ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

19 de jan de 2010

A R T I G O

BORIS CASOY É ‘UMA VERGONHA’
Altamiro Borges *

Ao encerrar o Jornal da Band da noite de 31 de dezembro de 2009, na telinha dois garis de São Paulo aparecem desejando feliz ano novo ao povo brasileiro. Na sequência, sem perceber o vazamento de áudio, o fascistóide Boris Casoy, âncora da TV Bandeirantes, faz um comentário asqueroso: "Que merda... Dois lixeiros desejando felicidades... do alto de suas vassouras... Dois lixeiros... O mais baixo da escala do trabalho".
Na noite seguinte, o jornalista preconceituoso pede desculpas meio a contragosto: "Ontem, durante o programa, eu disse uma frase infeliz que ofendeu os garis. Eu peço profundas desculpas aos garis e a todos os telespectadores".
Numa entrevista à Folha, porém, Boris Casoy mostra que não se arrependeu da frase e do seu pensamento elitista, mas sim do vazamento. "Foi um erro. Vazou, era intervalo e supostamente os microfones estavam desligados".
Este fato lastimável, que lembra a antena parabólica do ex-ministro de FHC, Rubens Ricupero e "Outras centenas de comentários de colunistas elitistas da mídia hegemônica infelizmente nunca vieram ao ar", revela como a imprensa brasileira é "uma vergonha", para citar o bordão de Boris Casoy, com seu biquinho e seus cacoetes. O episódio também serve para desmascarar de vez este repugnante apresentador, que gosta de posar de jornalista crítico e independente.
A história de Boris Casoy é das mais sombrias. Ele sempre esteve vinculado a grupos de direita e manteve relações com políticos reacionários. Segundo artigo bombástico da revista Cruzeiro, em 1968, o então estudante do Mackenzie teria sido membro do Comando de Caça aos Comunistas (CCC), o grupo fascista que promoveu inúmeros atos terroristas durante a ditadura militar. Casoy nega a sua militância, mas vários historiadores e personagens do período confirmam a denúncia.
Ainda de 1968, o direitista foi nomeado secretário de imprensa de Herbert Levy, então secretário de Agricultura do governo biônico de Abreu Sodré em plena ditadura. Também foi assessor do ministro da Agricultura do general Garrastazu Médici na fase mais dura das torturas e mortes do regime militar. Em 1974, Casoy ingressou na Folha de São Paulo e, numa ascensão meteórica, foi promovido a editor-chefe do jornal de Octávio Frias, outro partidário do setor "linha dura" dos generais golpistas. Como âncora de televisão, a sua carreira teve início no SBT, em 1988.
Na seqüência, Casoy foi apresentador do Jornal da Record durante oito anos, até ser demitido em dezembro de 2005. Ressentido, ele declarou à revista IstoÉ que "o governo pressionou a Record [para me demitir]... Foram várias pressões e a final foi do Zé Dirceu". Na prática, a emissora não teve como sustentar seu discurso raivoso, que transformou o telejornal em palanque da oposição de direita, bombardeando sem piedade o presidente Lula no chamado "escândalo do mensalão".
Em 2008, Casoy foi contratado pela TV Bandeirantes e manteve suas posições direitistas. Ele é um inimigo declarado dos movimentos grevistas e detesta o MST. Não esconde sua visão elitista contra as políticas sociais do governo Lula e alinha-se sempre com as posições imperialistas dos EUA nas questões da política externa. O vazamento do vídeo em que ofende os garis confirma seu arraigado preconceito contra os trabalhadores e tumultuou os bastidores da TV Bandeirantes.
Entidades sindicais e populares já analisam a possibilidade de ingressar com representação junto à Procuradoria Geral da República. Como ironiza Beto Almeida, presidente da TV Cidade Livre de Brasília, seria saudável o "Boris prestar serviços comunitários por um tempo, varrendo ruas, para ter a oportunidade de fazer algo de útil aos seus semelhantes". Também é possível acionar o Ministério Público Federal, que tem a função de defender os direitos constitucionais do cidadão junto "aos concessionários e permissionários de serviço público", como é o caso das TVs.
Na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro, Walter Ceneviva, Antonio Teles e Frederico Nogueira, entre outros dirigentes da Rede Bandeirantes, participaram de forma democrática dos debates. Bem diferente da postura autoritária das emissoras afiliadas à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), teleguiadas pela Rede Globo. Apesar das divergências, essa participação foi saudada pelos outros setores sociais presentes ao evento. Um dos pontos polêmicos foi sobre a chamada "liberdade de expressão". A pergunta que fica é se a deprimente declaração de Boris Casoy faz parte deste "direito absoluto", quase divino.

