ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

29 de jan de 2010

NOITE DE FESTA PARA O "LITORAL NOTÍCIAS"

Para comemorar o nono aniversário do Jornal LITORAL NOTÍCIAS, o diretor geral do Sistema Litoral de Comunicação, jornalista Iran Costa, reuniu grande número de amigos, leitores e colaboradores para uma noite de confraternização. Evento aconteceu na aprazível praia de Maracajaú, mais precisamente no Restaurante Caçuá, local agradável e cheio de atrativos. Ótima receptividade, bate-papos, reencontros, exposição, barman e música de qualidade com Didé Rodrigues e Grupo de Chorinho Odeon (ambos de Ceará-Mirim), completaram a festa que se prolongou noite adentro. O blog formula mais uma vez sinceros votos de parabéns a Iran e toda equipe do Litoral Notícias pelos 9 anos de circulação. A seguir, flashes fotográficos da grande noite de 28/01. (Edvaldo Morais)







FATOS MARCANTES NA HISTÓRIA

Em 29 de Janeiro de...

1947 – Nasce em São Paulo, capital, Jerry Adrianni. O cantor foi o responsável pela ida de Raul Seixas para o Rio de Janeiro, de quem se tornou grande amigo ainda em Salvador. "Raulzito e os Panteras", como eram conhecidos, formavam a banda de apoio que tocou com JERRY ADRIANI durante 3 anos. Jerry Adrianni também foi um dos ídolos da Jovem Guarda.

Jerry Adrianni


1959 - Estréia nos cinemas o longa-metragem “A Bela Adormecida”, clássico dos desenhos animados, produzido pelos estúdios Walt Disney.

1960 - O Presidente Juscelino Kubitschek recebe Dwight Eisenhower, presidente dos Estados Unidos, em Brasília. A visita do líder norte-americano foi um dos pontos marcantes de seu governo.

1981 - O piloto Émerson Fitipaldi, campeão mundial de Fórmula 1, anuncia que vai abandonar as pistas. Mas acaba mudando de modalidade e indo para a Fórmula Indy.

1999 - O quadro de Velázquez Santa Rufina é adquirido por um colecionador anônimo por quase 2 milhões de dólares em Nova York.

28 de jan de 2010

SÓ LEMBRANÇAS

M O N Ó C U L O S
Monóculos - pecinhas de plástico coloridas muito utilizadas antigamente. Dentro do monóculo colocavam-se fotos que eram visualizadas através de uma pequena lente de aumento.

As crianças e muitos jovens de hoje desconhecem o monóculo.

FATOS MARCANTES NA HISTÓRIA

Em 28 de Janeiro de...
1887 - inicia-se a construção da Torre Eiffel, símbolo de Paris, projetada por Gustave Eiffel, com a colocação da pedra fundamental. Inaugurada em 1889 como a máxima atração da Exposição Universal de Paris, a Torre era então a construção mais alta do mundo, com seus 300 metros de altura.

1956 - Elvis Presley, o rei do rock and roll, aparece na televisão pela primeira vez no show "Os Irmãos Dorsey". Elvis cantou duas músicas: Blue Suede Shoes e Heartbreak Hotel.

1985 - A coalizão de músicos USA for Africa, liderada por Harry Belafonte, Kenny Rogers, Michael Jackson e Lionel Richie, grava a canção We are the world, para arrecadar fundos destinados às vitimas da fome na África.

Astros da música internacional gravam "We are the world"


1986 - A espaçonave Challenger explodiu 73 segundos após ter sido lançada. O acidente matou seis astronautas e a professora Christa McAuliffe, primeira civil a participar de um programa espacial.

EM PORTO ALEGRE - RS:

O Fórum Social Mundial é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais. Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.

O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial. O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização.

