ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

19 de fev de 2010

BASQUETE: CEARAMIRINENSE NA SELEÇÃO BRASILEIRA

Murilo César na Seleção
Atletas de doze estados do país foram convocados para a primeira fase de treinamento da Seleção Brasileira sub-15 masculina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás. Um deles é o ala-armador cearamirinense Murilo César Medeiros Ribeiro. Filho do casal Fernando Ribeiro/Silvia, tem 14 anos – 1,72m e estuda no Colégio Salesiano São José em Natal.
Murilo, que vai trocar o RN pelo RJ, se apresenta no dia 27 deste mês as 18 horas para os treinos que serão realizados no ginásio da Escola de Educação Física do Exército, na Urca.
A equipe vai se preparar para o 23º Campeonato Sul-Americano da categoria, que será realizado de 5 a 9 de outubro, na Colômbia.
Murilo César de Medeiros Ribeiro, filho do comerciante Fernando César Moreira Ribeiro e da Assistente Social Sílvia Letícia Alves de Medeiros Ribeiro. Nasceu aos 13 de abril de 1995.
Murilo cresceu sob a orientação atenta dos familiares, estudando em instituições renomadas na cidade como: Centro Educacional O Bem-me-quer, SECAT e Colégio de Santa Águeda.

MURILO CÉSAR
Aos nove anos começou a jogar basquete, nas quadras esportivas públicas, incentivado por atletas de Ceará-Mirim e, desde então, vem assumindo o esporte como uma oportunidade de realização pessoal e profissional.
No mesmo período começou a estudar no Colégio Salesiano em Natal, passando a integrar a escolinha de basquete com ensinamentos do professor Sidney, logo tornando-se ala armador da equipe, sob orientação inicial do professor Renier e depois pelo professor e técnico Jean Pierre. Pela equipe conquistou diversos títulos de 2007 até o corrente ano. Murilo já foi escolhido o Atleta Destaque do Salesiano e recebeu o título de melhor jogador amador do Estado do RN.
Dentre suas características, como excelente atleta, Murilo é um ala armador que se destaca pelo ritmo das jogadas, arremessos certeiros, boas infiltrações, atuando junto com o time de maneira inspirada e com eficiência ofensiva e defensiva, capacidade de decisão, organização das jogadas e dribles, o que chamou a atenção do COB – Comitê Olímpico Brasileiro. Murilo foi destaque nas Olimpíadas Escolares Brasileira em 2008, com grande desenvoltura, alcançou impressionantes números, atingindo uma média de 22 pontos por partida.
Uma curiosidade: o número de sua camisa é 23, dígitos imortalizados pelo astro do basquete americano Michael Jordan.
As conquistas de Murilo não se resumem as quadras. No Colégio Salesiano em Natal, sempre manteve satisfatoriamente seu desempenho acadêmico, revelando que o esporte e a educação podem e devem caminhar juntos. Aliado a isso, reconhece as barreiras que impedem o acesso democrático ao esporte e lazer e tem como meta contribuir para a inclusão, tornando-se um dos voluntários da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, quando tentará aproximar o basquete da realidade dos portadores de deficiência. Seu grande sonho: permanecer na Seleção Brasileira e poder jogar nas Olimpíadas Rio 2016.
Murilo agradece primeiramente a Deus por tudo que tem vivenciado no esporte; a seus pais Fernando e Sílvia, incansáveis apoiadores e torcedores; ao técnico Jean Pierre; ao Colégio Salesiano São José (Natal), amigos e familiares, além do prefeito de Ceará-Mirim Antônio Marcos de Abreu Peixoto, outro grande incentivador de sua carreira. Destaque especial para sua mãe Silvia Letícia, incentivadora em todos os momentos, inclusive nas quadras, onde estampa na camisa a frase que sintetiza o sentimento de muitos: “Sou mãe do 23, com muito orgulho”.

