ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

25 de mai de 2010

PREFEITO PEIXOTO PARTICIPA DE SEMINÁRIO EM CURITIBA

O prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto-PR, embarca para Curitiba, nesta terça-feira 25/05.
Ele vai participar, no período de 26 a 28/05 do I Seminário Nacional sobre Política e Administração do Imposto sobre a Propriedade Imobiliária: Implementação de Reformas e Revisões de Caráter Administrativo.
O evento, é parte integrante do Programa de Apoio aos Municípios em Tributação Imobiliária, coordenado pelo Lincoln Institute Of Land Policy e pelo Ministério das Cidades, no âmbito do Programa Nacional de Capacitação das Cidades.
O objetivo do Seminário é debater elementos preponderantes para o sucesso das iniciativas de reformas e revisões fiscais.
Durante o evento, serão avaliados princípios, práticas e estratégias para o aperfeiçoamento dos sistemas de tributação imobiliária.
O encontro, é dirigido aos prefeitos, secretários municipais e demais administradores públicos, gestores e técnicos municipais, procuradores, auditores fiscais, representantes do Poder Legislativo ou Judiciário e seus assessores, agentes sociais, acadêmicos e demais profissionais que desenvolvam atividades em áreas afins.
O evento será realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, Seção do Paraná, localizado à rua Brasiliano Moura, 253, Ahu – Curitiba-PR.
O prefeito Antônio Peixoto, retorna à Ceará-Mirim, ainda na noite da sexta-feira 28 de
maio.

20 de mai de 2010

20 ANOS DE POESIA


Foi sob o clarão da lamparina
Que escrevia minha poesia
Engolindo fumaça assassina
Inimiga do pulmão em demasia
Lamparina minha companhia
Eu lacrava de gás e acendia
Pra então cumprir minha sina.

O verso acima faz parte do mais recente livreto de cordel lançado pelo poeta e trovador Sebastião Silvestre, que está completando 20 anos de atividade poética. “MEUS VINTE ANOS DE POESIA” que pode ser adquirido com o próprio autor através do telefone 9153.2784, mostra um pouco da luta deste rapaz natural de Ceará-Mirim. Atualmente reside na comunidade de Riacho da Goiabeira, zona rural do Vale verde e com muito esforço está concluindo o Ensino Médio na Escola Estadual Edgar Barbosa. Sebastião apresenta também o programa radiofônico A SANFONA E A VIOLA na 106 FM, aos domingos, a partir das 5 horas da manhã, destacando a legítima cultura regional através da música de raiz nordestina, poesias e causos matutos.

19 de mai de 2010




MÃES DO PROJETO SANTA ÁGUEDA II FORAM HOMENAGEADAS


Na tarde do último domingo (16) a Associação de Costureiras do Projeto Santa Águeda II promoveu a festa em homenagem a todas as mães da comunidade. Evento foi abrilhantado pela Banda de Música Tenente Djalma Ribeiro Dantas. Na programação: mensagens, apresentações culturais, sorteio de brindes e outras atrações. O prefeito Antônio Marcos de Abreu Peixoto prestigiou as comemorações e transmitiu sua mensagem de parabéns. A coordenação dos festejos esteve a cargo do Sr. Wilson, gestor da Escola Municipal Alzira de Sá e D. Conceição Araújo, presidente da Associação.

Fotos.: Williane


18 de mai de 2010



2º Encontro de Prevenção e combate a exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.


Programação para esta terça-feira 18 / 05 / 2010 em CEARÁ-MIRIM:

07h: 30 m–Carreata com Buzinaço saindo defronte a Igreja Universal do Reino de Deus.
08h: 30m – Blitz em Pontos estratégicos da Cidade. Com Panfletagem e adesivagem de carros
10h00min – Entrevista do Promotor de Justiça, Exmº. Srº. Ivanaldo Soares da Silva Junior, a rádio 87,9 Fm.
15h30min – Passeata contra exploração sexual, envolvendo as Instituições saindo defronte a Escola Celso Cicco.
16h30min – Encerramento do Evento defronte a Igreja Matriz com a Benção do Pároco Municipal e apresentação teatral.

12 de mai de 2010

TEATRO EM CEARÁ-MIRIM

A partir do dia 21 de maio será realizada uma Oficina de Teatro na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela. Como assessores, a Fundação Nilo Pereira conta com um dos pioneiros na arte cênica da nova geração em Ceará-Mirim, o professor e teatrólogo Washington Pereira dos Santos e Franklin Marques dos Reis – Prêmio de Melhor Ator no Festival de Teatro em São Gonçalo do Amarante – ano 2009; destaque em matéria nacional da Revista do Ministério da Educação, dentre outros. As inscrições gratuitas continuam abertas para pessoas de ambos os sexos, a partir de 12 anos na sala da Fundação Nilo Pereira, Centro Administrativo da Prefeitura, em frente a agencia local do Banco do Brasil.

11 de mai de 2010

Waldeck, Washington e Alexandre Santos

Professor Washington ministrará oficina de teatro


9 de mai de 2010

A todas as mamães,
sinceros votos
de
FELIZ
DIA
DAS
MÃES!!!

8 de mai de 2010

A FUNDAÇÃO NILO PEREIRA SAÚDA TODOS OS ARTISTAS PLÁSTICOS E PINTORES PELA PASSAGEM DO SEU DIA.
P A R A B É N S!!!

A T E N Ç Ã O:


O RN TV (Inter Tv Cabugi) deste sábado (08/05) mostrará matéria especial sobre o MUSEU NILO PEREIRA. Depoimentos, imagens e a atual situação daquele grande patrimônio de Ceará-Mirim. Edição do meio dia, com possibilidade de reprise na segunda edição a noite.



7 de mai de 2010

PRATA DA CASA



COMUNICADO:

O programa radiofônico PRATA DA CASA ,produzido pela FUNDAÇÃO NILO PEREIRA, mudou de dia e horário. Agora aos sábados as 7 da noite na 87 FM de Ceará-Mirim, com apresentação de Alexandre Santos, destaca e valoriza os artistas da terra. Arte, cultura, poesia e música.

Sintonize!

