ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

11 de abr de 2010

FUNDAÇÃO NILO PEREIRA ESTREOU PROGRAMA DE RÁDIO

Idealizado pelo Diretor da Fundação Nilo Pereira, Waldeck Araújo de Moura, foi ao ar na noite deste domingo (11/04) pela Rádio 87 Fm de Ceará-Mirim: PRATA DA CASA. Programa radiofônico apresentado por Alexandre Santos, que tem o objetivo de dar oportunidade aos artistas da terra para mostrar seus talentos e divulgar os trabalhos. Na estréia tivemos as participações da professora e poetisa Joana D´arc de Lima que recitou poemas de sua autoria enaltecendo, de modo saudosista, o Vale do Ceará-Mirim em vários aspectos, chegando a emocionar quem estava no estúdio. O segundo momento do programa trouxe o músico Joãozinho, ex-integrante do MUSICANTO, atualmente vocalista da Banda Kairus. Numa entrevista “ao vivo” falou de sua carreira, família, temas da atualidades, intercalado com números musicais acompanhado do competente tecladista Danilo. PRATA DA CASA é um programa semanal, com participação do ouvinte por telefone. Produzido por Waldeck Araújo, que levará sempre artistas da terra nos domingos aos microfones da Rádio Comunitária 87,9 FM após transmissão da missa noturna. O apoio cultural é da Pizzaria A FORNALHA, uma organização de LUCI, grande incentivadora da cultural local.

Waldeck e Joãozinho, convidado da estréia.

Apresentador Alexandre com a professora Joana D´arc
Estúdio da 87 FM
Tecladista Danilo


10 de abr de 2010

E S T R É I A

A partir deste domingo (11/04) as oito horas da noite a Rádio 87 FM de Ceará-Mirim levará ao ar: “PRATA DA CASA”. Produzido pela Fundação Nilo Pereira, semanalmente o programa irá destacar os talentos de Ceará-Mirim e região na música, poesia, arte e cultura. Dentre as atrações, um quadro de entrevistas que estréia com a presença de JOÃOZINHO (Ex-Musicanto). Apresentação: Alexandre Santos, redação Edvaldo Morais e Direção Geral: Waldeck Araújo. “PRATA DA CASA”, sua nova opção nas noites de domingo.

1 de abr de 2010

NAS ONDAS DO RÁDIO

A Rádio Comunitária 87,9 FM de Ceará-Mirim abre espaço para a Fundação Nilo Pereira, que irá produzir um programa musical denominado PRATA DA CASA. Será semanal e apresentará a cada edição um artista da terra. Música, entrevista e interatividade. Com uma hora de duração, a estréia será no domingo, 11 de abril, após a transmissão da missa da noite. O primeiro convidado é o cantor Joãozinho (ex-Musicanto), atualmente vocalista da Banda Kairus. O programa terá direção de Waldeck Araújo, redação de Edvaldo Morais e apresentação de Alexandre Santos, todos da Fundação Nilo Pereira.

31 de mar de 2010

COMUNICADO
O Grupo de Teatro Esperança, da comunidade de Nova Descoberta em Ceará-Mirim cancelou as apresentações da PAIXÃO DE CRISTO programadas para esta semana em virtude do falecimento da genitora do coordenador de teatro Tiago, ocorrido ontem.

30 de mar de 2010

O Colégio de Santa Águeda (Ceará-Mirim) realiza no final de tarde desta quarta-feira (31/03) a 10ª. Viagem Literária Feminina através da Poesia. Trata-se de um sarau lítero-musical que homenageia a mulher potiguar. Evento acontece no Salão Nobre do CSA, sob a coordenação dos professores Gerinaldo Moura e Erivânia Melo de Morais. Além de homenagens, acontecem performances poéticas pelos alunos do 9º ano “A” e “B” daquela instituição.

29 de mar de 2010

MILITARES BRASILEIROS QUE RETORNAM DO HAITI RECEBEM HOMENAGEM CONFECCIONADA EM CEARÁ-MIRIM

O escultor de Ceará-Mirim, Edvaldo Santiago, Naldo, como é mais conhecido, prepara encomenda do Exército brasileiro. Ele está confeccionando soldados boinas azuis, que serão entregues aos militares que estão regressando do Haiti. Parabéns do blog a este artista da terra pelo seu talento.
Filho mais velho de Etewaldo Cruz Santiago, Naldo sempre trabalhou ao lado do pai, ajudando na sua lide com o barro. Nascido em 1968, ele conta que aprendeu o que sabe com o velho.
“A minha vida foi engraçada. Eu fui servir o Exército e lá eles viram que eu sabia esculpir o barro. Então os oficiais começaram a pedir para eu fazer soldados, marinheiros, emblemas e tudo mais. Eu fui fazendo. Também fazia algumas imagens, mas as figuras militares acabaram sendo o meu forte e o meu ganha-pão. Eu gosto de fazer tudo bem detalhado, bem trabalhado. Acho que, com o tempo, o escultor vai descobrindo coisas e ficando mais sabido, com mais conhecimento.”
As peças em tamanho natural de Edivaldo podem ser vistas nos jardins de vários quartéis e bases aéreas. “No quartel onde servi até me deram uma dispensa para eu poder ir para casa e fazer a peça que eles queriam”, conclui Naldo.


27 de mar de 2010

HOMENAGEM A MADALENA ANTUNES


A SINHÁ-MOÇA DO OITEIRO
Colaboração: Lúcia Helena Pereira (*)

Em 25 de maio de 1880, em Ceará - Mirim, nascia, no engenho Oiteiro, em Ceará – Mirim, Maria Madalena Antunes de Oliveira, filha do coronel José Antunes de Oliveira e Joana Soares de Oliveira.
Posteriormente, ao se casar com Olympio Varela Pereira, passou a assinar Maria Madalena Antunes Pereira, tornando - se, a partir de 1958, mais conhecida como a Sinhá - Moça do Oiteiro.
Vale acrescentar que Madalena Antunes prestou colaboração ao Jornal - O CEARÁ-MIRIM - nos idos de 1912, assinando suas cartas e diversos escritgos, com o pseudônimo de CORÁLIA FLORESTA e, concomitantemente, HORTÊNCIA.
Madalena Antunes era uma criança alegre, virtuosa, cheia de amor pela família, pelos irmãos Juvenal Antunes de Oliveira (poeta), Etelvina Antunes de Lemos (poetisa) e Ezequiel Antunes de Oliveira (médico do exército).
Teve sempre o melhor carinho para com os “menores”, daí, o seu amor pelas filhas de escravos: Tonha e Patica, “crias da casa do coronel', com as quais apegou - se, em correspondida afeição, além, da fidelidade estóica e comovente das jovens mucamas, suas companheiras diletas nos tempos de criança.
Ao casar-se com o industrial da cana - de - açúcar: Olympio Varela Pereira, do engenho Oiteiro, Madalena Antunes mudou - se com a família, para Natal, na casa da Av. Hermes da Fonseca, 700, Tirol.
O casal teve cinco filhos: Abel Antunes Pereira (pai de Lúcia Helena), Ruy Antunes Pereira, Vicente Ignácio Pereira, Maria Antonieta Pereira Varella e Joana D´arc Pereira do Couto