Altamiro Borges é autor do livro Sindicalismo, resistência e alternativas (Editora Anita Garibaldi); Jornalista, membro do Comitê Central do PCdoB - Partido Comunista do Brasil.
Artigo enviado ao blog pelo colaborador: José de Arimatéia Morais - Mossoró - RN

18 de jan de 2010

F O T O G R A F I A

Cruz na torre da Matriz e Praça Barão de Ceará-Mirim
Cena do cotidiano em Ceará-Mirim na lente do fotógrafo natalense Hugo Macedo.

FATOS MARCANTES NA HISTÓRIA

Em 18 de Janeiro de...

1996 - A cantora Madonna chega à Argentina para filmar Evita, filme de Alan Parker. Ela é recebida com protestos pela população.


Madonna (como Evita)
2000 - Vazamento em um duto da Petrobrás derrama mais de 500 mil litros de óleo na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro.
2009- Um desabamento do teto da Igreja Renascer, no bairro do Cambuci, Zona Sul de São Paulo deixa 7 mortos e 60 fiéis feridos.

15 de jan de 2010

NOTAS & INFORMAÇÕES


***A Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas reativou o seu TeleCentro Comunitário. A paralização ocorreu em virtude de conserto no computador do servidor e atualização de programas nos demais computadores.
***A fachada de entrada da 15a. FIART, que começa dia 22 no Centro de Convenções em Natal, reproduz o mercado público de Ceará-Mirim.
***Confirmada para o dia 21 deste mês (quinta-feira) a Conferência das Cidades em nosso Município, com o tema: “Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social”. Evento acontecerá na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela a partir das 08h00. Estão sendo convidadas representações de todos os segmentos da sociedade civil organizada.
***A Comunidade de São Geraldo Majella será a primeira em Ceará-Mirim a receber o novo vigário paroquial Padre Edvaldo de Brito. Ele preside a celebração eucarística neste sábado as 19h00. Em seguida participa de encontro com a Pastoral da Comunicação na residência de Willian Gladson. No domingo as 19h00 acontece a acolhida oficial na Matriz de N. Sra. da Conceição.
***A lanchonete do Sebastião, que serve um dos melhores baurús da região, após sair da Casa Paroquial já está funcionando ao lado da V DIRED.
***O América de Natal, em jogo amistoso, venceu por 2x1 o Botafogo da Paraíba. É a terceira vitória consecutiva neste período de caça-níqueis.
***O Castelo Pub em Natal será palco de um tributo ao ídolo do Reggae, Bob Marley, nesta sexta-feira, 15. Atração principal: Banda Naturalmente. Evento começa as 23 horas. Até meia noite o ingresso custa cinco reais.
***No dia 22, The Original Wailers - A lendária banda de Bob Marley se apresenta no ginásio Humberto Nesi a partir das 22h. O grupo jamaicano acompanhou o rei do reggae durante toda sua carreira. Ingressos nas lojas Ecológica/Natal.
***Moby Dick interpreta Roberto Carlos. A banda natalense ocupa a praça de alimentação do Natal Shopping todos os domingos de janeiro as 19h30 para homenagear o rei em seus 50 anos de sucessos.
***Uma exposição reunindo trabalhos de 36 artistas será aberta nesta sexta-feira, 15, às 19h, na Galeria da Fundação Capitania das Artes/Natal.
***A “RETROSPECTIVA SALÕES DE ARTES VISUAIS DA CIDADE DO NATAL – 1997 a 2008” reúne os trabalhos que foram premiados nas 12 edições dos Salões de Artes Visuais. São trabalhos bi-dimensionais entre fotografias, pinturas, desenhos, gravuras, uma instalação de parede, e objetos de artes e esculturas. Entrada franca.
***A Arquidiocese de Natal celebrará missa no sétimo dia do falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann, na próxima terça-feira, dia 19, às 16h30, na Catedral Metropolitana. A celebração eucarística em memória da Dra. Zilda será presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Aerton Sales da Cunha.
***Zilda Arns faleceu na última terça-feira, dia 12, no Haiti, vítima do terremoto ocorrido naquele país. Ela era fundadora das Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa. Atualmente, era coordenadora internacional da Pastoral da Criança e nacional da Pastoral da Pessoa Idosa.
***A praça Paulo Varela em Muriu nesta sexta-feira ficará superlotada mais uma vez. É a continuação do Projeto Verão 2010 desenvolvido pela Prefeitura de Ceará-Mirim através de suas Secretarias. A partir das 21h00 a Banda KAIRUS (Joãozinho - Ex Musicanto) animará a noitada. Sábado e domingo durante todo o dia as atrações ficarão por conta de várias ações sócio-esportivas e culturais.
***Você sabia que Ceará-Mirim já teve uma banda de rock denominada "Os mortos agradecidos"? Confira no blog de Eliel Silva: http://www.rec2010.blogspot.com/

FATOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA


Em 15 de Janeiro de...
1919 – Foi assassinada aos 49 anos, Rosa Luxemburgo, filósofa marxista e revolucionária polaca.

1985 - Tancredo Neves venceu Paulo Maluf e seria o primeiro presidente brasileiro civil, desde o golpe de 1964. Mesmo indireta, a eleição foi recebida com entusiasmo pela maioria dos brasileiros. Tancredo não assumiu o cargo por problemas médicos e José Sarney tomou posse.

1986 - Acidente de helicóptero no Rally Paris-Dakar. Morrem o organizador, Thierry Sabine, e mais quatro pessoas.

1989 - O Ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega lança o Plano Verão e uma nova moeda no país: o Cruzado Novo

Cédula "carimbada" de mil cruzados,ou - com o corte de 3 zeros - Um cruzado novo.(Circulava em 1989)

15 de Janeiro é o dia mundial do Compositor.

M Ú S I C A - Projeto Som da Mata

Pádua

Neste domingo (17) o compositor, maestro e multi-instrumentista Pádua se apresenta no projeto Som da Mata. Ele é professor de trompete, cavaquinho e pandeiro, além de pesquisador dos ritmos brasileiros. Acumula também o cargo de maestro da Banda Independente da Ribeira. No repertório, composições próprias e músicas de autores consagrados da MPB (de Chico Buarque a Chico Cesar). Participação de Eduardo Taufic (piano), Ricardo Baya (guitarra), Gilberto Cabral (trombone), João Paulo Araújo (sax soprano) e Yuri Dantas (sax alto). Música instrumental de primeira qualidade. A programação começa às 16h30. Parque das Dunas. Ingresso apenas um real.

EMPREENDEDORISMO

Ao deixar o emprego na Editora Abril, em São Paulo, o desejo da fotógrafa paulista Débora Suconic era virar dona de banca de jornal, ideia que ela abandonou após o pai reprovar. Suconic, então, encontrou na moda, ramo em que passou a atuar, um jeito de realizar seu sonho. Ela montou uma banca. Porém, nada convencional. Em vez de jornais e revistas, a fotógrafa passou a vender camisetas exclusivas e descoladas.
Assim começou, em 2002, a história da Banca de Camisetas, marca que atualmente tem nove representantes espalhados pelo Brasil. Além da matriz, são cinco lojas somente em São Paulo capital, uma em Campinas - SP, uma em Fortaleza, uma em Maceió e outra em Natal. Inaugurada há seis meses no Shopping Cidade Jardim, a loja potiguar é a caçula entre as franquias.
A ideia de trazer a marca para a cidade foi das sócias Rosane Kaufmann e Simone Carneiro. “Sempre comprei na Banca de Camisetas. Gosto muito do conceito e da ideia da pessoa se vestir com conteúdo. A Banca oferece um mix de camisetas, bem trabalhadas, modernas, descoladas”, diz Simone Carneiro.
Com uma grande variedade de estampas para escolher, dificilmente o cliente vai sair sem se identificar com alguma das peças, que estampam desde artistas pop e ícones da história a dizeres bem humorados e inteligentes. O ambiente e a forma como as camisetas são expostas é inusitado e faz a diferença no mercado de moda.
Na Banca de Camisetas as pessoas se vestem com atitude, são camisetas Infantis, Masculinas e Femininas (baby look, regata, camisetões e batas), além de cuecas e calcinhas, que incrementam, ainda mais, seu mix de produtos.
E o estoque está sempre sendo renovado. Mensalmente, a loja recebe de 30 a 50 novos modelos. São criações de artistas e estilistas famosos e também de anônimos.
Simone Carneiro ressalta ainda a qualidade do produto. “Trabalhamos com malhas 100% algodão. E temos como opção malhas mais finas, melhor adaptadas ao clima quente do Nordeste”.
Em Natal: Shopping Cidade Jardim - Av. Engenheiro Roberto Freire, 2920 - Loja 28. Tel. 3217 9383



