ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

29 de set de 2009

TALENTOS DA TERRA

CECÍLIA JULIANA
Célia Maria Nascimento da Silva, nasceu na Fazenda Divisão (Usina São Francisco – Ceará-Mirim/RN). É filha de Lourival Rodrigues do Nascimento e Maria Francisca da Silva do Nascimento. Atualmente reside com o esposo Francisco Canindé da Silva no Acampamento Santa Cecília, com os filhos Rogaciano, Francisca Maria e Vitória Mariana.
Iniciou seus estudos aos 34 anos, cursando Ensino Fundamental na Escola Municipal Adele de Oliveira, Ensino Fundamental II na Escola Municipal Dr. Júlio Senna, concluindo o Ensino Médio na Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo.
Sempre foi voltada para a arte literária. De 2005 a 2008, através d poesia prestou homenagens a pessoas ilustres que ocupavam cargos de grande responsabilidade em nosso país.
Seu primeiro livro, VETERANA SONHADORA foi publicado em 2008. Recentemente lançou SONHOS E RELATOS, onde conta desde sua origem até os dias atuais, sempre afirmando que todos os que lutam com amor vencem.
Assim a escritora, poetisa e também agricultora Célia Maria atua no mundo literário, assumindo seu pseudônimo de Cecília Juliana.



Alguns blogs de Ceará-Mirim noticiaram suposta apresentação da Banda de Música Tenente Djalma Ribeiro em recente Sessão da Câmara Municipal. O Maestro David enviou ao GRANDE CEARÁ-MIRIM a seguinte
NOTA:

Na sessão da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, dia 24/09/2009, na verdade o que “apareceu” não foi a velha e charmosa Banda de Música Tenente Djalma Ribeiro, e sim, alguns músicos que foram aprovados no último Concurso Público Municipal, que se juntaram aos demais aprovados em outras categorias, reivindicando a nomeação em suas respectivas funções. Como a ferramenta de trabalho do músico é o instrumento, eles acharam por bem, dele fazer uso.
Com relação ao desaparecimento dos instrumentos, eu não sei de onde nem de quem saiu essa informação descabida e absurda. Não estão perfeitos, mas dá para fazer uso, falta a aquisição de alguns, mesmo assim não impede que a banda funcione. Parte dos instrumentos estão guardados e outra parte continua na responsabilidade de cada músico efetivo da banda, pois eles precisam do instrumento para sua prática. Quero aproveitar a oportunidade para dizer a essas pessoas que espalham pela cidade que a culpa da banda não está funcionando é minha, que fiz minha parte e continuo fazendo: reivindicando.
Com relação a contratos, fui informado que, a situação financeira da Prefeitura no momento não permite realizar e, com menos de quinze músicos efetivos torna-se inviável apresentações.
A reativação da banda não depende de mim, sou apenas o maestro.

Ceará-Mirim, 29 de setembro de 2009
Manoel David de Souza
Maestro
NOTA DO BLOG:
Os instrumentos musicais doados ao Município e não encontrados pela atual Direção da Fundação Nilo Pereira estavam sob responsabilidade da desativada ESCOLA DE MÚSICA MÁRCIA PIRES.

23 de set de 2009

FEIRA LIVRE DE CEARÁ-MIRIM
TEM NOVO ATRATIVO

Desde o último sábado acontece a comercialização de artesanato durante a feira livre de Ceará-Mirim. Através da Fundação Nilo Pereira, um grupo de artesãos está instalado em barracas padronizadas no “Beco do Artesão”. Local está situado entre os mercados do Café e de Frutas e Verduras. O novo espaço será ampliado e em breve teremos uma programação cultural com apresentação de grupos regionais, violeiros, emboladores, etc. A seguir, registros fotográficos das barracas instaladas no local.






LANÇAMENTO
A escritora cearamirinense Célia Maria Nascimento da Silva estará lançando o livro SONHOS E RELATOS nesta quinta-feira dia 24/09 a partir das 16h00 no plenário da Câmara Municipal de Ceará-Mirim.

18 de set de 2009

ATIVADO O TELE-CENTRO DA
BIBLIOTECA MUNICIPAL
DR. JOSÉ PACHECO DANTAS


A Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas, de Ceará-Mirim/RN, ativou o seu Tele-Centro. A partir de agora, além do grande acervo de livros, revistas e outras publicações, o usuário poderá realizar pesquisas e consultas na internet gratuitamente. O Telecentro está instalado em moderna sala climatizada e dispõe de dez computadores. Funciona de 07h30 as 22h00 ininterruptamente.