Vovó Madalena vivia pacatamente e com simplicidade. Escrevia seus manuscritos numa mesinha de jacarandá preta, sob o velho terraço da casa.
Assim ela manifestava o seu talento e fantasiava os seus momentos de solidões, numa época de preconceitos ao papel da mulher na literatura e em outras atividades, quase que destinadas apenas ao homem. Conviveu com intelectuais como Luis da Câmara Cascudo, Manoel Rodrigues de Melo, Esmeraldo Siqueira, Veríssimo de Melo, Nilo Pereira (sobrinho dileto) e outros. Foi quando descobriu a fórmula “mágica” para editar e lançar o seu livro, o qual, em manuscritas páginas, estava concluído.
Era grande a ansiedade para o lançamento do livro de Madalena Antunes - um acontecimento raro! Presenciei essas “cenas” por algum tempo, observando a empolgação dos intelectuais diante da perspectiva de uma norte - rio -grandense infiltrar-se no mundo literário. E foi desses nomes da nossa rica literatura, que ela recebeu os melhores estímulos, até que, através do contacto de Câmara Cascudo e Nilo Pereira, com um escritor pernambucano, seus manuscritos chegaram à Editora Irmãos Pongetti - Rio de Janeiro - e o livro foi editado com o apoio da Casa Euclides da Cunha, Coleção Nísia Floresta, em 1958.
Eu tinha treze anos quando vovó Madalena terminou de escrever o seu livro. Estava organizado em papel almaço quando ela me deu para ler alguns trechos. Lembro a minha emoção ao receber esse material precioso, em manuscritas linhas. Na contra - capa desse material ela escreveu: “Largo é o sorriso que me acompanha e estreito o caminho daqueles que não compreendem as poesias da alma. Eu sou apenas uma mulher feliz, alguém que aprendeu a canalizar os sentimentos, sem se queixar diante dos embates da vida! Madalena Antunes!”

Com toda a movimentação para o lançamento do seu livro, vovó Madalena foi surpreendida com a visita da senhora Maria Tereza, redatora - chefe da revista “DA MULHER PARA MULHER” (1958) que veio do Rio de Janeiro, para entrevistá-la. E vovó não deixou por menos. Ofereceu-lhe um chá com vários convidados e um buffet bem próprio daquela época: chá, café, torradinhas, pão assado no leite de coco, baba - de - moça, arroz - doce, cartola (com açúcar e canela), biscoitinhos de polvilhos, bolo de batata, de ameixas e o bolinho da vovó – com cobertura açucarada (cortado em cubinhos e cobertos com uma glacê caseira feita com açúcar, limão e um pouco de manteiga). Abrindo a entrevista, Maria Tereza perguntou - lhe: “Como a senhora se sente ao publicar o seu primeiro livro, com tantas manifestações de carinho, notícias em jornais, intelectuais cercando - a intensivamente? E esse terraço, haverá um história”? Seus olhos oceânicos brilharam e ela respondeu: “Saí de um vale encantado para a cidadezinha dos Reis Magos. Aqui, então, fui reunindo as minhas reminiscências e encontrando escritores que me incentivaram na árdua caminhada. Deixar o Oiteiro e a velha Ceará- Mirim -O Solar Antunes), para morar em Natal, deu-me algumas vantagens e os primeiros vislumbres intelectuais. Por outro lado, venho sentindo falta da minha paisagem de infância, da mansidão do vale, dos parentes e amigos que lá ficaram. Quanto ao terraço, nele está a fronteira do meu pequeno - grande mundo, a minha “ilha”, o meu refúgio, a mangueira frondosa e bela! Afinal, as árvores também saem dos seus lugares e dão sombras e frutos, e os pássaros pousam e cantam as suas lindas estrofes musicais! Sobre o meu livro, creio que a vida vai escrevendo a nossa história e o Oiteiro vai me levando de volta a um tempo ameno, cheio de poesia e beleza, ao meu “templo” de gratas recordações que vou deixando para as novas gerações.”
Continuando, a senhora Maria Tereza insistiu: “Então, somente as recordações e saudades do vale levaram - na a escrever um livro?” Madalena Antunes sorriu e falou com doçura: “ Foram os encantamentos da infância que enriqueceram as minhas lembranças; o feitiço do Oiteiro com suas perfumadas auroras e os crepúsculos cheios de inspirações! O Oiteiro, o velho engenho com o oitizeiro à beira da estrada! Aquele pedaço de céu foi o palco iluminado das minhas recordações! A fonte perene dos meus sonhos de menina! Saiba, Maria Tereza, desde criança fui aprisionando no coração as minhas lembranças, o que não imaginava é que, um dia, elas seriam impressas nas páginas de um livro. Creio que isso foi seduzindo o meu espírito e me privando da solidão comum desses novos tempos, na cidade. Escrever, pelo menos para mim, é um belo exercício da alma, uma forma de suprir solidões e saudades. E no Oiteiro, ficou o grande oitizeiro, o qual devo bendizer: Oh! Velho oitizeiro, figura do passado, templo de minhas primeiras impressões! Quantas coisas recordas! Oh! Árvore do pomar da minha felicidade”! M.M.A.P.
Em 1958, na Fundação José Augusto (antiga Escola de Jornalismo de Natal), Madalena Antunes autografou, em grande estilo, o seu livro OITEIRO: MEMÓRIAS DE UMA SINHÁ- MOÇA reunindo crônica, romance, poesia, história e regionalismo. Um livro reeditado pela A.S. Livros na II Bienal Nacional do Livro em Natal -2002, prefaciado por mim e autografado no stand da Academia Feminina de Letras.
Madalena Antunes faleceu em 11 de junho de 1959, saindo da casa da Hermes da Fonseca, carregada pelas asas dos anjos, para outras dimensões.

Em maio de 2001, no Palácio da Cultura de Natal, a Fundação José Augusto, através do seu presidente - jornalista e escritor Woden Madruga, com apoio do Governo do Estado do RN lançou a revista antológica: “MULHER POTIGUAR: CINCO SÉCULOS DE PRESENÇA”, onde, entre as 24 mulheres homenageadas, está Madalena Antunes.
E, com muita honra, o nome Madalena Antunes faz parte do grupo das 40 Patronas da Academia Feminina de Letras do RN(da qual sou membro), presidida por ZELMA FURTADO BEZERRA, onde ocupo a cadeira número 08, tendo, como patrona - Madalena Antunes.
Madalena Antunes faz parte do acervo de mais de 400 mulheres pesquisadas por Zelma Bezerra, às quais, encontram-se em fotos e obras, no acervo do Memorial da Mulher Potiguar.
Neste espaço de “blog” literário - cultural e social, quero dedicar esta página biográfica, saudosista e de louvor à minha avó paterna - Madalena Antunes - transcrevendo, o que meu pai - Abel Antunes Pereira - em 1935, recebeu de sua mãe Madalena (deveria ter sido gravado em letras de ouro).
Era o aniversário do meu pai (seu filho e depois, vizinho na avenida Hermes da Fonseca):
“ Natal, 23 de março de 1935:
Abel:
Meu querido filho, hoje, dia do seu aniversário, quero dar - lhe minha benção espiritual, como o melhor presente que poderia ofertar - lhe neste dia tão especial. Ela vai perfumada do olor daquelas rosas, que você plantou, com tanto amor e cuidados, no jardim do meu coração. Plantamos, nos jardins da vida, muitos balcões de plantas preciosas. Qual a mais bela? Não saberia dizer. Mas, você, meu filho, de quem jamais encontrei a pequena graminha comum, entre as rosas do amor filial, abençôo hoje orando por sua saúde e felicidade.
Por tudo isso, meu bom filho, peço - lhe, que quando chegar a hora derradeira, você possa entrelaçar as minhas mãos frias com as contas do meu rosário, no qual sempre oro por sua felicidade. Um beijo de sua Lhene (Madalena!)”. (Coincidência, acaso...o fato é que papai fez exatamente o que ela pediu)

Madalena Antunes, que nasceu no engenho Oiteiro, que morou no Solar Antunes (construído pelo seu pai e meu bisavô - José Antunes de Oliveira), que passava férias na casa - grande do engenho Guaporé (construído na metade do séc. XIX (residência do Barão do Ceará - Mirim: Manoel Varela do Nascimento), que foi a primeira mulher na história do Rio Grande do Norte, a publicar um livro regionalista e de memória, aqui está, aclamada por mim, sua neta, com uma emoção diferente, aos 60 anos, dilatando - se do coração para a alma!
Madalena Antunes que é nome de Escola em Ceará - Mirim; que tem sido alvo de tema fascinante em monografias e teses de alunos concluintes da UFRN- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, da UNP -Universidade Potiguar-, temas de dissertações de alunos de Escolas particulares e públicas do RN, além de palestras proferidas por mim, citações em livros, e outras histórias, para quem honrou sua terra, sua gente, sua pátria. AMÉM!