Até 2ª. Feira (18/01)

14 de jan de 2010

FATOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA

Em 14 de Janeiro de...

1876 - O telefone é patenteado pelo seu inventor, Graham Bell.

1954 - A musa do cinema Marlyn Monroe casa-se com o jogador de beisebol Joe DiMaggio. A união dura apenas nove meses, pois ele era violento e muito ciumento.

Marilyn Monroe


1964 - Jacqueline Kennedy faz sua primeira aparição pública na TV desde o assassinato de seu marido John, presidente dos Estados Unidos, em novembro do ano anterior.

1974 - O General Ernesto Geisel é escolhido de forma indireta como Presidente da República. Ele assumiria no dia 15 de março, enfrentando dificuldades econômicas e políticas que anunciavam o fim do Milagre Econômico e ameaçavam o Regime Militar. Em 1974, a inflação chegaria a 34,5%.

1990 - O programa de televisão Os Simpsons estréia no canal Fox nos Estados Unidos.
Nesta mesma data morre aos 70 anos, César de Alencar, locutor de rádio e ator brasileiro
.

NOTA OFICIAL - Arquidiocese de Natal

A Arquidiocese de Natal irmana-se no ato de solidarizar-se, neste momento de comoção brasileira, à família da doutora Zilda Arns Neumman, fundadora da Pastoral da Criança, irmanando-se também à família pastoral como denominada por ela.
Esta notícia de morte recebida se faz dor a tantas famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança em nosso Estado e, especialmente, aqui, nas terras de Nossa Senhora da Apresentação, pois o trabalho de resgate à vida proporcionado por esta nossa irmã, fora sempre apresentação da fé e vida aos nossos lares sofridos pelos terremotos existenciais do dia a dia.
Doutora Zilda, como Maria que parte para a região montanhosa a visitar sua prima Izabel, deu-nos este profundo exemplo de mulher preocupada com a vida em todos os aspectos.
Mulher que partia para as mais longínguas terras, entrava nas mais pobres moradias, saudava as diversas pessoas, fazia estremecer a vida no seio das muitas comunidades espalhadas por este Brasil de belezas e destruições, assemelhou-se à Mãe de Deus em sua metodologia de fazer pastoral num ambiente familiar, com coisas simples, capazes de fazer brilhar vida onde não mais se esperavam resultados.
Ela foi exemplo vivo de que é possível salvar vidas, evangelizando, aproveitando ações básicas e retirando das sarjetas, os escombros possibilitadores de uma construção que perdurá para sempre.
Famílias, gestantes, crianças, estamos firmes, orando com a Mãe, pela mãe que Deus pegou pela mão e conduziu ao seu convívio e, com certeza, velará por nós que agora sentimos peso na dor.
Sua força de vontade e coragem de desbravar bolsões de miséria fica em nós como herança de possibilidade e certeza de alcance de resultados.

Dom Matias Patrício de Macêdo
Arcebispo Metropolitano de Natal

R E G I S T R O

Roberto Pereira
Web leitor de nosso blog, Roberto Pereira - filho do saudoso escritor e jornalista cearamirinense Nilo Pereira, atualmente ocupando cargo na pasta do Turismo em Pernambuco está a serviço na Europa. Desenvolve atividades entre Portugal e Espanha devendo retornar a Recife no próximo dia 25, segundo nos informa de Natal sua prima Lúcia Helena Pereira. Roberto também já foi Secretário de Educação e Cultura de Pernambuco.

13 de jan de 2010

NOTAS & INFORMAÇÕES

No pleito da Ordem Franciscana de Ceará-Mirim domingo passado, foi eleito para Ministro, Charles Nascimento. Além de franciscano, Charles é estudante universitário e funcionário da Comercial Praxedes. Parabéns do Blog.