EM DESTAQUE

Nosso registro especial desta postagem vai para CEICINHA CÂMARA. Cearamirinense, filha da saudosa Dona Marli Câmara. Saiu do Vale verde, cruzou o Atlântico em busca de novos horizontes, mas, nunca esqueceu seu torrão natal. Quando esteve em Ceará-Mirim no final de 2009 e início de 2010, para matar as saudades, teve a oportunidade de reunir familiares e amigos no denominado Jantar do Reencontro, na residência do seu mano Maurício, ao lado do Abrigo de Idosos São Vicente. Ela conta como tudo aconteceu, inclusive ilustrado com muitas fotos em seu blog www.nlusofonia.blogspot.com
Parabéns Ceicinha, pela garra e determinação. Você é uma vencedora. Sinceros votos de pleno êxito em sua vida profissional e particular nas terras portuguesas. Seu blog, que registra acontecimentos locais e de além-mar, já consta em nossa lista de links. (Edvaldo Morais).

HOJE NA HISTÓRIA

Em 19 de Fevereiro de...
1878 - O inventor norte-americano Thomas Edison patenteia o fonógrafo. Edison é até hoje o maior inventor de todos os tempos, tendo sido autor de 1093 inovações, entre elas a lâmpada elétrica.

1921 - Fundação do jornal Folha de S. Paulo.

1926 - Um exemplar da Bíblia de Gutenberg, o primeiro livro impresso, é leiloado em Nova York por US$ 106 mil.

1952 – Nasce Evandro Mesquita, cantor e ator brasileiro.

1989 - O Esporte Clube Bahia vence, pela segunda vez, o campeonato brasileiro de futebol em final contra o Internacional - RS.

1993 – Morre aos 47 anos, vítima da AIDS, o ator brasileiro Carlos Augusto Strazzer.

2008 - Fidel Castro deixa o poder de Cuba para seu irmão Raul Castro.

Fidel Castro

ÍDOLO DOS MENDIGOS - Parte Final

(*) Carlos Pinduca
Voltando aos 20 anos sem Raul Seixas, lembro até hoje do dia de sua morte: era uma segunda-feira e, se não me engano, recebi a notícia às 13h, assistindo ao Jornal Hoje, da Rede Globo. À noite, no programa Boca Livre, apresentado por Kid Vinil na TV Cultura (retransmitida pela TVE em Brasília), a banda Maria Angélica, comandada pelo jornalista/músico Fernando Naporano - e tendo Kid Vinil como convidado - encerrou o programa tocando duas pérolas do grande roqueiro baiano: "Aluga-se" e "Rock das Aranha" (1980).
Um grande amigo meu costuma dizer que é um contracenso chamar Raul de “o grande roqueiro brasileiro” ou o “pai do rock brasileiro”. Na visão dele, Raulzito era um exímio cantor de...boleros! De fato, do inicío com Os Panteras até o fim de sua carreira, Raul Seixas foi maneirando as guitarras em seu som e enveredando por caminhos que quebram qualquer visão mais ortodoxa do que seja considerado rock. Discussões de rótulos à parte, o mais importante talvez seja a singularidade e a criatividade contidas na obra do compositor e cantor baiano, frutos de uma salutar mistura de referências, que iam de Elvis Presley a Luiz Gonzaga. É essa marca muito pessoal que faz Raul Seixas figurar entre os grandes nomes da música brasileira.
A popularidade de Raulzito, mesmo nos dias de hoje, é de chamar a atenção, tanto pelo lado musical quanto pelo aspecto mítico que ronda sua personalidade. Fazendo uma pesquisa informal com amigos, notei que, ao zapear pelos canais, vários resolveram “parar” na Rede Globo quando se depararam com o programa sobre Raul Seixas. Isso porque sua música, sua vida e suas histórias ainda são alvos de curiosidade de seu público – seja este formado por maltrapilhos ou não. Afinal, não é qualquer artista que se transforma em uma espécie de grito de guerra genérico da platéia (já um tanto batido, é verdade) em shows do mais variados gêneros musicais: – Toca Rauuuuulllll!!! - berram os espectadores, a plenos pulmões.
* Carlos Pinduca é músico e jornalista em Brasília/DF.