(*) Escritora, poetisa, ex - presidente regional e nacional da AJEB-RN (1990 a 2000), membro da Academia Feminina de Letras do RN, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rn, membro da UBE/RN.

Nota: A capa do livro Oiteiro - segunda edição (A.S. LIVROS - da Coleção LETRAS POTIGUARES)) - 2002, é uma tela pintada pela grande artista plástica Goreth Medeiros (óleo sobre tela), com projeto gráfico do designer - Fernando Chiriboga.

26 de mar de 2010

LIVRO INÉDITO DE NILO PEREIRA

Dr. Geraldo Pereira (filho de Nilo)

De Recife (PE) nos chegam informações que em breve a Editora Universitária, da UFPE lançará livro inédito do grande cearamirinense Nilo Pereira. Trata-se de “Histórias Peregrinas e Outros Estudos”. O Dr. Geraldo Pereira, filho de Nilo, reuniu opúsculos (ou plaquetes), nos quais estavam publicados discursos, conferências e palestras feitas no Recife, na Paraiba e no Rio Grande do Norte. Uma abordagem leve, como era o estilo de Nilo Pereira, de certos feitos históricos que interessam a toda gente. Tem a Apresentação do Reitor Amaro Lins, o Prefácio da professora e ex-aluna de Nilo Pereira, Socorro Ferraz, Orelhas da conterrânea do autor, Helicarla Morais, e o texto da contracapa de Marcus Accioly.
Dr. Geraldo Pereira, cronista dos bons e também articulista do Jornal do Commercio do Recife, mantém o www.blogdegeraldopereira.blogspot.com, como ele mesmo define: “Um espaço para a publicação de crônicas.Uma página especialmente dedicada à poética dos sentimentos e à prosa das lembranças. Mas também um lugar virtual para a reflexão, para a discussão de idéias e de ideais.”

***Para acessar as demais páginas clique nas opções abaixo do cabeçalho.
***Sugestões, mensagens, críticas construtivas ou colaborações, utilize nosso e-mail: fnilopereira@hotmail.com

24 de mar de 2010

EM MANUTENÇÃO

Postagens a partir de 6a.Feira - 26/03/2010.

26 de fev de 2010

SÓ LEMBRANÇAS

A revista O Cruzeiro surgiu no final dos anos 20, tendo sua primeira publicação em 10 de novembro de 1928. Patrocinada pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand, O Cruzeiro é considerada a principal revista ilustrada brasileira do século XX, sendo responsável por toda uma reformulação técnica e estética no meio jornalistico.
A maior definição gráfica e o uso da rotogravura foram algumas de suas caracteristicas marcantes, que permitiam uma melhor associação entre o texto e a imagem nas matérias.
As inovações trazidas pelo O Cruzeiro obrigaram a modernização do mercado e lançaram o fotojornalismo como principal corrente editorial de sua época.
A última edição de O Cruzeiro é de julho de 1975, com Pelé na capa, então jogador do Cosmos, vestido de Tio Sam.

*** Em fevereiro de 1974, duas músicas se destacaram na programação das rádios em todo o país. A primeira, internacional: “Goodbye Yellow Brick Road”, com o então jovem inglês Elton John. A segunda: “Retalhos de Cetim”, do compositor e cantor brasileiro Benito di Paula. Estas duas canções eram as mais tocadas nas paradas de sucesso em todo o Brasil. Só lembranças.

CEARÁ-MIRIM E A CIDADANIA

O distrito Coqueiros – zona rural de Ceará-Mirim – recebe neste sábado 27 de fevereiro, o Projeto “Cidadania na Comunidade”, com ações de Educação, Esporte, Cultura e Lazer.
O evento, com início previsto para às 8h, acontecerá durante todo o dia, até às 17h, no Centro de Educação Rural Professor José Tito Júnior-CERU, numa realização da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e da Assistência Social-Semthas, por meio do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS Rural, dentro do Programa de Atenção Integral às Famílias-PAIF, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Saúde, e Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.
O projeto, tem como objetivo, proporcionar espaço de lazer, cultura, esporte e arte para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos residentes nas comunidades com pouca oferta de atividades sócio-culturais, as capacidades criativa e produtiva, além de fortalecer a auto-estima e despertar a consciência de cidadania com vistas à contribuir com a redução dos índices do uso abusivo do álcool e outras drogas, da criminalidade, prostituição e principalmente a violência juvenil.
De acordo com Ana Cristina Galdino, coordenadora do CRAS Rural, com sede em Coqueiros, o público-alvo do projeto está voltado para crianças, adolescentes e jovens na faixa etária entre 07 e 24 anos.
Segundo ela, uma das principais metas do Projeto “Cidadania na Comunidade”, é proporcionar a participação dos jovens em atividades artísticas, esportivas e culturais, desenvolvendo suas habilidades e competências em diferentes áreas, nas suas vidas.
“Uma das grandes importâncias desse projeto, é proporcionar aos jovens, um momento de encontro consigo mesmo, transformando-os em agentes multiplicadores do conhecimento, da arte, da cultura e do esporte, em suas vidas”, ressalta Ana Cristina, lembrando também, que outra meta importante do projeto, é aumentar o interesse do jovem pelo estudo, ampliar sua visão de mundo e reduzir a ociosidade, além de evitar o envolvimento com bebidas alcoólicas e outras drogas, marginalidade, violência e prostituição.
METODOLOGIA
O Projeto “Cidadania na Comunidade” consiste na realização de atividades esportivas, palestras informativas nas mais diversas áreas como: saúde, educação, drogas e etc..., além de oficinas de arte e cultura, apresentações culturais, sendo preparado um ambiente específico para cada atividade à ser apresentada.
Todas as atividades aplicadas pelo projeto, visam o desenvolvimento, reconhecendo as suas potencialidades em configurar-se em ações comprometidas com a inclusão social.
Consta ainda da programação neste sábado em Coqueiros, duas apresentações: a primeira, na abertura do evento, uma Batucada com a equipe do Projovem, e a outra, por ocasião do encerramento da programação, uma apresentação da Banda de Música Djalma Ribeiro, da Fundação de Cultura Nilo Pereira.
Fonte: Jorge Moreira
Assessor de Comunicação da
Prefeitura de Ceará-Mirim

HOJE NA HISTÓRIA

Em 26 de Fevereiro de...
1938 - Brasil aprova sua segunda Constituição.
1969 - Presidente Artur da Costa e Silva edita o Ato Institucional nº 7 suspendendo as eleições democráticas no País.

1983 - O álbum Thriller, de Michael Jackson, chega ao primeiro lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos.

1990 - Violeta Chamorro é eleita presidente da Nicarágua.