Nesta quarta-feira as 18h00 o Padre Bianor Júnior será entrevistado mais uma vez na Rádio 87 FM. Agora no Programa da Pastoral da Comunicação.

O Rio Grande do Norte foi contemplado com a construção de 10 centros de ensino técnico profissionalizante. Um deles vem para Ceará-Mirim.

Os Postos de Saúde do Município de Ceará-Mirim estão todos com médicos em suas equipes. Ponto para os que fazem a Secretaria Municipal de Saúde.

Terminou a terça-feira sem sinal dos tremores de terra em Ceará-Mirim.

Hérico Heinan, o DJ de Ceará-Mirim, disponibiliza na net sua mais recente cria: Hits do Verão. Confira:
http://www.4shared.com/file/195345475/f2016e17/DJ_HRICO_HEYNAN_ESPECIAL_HITS_.html

Faltam poucos dias para o início do campeonato estadual de futebol. A bola começa a rolar no domingo 24/01.

Até o carnaval o presídio federal recém-instalado em Mossoró recebe seus cem primeiros hóspedes vindos dos mais diversos estados.

Da imprensa oestana: o apoio de vereador mossoroense para um candidato a deputado estadual não sai por menos de 80 mil reais.

Da grande imprensa: para defender a construtora Camargo Corrêa – alvo da Operação Castelo de Areia – o advogado Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça, cobrou quinze milhões de reais. Este valor não inclui os gastos com advogados parceiros e assessores.

A rádio Jovem Pan, uma das mais ouvidas em São Paulo divulgou a lista das 50 músicas mais tocadas em 2009. O primeiro lugar ficou com “Halo”, de Beyoncé.

Três “reality shows” atualmente nas telinhas. Record: A Fazenda; SBT: O solitário; Globo: BBB/10, este com direito a três participantes GLS.

FATOS MARCANTES NA HISTÓRIA

Em 13 de Janeiro de...

1935 – Nasceu em Sobral, interior do Ceará, Renato Aragão. Eram 7 irmãos. O pai, o poeta Paulo Aragão e a mãe, a professora Dinorá, sempre incentivaram a criatividade dos filhos. Foi assim que Renato, apesar de funcionário do Banco do Nordeste, no período da tarde, de manhã cursava a Faculdade de Direito, que levou até o fim e se formou. Mas o jovem tinha um sonho. E quando foi inaugurada a TV Ceará, pertencente às Emissoras Associadas, foi lançado um curso para formar o primeiro elenco de atores, produtores, redatores. Renato Aragão se inscreveu e foi aprovado. Renato já tinha descoberto sua veia humorística, quando serviu o exército. Ele era a “atração” e os colegas pediam sempre que se exibisse. Em 30 de novembro de 1960 lançou seu programa: “Vídeo Alegre” pela TV Ceará, hoje TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo. Sua fama chegou ao Rio de Janeiro e ele passou a fazer o “A – E – I – O – Urca”, na TV TUPI do Rio. Em 1966, ao lado de Ivon Cury, Teddy Boy Marino e Wanderley Cardoso, criou os “Adoráveis Trapalhões”, para a TV Excelsior. A fórmula deu certo. E em 1975, na TV TUPI, foi lançado “Os Trapalhões”, já com os personagens: Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. (Esses dois últimos já falecidos). Essa união trouxe frutos imensos, incontáveis. Atualmente faz o programa: “A Turma do Didi”, na Tv Globo. Ele é também Embaixador da Unicef no Brasil.

1937 - Criação do Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro

1964 - "The Beatles” lançam nos Estados Unidos o compacto (single) com as músicas "I Want to Hold Your Hand" e "I Saw Her Standing There" pela Capitol Records ".

1989 - Acontece o primeiro ataque de vírus na rede mundial de computadores
.

A MARROM POTIGUAR

A caicoense DODORA CARDOSO vem despontando no cenário artístico em Natal como grande intérprete de sambas. Na próxima sexta-feira, (15/01) as 21h00 fará show no Praia Shopping, destacando os maiores sucessos da cantora maranhense Alcione e outros da MPB. Imperdível.

12 de jan de 2010

FATOS MARCANTES NA HISTÓRIA

Em 12 de Janeiro de...
1923 - Lançada a revista Time, nos Estados Unidos, de grande difusão atualmente.