27 de jan de 2010

LÚCIA HELENA RECEBE HOMENAGEM DE ALÉM-MAR

Carlos Morais e Lúcia Helena

Transcrevemos na íntegra o tributo/homenagem à escritora e poetisa cearamirinense Lúcia Helena Pereira, merecidamente postado pelo lusitano Carlos Morais em seu blog:
www.culturaeafectoslusofonos.blogspot.com

CICLO TRIBUTO
AOS POETAS LUSÓFONOS
TRIBUTO DE HOMENAGEM - LÚCIA HELENA PEREIRA
Natal, RN - Brasil : Poetisa das Flores

Este nosso Blog – Revista Culturas e Afetos Lusófonos “estende a sua capa”
(como fazem os estudantes da Universidade de Coimbra, numa antiga
tradição para que pelas suas capas, estendidas no chão, passem os
ilustres), para celebrar neste "Ciclo Tributo aos poetas
Lusófonos", a nossa Homenagem à poetisa potiguar
Lúcia Helena Pereira, de quem começamos por fazer uma
brevíssima síntese de apresentação.

Escritora, historiadora, poeta e divulgadora Cultural;
Membro da Academia Feminina de Letrasdo RN;
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do RN;
Primeira presidente regional (RN) e nacional da AJEB; (Associação
de Jornalistas e Escritoras do Brasil);
Membro da UBE – União Brasileira de Escritores;
Presidente da casa do Poeta Brasileiro, em Natal (204/206);
Cônsul (Ceará Mirim) do Mov. Intern. Poetas Del Mundo.
Na poesia de Lúcia Helena Pereira, percebemos a alma de uma poetisa de grande sensibilidade lírica, que se espraia em ondas de emoções e sentimentos à flor da pele. Por vezes, o seu romantismo remete-nos para a tradição dos sonetos muito apreciados na lírica romântica do século vinte, na linha de um romantismo que não desiste de cantar o amor bem explícito e confesso, esse amor que, sendo eterno, não pode ser esquecido pela poesia, como o relembrava magistralmente a grande porta-bandeira do romantismo português, Florbela Espanca.
Como Florbela, Lúcia Helena ousa levantar seu estro amoroso, sem medo de afrontar aqueles que, incapazes de confessarem o seu íntimo sentimentalismo, vão secando a lírica poética, calando a voz do coração, alinhando em mal copiados pós-modernismos de jogos exdrúxulos de palavras hiperbólicas, metaforicamente exagerados e, muitas vezes, vazios de consistência de ideias e emoções, longínquos do papel da poesia, só para estarem nos modismos, mas estilísticamente sem a genuína beleza que só os grandes poetas percussores teem o gênio de conseguir.

Na verdade, hoje em dia, prolifera uma certa poesia pretensamente pós-modernista, que fazendo uso de linguagem estranha e indecifrável, fechada, às vezes sem nexo, outras vezes hiper-minimalista, ignora que a poesia tem de chegar ao coração e às mentes dos leitores, identificar-se com a alma humana nas suas fragilidades e nas suas grandezas, tocar quer na superfície das suas emoções, quer nas profundezas das suas almas, sensibilizar-nos no que é eterno e belo, como o amor, ou mesmo no que é transitório e quotidiano, mas nestes casos deve, ou engajar cívicamente a poesia, ou atrair com as suas líricas jocosas, ou empolgar e fazer sonhar com o anúncio do futuro, iluminando-o.
Se a poesia não conseguir iluminar o coração dos leitores, tocando-os com alegria, tristeza, nostalgia, arrependimento, amor, ternura, revolta, reflexão, humor, brejeirice , ou com expressão visionária, então é porque se perdeu, vagueia no escuro e não encontrou o seu próprio e natural caminho lustral.
Mas a poetisa Lúcia Helena, como digna Cônsul dos Poetas Del Mundo,
ergue com frequência o seu estro poético, tanto para cantar o amor
e os afetos, como para clamar pela defesa da mãe natureza, levantando
o poema à condição de versos cívicos que reclamam contra as ofensas e
agressões às belezas naturais. E não esquece as flores, as rosas, os
símbolos da amizade, dos afetos, enfeitando os seus versos de nostalgias
“da infância distante”, correndo pelas paisagens bucólicas dos canaviais, plantando os seus poemas nesse jardim lírico onde mora a poesia de
Lúcia Helena Pereira, A Poetisa das Flores.