18 de fev de 2010

EM CEARÁ-MIRIM: CARNAVAL PARA TODOS

Foto: Eliel Silva

A Prefeitura de Ceará-Mirim, através da Secretaria da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer, Fundação Nilo Pereira e Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, com apoio das demais Secretarias realizou manifestações carnavalescas em Ceará-Mirim, resgatando o carnaval de rua, com apresentações de tribos de índios, bambelô e Escola de Samba Império do Vale. Além do apoio para aquisição de alegorias e adereços das agremiações, após as apresentações cada uma recebeu um troféu de participação.

PRAIAS

Durante os quatro dias de carnaval diversas bandas animaram bailes em Muriu e Jacumã com livre acesso para todos os foliões. O prefeito Antônio Peixoto, vice-prefeito Luiz Antônio, Secretários e outros colaboradores estiveram participando ativamente dos eventos tanto em Ceará-Mirim quanto nas praias. A seguir, registros fotográficos.


















HOJE NA HISTÓRIA

Em 18 de Fevereiro de...

1546 – Morre Martinho Lutero, teólogo alemão, promotor da Reforma Protestante que desafiou o poder da Igreja Católica ao divulgar, em 1517, teses contra os abusos e práticas do clero. Lutero também traduziu a Bíblia pra o alemão.

1969 - Aconteceu o primeiro ensaio do conjunto Pholhas. A formação inicial da banda era Helio Santisteban (teclados e vocais), Paulo Fernandes (bateria e vocais) e Oswaldo Malagutti (baixo e vocais) e Wagner "Bitão" Benatti (guitarra e voz). O grande sucesso do grupo foi o disco Dead Faces lançado em 1972, que recebeu disco de ouro além de ter sido lançado também no mercado latino

1977 - Incêndio em um cinema na cidade chinesa de Xinjinag deixa 694 mortos.

1983 - A moeda nacional, o Cruzeiro, sofre uma maxidesvalorização no governo do presidente Figueiredo.

1986 –Morre aos 75 anos Nélson Cavaquinho, compositor, cantor e instrumentista brasileiro.

2001 - O Primeiro Comando da Capital, o PCC, promove uma mega-rebelião em 25 penitenciárias de São Paulo.

2006- Show da banda Rolling Stones em Copacabana, Rio.

POR DENTRO

Charles Gavin

Por motivos pessoais, o baterista Charles Gavin acaba de se afastar da banda Titãs. Branco Mello, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto têm a partir de agora como baterista, Mario Fabre.
* * *
ANIVERSARIANTES DO DIA
* Edir Macedo, líder religioso brasileiro (fundador da Igreja Universal do Reino de Deus) e proprietário da Rede Record de Televisão. 65 anos.

* Atrizes brasileiras Christiane Torloni, 53 anos e Priscila Fantin, 27 anos.

MÚSICA

ÍDOLO DOS MENDIGOS - PARTE 1
Carlos Pinduca
(Músico e jornalista - Brasília-DF)