1960 - Morre Agatha Christie, escritora britânica de livros policiais.

1966 - Estreou na rede americana ABC o seriado de tv “Batman”, que ficou famoso pelos recursos visuais ?Crash!?, ?Zapft!?, ?Pow!? que ilustravam as lutas dos heróis. Estrelado por Adam West e Burt Worth, foi sucesso na tv brasileira nos anos 70.

1991 - George Bush é autorizado pelo Congresso dos EUA a atacar o Iraque, iniciando assim a Guerra do Golfo. A invasão do Kuwait fez com que o Conselho de Segurança da ONU impusesse um boicote econômico ao Iraque. Em resposta, Saddam Hussein ordenou a prisão dos estrangeiros.
2006 - Mehmet Ali Ağca, o homem que atirou contra o papa João Paulo II em 13 de maio 1981, foi libertado de uma prisão turca.

A R T I G O

NOSSOS ÍDOLOS ESQUECIDOS
Por Fernando Luiz
Cantor e compositor natalense
Publicado no portal NO MINUTO.COM
Ademilde Fonseca, Trio Irakitan, Núbia Lafayette, Carlos Alexandre, Leno... O que estes artistas têm em comum? Duas coisas: primeiro, são norte-rio-grandenses; segundo; não recebem do nosso estado a atenção que deveriam receber. Conheci todos pessoalmente e com alguns deles convivi de perto.
Ademilde Fonseca, a Rainha do Chorinho, um dos nomes mais cultuados da MPB, é praticamente desconhecida das novas gerações do nosso estado. Tive a oportunidade de fazer vários shows ao lado dela durante a inauguração de várias obras que marcaram o fim do governo Cortês Pereira. Da caravana, faziam parte Luiz Gonzaga, Paulo Tito e o Trio Irakitan. Isto foi em 1974 e, que eu me lembre, nunca mais Ademilde se apresentou em Natal, jejum que foi quebrado recentemente, quando ela fez um show na Assembléia Cultural.
Conheci o Trio Irakitan na mesma época em que travei conhecimento com Ademilde Fonseca. Considerado, ao lado do Trio Los Panchos, do México, como um os melhores trios vocais do mundo., o Trio Irakitan gravou centenas de discos, cantou com Nat King Cole e viajou por mais de sessenta países.Tornei-me amigo de João Costa Neto, de Tony e de Gilvan, e durante o tempo em que morei no Rio de Janeiro mantive contato frequente com os três. O Trio Irakitan, se fosse natural de outro estado, já teria um museu em sua homenagem.
Com Núbia Lafayette, uma das maiores intérpretes românticas do Brasil, tive um contato rápido em 1985, durante um show que realizamos na cidade de Assu. Considerada cafona por muitos pseudo-intelectuais, quebrou um tabu, quando se apresentou no Teatro Alberto Maranhão lotado, há alguns anos, no projeto seis e meia. No fim da vida, foi homenageada por Elimar Santos, que a convidou para participar do seu DVD.
Carlos Alexandre, ex-padeiro quase analfabeto, foi o único cantor do Brasil que ganhou discos de ouro do primeiro ao último disco que gravou - na época em que não existia a pirataria - feito que nem Roberto Carlos conquistou. Fomos amigos, nos encontramos várias vezes em shows pelo Brasil afora e em programas de TV de Recife, Fortaleza, Rio e São Paulo . Eu mesmo fui testemunha do quanto ele era assediado, chegando ao ponto de precisar de proteção policial para não ser pisoteado por fãs enlouquecidas. A cada dia 30 de janeiro, aniversário da sua morte, muitas emissôras de rádio em vários estados do nordeste fazem justas homenagem a ele. Aqui, na sua terra natal, nessa data, o silêncio é sepucral.
Leno, foi o único representante do nosso estado na Jovem Guarda. Um dos poucos artistas nordestinos que fez parte de um dos movimentos musicais brasileiros mais importante do século XX. Foi parceiro de Raul Seixas, agora está morando em Natal, mas não recebe de sua cidade o tratamento que merece. Conheci-o há dois anos.Tem um DVD aprovado pela Lei Djalma Maranhão, mas simplesmente não consegue captar recursos para viabilizar a gravação.
Em Pernambuco, Alceu Valença é idolatrado, Reginaldo Rossi é chamado de "Rei" até pelos governantes e Cajú e Castanha, com quem já divivi o palco em circos na cidade de Recife, se tornaram ícones da cultura popular; no Ceará, Falcão, o cantor que sintetiza a cultura brega é garoto-propaganda do governo (e ganhando bem); também no Ceará, Cláudia Barroso, aos 83 anos, está em plena atividade, no Piauí, Franco Aguiar é idolatrado; no Pará Pinduca, o Rei do Carimbó não pára de fazer shows, em Sergipe Cremilda (aquela do "prenda o Tadeu") está sempre atuando; na Bahia... Bem, da Bahia não precisa nem falar.
E no Rio Grande do Norte? Aqui, dói dizer, nossos ídolos são esquecidos. Isto, para usar um termo suave, pois na verdade, eles são tratados com uma indiferença cruel. Para os que ainda vivem, "geladeira"; para os que já morreram, esquecimento.
De quem será a culpa?
De uma coisa tenho certeza: do público é que não é.