6 de mai de 2010

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

CEARÁ-MIRIM É O ÚNICO MUNICÍPIO DO ESTADO QUE ESTÁ DISCUTINDO E ELABORANDO COM A POPULAÇÃO
Outras três plenárias acontecem neste final de semana.
O município de Ceará-Mirim, localizado na Região Metropolitana de Natal, é o único do Estado do Rio Grande do Norte que está discutindo e elaborando com a população o seu Orçamento Participativo.
A experiência, que já foi consagrada à cerca de 15 anos na Prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é inédita no município dos verdes canaviais.
As reuniões plenárias que já vêm acontecendo no interior de Ceará-Mirim, têm dado demonstrações de que esse é um instrumento privilegiado de distribuição de renda pública, da democratização da gestão, e de construção da cidadania.
Não é a toa, que há mais de uma década, o tema vem despertando a atenção da sociedade civil, governantes e até do mundo acadêmico.
A discussão e elaboração do Orçamento Participativo de Ceará-Mirim, partiu de determinação do Prefeito Antônio Peixoto-PR, que tem marcado sua gestão pelo compromisso que tem com o povo, tanto que, as discussões nas plenárias vêm se constituindo numa experiência revolucionária e que por sua vez, está suscitando o interesse da população, que tem defendido essa democratização no poder.
A COMISSÃO
A Secretaria Municipal de Administração, criou a comissão específica, com representantes dos diversos segmentos do governo municipal, com o objetivo de percorrer todo o município para discutir e elaborar com a população, o Orçamento Participativo de Ceará-Mirim.
Presidida pelo servidor Arnaldo Vital, e com efetiva participação da Controladora Geral do Município, Fátima Alves, a comissão já realizou plenárias informativas nas comunidades pólos de: Primavera (Mangabeira, Quiri, Umburana), Capela (Santa Rita), Gravatá (Riacho da Goiabeira, Lagoa do Cosme) e adjacências.
“O prefeito Antônio Peixoto, determinou que o povo tivesse participação no Orçamento do Município. Com isso, Ceará-Mirim vive hoje algo jamais visto, que é a discussão do Orçamento Participativo com a população”, disse a controladora Fátima Alves.
NOVAS PLENÁRIAS
Neste final de semana, que antecede ao dia das mães, a Comissão Municipal do Orçamento Participativo, estará realizando mais três plenárias informativas. Na sexta-feira 07/05, a plenária será com a comunidade de Massaranduba, a partir das 19h, no Centro de Educação Infantil da localidade.
Já no sábado 08/05, será na comunidade de Tabuão, a partir das 17h na sede do Sr. Santos, reunindo também as comunidades de Lagoa Grande, União e Lagoa da Porta. No mesmo dia, a partir das 19h, será a vez da comunidade de Raposa, a partir das 19h na Igreja Católica, reunindo também a comunidade de Nova Esperança.
De acordo com Arnaldo Vital, presidente da comissão, durante as plenárias informativas, a população, num primeiro momento tem a oportunidade de saber o que é, como funciona o Orçamento Participativo e de que forma pode participar.
Num segundo momento, são escolhidos representantes das comunidades, que juntamente com o restante da população definirão as prioridades de suas localidades, que serão posteriormente encaminhadas à Comissão Técnica do Orçamento.
O Orçamento Participativo é um processo de democracia direta, voluntária e universal, onde a população pode discutir e decidir sobre o Orçamento Público e as políticas públicas da sua cidade, do seu bairro e da sua comunidade.
Por Jorge Moreira - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ceará-Mirim

3 de mai de 2010

CARLOS ALEXANDRE JÚNIOR EM GRAVATÁ

Carlos Alexandre Júnior
Prestigiamos a festa do trabalhador no Espaço Cultural do Gravatá, organizada pelo comunicador Romildo Oliveira. Na oportunidade se apresentaram: Cearenses do Forró, com Mizael Neto e o cantor Carlos Alexandre Júnior, lançando seu mais recente CD. Para nós é uma grande satisfação receber o filho de um grande astro de nossa música, o saudoso Carlos Alexandre, que por sinal foi nosso particular amigo. (Waldeck Araújo)
Mizael Neto, Carlos Alexandre Júnior, Waldeck e Romildo Oliveira

26 de abr de 2010

MANÉ BERADEIRO


Após sua apresentação na Estação Cultural em Ceará-Mirim, o escritor e humorista Francisco Martins Alves Neto, ou melhor, Mané Beradeiro arruma sua mala e vai à praia de Porto Mirim.
Nesta quarta-feira, 28 de abril, naquele aprazível local acontece encontro com os diretores das escolas de todas as Diretorias Regionais de Educação (DIRED) do Rio Grande do Norte. O evento está sendo organizado pela 5ª DIRED, com sede em Ceará-Mirim, que tem a direção de Solange Amaro da Silva Dantas. Pela manhã, o público presente será agraciado com algumas apresentações culturais, incluindo um show de Mané Beradeiro.
"Minha mala é de MOSSORÓ, meu chapéu veio de CAICÓ, as alpragatas são de ACARI, a calça de JARDIM DO SERIDÓ. A camisa é de NATAL, o cinturão de MACAIBA, a ceroula, branca veio de APODI.

Os causos que vou contar são todos mesmos daqui. Falo de Zé Areias, Malazartes potiguar. Lembro Luis Tavares, o gigante de Natal, resgato Zépraxedis, poeta nacional, declamo Renato Caldas, o bardo sem igual.

Dos que ainda não foram para São Sarauê apresento Antonio Francisco, Luiz Campos e Kydelmir. Zé Saldanha é bem vindo. Bob Motta e Myriam são amigos de Mané. E longe daqui também tem Geraldo Anízio, poeta e professor, homem que mora no Norte e tem muito valor.

Se assentem meus compadres, se aprocheguem minhas comandres. Abram as oiças e escutem as loas que vou conta. Mané Beradeiro garate que voismicês vão gostar."

(Poesia de abertura da apresentação do show de Mané Beradeiro)

22 de abr de 2010

LOTEAMENTO CAMURUPIM EM FESTA

Na tarde do feriado (21/04), moradores do loteamento Camurupim, em Ceará-Mirim, festivamente receberam o prefeito Antônio Peixoto para entrega oficial do calçamento em paralelepípedo. Esta ação veio beneficiar toda a população ali residente. Animação da Banda de música Tenente Djalma Ribeiro, churrasco com presença da Banda Kairus e a maciça participação popular foi o ponto alto dos festejos. Em seu pronunciamento Peixoto externou o seu contentamento em realizar mais este grande feito beneficiando o populoso bairro.



HUMOR NA ESTAÇÃO CULTURAL: MANÉ BERADEIRO EM CEARÁ-MIRIM

Nesta sexta-feira, dia 23, às 19 horas o escritor e humorista Francisco Martins Alves Neto estará fazendo o show: "RIR NUNCA FOI TÃO BOM E SAUDÁVEL, com o seu personagem Mané Beradeiro. O evento será na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, em Ceará-Mirim. Os ingressos serão vendidos a partir das 13 horas, no próprio local do show. IMPERDÍVEL!