Assisti no início de dezembro passado na Rede Globo ao programa Por Toda Minha Vida, dedicado ao cantor e compositor Raul Seixas. Também no ano que passou se completaram duas décadas que o grande roqueiro baiano nos deixou e o programa conseguiu resgatar muitos fatos interessantes de sua vida, por meio do depoimento de amigos (como o parceiro Paulo Coelho) e familiares (as três filhas e duas ex-esposas do cantor).
Não sou exatamente um fã devoto de Rauzito, mas posso dizer que gosto (do que conheço) de sua obra e até guardo simpatia por sua personalidade. Nessas minhas incursões superficiais pelo universo “raulseixiano”, pude observar um aspecto intrigante no legado deixado pelo cantor: Raul Seixas se tornou uma espécie de ídolo dos mendigos. Comecei a notar essa peculiaridade há quase quinze anos, quando meus companheiros do Maskavo Roots e eu paramos o carro em um sinal (ou farol?) perto da avenida Rebouças, em São Paulo. Um morador de rua veio em nossa direção pedir esmola e, quando viu nossos instrumentos, nos disse animadamente: — Vocês são músicos? Então, devem gostar de Raul Seeeiiixas. É aí, ele começou a cantar o sucesso Gita (1974), fazendo um movimento de air guitar com as mãos. Depois desse episódio, passei a notar vários outros mendigos – refiro-me àqueles que não têm necessariamente origem pobre, mas, por diversas questões, passaram a viver nas ruas e à margem da sociedade – com o repertório de Rauzito na ponta da língua, inclusive um que cantava na saída da minha formatura de faculdade.
Mas de onde vem essa empatia entre Raul e os moradores de rua? Acredito que o visual do roqueiro baiano já dê pistas sobre tal fenômeno: a barba mal feita, as roupas meio envelhecidas e/ou em tom marrom e o cabelo desgrenhado fazem com que o parceiro de Paulo Coelho seja uma espécie de imagem e semelhança dessa peculiar facção do seu público. Isso faz com que o roqueiro baiano adentre um terreno no qual galãs, como Roberto Carlos, Fábio Jr. e Brian Ferry - caras que costumam cantar de terno e barba feita – nunca conseguiriam.
Porém, mais determinante do que o próprio visual talvez seja o conteúdo das canções de Raul: músicas que propõem uma sociedade alternativa, que celebram caubóis foras-da-lei, que falam sobre a experiência de ser um maluco beleza. Quando resolve aliviar e penetrar no universo infantil, qual personagem Rauzito escolhe? O Carimbador MALUCO, é óbvio. Essas características fazem com que a música de Raul Santos Seixas seja um prato cheio para quem não se liga muito em regras, se tornando uma espécie de retrato do “way of life” dos maltrapilhos.
Como não sou profundo conhecedor da obra de Raul, antes de escrever esse texto resolvi pesquisar nos sites de busca uma possível relação do roqueiro baiano com os moradores de rua e acabei me deparando com uma canção chamada “Diamante de Mendigo” (1979). Com título e temática servindo talvez de contraponto ao sucesso “Ouro de Tolo” (1973), a letra fala sobre a importância da família, evocando valores, de certa forma, tradicionalistas. Chega a ser até contraditório que a letra mais careta de Raul trate exatamente dos mendigos – imagino que essa facção “outsider” do seu público deva ter rejeitado veementemente a “homenagem” feita por Raul, da mesma forma que os punks execraram a equivocada canção “Punk da Periferia” (1983), de Gilberto Gil.
CONTINUA AMANHÃ.

17 de fev de 2010

De volta nesta 5a. Feira,18/02.

12 de fev de 2010

A novidade é o resgate do desfile de carnaval de rua.
Já está tudo pronto para o Carnaval de Ceará-Mirim.
Alegria, animação e segurança, promovido, pelo segundo ano consecutivo, pela prefeitura municipal, em parceria com as Secretarias Municipais de “Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico”, “Juventude, Cultura, Esporte e Lazer”, e “Fundação de Cultura Nilo Pereira”.
A programação do carnaval na cidade, será aberta oficialmente no domingo, 14/02, às 16h, com apresentação e desfile de grupos carnavalescos tradicionais como, Índios Comanche, Índios Tupinambá de Gravatá, Escola de Samba Império do Vale, Bambelô Asa Branca, além de muito carnaval a partir das 20h com a Banda Misael.
Durante bom tempo em silêncio, o prefeito Antônio Peixoto, está realizando o desejo e a sabedoria em resgatar os costumes e a cultura carnavalesca popular do município.
Na Praia de Muriu, o carnaval será aberto no sábado 13/02 a partir das 20h com as Bandas Calcinha de Menina e Misael. Já na Praia de Jacumã, a abertura do Carnaval será no mesmo dia com as Bandas Paragandan e Kairus.
Há exemplo do ano passado, a prefeitura municipal, espera receber a presença de milhares de pessoas da região, especialmente de conterrâneos que moram noutras cidades potiguares e até mesmo de outros estados, que aproveitam o carnaval para brincar e se divertir com folia saudável e animada, e também rever seus familiares.