QUE A LIRA DE LÚCIA HELENA CONTINUE TANGENDO SEUS CANTOS POÉTICOS, ECO PROFUNDO DAS LONQÍNQUAS VOZES SEMPRE EMBALADAS PELO INABALÁVEL ENAMORAMENTO QUE NÃO TEM TEMPO, NEM LUGAR, NEM MEDIDA, PORQUE É SEMPRE CONSTANTE, EMOCIONAL E IMORREDOIRO.
http://www.culturaseafectoslusofonos.blogspot.com/
CULTURAS E AFETOS LUSÓFONOS
QUINTA-FEIRA, 21 DE JANEIRO DE 2010

FATOS MARCANTES NA HISTÓRIA

Em 27 de Janeiro de...
1926 - o cientista escocês John Baird apresenta, para a Instituição Royal de Londres, um aparato chamado televisão, capaz de transmitir imagens a distância, pela ação de raios catódicos. Logo após, assinou contrato com a BBC para transmissões experimentais.



1955 - Primeira transmissão do Festival de San Remo pela televisão.

1968 - A banda Bee Gees faz seu primeiro show nos Estados Unidos.

1984 - Durante filmagens para um comercial da Pepsi-Cola, o cantor Michael Jackson sofre um acidente e seu cabelo pega fogo. Michael foi hospitalizado por vários dias e recebeu mensagens de apoio de seus fãs do mundo inteiro.

26 de jan de 2010

O PRODETUR E A GESTÃO DO TURISMO EM CEARÁ-MIRIM

Representantes do Prodetur e da Start consultoria Técnica, estiveram em Ceará-Mirim nesta terça-feira, 26, para dar continuidade ao Programa de Fortalecimento da Gestão Municipal do Turismo, do Patrimônio Natural e Cultural, do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR).
A oficina foi desenvolvida em dois momentos, um deles, envolvendo o setor público municipal capitaneado pela Secretaria Municipal do Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, e demais secretarias e auxiliares do governo. Num segundo momento, envolvendo representantes da atividade turística do município da iniciativa privada, ambas com duração em média de uma hora e meia.
De acordo com Fausto Medeiros, técnico do Prodetur, o Pólo Costa das Dunas é comporto por 16 municípios, e por ter recebido investimentos do Prodetur I, o município de Ceará-Mirim, a exemplo de Extremoz, Tibau do Sul e Nísia Floresta, foi convidado pelo Prodetur como município piloto para participar do Programa de Fortalecimento Municipal do Turismo, do Patrimônio Natural e Cultural.
Segundo ele, pelo contrato celebrado entre o Governo do Estado e os Municípios, existe uma cláusula pré-contratual que obriga os municípios a realizarem esse plano de gestão para poderem receber verbas para a implementação de infraestrutura, e para isso, há a necessidade de capacitar o município com o objetivo de gerir melhor os recursos na parte ambiental, turismo e patrimônio histórico.
A Oficina foi realizada no auditório da Estação Cultutal Prefeito Roberto Varela durante toda a manhã desta terça-feira e contou também com a presença do prefeito Antônio Peixoto, que destacou a importância da presença de Ceará-Mirim no programa do Prodetur. “Isso é de suma importância para o nosso município, porque assim como eu, vocês também conhecem as potencialidades que Ceará-Mirim em relação ao setor turístico, da cultura e do natural. Portanto, uma oficina como esta é sempre bem vinda, por deixar Ceará-Mirim numa situação privilegiada”, frisou o prefeito.
O prefeito também ressaltou que desde o início da sua gestão tem lutado para dinamizar o turismo do município, e que vai continuar buscando meios e recursos para dinamizar o setor. “Nós sabemos que a redenção do nosso município não é apenas o turismo de sol e mar, mas principalmente a nossa cultura, os costumes, o natural, o meio ambiente, enfim, o turismo que nós temos e podemos explorar”, ressalta o prefeito de Ceará-Mirim.
Amanda Posenatto, técnica da Start Consultoria, empresa que ganhou a licitação para desenvolver o Programa do Prodetur no Rio Grande do Norte, disse que o principal objetivo da oficina é detectar os pontos da gestão na área turística que precisam ser melhorados e em que aspectos a empresa pode ajudar.
De acordo com Amanda Posenatto, após a oficina e a coleta de todos os dados, eles serão analisados visando a elaboração do diagnóstico estratégico e Plano de Ação.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ceará-Mirim

FATOS MARCANTES NA HISTÓRIA

Em 26 de janeiro de...

1970 - O presidente Emílio Garrastazu Médici inaugura, em sua primeira visita a São Paulo, a praça Roosevelt e o estádio de futebol do Morumbi.