20 de abr de 2010

CORRIDA E PASSEIO CICLÍSTICO - SUCESSO TOTAL


A tradicional Corrida Ciclística 21 de Abril – Roteiro dos Engenhos – foi realizada nesta quarta-feira 21/04, com a participação de 70 atletas dos municípios de Ceará-Mirim, Natal, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, João Câmara, Rio do Fogo, Touros, Punaú (Maxaranguape), Extremoz e Jandaíra.
Em sua 26ª Edição este ano, o evento é uma promoção da Prefeitura de Ceará-Mirim, realizada pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Cultura e Lazer.








Paralelamente a corrida, foi realizada também a 2ª Edição do Passeio Ciclístico 21 de Abril, com percurso apenas na zona urbana do município. O Passeio, que reuniu 115 participantes, foi lançado no ano passado, por ocasião do resgate da tradicional corrida, que continua a atrair esportistas da Grande Natal e de outras regiões do estado.
A Corrida 21 de Abril, que é uma prova aberta, foi disputada em quatro categorias: Geral masculino e feminino, Master “A” com idade entre 35 e 45 anos, e Master “B” para idades acima dos 45 anos, masculino.
A prova foi iniciada às 9h com largada em frente ao prédio do Palácio Antunes, sede da prefeitura de Ceará-Mirim. Os atletas masculinos percorreram uma extensão de 42 km, que compreende o roteiro dos engenhos, enquanto que, a categoria feminina, executou um percurso de 25 km.
Pelo segundo ano consecutivo, o prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto-PR, participou do passeio ciclístico, cumprindo o percurso regulamentar.
Ele enalteceu o trabalho e a organização de toda a equipe da Secretaria de Esporte do município, no que diz respeito a realização do evento, e destacou a importância da competição, que oportuniza ciclistas de Ceará-Mirim e região à prática da atividade esportiva e também de lazer.
Para o prefeito Antônio Peixoto, todo e qualquer tipo de evento esportivo que o município desenvolve, visa a manutenção da saúde do atleta e do cidadão, além de melhorar a qualidade de vida, com a participação de cada um, ou apenas como expectador, proporcionando um momento de lazer e bem estar.
Ao final da prova, a prefeitura de Ceará-Mirim ofereceu premiação em dinheiro e troféu aos três primeiros lugares de cada categoria, bem como, realizou sorteio de bicicletas entre os participantes da Corrida, do Passeio e crianças de rede municipal de ensino. Houve também, sorteio exclusivo entre os integrantes da equipe de Ceará-Mirim.
A tradicional Corrida e Passeio Ciclístico 21 de Abril – Roteiro dos Engenhos – contou com a importante colaboração da Polícia Militar, Guarda Municipal e Grupo de Escoteiros.
Participaram ainda do evento, o vice-prefeito Luis Antônio, secretários municipais, auxiliares do governo, desportistas e a população, que sob um sol causticante de quase 35 graus compareceram para prestigiar o tradicional evento esportivo.
Confira abaixo os principais ganhadores de cada categoria:
MASCULINO GERAL
1º - Márcio Marcos Ramos (São Gonçalo do Amarante)
2º - Marcelo Marques Ramos (Ceará-Mirim)
3º - Flávio Silva (Extremoz)
4º - Cledson Araújo (Parnamirim)
FEMININO GERAL
1º - Alcione Costa de Melo (São Gonçalo do Amarante)
2º - Maria Cilene da Silva (Ceará-Mirim)
3º - Maria Alexandra da Silva (Ceará-Mirim)
4º - Marcileyde Oliveira da Silva (Macaíba)
MASTER “A”
1º - José Wilson Venâncio (Ceará-Mirim)
2º - Antônio Jackson Gomes (Touros)
3º - Francisco Canindé Alves (Ceará-Mirim)
4º - Valdir Barbosa Bandeira (Touros)
MASTER “B”
1º - José Cardoso da Silva (Touros)
2º - José Índio (Jandaíra)
1º LUGAR GERAL MASCULINO (Ceará-Mirim)
- José Wilson Venâncio
1º LUGAR GERAL FEMININO (Ceará-Mirim)
- Maria Cilene da Silva



19 de abr de 2010

P A R A B É N S !!!

Formulamos votos de FELIZ ANIVERSÁRIO ao Prefeito de Ceará-Miim Antônio Peixoto pela data natalícia neste 19 de abril e a primeira dama Ozeny que aniversaria nesta terça-feira dia 20.

TALENTO DA TERRA

Foto: Williane Henrique
Ruy Lima, ícone das artes plásticas em Ceará-Mirim, é polêmico porque não teme falar de suas convicções. Defende o que acredita e sua capacidade artística é inegável até por quem o critica. Aqui registro meu respeito. Grande Ruy Lima.

Saiba mais sobre este artista da terra.: http://www.cirandaeditora.blogspot.com/
Waldeck Araújo

15 de abr de 2010

OFICINA DE DANÇA

Ainda há vagas para a oficina de dança "Gestual Nordestino" que será realizada sábado e domingo em Ceará-Mirim. O local foi transferido para o Auditório Orione Barreto, com início as 09h00. Inscrições gratuitas no Centro Administrativo da Prefeitura, sala da Fundação Nilo Pereira. Podem participar pessoas de ambos os sexos a partir de 16 anos.

13 de abr de 2010

MARQUE PRESENÇA:

A Prefeitura de Ceará-Mirim promove nesta quarta-feira, 14, das 8 às 11 horas, no auditório da Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, a audiência pública de lançamento do Projeto Orçamento Participativo. O evento visa estimular a participação da população das comunidades urbanas e rurais na discussão e elaboração do orçamento do Município para 2011.
Integrante da Rede Brasileira de Orçamento Participativo, o Município de Ceará-Mirim quer aprofundar a participação da população na discussão de prioridades para investimentos em 2011. O processo foi iniciado já no primeiro ano da administração do prefeito Antônio Peixoto quando a Prefeitura convocou a população para apresentar e discutir propostas para o orçamento de 2010.
Desta vez, o projeto visa ampliar e garantir maior participação da população na definição do orçamento para o próximo ano. Dessa forma, depois da Audiência Pública de lançamento, que será realizada nesta quarta-feira, a Prefeitura, por intermédio de uma comissão formada por representantes de todas as secretarias, realizará reuniões informativas e plenárias deliberativas em diversas comunidades.
O objetivo é fazer com que o orçamento de 2011 seja discutido e tenha suas prioridades apontadas por representantes das comunidades. O processo de discussão será concluído até junho.