16 de set de 2009

ENGENHO GUAPORÉ
PEDE SOCORRO
Casa Grande do Engenho Guaporé

A ação do tempo, pela falta de manutenção, e a constante invasão de vândalos ao interior da casa grande do Engenho Guaporé (patrimônio tombado) vem preocupando a atual direção da Fundação Nilo Pereira e Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Cultura e Lazer da Prefeitura de Ceará-Mirim. . A FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO, órgão responsável pela Cultura no Estado, se comprometeu através de um Termo de Ajustamento de Conduta, firmado através do Ministério Público, restaurar o prédio, obedecendo prazos legais para licitação, afirmando que no mais tardar neste mês de setembro as obras estariam iniciadas. Até o momento não há providências neste sentido.
Enquanto isso, o local vem sendo alvo de vandalismos, tendo sido destruídas com pedradas todas as vidraças. Portas e janelas arrombadas, tábuas arrancadas; há até indícios de realização no local de rituais da magia negra. A Fundação Nilo Pereira já registrou Boletim de Ocorrência junto a Polícia Militar e tenta implantar medidas de segurança. Espera-se que o acordado no Termo seja colocado em prática o mais breve possível pela Fundação José Augusto, único órgão autorizado a executar serviços para a preservação deste importante patrimônio histórico, onde deverá ser reinstalado o Museu Nilo Pereira.


Vidraças foram destruídas

Janelas arrancadas

Indícios de rituais da magia negra.



Boletim de Ocorrência na DP

13 de set de 2009

TALENTOS DA TERRA:
KALINE RIGNO

Parabéns pela data natalícia: 12 de Setembro
Kaline Bezerra de Oliveira, ou Kaline Rigno. Nascida em Ceará-Mirim aos 12/09/1985. Filha do casal Geraldo Araújo de Oliveira e Dona Cleonice Bezerra de Oliveira (in memorian). Desde cedo despertou seu talento para a música. Aos sete anos já se apresentava em shows com Geraldo e Banda, grupo organizado pelo seu pai. Posteriormente foi vocalista da Banda Ciclone. Mais adiante fez bastante sucesso na renomada “Rede de Balanço” em Fortaleza (CE).
No ano de 2002 resolveu tomar outro rumo. Passou a freqüentar a Igreja Adventista do 7º Dia, passando a dedicar-se as atividades evangélicas. Atualmente está preparando a gravação do seu primeiro CD Gospel, cujo título já está definido: “Obrigada, Pai!”. Paralelamente, exerce a função de recepcionista no Centro Administrativo da Prefeitura de Ceará-Mirim, onde tem um grande número de amigos. Por ocasião das comemorações de aniversários, Kaline costuma abrilhantar com sua voz entoando canções mensagens que a todos sensibiliza.
Atualmente: Recepcionista do Centro Administrativo
da Prefeitura de Ceará-Mirim.

Águas passadas: no Grupo REDE DE BALANÇO
Fortaleza - CE







9 de set de 2009

I FESTIVAL DE ATLETISMO DA INDEPENDÊNCIA
EM CEARÁ-MIRIM
Dentro das comemorações da Semana da Pátria em Ceará-Mirim, a Secretaria da Juventude, Esporte Cultura e Lazer, que tem a frente Lula do PCdoB, realizou na Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco o I FESTIVAL DE ATLETISMO DA INDEPENDÊNCIA. Evento foi bastante prestigiado, contou com participação de muitos alunos/atletas e seus familiares. O prefeito Antônio Marcos de Abreu Peixoto também marcou presença apoiando a iniciativa dos que fazem a Secretaria de Esportes. A seguir, registros fotográficos do Festival.



A disputa reuniu uma média de 60 estudantes atletas, e aconteceu de maneira acirrada em todas as categorias: Fraldinha, Pré-mirins, Mirins e Menores.
A Escola Municipal Gonçalo Teixeira do distrito de Lagoa Grande, obteve o melhor resultado na conquista de medalhas, somando a pontuação de 1.720, a 2ª colocada foi a Escola Virgílio Luis de Matas com 1.290 pontos, e a 3ª colocação foi conquista pelos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI.






Categorias disputadas, tanto no Masculino quanto no Feminino:

(07 a 10 anos), 50m e distância.

(11 e 12 anos), 75m rasos e saltos em distância.

(13 e 14 anos), 150, 200m distância.

(15 a 17), 200, 800,1.500m rasos, distância.

PREMIAÇÃO:

Do 1º ao 3º colocados - Medalhas Personalizadas.

Do 1º e 2º colocados - Troféu para as Escolas com maior número de pontos.

Resultado:
Categoria Fraldinha: Prova - 50m Rasos, Masculino - 1º Denílson Xavier de Souza (Escola Municipal Ary Alecrim - Pedregulho). Feminino - 1º Vanessa Lacerda Teixeira (Escola estadual Enéas Cavalcante).