1987 - A Coca-Cola recebe o título de refrigerante número um nos Estados Unidos. Isso dá início à "guerra publicitária" entra a empresa e a Pepsi na disputa pelo mercado dos refrigerantes tipo cola.


1988 - O musical britânico O Fantasma da Ópera de Andrew Lloyd Webber estréia na Broadway. Mesmo antes da estréia nos Estados Unidos, o show já havia vendido US$ 12 milhões em ingressos.

1998 - O presidente americano Bill Clinton nega, pela última vez, ter mantido relações sexuais com a estagiária Monica Lewisky.

25 de jan de 2010

ARTESÃOS DE CEARÁ-MIRIM ESTÃO NA FIART

Com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer e Fundação Nilo Pereira, cearamirinenses fazem sucesso na FIART. O stand do município está sendo bem visitado e os 11 artesãos estão bastante animados com as vendas de produtos nas diversas tipologias. Evento, que começou na última sexta-feira, terá solenidade de abertura oficial nesta segunda as 18h00 com a presença da Governadora Vilma de Faria e diversas autoridades, dentre elas, o prefeito de Ceará-Mirim Antônio Marcos de Abreu Peixoto.

Stand de Ceará-Mirim na FIART 2010:
AVANICE
CLUBE DE MÃES EULÁLIA BORGES
ANA PEREIRA
ASSOCIAÇÃO DAS MULHERES - PEDREGULHO
CLEÓPATRA
FÁTIMA POMPEU
FRANCISCA MARIANO
GUARACI GABRIEL
MARIA BARROS
MARIA DA PENHA
SANTANA (Representando Ceará-Mirim
no stand dos Mestres)

FATOS MARCANTES NA HISTÓRIA

Em 25 de Janeiro de...
1554 - Fundação da cidade de São Paulo.
1947 - Morre o mafioso americano Al Capone, que acabou preso por sonegação de imposto de renda e não pelos crimes cometidos na Máfia.
1984 - Ocorre uma das maiores festas da democracia brasileira. A população foi para as ruas pedindo eleições diretas para presidente da República através de gigantescas concentrações, a maior delas na Praça da Sé em São Paulo. Maluf e Tancredo seriam os futuros candidatos.

1990 - Morre Ava Gardner, atriz norte-americana.

2006 - Publicação da primeira encíclica do Papa Bento XVI, Deus Caritas Est.
2007 - Vendida a tela do famoso pintor Rembrandt "Santiago em Oração" por vinte e cinco milhões e oiticentos mil dólares num leilão em Nova Iorque.

ANIVERSARIANTES DE HOJE

Em Ceará-Mirim, fazem aniversário natalício nesta Segunda-Feira:

Comerciante JÚNIOR VENÂNCIO
Radialista SANDRO CARLOS (87 FM)
Secretário Municipal de Urbanismo LUIZ AVELINO

Parabéns do Blog.

22 de jan de 2010

CONFERÊNCIA DO MUNICÍPIO ELEGE DELEGADOS

Realizada com pleno êxito a II Conferência das Cidades em Ceará-Mirim. Na solenidade de abertura, foi composta a mesa, com a presença do Prefeito Antônio Peixoto, Vice-Prefeito Luiz Antônio, a presidente da Conferência Sra. Rozângela Sá, Vereador Franklin Marinho Júnior, representando a Câmara Municipal, Padre Bianor Júnior, Administrador Paroquial, José Alexandre, representando os Movimentos populares e George Câmara representante da Frente Nacional de Vereadores Pela Reforma Urbana. Secretários municipais e vereadores também marcaram presença na tribuna. Em seguida foi executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música Municipal Tenente Djalma Ribeiro, sob a regência do Maestro Manoel David de Souza. No período da manhã os quatro eixos temáticos da Conferência foram expostos pelo vereador natalense George Luiz Rocha da Câmara. Ao meio dia foi servido um almoço a todos os presentes, enquanto o Grupo Sal da Terra (Luciano & Douglas) apresentavam show de MPB. À tarde, quatro grupos debateram os eixos temáticos e apresentaram em plenária as propostas discutidas, sendo oito aprovadas para o relatório final da Conferência. Na sequência aconteceu a eleição de sete Delegados e suplentes para a Conferência Estadual a ser realizada em Natal no próximo mês. Foram eleitos: pelos Gestores Públicos (Poder Executivo): Manoel Eustáquio de Barros, Luiz de Oliveira Fernandes, Rozângela Maria Silva de Sá; sendo suplente o Sr. Wilson Rodrigues Freire. Delegados eleitos pelos Movimentos Sociais e Populares: José Alexandre dos Santos Silva, Aretusa Kaline Silva de Oliveira; suplentes: Carlos Eduardo Félix da Silva e Maria das Graças Silva de Melo. Pelas ONGs.: Francisco dos Navegantes Silvino Nicácio. Suplente: Ana Cristina Galdino de Souza Cavalcanti. Entidade Sindical: Arnaldo Vital da Silva. A Conferência foi concluída as 17h30 com apresentações culturais e leitura da ata. Cento e trinta e oito participantes, dos diversos segmentos da sociedade civil organizada, assinaram o livro de presença.
(Fotos: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Ceará-Mirim)