11 de jan de 2010

NOTAS & INFORMAÇÕES (Waldeck Som)

• Jorge Natan foi escolhido o Guarda Municipal Padrão em 2009. Divulgação ocorreu por ocasião da confraternização da GM último sábado no Clube UNISESP de Ceará-Mirim.

• Mais um ligeiro tremor de terra foi constatado em vários locais de Ceará-Mirim no início da tarde desta segunda-feira. Sinal dos Tempos?

• Na inauguração da “Budega Veia” sábado passado em Jacumã, aconteceu lançamento do mais recente CD do poeta popular Bob Mota. Evento contou com a presença do prefeito Antônio Peixoto.

• Padre Bianor Júnior confirma o retorno da “Adoração mensal ao Santíssimo Sacramento” na Igreja Matriz de Ceará-Mirim para o dia 1º de Março. O novo administrador paroquial concedeu entrevista no último sábado a Marcos Farias em seu programa semanal de Rádio na 87 FM.

* Monsenhor Rui Miranda teve alta hospitalar e já se encontra na Casa Paroquial. Aposentado, agora é pároco emérito de Ceará-Mirim.

• Proprietários de veículos que fazem propaganda volante em Ceará-Mirim já podem se dirigir à Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico para providenciar emissão do alvará de funcionamento e receber o selo ”Som Legal”.

• A 15ª edição da Feira Internacional de Artesanato (FIART) acontece entre os dias 22 e 31 deste mês no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, em Natal. O tema este ano é: “A arte do mundo na vitrine potiguar”.

• Palhaço Facilita está com o seu circo armado no bairro da Redinha em Natal. Uma das atrações mais recentes foi a cantora Gretchen.

H A B I T A Ç Ã O

O prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto-PR, quer zerar o déficit habitacional no município até o final do seu governo. Para tanto, está pedindo celeridade nas obras habitacionais e de infraestrutura em andamento no município. Depois de autorizar e visitar o início das obras de erradicação da Favela Baixa do Rato, no loteamento Vale do Amanhecer, na última quinta-feira 07/01, o prefeito visitou alguns locais beneficiados com os programas PSH Metropolitano em parceria com o Governo do Estado e PSH Municipal da Prefeitura de Ceará-Mirim.

FATOS MARCANTES NA HISTÓRIA


Em 11 de Janeiro de...

1962 - Inauguração do Concílio Vaticano II, que atualizou estruturas e doutrinas da Igreja Católica.

1985 - a cidade do Rio de Janeiro levou o Brasil inteiro à loucura. Iniciava o Rock in Rio, o maior festival de música já realizado em solo nacional. A festa terminou em 20 de janeiro, com 200 mil pessoas na Cidade do Rock, construída especialmente para o evento.


2001 - Um incêndio no estúdio de gravação do programa Xuxa Park deixa 26 feridos com queimaduras.

2003 - Morre Jorge Lafond, ator, transformista e comediante brasileiro que interpretou “Vera Verão” no humorístico “A Praça é Nossa”.

A R T I GO

A V A T A R

Por Marcelo Gleiser - professor de Física Teórica.
Publicado no jornal Folha de S. Paulo em 10-01-2010.