OFICINA DE DANÇA EM CEARÁ-MIRIM


A Fundação Nilo Pereira em parceria com o Programa BNB de Cultura realiza a Oficina de Dança: "GESTUAL NORDESTINO: BASE PARA MOVIMENTAÇÃO CONTEMPORÂNEA". Evento acontece neste sábado e domingo (17 e 18/04) a partir das 09h00 da manhã na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela, coordenado pela bailarina profissional Giovanna Araújo. Estão disponíveis 25 vagas para ambos os sexos, maiores de 16 anos. As inscrições são gratuitas e estão abertas no Centro Administrativo, sala da Fundação. Participantes receberão camiseta e certificado de participação. Mais informações pelo fone: 3274.2197.

11 de abr de 2010

FUNDAÇÃO NILO PEREIRA ESTREOU PROGRAMA DE RÁDIO

Idealizado pelo Diretor da Fundação Nilo Pereira, Waldeck Araújo de Moura, foi ao ar na noite deste domingo (11/04) pela Rádio 87 Fm de Ceará-Mirim: PRATA DA CASA. Programa radiofônico apresentado por Alexandre Santos, que tem o objetivo de dar oportunidade aos artistas da terra para mostrar seus talentos e divulgar os trabalhos. Na estréia tivemos as participações da professora e poetisa Joana D´arc de Lima que recitou poemas de sua autoria enaltecendo, de modo saudosista, o Vale do Ceará-Mirim em vários aspectos, chegando a emocionar quem estava no estúdio. O segundo momento do programa trouxe o músico Joãozinho, ex-integrante do MUSICANTO, atualmente vocalista da Banda Kairus. Numa entrevista “ao vivo” falou de sua carreira, família, temas da atualidades, intercalado com números musicais acompanhado do competente tecladista Danilo. PRATA DA CASA é um programa semanal, com participação do ouvinte por telefone. Produzido por Waldeck Araújo, que levará sempre artistas da terra nos domingos aos microfones da Rádio Comunitária 87,9 FM após transmissão da missa noturna. O apoio cultural é da Pizzaria A FORNALHA, uma organização de LUCI, grande incentivadora da cultural local.

Waldeck e Joãozinho, convidado da estréia.

Apresentador Alexandre com a professora Joana D´arc
Estúdio da 87 FM
Tecladista Danilo


10 de abr de 2010

E S T R É I A

A partir deste domingo (11/04) as oito horas da noite a Rádio 87 FM de Ceará-Mirim levará ao ar: “PRATA DA CASA”. Produzido pela Fundação Nilo Pereira, semanalmente o programa irá destacar os talentos de Ceará-Mirim e região na música, poesia, arte e cultura. Dentre as atrações, um quadro de entrevistas que estréia com a presença de JOÃOZINHO (Ex-Musicanto). Apresentação: Alexandre Santos, redação Edvaldo Morais e Direção Geral: Waldeck Araújo. “PRATA DA CASA”, sua nova opção nas noites de domingo.

1 de abr de 2010

NAS ONDAS DO RÁDIO

A Rádio Comunitária 87,9 FM de Ceará-Mirim abre espaço para a Fundação Nilo Pereira, que irá produzir um programa musical denominado PRATA DA CASA. Será semanal e apresentará a cada edição um artista da terra. Música, entrevista e interatividade. Com uma hora de duração, a estréia será no domingo, 11 de abril, após a transmissão da missa da noite. O primeiro convidado é o cantor Joãozinho (ex-Musicanto), atualmente vocalista da Banda Kairus. O programa terá direção de Waldeck Araújo, redação de Edvaldo Morais e apresentação de Alexandre Santos, todos da Fundação Nilo Pereira.

31 de mar de 2010

COMUNICADO
O Grupo de Teatro Esperança, da comunidade de Nova Descoberta em Ceará-Mirim cancelou as apresentações da PAIXÃO DE CRISTO programadas para esta semana em virtude do falecimento da genitora do coordenador de teatro Tiago, ocorrido ontem.

30 de mar de 2010

O Colégio de Santa Águeda (Ceará-Mirim) realiza no final de tarde desta quarta-feira (31/03) a 10ª. Viagem Literária Feminina através da Poesia. Trata-se de um sarau lítero-musical que homenageia a mulher potiguar. Evento acontece no Salão Nobre do CSA, sob a coordenação dos professores Gerinaldo Moura e Erivânia Melo de Morais. Além de homenagens, acontecem performances poéticas pelos alunos do 9º ano “A” e “B” daquela instituição.

29 de mar de 2010

MILITARES BRASILEIROS QUE RETORNAM DO HAITI RECEBEM HOMENAGEM CONFECCIONADA EM CEARÁ-MIRIM

O escultor de Ceará-Mirim, Edvaldo Santiago, Naldo, como é mais conhecido, prepara encomenda do Exército brasileiro. Ele está confeccionando soldados boinas azuis, que serão entregues aos militares que estão regressando do Haiti. Parabéns do blog a este artista da terra pelo seu talento.
Filho mais velho de Etewaldo Cruz Santiago, Naldo sempre trabalhou ao lado do pai, ajudando na sua lide com o barro. Nascido em 1968, ele conta que aprendeu o que sabe com o velho.
“A minha vida foi engraçada. Eu fui servir o Exército e lá eles viram que eu sabia esculpir o barro. Então os oficiais começaram a pedir para eu fazer soldados, marinheiros, emblemas e tudo mais. Eu fui fazendo. Também fazia algumas imagens, mas as figuras militares acabaram sendo o meu forte e o meu ganha-pão. Eu gosto de fazer tudo bem detalhado, bem trabalhado. Acho que, com o tempo, o escultor vai descobrindo coisas e ficando mais sabido, com mais conhecimento.”
As peças em tamanho natural de Edivaldo podem ser vistas nos jardins de vários quartéis e bases aéreas. “No quartel onde servi até me deram uma dispensa para eu poder ir para casa e fazer a peça que eles queriam”, conclui Naldo.