FATOS MARCANTES NA HISTÓRIA

Em 22 de Janeiro de...
1926 - Ramon Franco decola da Espanha num avião batizado de Plus Ultra rumo à Buenos Aires, onde chega em 10 de fevereiro, após 7 etapas. Os 10.270 km foram transpostos em 60 horas de vôo. O hidroavião encontra-se no museu da cidade de Lujan.
1970 - Instituída a Loteria Esportiva no Brasil, que premiava quem acertasse o resultado de 13 jogos de futebol.
1983 - Estréia nos cinema E.T., o extraterrestre, um dos maiores sucessos de bilheterias no mundo inteiro.
1994 - O mundo artístico perde Telly Savalas, ator norte-americano que ficou famoso no seriado de Tv KOJAK, que estreou em 1973.

Também nesta data em 1977, morre aos 41 anos de idade Maysa Matarazzo, cantora e compositora. Estrela da Bossa Nova, expandiu referências musicais. Excursionou pelo país ao lado do pianista Pedrinho Mattar, lotando casas de espetáculos como a Urso Branco , São Paulo.
Estilo de Mayza: Suas composições e as canções foram escolhidas de maneira a formar um repertório sob medida para o seu timbre, que não era o de uma voz vulgar -- pelo contrário, possuía um viés melancólico e triste, que se tornou emblemática do gênero fossa ou samba-canção. Ao lado de Maysa, destacam-se Nora Ney, Ângela Maria e Dolores Duran. O gênero, comparado ao bolero, pela exaltação do tema amor-romântico ou pelo sofrimento de um amor não realizado, foi chamado também de dor-de-cotovelo. Entre suas interpretrações célebres estão: Felicidade Infeliz (Maysa), Solidão (Antônio Bruno), Bom dia, Tristeza (Adoniran Barbosa/ Vinicius de Moraes), Tristeza (Haroldo Lobo/ Niltinho), Ne Me Quitte Pas (Jacques Brel) e Bloco da Solidão (Jair Amorim/ Evaldo Gouveia). Também foram consagradas: Adeus, Agonia, Dindi, Eu sei que vou te amar, Marcada, Meu mundo caiu, Não vou querer, Ouça, Resposta, Rindo de mim, Tarde triste, O barquinho.
Contemporânea da compositora e cantora Dolores Duran, Maysa compôs 26 canções, numa época em que havia poucas mulheres nessa atividade. Todas foram gravadas em Maysa por ela mesma, que alcançou grande sucesso. Maysa interpretava de maneira muito singular, personalista, com toda a voz, sentimento e expressão. Um canto gutural, ensejando momentos de solidão e de grande expressão afetiva. Um dos momentos antológicos desta caracterização dramática foi a apresentação, em 1974, de Chão de Estrelas (Silvio Caldas e Orestes Barbosa), e de Ne Me Quitte Pas (10 de junho de 1976), tendo sido apresentadas em duas edições do programa Fantástico da Rede Globo. Esse estilo Maysa exerceu influência nas gerações seguintes, com grande ascendência nas obras de Simone, Cazuza, Leila Pinheiro, Fafá de Belém, Ângela Rô Rô, entre outros. Sua morte se deu em um trágico acidente automobilístico na Ponte Rio-Niterói encerrando o brilho da estrela, que foi um dos grandes nomes da música brasileira.A carreira da cantora foi retratada na minissérie Maysa - Quando Fala o Coração, exibida pela Rede Globo em 9 capítulos, do dia 05 ao dia 16 de janeiro de 2009. A série é de autoria de Manoel Carlos, protagonizada pela estreante atriz Larissa Maciel e dirigida por Jayme Monjardim, filho da cantora.
MAYZA