SEGURANÇA
Com um contingente de uma ação integrada que envolve as Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal e Bombeiros Civís, a Prefeitura de Ceará-Mirim pretende oferecer ao folião, segurança, nesse que será o carnaval mais popular da região. Viaturas, veículo de resgate e ambulância também serão disponibilizadas para o atendimento emergencial necessário.
PRAIAS: CARNAVAL PARA TODOS
PROGRAMAÇÃO:
13/02 – Sábado
Abertura do Carnaval em Muriu a partir das 20h com as Bandas Calcinha de Menina e Misael. Em Jacumã, das 16h às 23h Banda Kairus e a partir das 20h Banda Paragandam.
14/02 – Domingo
Desfile de grupos carnavalescos a partir das 16h na Praça Cinco Bocas e a partir das 20h Misael e Banda. Desfile: Índios Comanche, Índios Tupinambá de Gravatá, Escola de Samba Império do Vale e Bambelô Asa Branca.
Em Muriu Bandas Paragandam e Kairus a partir das 16h, e Banda Calcinha de Menina em Jacumã.
15/02 – Segunda-feira
Em Muriu Bandas Gostosões do Forró e Calcinha de Menina a partir das 16h, e Misael e Banda em Jacumã a partir das 20h.
16/02 – Terça-feira
Em Muriu Bandas Paragandam e Kairus a partir das 16h, e Gostosões do Forró em Jacumã no mesmo horário.

FATOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA

Em 12 de fevereiro de...

1923 – Nasce na Itália Franco Zeffirelli, diretor de grandes clássicos do cinema, dentre eles “Romeu e Julieta”.

1938 – Nasce no Rio de Janeiro, Martinho da Vila, cantor e sambista brasileiro.

1994 - O famoso quadro de Edvard Munch O GRITO é roubado de um museu de Oslo, capital da Noruega. A obra, avaliada em mais de US$ 60 milhões foi recuperada três meses depois.

Quadro "O Grito"

1997 - O GRES Unidos do Viradouro conquista a vitória no carnaval carioca com o enredo Trevas... Luz! A Explosão do Universo, do carnavalesco Joãosinho Trinta.

1998 - Sancionada no Brasil a Lei contra Crimes Ambientais.

1999 - O presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, é absolvido das acusações de perjúrio e obstrução à justiça no caso "Mônica Lewinski".

TEATRO EM CEARÁ-MIRIM

O Grupo de Teatro UnP ENCENA formado por alunos de vários Cursos da Instituição, se prepara para apresentar em Ceará-Mirim o espetáculo "CANCÃO DE FOGO", com texto do dramaturgo e poeta Jairo Lima, sob a direção da professora Ana Francisca Oliveira. A peça foi inspirada nos seguintes folhetos: "a vida de Cancão de Fogo", "o testamento de Cancão de Fogo", "o neto de Cancão de Fogo". um personagem marcante do teatro popular nordestino. Cancão o "super herói", o "espertalhão" que consegue enganar a todos, menos a morte! Envolvendo vários personagens típicos do nordeste, o autor apresenta uma comédia que retrata situações de uma época, porém ainda presentes numa realidade atual.
A peça será apresentada no dia 20 de março as 20h00 no Auditório da Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, com apoio da Prefeitura de Ceará-Mirim através da Fundação Nilo Pereira. Espetáculo tem caráter beneficente e os ingressos poderão ser trocados por um quilo de alimento não perecível, exceto sal.

FICHA TÉCNICA
TEXTO: Jairo Lima
ELENCO:
-Alexandre Monte
-Leonardo da Vinci
-Francis Avelino
-Roberta Mousinho
-Alexandre Santos
-Lílian Patrícia Azevedo
-Wagner Bonifácio
-Pablo Roberto Vieira
-Sandemberg Oliveira
-Katiana Pereira
-Maria Luisa
-Domingos Thiago Rodrigues
-Kamilla Lima
-Lucas Nascimento
-Luiz Batista Câmara
-Charles Rodrigues
-Felipe Moura
-Célia Lima
-Marisethe Pereira
-Jhully Beatriz Pereira
-Raíssa Carlos
-Kátia Pereira
-Karizia Fernandes
-Sebastião Diego Freitas
-Ana Patrícia Pereira
-Suzankelly Ricardo

Direção Cênica: Ana Francisca Oliveira
Figurino: Sandemberg Oliveira
Produção e Cenografia: Ana Francisca Oliveira
Assistente de produção: José Segundo
Iluminação: Costa Filho
Coreografia: Aparecida Gertrudes e Nana Sara
Criação e Arte: Jomar Jaime/Marketing/UnP
REALIZAÇÃO:
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E AÇÃO COMUNITÁRIA
PROGRAMA CULTURA E ARTE UnP
APOIO: PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM

11 de fev de 2010

FATOS MARCANTES NA HISTÓRIA

Em 11 de Fevereiro de:
1922 - Inicia-se a Semana de Arte Moderna, evento que é o marco inicial do Modernismo no Brasil.