Categoria Pré-mirim: Prova 75m Rasos Masculino - 1º Beckson Berg Rodrigues Santos e Feminino - 1º Edileide Fernandes da Silva (Escola Virgílio Luiz - Matas).

Categoria Mirim: Prova 100m Rasos Masculino - 1º Allan Keivison (PETI). Feminino - 1º Juliana Xavier Faustino (Escola Virgílio Luiz - Matas).Categoria Menores: Prova Única 200m Rasos Masculino - 1º Rodolfo Emanuel Militão (Escola Virgílio Luiz - Matas).

Prova Saltos em Distância - Categoria Mirim: Masculino: 1º Allan Keivison. Feminino: Manuely Henrique.

Categoria Menores: Masculino: 1º Eriberto do Nascimento de Lima (Escola Maria Ester – Massangana). Juliete Xavier Faustino ( Escola Estadual Ubaldo Bezerra).













3 de set de 2009

ACONTECENDO

Fundação Nilo Pereira marca presença na
III EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO
do Clube de Mães Eulália Borges da Costa.

Artista plástico IRAKEN, (Natal) em recente
visita à FUNDAÇÃO NILO PEREIRA.
Em breve o blog publica matéria
sobre este mestre da tapeçaria potiguar.

FUNDAÇÃO NILO PEREIRA presente na abertura da
SEMANA DA PÁTRIA.





31 de ago de 2009

CEARÁ-MIRIM PARTICIPA DA APRESENTAÇÃO
DO PLANO NACIONAL DE CULTURA
Ministro Juca Ferreira e Waldeck Araújo
Foi realizada no Teatro Alberto Maranhão em Natal nesta quarta-feira 26, mais uma etapa da construção do projeto de lei (PL 6.835/2006) que estabelece o Plano Nacional de Cultura (PNC). Pela manhã o representante da FUNCARTE Francisco Chaves ministrou oficina para gestores culturais sobre a participação nos Editais. À tarde, nos jardins do Teatro, foi realizada uma feira de produtos e grupos culturais, com apresentações artísticas. As 19h00, já com a presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira aconteceu ato político quando foi apresentado o projeto final do Plano pela relatora, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), Além do Ministro, estiveram presentes a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, Secretário de Cultura de João Pessoa Chico César e outras autoridades. Waldeck Araújo e Edvaldo Morais – da Fundação Nilo Pereira - representaram a Secretaria de Juventude, Esportes, Cultura e Lazer de Ceará-Mirim. O Plano Nacional de Cultura tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo para a proteção e promoção da diversidade cultural brasileira . Diversidade que se expressa em práticas, serviços e bens artísticos e culturais determinantes para o exercício da cidadania, a expressão simbólica e o desenvolvimento socioeconômico do País. O objeto deste PROGRAMA DE MICROPROJETOS é o financiamento não reembolsável de microprojetos culturais na Região do Semiárido Brasileiro e tem como objetivo fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. No sentido de promover a diversidade cultural, os projetos financiados deverão ter, como protagonistas ou beneficiários, jovens de 17 a 29 anos residentes, em regiões e Municípios do Semiárido. Inicialmente, Natal e as cidades que compõe a região metropolitana, não participam dos Editais. Outras informações no site: www.cultura.gov.br/pnc
Mesa dos trabalhos no Teatro Alberto Maranhão

Apresentações Culturais

Governadora Wilma de Faria e Waldeck




23 de ago de 2009

TRIBUTO A RAUL SEIXAS
É SUCESSO
Parabenizamos Erivan Lima pela realização do vigésimo Tributo a Raul Seixas. Evento levou multidão de fãs ao Centro Esportivo e Cultural na tarde/noite do último sábado. A seguir, registros fotográficos do evento. Fotos cedidas.

Erivan Lima

Banda Dr. Paxeco (Natal)

Gincarlo e OS GROGS (Natal)


MÉRCIO e Banda Sociedade da Grã-Ordem Cavernista

Banda MOBY DICK(Natal)

BANDA KDA-2 (CEARÁ-MIRIM)


Prefeito Antônio Peixoto prestigiou o Tributo

Washington e Eliel (a esquerda) participam desde o 1º Tributo


22 de ago de 2009

CEARÁ-MIRIM É CONTEMPLADO COM PRÊMIO

DO PATRIMÔNIO VIVO DO ESTADO

(Gibson Machado)

Gibson Machado e Mestre Tião Oleiro

O Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte publicou resultado do PREMIO DO REGISTRO DO PATRIMÔNIO VIVO DO RIO GRANDE DO NORTE – RPV, contemplando MESTRE TIÃO OLEIRO DOS CONGOS DE GUERRA e o GRUPO FOLCLÓRICO CABOCOLINHOS. Essa seleção do prêmio garantirá recurso para que o mestre Tião Oleiro possa sobreviver da cultura popular e é o reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação à cultura brasileira. Da mesma forma o grupo Cabocolinhos poderá com o recurso financeiro recebido continuar prestando o serviço a cultura de nosso país, garantindo seu fortalecimento e sua preservação através dos ensinamentos do Mestre Birico às novas gerações de brincantes. Esse foi o primeiro passo de uma caminhada em busca da valorização de nossos bens culturais, sejam eles materiais ou imateriais. É a prova que se juntarmos nossas forças ficaremos fortes e poderemos lutar para conquistar novos horizontes, sem precisar de submissão, humilhação, constrangimentos, etc. Vamos à Luta!!!