21 de jan de 2010

21 DE JANEIRO: CONFERÊNCIA DAS CIDADES EM CEARÁ-MIRIM


Transformar Ceará-Mirim em uma cidade urbanamente viável, melhorando as condições de vida da população. Com esta proposta, a Prefeitura promove nesta quinta-feira, 21, a 2ª Conferência da Cidade. Coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, o evento será aberto às 8 horas com a participação do prefeito Antônio Peixoto e prosseguirá até às 18 horas, no auditório da Estação Cultural Prefeito Roberto Varela.
A secretária municipal de Administração e Planejamento Rozângela Sá, presidente da Conferência, considera necessária e de extrema importância a participação da população na conferência, dentro de um debate democrático sugerido pelo Poder Público Municipal, envolvendo vários segmentos da sociedade. A secretária fez a convocação à população em entrevista concedida à rádio 87 FM, de Ceará-Mirim.
A Conferência tem como lema “Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática Participativa e Controle Social” e como tema "Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano". No evento, a atual administração municipal pretende apresentar suas propostas administrativas e ouvir as urgências e necessidades dos cidadãos.
“A preocupação do prefeito Antônio Peixoto, é de construir o perfil do município baseado nas sugestões da população, diagnosticando a atual realidade do município”, frisou Rozângela, acrescentando que as necessidades que não forem possíveis realizar com recursos próprios, a administração pretende buscar alternativas para viabilizá-las, na intenção de preparar a cidade para o futuro.
No cronograma estão previstas a realização de quatro palestras no horário da manhã. A primeira será ministrada pelo vereador George Câmara, de Natal, e trata da Urbanização Sustentável da Região Metropolitana e da Urbanização do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. A segunda será conduzida por um representante da Caixa Econômica Federal, agência local, e abordará as Obras de encaminhamento do PAC, como o Programa “Minha Casa, Minha Vida”, e a duplicação da BR 406. A terceira palestra abordará a reformulação do Plano Diretor do município e ficará a cargo da secretária municipal de Infraestrutura, Obras e Projetos Especiais, Lizélia Maria que também abordará o quarto tema, a Relação entre os Programas Governamentais.
Após o intervalo do almoço que será servido no próprio local, o período da tarde será reservado à formação dos grupos que identificarão as principais necessidades e dificuldades enfrentadas pela população, nas mais diversas áreas, sendo discutidas por todos os participantes em seguida.
Um dos objetivos do evento é tirar as proposições do município de Ceará-Mirim e também eleger os delegados que representarão o município na Conferência estadual prevista para acontecer até o final de fevereiro. Se escolhido para compor a delegação do Rio Grande do Norte, o representante cearamirinense irá participar da Conferência Nacional a ser realizada em maio deste ano, em Brasília (DF).
A inscrição da conferência é gratuita, poderá ser realizada no local, a partir das 8h da manhã, e a prefeitura disponibilizará ônibus ao final do evento, para conduzir os participantes vindos das comunidades rurais.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Ceará-Mirim

20 de jan de 2010

R E G I S T R O

A recepcionista do Centro Administrativo da Prefeitura de Ceará-Mirim, Kaline Rigno, recentemente contraiu matrimônio com Evanildo Costa Soares, na cidade de Santa Cruz/RN. Após a merecida licença, Kaline já retornou à suas atividades no trabalho e recebe cumprimentos do Blog pelo enlace matrimonial. A seguir, flashes fotográficos do evento.

KALINE E EVANILDO

PARABÉNS AOS RECÉM-CASADOS!

SÓ LEMBRANÇAS - CINEMA (Anos 80)*

Nos anos 80, por ocasião das exibições de filmes nas salas de cinema, as fitas eram precedidas obrigatoriamente do Certificado expedido pelo Departamento de Polícia Federal – Divisão de Censura de Diversões Públicas. Na imagem a seguir, o Certificado do filme “Dona Flor e seus dois maridos” (1982).