1993 - Explosão mata seis pessoas no estacionamento do World Trade Center, em Nova York. Foi o primeiro atentado talibã contra o prédio.

1939 – Nasce no Rio de Janeiro, Wilson Simonal, cantor brasileiro.
Wilson Simonal de Castro (Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 1939 — 25 de junho de 2000) foi um cantor brasileiro de muito sucesso nas décadas de 1960 e 1970. Simonal teve dois filhos, também músicos - Wilson Simoninha e Max de Castro.

Wilson Simonal - Começou a carreira cantando em bailes do 8º grupo de Artilharia da Costa, cantando também em inglês, rock e calipsos. Em 1961 foi crooner do conjunto de calipso Dry Boys, fez parte do conjunto Os guaranis. Se apresentou no programa Os brotos comandam, sendo apresentador do programa Carlos Imperial. Cantou nas casa noturnas Drink e Top Club. Foi levado por Luiz Carlos Miéle e Ronaldo Bôscoli para o Beco das Garrafas, que era o reduto da bossa nova.
Em 1964 viajou pelas América do Sul e América Central, junto com o conjunto Bossa Três, do pianista Luís Carlos Vinhas. De 1966 a 1967 apresentou o programa de TV, Show em Si …monal, pela TV Record - canal 7, de São Paulo. Seu diretor era Carlos Imperial. Se revelando um show man, fez grande sucesso com as músicas País tropical (Jorge Ben), Mamãe passou açúcar em mim, Meu limão, meu limoeiro, Sá Marina (Antonio Adolfo/Tibério Gaspar), num swing criado por César Camargo Mariano, que fazia parte do Som Três, junto com Sabá e Toninho, que foi chamado de pilantragem.
Em 1970 acompanhou a seleção brasileira de futebol à Copa do Mundo, realizada no México, onde tornou-se amigo dos jogadores de futebol Carlos Alberto, Jairzinho e do maestro Erlon Chaves.
Nesta época, Simonal era um cantor bastante assediado pela imprensa e pelos fãs e vivia o auge de sua carreira.
No início da década de 1970, Simonal sofreu um desfalque na empresa que possuía e brigou com seu contador por conta das questões financeiras e fiscais. Este contador era o contador de diversos atores e diretores da Globo e, revoltado com a postura de Simonal, acabou se aliando com o diretor João Carlos Magaldi, que detinha um poder enorme de comunicação (ele era exatamente o diretor da Central Globo de Comunicação) e juntos inventaram um boato terrível sobre Simonal visando especificamente destruir completamente a carreira do cantor. Ou seja, como eram os anos da ditadura e a Globo era o porta voz dessa ditadura, Magaldi inventou que Simonal era alcagüete, dedo duro, e que estaria dedurando grande parte da classe artística para a polícia.
Durante os interrogatórios, Simonal foi acusado de ser informante do Dops. A repressão imposta pela ditadura militar brasileira, e levaram os jornalistas da época a acreditar que Simonal fôsse informante do SNI. O jornal alternativo O Pasquim acusou-o de dedo duro e Simonal ficou desmoralizado no meio artístico-intelectual e cultural da época e sua carreira começou a declinar.
A classe artística inteira e o público voltou-se contra Simonal. E com isso a carreira do cantor foi completamente destruída por um boato gerado dentro da Central Globo e, até a sua morte, ele jamais conseguiu recuperar-se da fama de traidor, embora esta “traição” tivesse sido amplamente desmentida.
Simonal caiu no ostracismo a partir da década de 1980, e sempre negou veementemente todas as acusações. Porém tornou-se deprimido e vítima do alcoolismo e morreu de complicações decorrentes do vício.
Em 2002, após sua morte, a família do cantor requisitou abertura de processo para verificar a acusação de informante do regime. Foram reunidos depoimentos de diversos artistas, além de um documento datado de 1999 em que o então secretário de Direitos Humanos, José Gregori, atestava que não havia evidências - fosse nos arquivos do Serviço Nacional de Informações (SNI) ou no Centro de Inteligência do Exército - de que Simonal houvesse agido como delator. Como resultado, o nome do músico foi reabilitado publicamente pela Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2003.
Independente de qualquer acusação política, porém, o legado artístico de Wilson Simonal vem ganhando cada vez mais reconhecimento pela história da Música Popular Brasileira, onde é considerado um dos melhores cantores.
Fonte: Last FM – Biografias.

CEARÁ-MIRIM E A EDUCAÇÃO INFANTIL

O prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto-PR e a secretária de educação do município, professora Ângela Aquino, inauguram nesta segunda-feira 1º de março, mais um Centro de Educação Infantil-CEI, o 5º na administração do governo “Compromisso com o Povo”.
O novo CEI, localizado no Centro de Assistência Integrada à Coletividade-CAIC do Conjunto Novos Tempos, leva o nome do ex-secretário estadual de educação, Ruy Pereira dos Santos, que faleceu no último dia 11 de fevereiro, vítima de acidente automobilístico.
Esta, foi uma maneira, simples, que o município encontrou para homenagear o ex-secretário, que foi um dos responsáveis pela implementação da obra.
Como secretário, Ruy participou efetivamente da viabilização da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Ceará-Mirim, com o objetivo de ceder ao município, toda a estrutura física da creche do CAIC, para que o prefeito Antônio Peixoto pudesse recuperar e instalar no local uma escola de educação infantil.
A solenidade de inauguração acontece às 8h desta segunda-feira 1º de março e contará com a presença de várias autoridades, secretários municipais, auxiliares do governo, além de pais e alunos.
O novo Centro Infantil chega com uma estrutura para atender cerca de 300 crianças com idades entre 3 e 6 anos.
As obras de recuperação na estrutura física do prédio, respeita o projeto arquitetônico da unidade. E para que pudesse voltar a funcionar, o prefeito Antônio Peixoto autorizou a recuperação completa do prédio, uma vez que não existia mais instalações elétrica e hidráulica, portas e janelas haviam sido roubadas, assim como pias, lavatórios, estruturas de copa e banheiro, etc...
Na verdade, quando o município recebeu o prédio, o que ainda havia de estrutura física, estava coberto pelo mato que crescia consideravelmente, tendo o local se transformado num ponto perigoso, visto que, estava sendo utilizado por vândalos que se drogavam e se prostituíam lá dentro.
Preocupado com a situação, o prefeito Antônio Peixoto, liberou os recursos para a viabilização da obra de recuperação do local, provenientes dos cofres da Prefeitura, tendo sido a Secretaria Municipal de Urbanismo a responsável pela execução da obra.
“Os Centros de Educação Infantil, são parte do plano de expansão, já que o nosso governo pretende levar uma educação infantil de qualidade à todas as regiões de Ceará-Mirim nas zonas rural e urbana. A educação infantil para mim é a base de tudo e o que o nosso governo puder fazer para melhorar sua qualidade, vai fazer”, enfatiza o prefeito.
Em 2009, a administração “Compromisso com o Povo” inaugurou quatro CEIs: Gravatá, Massaranduba e Riachão (zona rural) e Monsenhor Ruy Miranda (zona urbana) do município.
Agora, com a inauguração do CEI Ruy Pereira dos Santos, a rede municipal de educação passa a atender neste ano letivo de 2010 à 2.912 crianças, podendo ultrapassar a casa dos 3.000, uma vez que, algumas unidades do interior do município ainda estão recebendo crianças.
O prefeito Antônio Peixoto também anuncia, que já na primeira quinzena de março, estará iniciando o processo de instalação de outros quatro CEIs nas comunidades de Primeira Lagoa, Coqueiros, Sítio e Muriu.