Gibson Machado Alves


Diário Oficial

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTOPROCESSO Nº 115229/2009-3

OBJETO: RESULTADO DO PREMIO DO REGISTRO DA PRIMONIO VIVO DO RIO GRANDE DO NORTE-RPVA

Comissão Julgadora do CONCURSO DE REGISTRO DO PATRIMÕNIO VIVO” , nos termos da Lei Federal nº. 8.666/93 e de acordo com os dispositivos deste Edital, nomeada pelo presidente da Fundação José Augusto, Joaquim Crispiniano Neto, através da portaria de nº. 444/08, de 26/09/2008, publicada no Diário Oficial do Estado em 27/09/08, torna público, a quem possa interessar que os vencedores foram:

07 - PESSOAS NATURAIS:

1 – LUIZ DE OLIVEIRA CAMPOS , VIOLEIRO “LUIZ CAMPOS” , 70 ANOS– MOSSORÓ-RN;

2 – JOÃO GRIGÓRIO DA ROCHA, ESCULTOR POPULAR – “GRIGÓRIO SANTEIRO” – 69 ANOS – TANGARÁ-RN;

3 – JOÃO GOMES SOBRINHO, POETA CORDELISTA “ XEXEU” – 71 ANOS , SANTO ANTONIO-RN;

4 - JOÃO VIANA DA SILVA , MAMULENGUEIRO , “JOÃO VIANA” , 79 ANOS , SÃO JOSÉ DE CAMPESTRE-RN;

5 – ANTONIO RODRIGUES DA SILVA, MESTRE DE BOI- DE-REIS “ANTONIO DA LADEIRA” 85 ANOS – SANTA CRUZ-RN;

6 - ANTONIO VIEIRA DA SILVA , MESTRE DE BOI DE REIS E MAMULENGUEIRO, “ANTONIO DO PAPARÁ”, 68 ANOS – MACAIBA-RN e

7 – SEBASTIÃO JOÃO DA ROCHA , MESTRE DOS CONGOS DE GUERRA–, “TIÃO OLEIRO” , 95 ANOS - CEARÁ-MIRIM-RN.

03 - PESSOAS JURIDICAS DE DIREITO PRIVADO:

1 – GRUPO FANDANGO DE CANGUARETAMA – 150 ANOS DE ATUAÇÃO.

2 - GRUPO FOLCLÓRICO CABOCOLINHOS DE CEARÁ-MIRIM – 80 ANOS DE ATUAÇÃO

3 – GRUPO CHEGANÇA DE BARRA DE CUNHAU – MAIS DE 30 ANOS DE ATIVIDADES FOLCLÓRICAS;

Considerando o prazo recursal, o processo encontra-se com vistas aos interessados para requererem o que couber, na forma da lei.

Natal, 21 de agosto de 2009

Joaquim Crispiniano Neto

Presidente da Comissão

21 de ago de 2009

ACONTECENDO
Joana Darc, Odejaime e Waldeck
1a. SEMANA DE ARTE POPULAR
A Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas realiza até esta sexta-feira (21/08), em comemoração ao Dia do Folclore, sua I Semana de Arte Popular. Várias escolas das redes pública e particular estão enviando turmas para visitação da exposição sobre as manifestações folclóricas e participação em oficinas de arte.
* * *
Edvaldo, Rozangela e Waldeck
ANIVERSARIANTE DA SEMANA
A Coordenadora Administrativa da Fundação Nilo Pereira ROZANGELA SÁ fez aniversário natalício esta semana e foi bastante cumprimentada pelos colegas de trabalho.
* * *

Rozangela, Dr. Pedro Avelino e Waldeck
DR. PEDRO E A GENEALOGIA
O Procurador Geral do Município, Dr. Pedro Avelino em recente evento conversa com Waldeck e Rozangela. Além das atribuições profissionais , ele estuda a Genealogia: o conhecimento da origem da família, sua ligação a uma tradição, a uma cultura, a uma religião. Esse conhecimento é parte fundamental da estrutura de identidade do Eu e requisito fundamental também para a autenticidade e maturidade da personalidade de cada um.