1964 - Os Beatles realizam seu primeiro concerto ao vivo nos Estados Unidos, em Washington.

1973 - Emerson Fittipaldi, correndo pela Lotus, vence o Grande Prêmio de Fórmula 1, disputado em São Paulo.

1984 - O ônibus espacial Challenger aterrisa na Terra, após onze días de permanência no espaço.

1990 - Nelson Mandela, líder do Congresso Nacional Africano da África do Sul, sai da prisão, após 27 anos de cárcere.

1991 - O Pasquim, uma publicação que atacava com humor a ditadura militar no Brasil, deixa de circular.

Antigo exemplar do "PASQUIM"

CEARÁ-MIRIM RECEBERÁ BENEFÍCIOS

A governadora Wilma de Faria-PSB, anunciou na noite da última segunda-feira 8 de fevereiro em Ceará-Mirim, a construção da estrada que liga o município à cidade de Extremoz via distrito de Massangana.
O anúncio da governadora foi feito durante a solenidade de lançamento do programa “Cidadão sem Fome” em Ceará-Mirim, na presença de diversas autoridades políticas estaduais e locais, entre elas o prefeito Antônio Peixoto-PR, com quem a governadora ratificou parceria administrativa para a realização de diversas obras no município, diante de uma platéia de mais de 400 pessoas no auditório “Prefeito Roberto Varela”, na Estação Cultural.
A obra atende à uma antiga reivindicação do prefeito Peixoto ao Governo do Estado, antes mesmo de ser prefeito de Ceará-Mirim.
Como a governadora se desincompatibiliza do cargo no início do mês de abril para ser candidata nas eleições de 3 de outubro, a obra será concluída pelo vice-governador Iberê Ferreira de Souza, que substituirá a chefe do Executivo estadual.
Wilma afirmou em seu discurso que não vai poder inaugurar a obra, mas que vai assinar a ordem de serviço, porque inclusive já foi feita a licitação. “Iberê vai me substituir no governo quando eu me desincompatibilizar para ser candidata. Ele vai concluir a obra que vou deixar iniciada, porque essa estrada é um compromisso meu com o povo de Ceará-Mirim e que nós vamos cumprir com certeza”, garante a governadora.
De acordo com a governadora, a estrada vai representar um grande desenvolvimento para os dois municípios, beneficiando além do escoamento da produção, várias comunidade rurais de Ceará-Mirim e Extremoz. Ela informou que o investimento da obra será de R$ 10 milhões.
A governadora também garantiu ao prefeito Antônio Peixoto que num prazo de 45 dias estará inaugurando em Ceará-Mirim a Central do Cidadão e o Restaurante Popular.
Mas as atenções se voltaram para o anúncio de uma outra obra que será implementada pelo governo do Estado em Ceará-Mirim que dará um importante impulso no desenvolvimento econômico do município, que segundo a governadora, é um outro importante compromisso que precisa cumprir com Ceará-Mirim, por se tratar também da geração de emprego e renda. Trata-se da construção dos galpões para os profissionais que trabalham na área de confecções. “A gente vai construir esses galpões. Através de um convênio, o governo do estado vai dar os recursos para Peixoto construir os galpões e assim poder gerar mais emprego para o nosso povo”, prometeu a governadora.
Wilma de Faria finalizou o seu discurso dizendo que, não há nada melhor para uma família, principalmente para uma mãe, do que ter uma casa para morar com segurança. Ela referiu-se a construção de 1.185 unidades habitacionais populares que o prefeito está erguindo no município em parceria com o governo do estado, erradicando favelas, moradias de taipa e de riscos, contribuindo diretamente para cumprir a meta de zerar o déficit habitacional no município de Ceará-Mirim.
“Então Peixoto, você está sensibilizado, você está se dedicando à uma área a qual em sempre me dediquei. E a gente, se Deus quiser, dando as mãos como estamos dando agora, vai ter muita casa prá muita gente humilde e ter o direito de levantar a escritura e dizer: essa casa é minha”, finalizou a governadora Wilma de Faria.
FONTE: JORGE MOREIRA