Outra recordação interessante: as fitas da Condor Filmes eram precedidas de uma abertura onde o condor, símbolo da empresa, aparecia pousado em cima de uma montanha. Logo os espectadores mais gaiatos começavam a gritar juntos: “Xô, xô...” E a ave começava a voar até se transformar na palavra “apresenta” (Sequência abaixo):

*Pesquisa do Blog.

FATOS MARCANTES NA HISTÓRIA

Em 20 de Janeiro de...

1890 - O Hino Nacional brasileiro, composto por Francisco Manuel da Silva, é oficializado.

1951 - A TV Tupi do Rio de Janeiro é inaugurada.

1969 - Richard Nixon assume a presidência dos Estados Unidos.

1983 – Morre Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha. Ele jogou 60 partidas pela seleção brasileira. Estreou em 1955 contra o Chile no Maracanã. Com Garrincha, o Brasil conseguiu 52 vitórias e 7 empates. Com Mané e Pelé juntos, o Brasil nunca perdeu.

1984 – Morre aos 80 anos de idade Johnny Weissmuller, ator americano, considerado o mais famoso Tarzan do cinema. Uma característica marcante era o seu potente grito nas selvas.



1991 - Segundo dia de apresentações do Rock in Rio II. Shows de Faith no More, Titãs e o Lendário Guns N' Roses.

1993 - Audrey Hepburn, uma das mais premiadas e amadas atrizes cinematográficas, morre na Suíça aos 63 anos de idade.

1996 - Data em que supostamente teria acontecido um acidente envolvendo um OVNI na cidade de Varginha, Minas Gerais, tendo sido morto e capturado um ser extraterrestre, no caso do ET de Varginha.

2002 - O prefeito de Santo André, Celso Daniel é encontrado morto pela polícia militar de Juquitiba, em São Paulo. Ele havia sido seqüestrado dois dias antes, no momento em que saía de um restaurante de São Paulo, onde havia jantado com um amigo.

CEARÁ-MIRIM NA FIART 2010

O melhor do artesanato de Ceará-Mirim estará exposto de 22 a 31 deste mês de janeiro no Centro de Convenções de Natal, durante a 15ª Feira Internacional de Artesanato-FIART, promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

As produções dos artesãos de Ceará-Mirim, que serão expostas na FIART, terão as seguintes tipologias: Arte em jornal, Biscuit, Bonecas de pano, Cestaria, Cultura do mato, Crochê, Escultura, Pintura em tela, Arte em alumínio, entre outras.

Este ano, a grande novidade na 15ª Edição da FIART, é que o evento trará em sua fachada de entrada a reprodução do Mercado Público de Ceará-Mirim.

Além dos dois stands, o prefeito Antônio Marcos de Abreu Peixoto também está garantindo aos artesãos locais, o transporte para ida e volta durante o período de realização da feira.

A expectativa é de um elevado volume de vendas para o artesanato de Ceará-Mirim, considerando que Natal é um dos maiores fluxos turísticos do Nordeste, principalmente neste período da alta estação.

19 de jan de 2010

DOMINGO SUCESSO NO VERÃO DE MURIU

Orquestra recebida na residência de Rui Pereira Júnior

Veranistas e nativos da aprazível praia de Muriu tiveram uma agradável surpresa no último domingo. Integrantes da Banda de Música Tenente Djalma Ribeiro, de Ceará-Mirim, sob o comando do Maestro David prepararam um repertório de frevos e marchinhas de carnaval e estiveram em diversos locais da praia, dentre eles a residência de Rui Pereira Júnior, com grande animação. A iniciativa da Prefeitura, através dos organizadores do Projeto Verão 2010 agradou em cheio e deverá se repetir outras vezes durante este veraneio.

SEXTA E SÁBADO
A noite da sexta-feira na praia de Muriu foi abrilhantada com excelente show de Joãzinho e Banda Kairus que levou muita gente a Praça Paulo Varela.
No sábado, uma caminhada ecológica pelo litoral contou com grande participação, especialmente da juventude.
As ações do Projeto Verão 2010 são coordenadas por Bartira Seixas da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, com apoio das demais Secretarias e Fundação Nilo Pereira. A programação continua até 7 de fevereiro.