richelm - Fotos: Oldair Vieira
Mestre Tião Oleiro (Congos de Guerra)
Mestre Birico (Cabolinhos)13 de out de 2009
Há muito tempo, em especial nos último oito anos, a cultura em Ceará-Mirim era privilégio da elite, ou seja, para poucas pessoas, já que a desigualdade social aqui é muito grande. A prioridade era Concurso literário, de poesia, orquestra sinfônica, etc; enquanto a cultura popular, para o povão, estava sempre em último plano, esquecida.Por muito tempo houve esse privilégio à elite e não faz sentido o gestor trabalhar para alguns quando a meta é suprir a todos.
A Estação Cultural, por exemplo, hoje em plena atividade, com realização de eventos para toda a comunidade escolar, religiosa, civil, ongs, etc, anteriormente servia apenas a um seleto grupo.
Pretendo, como gestor da Fundação Nilo Pereira, que agora tem CNPJ, enaltecer a cultura através da literatura de cordel, do teatro popular, exibição de filmes, apresentação de danças folclóricas e outras ações envolvendo artes, em comunidades menos favorecidas.
Ceará-Mirim tem 94 distritos que nunca foram contemplados com projetos culturais. Sua fonte de cultura está relacionada, na maioria das vezes, a assistir DVDs e ouvir CDs piratas de qualidade duvidosa. Pretendo mudar esse quadro.
Nossos projetos e ações futuras:
- Caravana Cultural: Consiste em levar às comunidades periféricas: exibição de cinema em tela gigante; apresentação de espetáculos de teatro, dança, literatura, entre outros.
- Museu de Cultura Popular – A ser instalado provavelmente no Centro de Apoio ao Turista (entrada da cidade), com objetivo de resgatar nossa arte e cultura popular através de peças representativas;
- Beco do Artesão (Projeto já em andamento)- Espaço específico entre os mercados do Café e Frutas e Verduras, oportunizando nossos artesãos a exporem e venderem seus produtos;
- Casa de Cultural Popular – Espaço destinado a realização de cursos e oficinas de Pintura em tela, tecidos, bordados, escultura, desenho, música, canto, etc;
- Revitalizar a Banda de Música Tenente Djalma Ribeiro;
- Realização do AUTO DE NATAL, com tema popular ligado a história do Vale verde.
- Ações culturais e apresentações artísticas na Festa da Padroeira (já este ano com dois palcos, proporcionando opções musicais).
- Quinta Cultural no Mercado Público, dentre outros.
Só acredito em projetos culturais que englobem a maioria da população, de preferência que venham da periferia para o centro.
Assinar:
Postagens (Atom)






