JOVEM GUARDA

Em 22 de agosto de 1965 foi ao ar a primeira edição do programa JOVEM GUARDA pela Tv Record. Quarenta e cinco anos depois, o movimento comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa continua um fenômeno de público, resvalando até a geração da era digital. Discos são reeditados, espetáculos atraem multidões e DVDs alcançam vendagens surpreendentes. As músicas estão no coração das pessoas, sendo parte de suas vidas, romances, memórias da juventude. Iniciando em Natal as comemorações das quatro décadas e meia da Jovem Guarda, o cantor potiguar LENO, que fez parte da Jovem Guarda ao lado de Lílian, estará realizando grande show no sábado (06 de março) as 21h00 na AABB/Natal. Participação especial da Banda Anos 60. A realização é da Rock Potiguar Produções. Mais detalhes na réplica do cartaz que publicamos abaixo.


A era de ouro da Jovem Guarda é lembrada todos os domingos em Ceará-Mirim de 08 as 10 da manhã no programa JOVEM GUARDA ESPECIAL , pela 87 FM, com produção e apresentação da dupla Eliel Silva e Edvaldo Morais.

25 de fev de 2010

UVA - CEARÁ-MIRIM: Mestrandos apresentam monografias

Neste sábado (27/02) na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela acontece apresentação de duas monografias de mestrandos da UVA-Universidade Vale do Acaraú. Márcia Ferreira Xavier com o trabalho: “Sentimental e saudosista: A história de Ceará-Mirim pelas poéticas memórias de Lúcia Helena Pereira” e Esteferson Sandiz com o tema: “O Guardião do Tempo – A vida do senhor do Engenho Mucuripe: Ruy Antunes Pereira”. Os autores são cearamirinenses. Evento começará as oito horas da manhã e estão sendo enviados convites a diversas personalidades da área da educação e cultura, além de familiares dos homenageados nos trabalhos.

HOJE NA HISTÓRIA

Em 25 de Fevereiro de...
1841 - Nasce Auguste Renoir. O pintor francês era essencialmente impressionista, mas nunca deixou de lado o culto à forma. Seu amor pela pintura era tamanho que, sofrendo de reumatismo crônico na velhice, amarrava o pincel na mão para pintar.

Pintura de Renoir

1891 - Marechal Deodoro é eleito presidente do Brasil.


1945 – Morre aos 52 anos de idade Mário de Andrade, escritor brasileiro.


1951 - Tem início em Buenos Aires, Argentina, os primeiros Jogos Pan-americanos.


1995 – Morre Dona Leda Mello, mãe do ex-presidente Fernando Collor de Mello

24 de fev de 2010

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Um assunto bastante presente na atualidade, a Economia Solidária foi à base do 1º Seminário sobre o tema realizado na manhã desta terça-feira 24 de fevereiro, no município de Ceará-Mirim.
O evento foi promovido numa iniciativa da Prefeitura, por intermédio das Secretarias Municipais de Agricultura e Abastecimento e Trabalho, Habitação e Assistência Social, durante toda manhã, na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, localizada no bairro Santa Águeda.
O objetivo segundo os organizadores do Seminário é de difundir a idéia da Economia Solidária para melhorar a comercialização dos produtos fabricados no município de forma solidária e sustentável, beneficiando a agricultura familiar, produtores rurais, artesãos e os empreendedores.
A outra intenção da prefeitura é de aproximar as comunidades, associações e cooperativas existentes na cidade, da administração, no sentido de possibilitar a qualificação da mão de obra, no sentido do gerenciamento do produto até o mercado capitalista.
Na abertura do Seminário acompanhado do vice-prefeito Luiz Antônio, de secretários e assessores da administração, o prefeito Antônio Peixoto falou da importância de firmar parcerias com os governos Federal e Estadual, bem como com instituições não governamentais e ainda ressaltou a participação da coletividade para melhorar as condições de vida da população.
“No primeiro ano da nossa gestão, tivemos que enfrentar uma série de dificuldades, ocasionadas pela crise financeira, que afetou todas as prefeituras e limitou muitas ações do poder executivo, fomos obrigados a trabalhar praticamente com recursos próprios, mas mesmo assim não deixamos de buscar benefícios para os agricultores”, frisou Peixoto ressaltando que a administração não medirá esforços para desenvolver as áreas do campo e rural.
Peixoto encerrou o discurso, pedindo a todos que dessem as mãos para construir um município de igualdade social, onde os cidadãos se tornem multiplicadores, pois muito ainda será realizado.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento Hebert Dantas Júnior, o momento é importante, pois também temos como meta, fomentar a educação da agricultura, unificando as atividades para facilitar a comercialização da produção.
Fonte: JHANCY RICHELM
Assessoria de Comunicação da
Prefeitura de Ceará-Mirim

HOJE NA HISTÓRIA

Em 24 de fevereiro de...
1897 - Inaugurado o Palácio do Catete, no Rio.

1946 - Domingo Perón vence as eleições presidenciais na Argentina.

1972 - Incêndio no Edifício Andraus, em São Paulo, deixa 16 mortos.

1981 - O Palácio de Buckingham anuncia o noivado do Príncipe Charles com Lady Diana Spencer. O enlace matrimonial que aconteceria meses depois ficou conhecido como "Casamento do Século" por sua associação com a história de Cinderela.

Charles e Diana na época do noivado.


1984 - Comício pelas Diretas, Já! realizado em Belo Horizonte reúne 250 mil pessoas.

1997 - O cientista Ian Wilmut, do Instituto Roslin, na Escócia, anuncia a existência da ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado a partir de uma célula de um animal adulto.

2004 - A empresa multinacional Parmalat pede concordata.

S A Ú D E

AÇÃO COMUNITÁRIA DE SAÚDE
AGORA EM PRIMEIRA LAGOA

O distrito de Primeira Lagoa – Zona Rural de Ceará-Mirim – será o segundo à receber o Projeto “Ação Comunitária de Saúde”, criado pela Prefeitura de Ceará-Mirim por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Será nesta quinta-feira 25/02 no horário de 8h às 12h na Escola Municipal José Adelino e no Posto de Saúde da comunidade.
O objetivo do Projeto é levar atendimento médico em diversas especialidades à todas as comunidades carentes do município.
O prefeito Antônio Peixoto e o secretário municipal de saúde, Fernando Lessa esperam obter em Primeira Lagoa o mesmo êxito obtido na Primeira Ação, realizada no último dia 9 deste mês de fevereiro na comunidade de Rio dos Índios, oportunidade em que mais de 200 pessoas receberam atendimento médico e outras ações da saúde municipal.
Os moradores da comunidade recebem gratuitamente atendimento médico nas especialidades de: Pediatria, Cardiologia, Ginecologia, Ortopedia, Reumatologia, além de Clínica Médica, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Educação Física, Odontologia, entre outros.
A Ação, envolve cerca de 50 profissionais de saúde, incluindo equipe do Programa Saúde da Família-PSF da localidade, Agentes Comunitários de Saúde e equipe de apoio da comunidade e da SMS.
De acordo com o secretário de saúde do município, Fernando Lessa, apesar dos 21 postos de saúde do município estarem com equipes completas atendendo às comunidade de forma efetiva, com médicos e enfermeiros, a Secretaria sentiu a necessidade de está mais próxima da população, realizando dessa forma, as Ações Comunitárias de Saúde.
Para o prefeito Antônio Peixoto, essa é uma ação de grande importância, e que será levada à todas as comunidades rurais do município, pois, além de beneficiar a população carente, inclusive com a distribuição do medicamento no ato da consulta médica, representa muito para a sua administração, que tem Compromisso com o Povo.
Fonte: Assessoria de Comunicação
da Prefeitura de Ceará-Mirim

23 de fev de 2010

HOJE NA HISTÓRIA

Em 23 de fevereiro de...
1905 - Surge em Chicago o Rotary Club. Hoje é o dia do rotariano.