O tão comentado filme de James Cameron, "Avatar", explodiu nas telas terráqueas em dezembro. Parece que já arrecadou mais de US$ 1 bilhão, superando seus enormes custos (US$ 237 milhões na produção e mais US$ 150 milhões de marketing e promoção).
O que se poderia esperar do diretor de "Exterminador do Futuro", "Alien" e "Titanic"? Com certeza, muita ação e efeitos especiais. E uma história que não inspira muito. Pelo menos, essa era a minha expectativa antes de assistir ao filme.
Sem dúvida, ação e efeitos especiais não faltaram. As técnicas de computação gráfica são revolucionárias e iniciam uma nova fase na história da cinematografia. Mas me enganei na história. Extremamente oportuna e necessária, a criação de Cameron faz, de forma muito bela e eficiente, o que milhares de cientistas vêm tentando há anos: mostrar às pessoas os riscos da exploração desordenada das fontes de riqueza de um planeta.
O que se passa em Pandora, um planeta distante (aparentemente uma lua de um planeta gasoso), é uma metáfora para o que acontece aqui na Terra. Alguns podem até afirmar que é óbvia demais, quase trivialmente revivendo os antigos filmes de faroeste. A diferença é que, agora, os "mocinhos" são os malvados e os "índios" são os bonzinhos. Mas, às vezes, é necessário simplificar a mensagem para que seu conteúdo atinja o objetivo desejado. Kevin Costner fez o mesmo em "Dança com Lobos".
O filme é um dos mais belos que já vi. As árvores majestosas e seus "espíritos", uma representação da hipótese Gaia - segundo a qual a Terra como um todo é um ser vivo - são pura poesia visual. Um paraíso inspirado por visões de uma floresta tropical não tão diferente da nossa Amazônia.
O time corporativo, interessado em explorar a qualquer custo o minério que existe sob as vilas dos Na'Vis -os habitantes azuis de três metros de altura que vivem em completa união com a natureza - representa a cobiça das corporações multinacionais que invadem terras distantes para fazer o mesmo, pouco ligando para as tradições e costumes locais.
O filme me fez pensar nas indústrias farmacêuticas norte-americanas e europeias e seu interesse em extrair conhecimento e riqueza da medicina nativa e da biodiversidade da Amazônia e de outras florestas.
Seguindo a tradição das histórias de extraterrestres, o filme de Cameron usa sua existência como um espelho de nós mesmos, das nossas ações -ou, ao menos, das ações de potências expansionistas- contra os povos nativos. A mesma temática do encontro dos europeus com os nativos das Américas e da África.
A mensagem do filme é simples: se não controlarmos o ritmo em que estamos explorando as riquezas do nosso planeta, em breve não teremos mais o que explorar. Como o zinco, por exemplo, que deve se esgotar em torno de 2040. Outros metais têm o mesmo destino.
No filme, temos a opção de ir a outro planeta encontrar o que não temos aqui. O metal "unobtainium" (que significa "que não pode ser obtido") é uma óbvia metáfora para qualquer preciosidade rara por aqui.
A realidade, infelizmente, é que não temos esse tempo todo. E nem a opção de irmos a um outro planeta. Temos que resolver nossos problemas por aqui mesmo. E o mais rápido possível.
No filme, a natureza, a força vital que move Pandora, junta-se aos nativos e ajuda a derrotar o exército corporativo. Na Terra, estamos sozinhos nessa guerra contra nós mesmos. Como escrevi antes, somos nossos piores inimigos e nossa única esperança. A natureza não vai nos ajudar.

LÚCIA HELENA HOMENAGEADA

A escritora e poetisa cearamirinense LÚCIA HELENA PEREIRA foi a homenageada do mês no Espaço Cultural Canto do Mangue. Na oportunidade foi saudada por Joanilson de Paula Rego e teve sua poesia AS ROSAS DO AMOR afixada em banner/PVC no local (foto acima). Tendo como mestre de cerimônia e apresentador o dinâmico Jaécio Carlos, os integrantes do Celeiro da Música, da SPVA – Sociedade dos Poetas Vivos e Afins, vários cantores e poetas abrilhantaram a noite do sábado com excelente recital no aprazível recanto cultural das Rocas. Sorteio de brindes e coquetel completaram a festa. O blog parabeniza a conterrânea por mais esta homenagem recebida.

Lúcia com o organizador do Espaço Cultural Jaécio Carlos

Joanilson de Paula Rego saudando Lúcia Helena

Veja todos os detalhes do evento no Blog:
www.outraseoutras.blogspot.com