27 de mar de 2010

HOMENAGEM A MADALENA ANTUNES


A SINHÁ-MOÇA DO OITEIRO
Colaboração: Lúcia Helena Pereira (*)

Em 25 de maio de 1880, em Ceará - Mirim, nascia, no engenho Oiteiro, em Ceará – Mirim, Maria Madalena Antunes de Oliveira, filha do coronel José Antunes de Oliveira e Joana Soares de Oliveira.
Posteriormente, ao se casar com Olympio Varela Pereira, passou a assinar Maria Madalena Antunes Pereira, tornando - se, a partir de 1958, mais conhecida como a Sinhá - Moça do Oiteiro.
Vale acrescentar que Madalena Antunes prestou colaboração ao Jornal - O CEARÁ-MIRIM - nos idos de 1912, assinando suas cartas e diversos escritgos, com o pseudônimo de CORÁLIA FLORESTA e, concomitantemente, HORTÊNCIA.
Madalena Antunes era uma criança alegre, virtuosa, cheia de amor pela família, pelos irmãos Juvenal Antunes de Oliveira (poeta), Etelvina Antunes de Lemos (poetisa) e Ezequiel Antunes de Oliveira (médico do exército).
Teve sempre o melhor carinho para com os “menores”, daí, o seu amor pelas filhas de escravos: Tonha e Patica, “crias da casa do coronel', com as quais apegou - se, em correspondida afeição, além, da fidelidade estóica e comovente das jovens mucamas, suas companheiras diletas nos tempos de criança.
Ao casar-se com o industrial da cana - de - açúcar: Olympio Varela Pereira, do engenho Oiteiro, Madalena Antunes mudou - se com a família, para Natal, na casa da Av. Hermes da Fonseca, 700, Tirol.
O casal teve cinco filhos: Abel Antunes Pereira (pai de Lúcia Helena), Ruy Antunes Pereira, Vicente Ignácio Pereira, Maria Antonieta Pereira Varella e Joana D´arc Pereira do Couto

Vovó Madalena vivia pacatamente e com simplicidade. Escrevia seus manuscritos numa mesinha de jacarandá preta, sob o velho terraço da casa.
Assim ela manifestava o seu talento e fantasiava os seus momentos de solidões, numa época de preconceitos ao papel da mulher na literatura e em outras atividades, quase que destinadas apenas ao homem. Conviveu com intelectuais como Luis da Câmara Cascudo, Manoel Rodrigues de Melo, Esmeraldo Siqueira, Veríssimo de Melo, Nilo Pereira (sobrinho dileto) e outros. Foi quando descobriu a fórmula “mágica” para editar e lançar o seu livro, o qual, em manuscritas páginas, estava concluído.
Era grande a ansiedade para o lançamento do livro de Madalena Antunes - um acontecimento raro! Presenciei essas “cenas” por algum tempo, observando a empolgação dos intelectuais diante da perspectiva de uma norte - rio -grandense infiltrar-se no mundo literário. E foi desses nomes da nossa rica literatura, que ela recebeu os melhores estímulos, até que, através do contacto de Câmara Cascudo e Nilo Pereira, com um escritor pernambucano, seus manuscritos chegaram à Editora Irmãos Pongetti - Rio de Janeiro - e o livro foi editado com o apoio da Casa Euclides da Cunha, Coleção Nísia Floresta, em 1958.
Eu tinha treze anos quando vovó Madalena terminou de escrever o seu livro. Estava organizado em papel almaço quando ela me deu para ler alguns trechos. Lembro a minha emoção ao receber esse material precioso, em manuscritas linhas. Na contra - capa desse material ela escreveu: “Largo é o sorriso que me acompanha e estreito o caminho daqueles que não compreendem as poesias da alma. Eu sou apenas uma mulher feliz, alguém que aprendeu a canalizar os sentimentos, sem se queixar diante dos embates da vida! Madalena Antunes!”

Com toda a movimentação para o lançamento do seu livro, vovó Madalena foi surpreendida com a visita da senhora Maria Tereza, redatora - chefe da revista “DA MULHER PARA MULHER” (1958) que veio do Rio de Janeiro, para entrevistá-la. E vovó não deixou por menos. Ofereceu-lhe um chá com vários convidados e um buffet bem próprio daquela época: chá, café, torradinhas, pão assado no leite de coco, baba - de - moça, arroz - doce, cartola (com açúcar e canela), biscoitinhos de polvilhos, bolo de batata, de ameixas e o bolinho da vovó – com cobertura açucarada (cortado em cubinhos e cobertos com uma glacê caseira feita com açúcar, limão e um pouco de manteiga). Abrindo a entrevista, Maria Tereza perguntou - lhe: “Como a senhora se sente ao publicar o seu primeiro livro, com tantas manifestações de carinho, notícias em jornais, intelectuais cercando - a intensivamente? E esse terraço, haverá um história”? Seus olhos oceânicos brilharam e ela respondeu: “Saí de um vale encantado para a cidadezinha dos Reis Magos. Aqui, então, fui reunindo as minhas reminiscências e encontrando escritores que me incentivaram na árdua caminhada. Deixar o Oiteiro e a velha Ceará- Mirim -O Solar Antunes), para morar em Natal, deu-me algumas vantagens e os primeiros vislumbres intelectuais. Por outro lado, venho sentindo falta da minha paisagem de infância, da mansidão do vale, dos parentes e amigos que lá ficaram. Quanto ao terraço, nele está a fronteira do meu pequeno - grande mundo, a minha “ilha”, o meu refúgio, a mangueira frondosa e bela! Afinal, as árvores também saem dos seus lugares e dão sombras e frutos, e os pássaros pousam e cantam as suas lindas estrofes musicais! Sobre o meu livro, creio que a vida vai escrevendo a nossa história e o Oiteiro vai me levando de volta a um tempo ameno, cheio de poesia e beleza, ao meu “templo” de gratas recordações que vou deixando para as novas gerações.”
Continuando, a senhora Maria Tereza insistiu: “Então, somente as recordações e saudades do vale levaram - na a escrever um livro?” Madalena Antunes sorriu e falou com doçura: “ Foram os encantamentos da infância que enriqueceram as minhas lembranças; o feitiço do Oiteiro com suas perfumadas auroras e os crepúsculos cheios de inspirações! O Oiteiro, o velho engenho com o oitizeiro à beira da estrada! Aquele pedaço de céu foi o palco iluminado das minhas recordações! A fonte perene dos meus sonhos de menina! Saiba, Maria Tereza, desde criança fui aprisionando no coração as minhas lembranças, o que não imaginava é que, um dia, elas seriam impressas nas páginas de um livro. Creio que isso foi seduzindo o meu espírito e me privando da solidão comum desses novos tempos, na cidade. Escrever, pelo menos para mim, é um belo exercício da alma, uma forma de suprir solidões e saudades. E no Oiteiro, ficou o grande oitizeiro, o qual devo bendizer: Oh! Velho oitizeiro, figura do passado, templo de minhas primeiras impressões! Quantas coisas recordas! Oh! Árvore do pomar da minha felicidade”! M.M.A.P.
Em 1958, na Fundação José Augusto (antiga Escola de Jornalismo de Natal), Madalena Antunes autografou, em grande estilo, o seu livro OITEIRO: MEMÓRIAS DE UMA SINHÁ- MOÇA reunindo crônica, romance, poesia, história e regionalismo. Um livro reeditado pela A.S. Livros na II Bienal Nacional do Livro em Natal -2002, prefaciado por mim e autografado no stand da Academia Feminina de Letras.
Madalena Antunes faleceu em 11 de junho de 1959, saindo da casa da Hermes da Fonseca, carregada pelas asas dos anjos, para outras dimensões.