1920 - Primeira transmissão de rádio na Inglaterra.

1961 - Ernesto Che Guevara é nomeado Ministro de Indústrias de Cuba. Ele, que lutou ao lado de Fidel Castro contra a ditadura de Fulgêncio Batista, virou cidadão cubano e já havia sido diretor do Banco Nacional da ilha, deixaria o cargo mais tarde para lutar pela revolução na África.
1965 – Morre Stan Laurel, ator que representava o Magro na série "O Gordo e o Magro".

Stan Laurel, o magro.

1988 - Autorizado o funcionamento da TV a cabo no Brasil .

CEARÁ-MIRIM EM NOTÍCIAS

ECONOMIA SOLIDÁRIA
A Prefeitura de Ceará-Mirim promove nesta quarta-feira (24), o 1º seminário sobre economia solidária. O evento acontecer na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, a partir das 08h30, por intermédio das Secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Trabalho, Habitação e Assistência Social.
O seminário está direcionado a artesãos, agricultores rurais, pequenos empreendedores, cooperativas, associações e público interessado, com o objetivo de difundir no município a idéia de economia solidária e seus princípios, bem como, tratar da importância para comercialização dos produtos da agricultura familiar produzidos nas comunidades rurais de Ceará-Mirim.
Na ocasião será ministrada uma palestra sobre o tema: Economia Solidária pela integrante do Fórum Estadual de Economia Solidária, Vilma Aparecida que ainda abordará o assunto Economia e Vida, Tema da Campanha da Fraternidade 2010.

SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde realiza na próxima quinta-feira (25), na comunidade de Primeira Lagoa em Ceará-Mirim, A Ação Comunitária tem o intuito de proporcionar melhoria na qualidade da assistência e promoção à saúde da população. Os atendimentos especializados estarão disponibilizados, das 8h às 17h, no Posto de Saúde e na Escola Municipal José Adelino.
Segundo informações da Secretaria de Saúde a Ação se estenderá a outras comunidades, com a pretensão de facilitar à assistência a saúde, dos moradores que residem nas comunidades rurais. As datas e locais das próximas ações serão divulgadas em breve.
Fonte: JHANCY RICHELM
(Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ceará-Mirim)

22 de fev de 2010



Reproduzimos entrevista com o escritor Francisco Martins Alves Neto concedida ao Jornal de Hoje (Natal/RN).
Como surgiu o projeto Momento do livro?
Surgiu quando eu era vendedor na Livraria Siciliano e vi que três vezes por semana, os vendedores se reuniam para falar sobre o livro que eles tinham lido. Notei que podia fazer aquilo nas escolas, contando histórias e levando a literatura para os alunos.

Fale um pouco sobre o projeto o Momento do livro.
Seu berço foi na escola estadual Dom Nivaldo Monte, em outubro de 2008. Levei para os alunos daquela instituição a história do livro A CABANA, que estava na lista dos mais vendidos no Brasil. Percebi que os jovens ficaram encantados com a contação de história. Depois daquele momento, professores e alunos chegaram até mim e disseram: "Você tem jeito para contar história, parece que a gente estava vendo a cena". Aquilo era tudo que eu desejava ouvir para tocar o projeto em frente. Continuei visitando escolas e lçevando aos alunos e professores o gosto pela leitura. Ganhei incentivo por parte da própria Siciliano, da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e do escritor Diógenes da Cunha Lima que me davam livros para sortear junto ao público. Depois fui falando do projeto para outros escristores e ganhando incentivadores.

Quais são os escritores potiguares que o senhor trabalha neste projeto?
Então. Depois que eu fiz umas quatro apresentações nas escolas eu pensei: "Não vou ficar falando de escritores internacionais, vou focar a atenção para os escritores locais, especialmente os que trabalham com a prosa". E assim pedi doações de livro para o projeto e foi chegando livros doados por outros escritores, a saber: Edilson Pinto, Lima Neto, André Sales, Tasso Soares, Monalisa Silvério, Elísio Medeiros, além do próprio Diógenes da Cunha Lima que já estava desde o primeiro momento. São eles, os escritores vivos que levo às escolas. Mas, enfoco também aqueles que fazem centenário de nascimento, em 2009 trabalhei Edgar Barbosa, Nilo Pereira e Jorge O'Grady de Paiva. Além é claro dos nossos já conhecidos Câmara Cascudo, Homero Homem, Henrique Castriciano, e Mané Beradeiro divulga : Renato Caldas, Zepraxedi, Kydelmir Dantas, Bob Motta, Antonio Francisco, Valério Mesquita,

Quais foram as escolas que o senhor já apresentou o show de palhaço Leiturino e Mané Beradeiro, com o projeto Momento do Livro?
Mané Beradeiro já fiz apresentação em muitas escolas, lembro agora da Dom Nivaldo Monte, Manoel Machado, Rooselvet (ambas em Parnamirim), Enéas Cavalcante (Ceará Mirim), Biblioteca do Sesc, Creche Silva Capistrano Djalma Maranhão Mário Lira (Natal). Já o Palhaço Leiturino brincou e encantou crianças do Manoel Machado, Mário Lira, Emília Ramos.

Quais são os apoios que o senhor recebe para desenvolver um projeto tão importante como este?
Dois apoios fundamentais: o carinho do público e o reconhecimento dos escritores que doam livros para o projeto.

Como surgiu os personagens vividos palhaço Leiturino e Mané Beradeiro pelo senhor ?
Mané Beradeiro, veio da lendária e mítica São Sarauê, a terra desejada dos nordestinos, a Canaã dos Sertanejos, onde corre rios de gualhada e as barreiras são de rapaduras. Ele é o principal apresentador de causos e poesias matutas. Tudo que ele conta é tirado dos livros de humor da literatura potiguar, dos córdeis ou de fontes orais. Nada criado por mim, no máximo adptado. Mané Beradeiro surgiu porque eu percebi que com um personagem os alunos, jovens e adultos, prestariam maior atenção àquilo que estava falando. Deu certo, muito certo mesmo.
Leiturino, o mais recente, estreiou em 9 de outubro do ano passado. Ele tem como objetivo resgatar histórias do nosso baú, que estão aí nos livros de Câmara Cascudo, Veríssimo de Melo, Diógenes da Cunha Lima, Elísio Medeiros, etc. Colocando após as histórias bricandeiras da infância do nunca-mais.

Qual a diferença entre contador de causos e de declamador de poesias matutas?
Contador de causos são histórias carregadas de humor, algumas satíricas, picantes. Poesias matutas são obras dos nossos poetas que mesclam a língua falada do povo simples com a beleza da vida, da natureza, do sertão.

O senhor é escritor. Como surgiu a vontade de interpretar personagens populares?
Para enriquecer o projeto. Não ficar apenas o escritor falando para a platéia. As crianças adoram brincar com Leiturino e perguntam se realmente ele trocou o coração por um livro. Os jovens e adultos acham cômico e ao mesmo tempo singular o Mané Beradeiro, com sua mala de madeira, suas histórias tão nossas. Eles são realmente os grandes ícones do Momento do Livro. Dão brilho, vigor, atraem.