10 de fev de 2010

FATOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA

Em 10 de Fevereiro de...
1931 – Nasce em Niterói (RJ) Cauby Peixoto, grande ícone da MPB.

1965 - Fechada a companhia aérea Panair do Brasil, sob a alegação de que estava devedora da União e de fornecedores.

1972 - Realizada a primeira transmissão de TV a cores no Brasil: a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).


1980 – Fundado o Partido dos Trabalhadores (PT) - Partido político brasileiro.


1996 - O computador Deep Blue, da IBM, vence o campeão mundial de xadrez, Gary Kasparov. É a primeira vez que a máquina vence o melhor jogador de xadrez do mundo.


1976 - Nasceram Vanessa da Mata, cantora e Daiane dos Santos, ginasta brasileira.

INGRESSOS PARA ASSISTIR MANÉ BERADEIRO

A partir desta 4ª feira, dia 10 de fevereiro, os ingressos para a abertura do Momento do Livro 2010, estarão a venda, na livraria Siciliano, ao preço de R$ 10,00 (preço único).
Adquirindo, você torna-se contribuinte do projeto de valorização e divulgação dos escritores potiguares, com incentivo à leitura, que vem sendo desenvolvido desde outubro de 2008 nas escolas da rede pública e particular.
Compareça, venha conhecer o projeto e assistir ao show de Mané Beradeiro, contador de causos e declamador de poesia matuta (Renato Caldas, Zépraxedi, Kydelmir Dantas, Luis Campos, Zeca Galo, etc).

SERVIÇO:
Data: 30 de março
Hora: 19 h
Local: Auditório da Siciliano, Midway Mall.

9 de fev de 2010

SEMANA PEDAGÓGICA DO MUNICÍPIO

A Secretaria Municipal de Educação de Ceará-Mirim está realiando a Semana Pedagógica 2010. Abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira 08/02 na Estação Cultural “Prefeito Roberto Varela” e contou com a presença do prefeito Antônio Peixoto, da secretária de educação do município Ângela Aquino e da presidente nacional e estadual da UNDINE, professora Justina Iva que proferiu palestra sobre Gestão Participativa.

O encontro reuniu mais de 150 profissionais da educação entre gestores, professores, supervisores, monitores e pessoal de apoio pedagógico da rede municipal de ensino.

Este ano, a Semana Pedagógica traz como tema, “Ação Participativa no Contexto Educacional: Reflexão, Interação e Viabilização”. O objetivo, é proporcionar aos profissionais da educação situações de discussão e reflexão sobre o processo formativo, norteado por uma gestão participativa, com foco na construção da Proposta Curricular da rede municipal de ensino.


FATOS MARCANTES NA HISTÓRIA

Em 09 de Fevereiro de...
1963 – É realizado o primeiro voo do avião tipo Boeing 727.

1964 - Os Beatles fazem sua primeira apresentação no programa de tv americano The Ed Sullivan Show, assistido por mais de 72 milhões de pessoas. Nesta mesma data morre aos 61 anos de idade Ary Barroso, radialista e compositor brasileiro.

1967 É sancionada a nova Lei de Imprensa, impondo a censura prévia com agentes presentes em todas as redações, emissoras de rádio e televisão.

1986 – O cometa Halley aproxima-se da terra. Fato só virá a se repetir no ano de 2062.

1991 – Morre Bill Haley, músico de rock and roll Americano, com 66 anos de idade.

1997 - Morre, aos 62 anos de idade, Mário Henrique Simonsen, ex-ministro brasileiro da Fazenda e do Planejamento. Na mesma data faleceu Vicente Matheus, empresário espanhol, que foi presidente do time Corinthians paulista por 18 anos.