Em maio de 2001, no Palácio da Cultura de Natal, a Fundação José Augusto, através do seu presidente - jornalista e escritor Woden Madruga, com apoio do Governo do Estado do RN lançou a revista antológica: “MULHER POTIGUAR: CINCO SÉCULOS DE PRESENÇA”, onde, entre as 24 mulheres homenageadas, está Madalena Antunes.
E, com muita honra, o nome Madalena Antunes faz parte do grupo das 40 Patronas da Academia Feminina de Letras do RN(da qual sou membro), presidida por ZELMA FURTADO BEZERRA, onde ocupo a cadeira número 08, tendo, como patrona - Madalena Antunes.
Madalena Antunes faz parte do acervo de mais de 400 mulheres pesquisadas por Zelma Bezerra, às quais, encontram-se em fotos e obras, no acervo do Memorial da Mulher Potiguar.
Neste espaço de “blog” literário - cultural e social, quero dedicar esta página biográfica, saudosista e de louvor à minha avó paterna - Madalena Antunes - transcrevendo, o que meu pai - Abel Antunes Pereira - em 1935, recebeu de sua mãe Madalena (deveria ter sido gravado em letras de ouro).
Era o aniversário do meu pai (seu filho e depois, vizinho na avenida Hermes da Fonseca):
“ Natal, 23 de março de 1935:
Abel:
Meu querido filho, hoje, dia do seu aniversário, quero dar - lhe minha benção espiritual, como o melhor presente que poderia ofertar - lhe neste dia tão especial. Ela vai perfumada do olor daquelas rosas, que você plantou, com tanto amor e cuidados, no jardim do meu coração. Plantamos, nos jardins da vida, muitos balcões de plantas preciosas. Qual a mais bela? Não saberia dizer. Mas, você, meu filho, de quem jamais encontrei a pequena graminha comum, entre as rosas do amor filial, abençôo hoje orando por sua saúde e felicidade.
Por tudo isso, meu bom filho, peço - lhe, que quando chegar a hora derradeira, você possa entrelaçar as minhas mãos frias com as contas do meu rosário, no qual sempre oro por sua felicidade. Um beijo de sua Lhene (Madalena!)”. (Coincidência, acaso...o fato é que papai fez exatamente o que ela pediu)

Madalena Antunes, que nasceu no engenho Oiteiro, que morou no Solar Antunes (construído pelo seu pai e meu bisavô - José Antunes de Oliveira), que passava férias na casa - grande do engenho Guaporé (construído na metade do séc. XIX (residência do Barão do Ceará - Mirim: Manoel Varela do Nascimento), que foi a primeira mulher na história do Rio Grande do Norte, a publicar um livro regionalista e de memória, aqui está, aclamada por mim, sua neta, com uma emoção diferente, aos 60 anos, dilatando - se do coração para a alma!
Madalena Antunes que é nome de Escola em Ceará - Mirim; que tem sido alvo de tema fascinante em monografias e teses de alunos concluintes da UFRN- Universidade Federal do Rio Grande do Norte, da UNP -Universidade Potiguar-, temas de dissertações de alunos de Escolas particulares e públicas do RN, além de palestras proferidas por mim, citações em livros, e outras histórias, para quem honrou sua terra, sua gente, sua pátria. AMÉM!


(*) Escritora, poetisa, ex - presidente regional e nacional da AJEB-RN (1990 a 2000), membro da Academia Feminina de Letras do RN, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rn, membro da UBE/RN.

Nota: A capa do livro Oiteiro - segunda edição (A.S. LIVROS - da Coleção LETRAS POTIGUARES)) - 2002, é uma tela pintada pela grande artista plástica Goreth Medeiros (óleo sobre tela), com projeto gráfico do designer - Fernando Chiriboga.

26 de mar de 2010

LIVRO INÉDITO DE NILO PEREIRA

Dr. Geraldo Pereira (filho de Nilo)

De Recife (PE) nos chegam informações que em breve a Editora Universitária, da UFPE lançará livro inédito do grande cearamirinense Nilo Pereira. Trata-se de “Histórias Peregrinas e Outros Estudos”. O Dr. Geraldo Pereira, filho de Nilo, reuniu opúsculos (ou plaquetes), nos quais estavam publicados discursos, conferências e palestras feitas no Recife, na Paraiba e no Rio Grande do Norte. Uma abordagem leve, como era o estilo de Nilo Pereira, de certos feitos históricos que interessam a toda gente. Tem a Apresentação do Reitor Amaro Lins, o Prefácio da professora e ex-aluna de Nilo Pereira, Socorro Ferraz, Orelhas da conterrânea do autor, Helicarla Morais, e o texto da contracapa de Marcus Accioly.
Dr. Geraldo Pereira, cronista dos bons e também articulista do Jornal do Commercio do Recife, mantém o www.blogdegeraldopereira.blogspot.com, como ele mesmo define: “Um espaço para a publicação de crônicas.Uma página especialmente dedicada à poética dos sentimentos e à prosa das lembranças. Mas também um lugar virtual para a reflexão, para a discussão de idéias e de ideais.”

***Para acessar as demais páginas clique nas opções abaixo do cabeçalho.
***Sugestões, mensagens, críticas construtivas ou colaborações, utilize nosso e-mail: fnilopereira@hotmail.com

24 de mar de 2010

EM MANUTENÇÃO

Postagens a partir de 6a.Feira - 26/03/2010.

26 de fev de 2010

SÓ LEMBRANÇAS

A revista O Cruzeiro surgiu no final dos anos 20, tendo sua primeira publicação em 10 de novembro de 1928. Patrocinada pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand, O Cruzeiro é considerada a principal revista ilustrada brasileira do século XX, sendo responsável por toda uma reformulação técnica e estética no meio jornalistico.
A maior definição gráfica e o uso da rotogravura foram algumas de suas caracteristicas marcantes, que permitiam uma melhor associação entre o texto e a imagem nas matérias.
As inovações trazidas pelo O Cruzeiro obrigaram a modernização do mercado e lançaram o fotojornalismo como principal corrente editorial de sua época.
A última edição de O Cruzeiro é de julho de 1975, com Pelé na capa, então jogador do Cosmos, vestido de Tio Sam.