Qual é a intenção desses personagens. Seria o de tornar mais conhecido a literatura popular através do estimulo da leitura?
Sim. Leiturino e Mané Beradeiro são diferentes em personalidades, mas têm o mesmo objetivo, isto é, a leitura é fundamental, importante, riqueza que uma vez adquirida ninguém pode roubar de você. Eles passam isto. Não apenas no tocante a literatura popular mais também a literatura clássica.

Fale um pouco sobre você (onde nasceu, etc...)?
Nasci em Iracema-CE. Meus pais quando vieram para o RN eu tinha dois anos de idade. Nasci lá e me criei por aqui. Vivi toda a minha primeira e segunda infância entre um vale e um rio, o Vale do Ceará Mirim e o Rio Maxaranguape. resido em Parnamirim. Trabalho pela manhã na Biblioteca da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.

E, sobre sua trajetória artística?
Não tenho.

Quantos livros o senhor já escreveu?
Fale um pouco sobre eles.
Foram três. O primeiro em dezembro de 2004, "Contos da Nossa Terra", livro que conta várias histórias de Domício, menino que vive em Ceará Mirim, na década de 70. É um pouco autobiográfico. Depois veio o segundo: "Degustando Poesia", em dezembro de 2007 e em agosto de 2009 "Crônicas Sensoriais", um pequeno livro de bolso para ser lido com os olhos do coração, pois nele falo sobre a tragetória da minha infância. É o primeiro de uma série de três ou quatro que pretendo publicar.

Quais são suas influências literárias?
Muitas. Leio de tudo e sobre os mais variados temas e estilos. Então de cada um acredito que absorvo algo à minha formação.

Que autores potiguares inspiram suas obras?
Minhas obras ainda não formam um conjunto que seja capaz de ter a inspiração de outros autores.

Como surge a inspiração para as suas obras?
Ela, a inspiração, é como uma dama que vem, deita-se conosco e quando a procuramos, muitas vezes nas madrugadas literárias, ele já está nos braços de um outro escritor. Então, assim, nesta ótica, todo escritor é traído. Tem que ter paciência, esperar ela chegar, ouvir uma frase, ver uma cena, uma imagem e quando ela bater a porta do quarto da produção, você compartilha com ela e a coisa acontece. Então aproveita. Explore, pois logo ela a deixará novamente.

Qual (is) o cordel que se tornou mais conhecido?
Bem, dentro do Momento do Livro, há um que todos gostam: "Os Sete Constituintes", de Antônio Francisco. Mas há também "Me enganei com minha noiva" de Luiz Campos e "A briga da galinha caipira com a galinha de granja" de Bob Motta. Cada um com sua particularidade.

O senhor é escritor, poeta, cronista e "bloggeiro” fale um pouco sobre esse universo e veículo de comunicação.
Junte tudo isto numa só palavra: sonhador. Escrevo palavras que tenham o poder de levar alegria. Que sirvam como sachê para numa xícara noe final de tarde ser um chá entre amigos. Hoje a proliferação de escritor é como a praga de gafanhato no Egito. O livro (folha) é sem dúvida um instrumento que ficará por muito tempo no mercado, mas o blog ajuda bastante a semear seu pensamento, suas atividades. Acho isto maravilhoso e aproveito o máximo.

Como será a temporada do projeto Momento do livro em 2010?
Bem, pela primeira vez tenho a ousadia de começar o projeto de uma forma diferente. No dia 30 de março, às 19 horas, no auditório da Siciliano, no Midway Mall, haverá um show de abertura do projeto, com apresentação de Mané Beradeiro. A intenção é divulgar o projeto e arrecadar dinheiro para mantê-lo em 2010. Cada pessoa que for assistir ao show tornar-se-á colaborador deste projeto. Depois estarei visitando as escolas da Grande Natal e propondo-me a levar contação de histórias, shows de Leiturino e Mané Beradeiro às instituições. Tenho esperanças que será bem melhor que os anos anteriores.

E, quais são os seus próximos projetos?
Fazer com que o Momento do Livro possa ser agraciado com um incentivo à cultura, que seja a Lei Cãmara Cascudo ou Djalma Maranhão, para que através desta ferramenta possa atuar mais e melhor não apenas na Grande Natal mais também em todo o RN.

HOJE NA HISTÓRIA

Em 22 de Fevereiro de...
1958 - Estréia a primeira montagem da peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, que renovou o teatro brasileiro.

1989 - É criado o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

1992 - Kurt Cobain, vocalista da banda Nirvana, casa-se com Courtney Love, líder do grupo Hole.

1998 - O filme Central do Brasil, dirigido por Walter Salles, recebe o Urso de Ouro de melhor filme e o Urso de Prata de melhor atriz para Fernanda Montenegro no Festival de Berlim.

Cartaz oficial do filme CENTRAL DO BRASIL

1999 – O estudante Tsung Chi Hsue morre afogado durante trote na Faculdade de Medicina da USP.

2008 – Morre aos 77 anos de idade Rubens de Falco, ator e teledramaturgo brasileiro. Nesta mesma data em 2009 morre a atriz Ida Gomes com 76 anos.

19 de fev de 2010

BASQUETE: CEARAMIRINENSE NA SELEÇÃO BRASILEIRA

Murilo César na Seleção
Atletas de doze estados do país foram convocados para a primeira fase de treinamento da Seleção Brasileira sub-15 masculina de basquete, patrocinada pela Eletrobrás. Um deles é o ala-armador cearamirinense Murilo César Medeiros Ribeiro. Filho do casal Fernando Ribeiro/Silvia, tem 14 anos – 1,72m e estuda no Colégio Salesiano São José em Natal.
Murilo, que vai trocar o RN pelo RJ, se apresenta no dia 27 deste mês as 18 horas para os treinos que serão realizados no ginásio da Escola de Educação Física do Exército, na Urca.
A equipe vai se preparar para o 23º Campeonato Sul-Americano da categoria, que será realizado de 5 a 9 de outubro, na Colômbia.
Murilo César de Medeiros Ribeiro, filho do comerciante Fernando César Moreira Ribeiro e da Assistente Social Sílvia Letícia Alves de Medeiros Ribeiro. Nasceu aos 13 de abril de 1995.
Murilo cresceu sob a orientação atenta dos familiares, estudando em instituições renomadas na cidade como: Centro Educacional O Bem-me-quer, SECAT e Colégio de Santa Águeda.

MURILO CÉSAR
Aos nove anos começou a jogar basquete, nas quadras esportivas públicas, incentivado por atletas de Ceará-Mirim e, desde então, vem assumindo o esporte como uma oportunidade de realização pessoal e profissional.
No mesmo período começou a estudar no Colégio Salesiano em Natal, passando a integrar a escolinha de basquete com ensinamentos do professor Sidney, logo tornando-se ala armador da equipe, sob orientação inicial do professor Renier e depois pelo professor e técnico Jean Pierre. Pela equipe conquistou diversos títulos de 2007 até o corrente ano. Murilo já foi escolhido o Atleta Destaque do Salesiano e recebeu o título de melhor jogador amador do Estado do RN.
Dentre suas características, como excelente atleta, Murilo é um ala armador que se destaca pelo ritmo das jogadas, arremessos certeiros, boas infiltrações, atuando junto com o time de maneira inspirada e com eficiência ofensiva e defensiva, capacidade de decisão, organização das jogadas e dribles, o que chamou a atenção do COB – Comitê Olímpico Brasileiro. Murilo foi destaque nas Olimpíadas Escolares Brasileira em 2008, com grande desenvoltura, alcançou impressionantes números, atingindo uma média de 22 pontos por partida.
Uma curiosidade: o número de sua camisa é 23, dígitos imortalizados pelo astro do basquete americano Michael Jordan.
As conquistas de Murilo não se resumem as quadras. No Colégio Salesiano em Natal, sempre manteve satisfatoriamente seu desempenho acadêmico, revelando que o esporte e a educação podem e devem caminhar juntos. Aliado a isso, reconhece as barreiras que impedem o acesso democrático ao esporte e lazer e tem como meta contribuir para a inclusão, tornando-se um dos voluntários da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, quando tentará aproximar o basquete da realidade dos portadores de deficiência. Seu grande sonho: permanecer na Seleção Brasileira e poder jogar nas Olimpíadas Rio 2016.
Murilo agradece primeiramente a Deus por tudo que tem vivenciado no esporte; a seus pais Fernando e Sílvia, incansáveis apoiadores e torcedores; ao técnico Jean Pierre; ao Colégio Salesiano São José (Natal), amigos e familiares, além do prefeito de Ceará-Mirim Antônio Marcos de Abreu Peixoto, outro grande incentivador de sua carreira. Destaque especial para sua mãe Silvia Letícia, incentivadora em todos os momentos, inclusive nas quadras, onde estampa na camisa a frase que sintetiza o sentimento de muitos: “Sou mãe do 23, com muito orgulho”.

EM DESTAQUE

Nosso registro especial desta postagem vai para CEICINHA CÂMARA. Cearamirinense, filha da saudosa Dona Marli Câmara. Saiu do Vale verde, cruzou o Atlântico em busca de novos horizontes, mas, nunca esqueceu seu torrão natal. Quando esteve em Ceará-Mirim no final de 2009 e início de 2010, para matar as saudades, teve a oportunidade de reunir familiares e amigos no denominado Jantar do Reencontro, na residência do seu mano Maurício, ao lado do Abrigo de Idosos São Vicente. Ela conta como tudo aconteceu, inclusive ilustrado com muitas fotos em seu blog www.nlusofonia.blogspot.com
Parabéns Ceicinha, pela garra e determinação. Você é uma vencedora. Sinceros votos de pleno êxito em sua vida profissional e particular nas terras portuguesas. Seu blog, que registra acontecimentos locais e de além-mar, já consta em nossa lista de links. (Edvaldo Morais).

HOJE NA HISTÓRIA

Em 19 de Fevereiro de...
1878 - O inventor norte-americano Thomas Edison patenteia o fonógrafo. Edison é até hoje o maior inventor de todos os tempos, tendo sido autor de 1093 inovações, entre elas a lâmpada elétrica.

1921 - Fundação do jornal Folha de S. Paulo.

1926 - Um exemplar da Bíblia de Gutenberg, o primeiro livro impresso, é leiloado em Nova York por US$ 106 mil.

1952 – Nasce Evandro Mesquita, cantor e ator brasileiro.

1989 - O Esporte Clube Bahia vence, pela segunda vez, o campeonato brasileiro de futebol em final contra o Internacional - RS.

1993 – Morre aos 47 anos, vítima da AIDS, o ator brasileiro Carlos Augusto Strazzer.

2008 - Fidel Castro deixa o poder de Cuba para seu irmão Raul Castro.

Fidel Castro

ÍDOLO DOS MENDIGOS - Parte Final

(*) Carlos Pinduca
Voltando aos 20 anos sem Raul Seixas, lembro até hoje do dia de sua morte: era uma segunda-feira e, se não me engano, recebi a notícia às 13h, assistindo ao Jornal Hoje, da Rede Globo. À noite, no programa Boca Livre, apresentado por Kid Vinil na TV Cultura (retransmitida pela TVE em Brasília), a banda Maria Angélica, comandada pelo jornalista/músico Fernando Naporano - e tendo Kid Vinil como convidado - encerrou o programa tocando duas pérolas do grande roqueiro baiano: "Aluga-se" e "Rock das Aranha" (1980).
Um grande amigo meu costuma dizer que é um contracenso chamar Raul de “o grande roqueiro brasileiro” ou o “pai do rock brasileiro”. Na visão dele, Raulzito era um exímio cantor de...boleros! De fato, do inicío com Os Panteras até o fim de sua carreira, Raul Seixas foi maneirando as guitarras em seu som e enveredando por caminhos que quebram qualquer visão mais ortodoxa do que seja considerado rock. Discussões de rótulos à parte, o mais importante talvez seja a singularidade e a criatividade contidas na obra do compositor e cantor baiano, frutos de uma salutar mistura de referências, que iam de Elvis Presley a Luiz Gonzaga. É essa marca muito pessoal que faz Raul Seixas figurar entre os grandes nomes da música brasileira.
A popularidade de Raulzito, mesmo nos dias de hoje, é de chamar a atenção, tanto pelo lado musical quanto pelo aspecto mítico que ronda sua personalidade. Fazendo uma pesquisa informal com amigos, notei que, ao zapear pelos canais, vários resolveram “parar” na Rede Globo quando se depararam com o programa sobre Raul Seixas. Isso porque sua música, sua vida e suas histórias ainda são alvos de curiosidade de seu público – seja este formado por maltrapilhos ou não. Afinal, não é qualquer artista que se transforma em uma espécie de grito de guerra genérico da platéia (já um tanto batido, é verdade) em shows do mais variados gêneros musicais: – Toca Rauuuuulllll!!! - berram os espectadores, a plenos pulmões.
* Carlos Pinduca é músico e jornalista em Brasília/DF.

18 de fev de 2010

EM CEARÁ-MIRIM: CARNAVAL PARA TODOS

Foto: Eliel Silva

A Prefeitura de Ceará-Mirim, através da Secretaria da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer, Fundação Nilo Pereira e Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, com apoio das demais Secretarias realizou manifestações carnavalescas em Ceará-Mirim, resgatando o carnaval de rua, com apresentações de tribos de índios, bambelô e Escola de Samba Império do Vale. Além do apoio para aquisição de alegorias e adereços das agremiações, após as apresentações cada uma recebeu um troféu de participação.

PRAIAS

Durante os quatro dias de carnaval diversas bandas animaram bailes em Muriu e Jacumã com livre acesso para todos os foliões. O prefeito Antônio Peixoto, vice-prefeito Luiz Antônio, Secretários e outros colaboradores estiveram participando ativamente dos eventos tanto em Ceará-Mirim quanto nas praias. A seguir, registros fotográficos.


















HOJE NA HISTÓRIA

Em 18 de Fevereiro de...

1546 – Morre Martinho Lutero, teólogo alemão, promotor da Reforma Protestante que desafiou o poder da Igreja Católica ao divulgar, em 1517, teses contra os abusos e práticas do clero. Lutero também traduziu a Bíblia pra o alemão.

1969 - Aconteceu o primeiro ensaio do conjunto Pholhas. A formação inicial da banda era Helio Santisteban (teclados e vocais), Paulo Fernandes (bateria e vocais) e Oswaldo Malagutti (baixo e vocais) e Wagner "Bitão" Benatti (guitarra e voz). O grande sucesso do grupo foi o disco Dead Faces lançado em 1972, que recebeu disco de ouro além de ter sido lançado também no mercado latino

1977 - Incêndio em um cinema na cidade chinesa de Xinjinag deixa 694 mortos.

1983 - A moeda nacional, o Cruzeiro, sofre uma maxidesvalorização no governo do presidente Figueiredo.

1986 –Morre aos 75 anos Nélson Cavaquinho, compositor, cantor e instrumentista brasileiro.

2001 - O Primeiro Comando da Capital, o PCC, promove uma mega-rebelião em 25 penitenciárias de São Paulo.

2006- Show da banda Rolling Stones em Copacabana, Rio.