*** Em fevereiro de 1974, duas músicas se destacaram na programação das rádios em todo o país. A primeira, internacional: “Goodbye Yellow Brick Road”, com o então jovem inglês Elton John. A segunda: “Retalhos de Cetim”, do compositor e cantor brasileiro Benito di Paula. Estas duas canções eram as mais tocadas nas paradas de sucesso em todo o Brasil. Só lembranças.

CEARÁ-MIRIM E A CIDADANIA

O distrito Coqueiros – zona rural de Ceará-Mirim – recebe neste sábado 27 de fevereiro, o Projeto “Cidadania na Comunidade”, com ações de Educação, Esporte, Cultura e Lazer.
O evento, com início previsto para às 8h, acontecerá durante todo o dia, até às 17h, no Centro de Educação Rural Professor José Tito Júnior-CERU, numa realização da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e da Assistência Social-Semthas, por meio do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS Rural, dentro do Programa de Atenção Integral às Famílias-PAIF, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Saúde, e Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.
O projeto, tem como objetivo, proporcionar espaço de lazer, cultura, esporte e arte para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos residentes nas comunidades com pouca oferta de atividades sócio-culturais, as capacidades criativa e produtiva, além de fortalecer a auto-estima e despertar a consciência de cidadania com vistas à contribuir com a redução dos índices do uso abusivo do álcool e outras drogas, da criminalidade, prostituição e principalmente a violência juvenil.
De acordo com Ana Cristina Galdino, coordenadora do CRAS Rural, com sede em Coqueiros, o público-alvo do projeto está voltado para crianças, adolescentes e jovens na faixa etária entre 07 e 24 anos.
Segundo ela, uma das principais metas do Projeto “Cidadania na Comunidade”, é proporcionar a participação dos jovens em atividades artísticas, esportivas e culturais, desenvolvendo suas habilidades e competências em diferentes áreas, nas suas vidas.
“Uma das grandes importâncias desse projeto, é proporcionar aos jovens, um momento de encontro consigo mesmo, transformando-os em agentes multiplicadores do conhecimento, da arte, da cultura e do esporte, em suas vidas”, ressalta Ana Cristina, lembrando também, que outra meta importante do projeto, é aumentar o interesse do jovem pelo estudo, ampliar sua visão de mundo e reduzir a ociosidade, além de evitar o envolvimento com bebidas alcoólicas e outras drogas, marginalidade, violência e prostituição.
METODOLOGIA
O Projeto “Cidadania na Comunidade” consiste na realização de atividades esportivas, palestras informativas nas mais diversas áreas como: saúde, educação, drogas e etc..., além de oficinas de arte e cultura, apresentações culturais, sendo preparado um ambiente específico para cada atividade à ser apresentada.
Todas as atividades aplicadas pelo projeto, visam o desenvolvimento, reconhecendo as suas potencialidades em configurar-se em ações comprometidas com a inclusão social.
Consta ainda da programação neste sábado em Coqueiros, duas apresentações: a primeira, na abertura do evento, uma Batucada com a equipe do Projovem, e a outra, por ocasião do encerramento da programação, uma apresentação da Banda de Música Djalma Ribeiro, da Fundação de Cultura Nilo Pereira.
Fonte: Jorge Moreira
Assessor de Comunicação da
Prefeitura de Ceará-Mirim

HOJE NA HISTÓRIA

Em 26 de Fevereiro de...
1938 - Brasil aprova sua segunda Constituição.
1969 - Presidente Artur da Costa e Silva edita o Ato Institucional nº 7 suspendendo as eleições democráticas no País.

1983 - O álbum Thriller, de Michael Jackson, chega ao primeiro lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos.

1990 - Violeta Chamorro é eleita presidente da Nicarágua.

1993 - Explosão mata seis pessoas no estacionamento do World Trade Center, em Nova York. Foi o primeiro atentado talibã contra o prédio.

1939 – Nasce no Rio de Janeiro, Wilson Simonal, cantor brasileiro.
Wilson Simonal de Castro (Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 1939 — 25 de junho de 2000) foi um cantor brasileiro de muito sucesso nas décadas de 1960 e 1970. Simonal teve dois filhos, também músicos - Wilson Simoninha e Max de Castro.

Wilson Simonal - Começou a carreira cantando em bailes do 8º grupo de Artilharia da Costa, cantando também em inglês, rock e calipsos. Em 1961 foi crooner do conjunto de calipso Dry Boys, fez parte do conjunto Os guaranis. Se apresentou no programa Os brotos comandam, sendo apresentador do programa Carlos Imperial. Cantou nas casa noturnas Drink e Top Club. Foi levado por Luiz Carlos Miéle e Ronaldo Bôscoli para o Beco das Garrafas, que era o reduto da bossa nova.
Em 1964 viajou pelas América do Sul e América Central, junto com o conjunto Bossa Três, do pianista Luís Carlos Vinhas. De 1966 a 1967 apresentou o programa de TV, Show em Si …monal, pela TV Record - canal 7, de São Paulo. Seu diretor era Carlos Imperial. Se revelando um show man, fez grande sucesso com as músicas País tropical (Jorge Ben), Mamãe passou açúcar em mim, Meu limão, meu limoeiro, Sá Marina (Antonio Adolfo/Tibério Gaspar), num swing criado por César Camargo Mariano, que fazia parte do Som Três, junto com Sabá e Toninho, que foi chamado de pilantragem.
Em 1970 acompanhou a seleção brasileira de futebol à Copa do Mundo, realizada no México, onde tornou-se amigo dos jogadores de futebol Carlos Alberto, Jairzinho e do maestro Erlon Chaves.
Nesta época, Simonal era um cantor bastante assediado pela imprensa e pelos fãs e vivia o auge de sua carreira.
No início da década de 1970, Simonal sofreu um desfalque na empresa que possuía e brigou com seu contador por conta das questões financeiras e fiscais. Este contador era o contador de diversos atores e diretores da Globo e, revoltado com a postura de Simonal, acabou se aliando com o diretor João Carlos Magaldi, que detinha um poder enorme de comunicação (ele era exatamente o diretor da Central Globo de Comunicação) e juntos inventaram um boato terrível sobre Simonal visando especificamente destruir completamente a carreira do cantor. Ou seja, como eram os anos da ditadura e a Globo era o porta voz dessa ditadura, Magaldi inventou que Simonal era alcagüete, dedo duro, e que estaria dedurando grande parte da classe artística para a polícia.
Durante os interrogatórios, Simonal foi acusado de ser informante do Dops. A repressão imposta pela ditadura militar brasileira, e levaram os jornalistas da época a acreditar que Simonal fôsse informante do SNI. O jornal alternativo O Pasquim acusou-o de dedo duro e Simonal ficou desmoralizado no meio artístico-intelectual e cultural da época e sua carreira começou a declinar.
A classe artística inteira e o público voltou-se contra Simonal. E com isso a carreira do cantor foi completamente destruída por um boato gerado dentro da Central Globo e, até a sua morte, ele jamais conseguiu recuperar-se da fama de traidor, embora esta “traição” tivesse sido amplamente desmentida.
Simonal caiu no ostracismo a partir da década de 1980, e sempre negou veementemente todas as acusações. Porém tornou-se deprimido e vítima do alcoolismo e morreu de complicações decorrentes do vício.
Em 2002, após sua morte, a família do cantor requisitou abertura de processo para verificar a acusação de informante do regime. Foram reunidos depoimentos de diversos artistas, além de um documento datado de 1999 em que o então secretário de Direitos Humanos, José Gregori, atestava que não havia evidências - fosse nos arquivos do Serviço Nacional de Informações (SNI) ou no Centro de Inteligência do Exército - de que Simonal houvesse agido como delator. Como resultado, o nome do músico foi reabilitado publicamente pela Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em 2003.
Independente de qualquer acusação política, porém, o legado artístico de Wilson Simonal vem ganhando cada vez mais reconhecimento pela história da Música Popular Brasileira, onde é considerado um dos melhores cantores.
Fonte: Last FM – Biografias.

CEARÁ-MIRIM E A EDUCAÇÃO INFANTIL

O prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto-PR e a secretária de educação do município, professora Ângela Aquino, inauguram nesta segunda-feira 1º de março, mais um Centro de Educação Infantil-CEI, o 5º na administração do governo “Compromisso com o Povo”.
O novo CEI, localizado no Centro de Assistência Integrada à Coletividade-CAIC do Conjunto Novos Tempos, leva o nome do ex-secretário estadual de educação, Ruy Pereira dos Santos, que faleceu no último dia 11 de fevereiro, vítima de acidente automobilístico.
Esta, foi uma maneira, simples, que o município encontrou para homenagear o ex-secretário, que foi um dos responsáveis pela implementação da obra.
Como secretário, Ruy participou efetivamente da viabilização da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Ceará-Mirim, com o objetivo de ceder ao município, toda a estrutura física da creche do CAIC, para que o prefeito Antônio Peixoto pudesse recuperar e instalar no local uma escola de educação infantil.
A solenidade de inauguração acontece às 8h desta segunda-feira 1º de março e contará com a presença de várias autoridades, secretários municipais, auxiliares do governo, além de pais e alunos.
O novo Centro Infantil chega com uma estrutura para atender cerca de 300 crianças com idades entre 3 e 6 anos.
As obras de recuperação na estrutura física do prédio, respeita o projeto arquitetônico da unidade. E para que pudesse voltar a funcionar, o prefeito Antônio Peixoto autorizou a recuperação completa do prédio, uma vez que não existia mais instalações elétrica e hidráulica, portas e janelas haviam sido roubadas, assim como pias, lavatórios, estruturas de copa e banheiro, etc...
Na verdade, quando o município recebeu o prédio, o que ainda havia de estrutura física, estava coberto pelo mato que crescia consideravelmente, tendo o local se transformado num ponto perigoso, visto que, estava sendo utilizado por vândalos que se drogavam e se prostituíam lá dentro.
Preocupado com a situação, o prefeito Antônio Peixoto, liberou os recursos para a viabilização da obra de recuperação do local, provenientes dos cofres da Prefeitura, tendo sido a Secretaria Municipal de Urbanismo a responsável pela execução da obra.
“Os Centros de Educação Infantil, são parte do plano de expansão, já que o nosso governo pretende levar uma educação infantil de qualidade à todas as regiões de Ceará-Mirim nas zonas rural e urbana. A educação infantil para mim é a base de tudo e o que o nosso governo puder fazer para melhorar sua qualidade, vai fazer”, enfatiza o prefeito.
Em 2009, a administração “Compromisso com o Povo” inaugurou quatro CEIs: Gravatá, Massaranduba e Riachão (zona rural) e Monsenhor Ruy Miranda (zona urbana) do município.
Agora, com a inauguração do CEI Ruy Pereira dos Santos, a rede municipal de educação passa a atender neste ano letivo de 2010 à 2.912 crianças, podendo ultrapassar a casa dos 3.000, uma vez que, algumas unidades do interior do município ainda estão recebendo crianças.
O prefeito Antônio Peixoto também anuncia, que já na primeira quinzena de março, estará iniciando o processo de instalação de outros quatro CEIs nas comunidades de Primeira Lagoa, Coqueiros, Sítio e Muriu.

JOVEM GUARDA

Em 22 de agosto de 1965 foi ao ar a primeira edição do programa JOVEM GUARDA pela Tv Record. Quarenta e cinco anos depois, o movimento comandado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa continua um fenômeno de público, resvalando até a geração da era digital. Discos são reeditados, espetáculos atraem multidões e DVDs alcançam vendagens surpreendentes. As músicas estão no coração das pessoas, sendo parte de suas vidas, romances, memórias da juventude. Iniciando em Natal as comemorações das quatro décadas e meia da Jovem Guarda, o cantor potiguar LENO, que fez parte da Jovem Guarda ao lado de Lílian, estará realizando grande show no sábado (06 de março) as 21h00 na AABB/Natal. Participação especial da Banda Anos 60. A realização é da Rock Potiguar Produções. Mais detalhes na réplica do cartaz que publicamos abaixo.


A era de ouro da Jovem Guarda é lembrada todos os domingos em Ceará-Mirim de 08 as 10 da manhã no programa JOVEM GUARDA ESPECIAL , pela 87 FM, com produção e apresentação da dupla Eliel Silva e Edvaldo Morais.

25 de fev de 2010

UVA - CEARÁ-MIRIM: Mestrandos apresentam monografias

Neste sábado (27/02) na Estação Cultural Prefeito Roberto Varela acontece apresentação de duas monografias de mestrandos da UVA-Universidade Vale do Acaraú. Márcia Ferreira Xavier com o trabalho: “Sentimental e saudosista: A história de Ceará-Mirim pelas poéticas memórias de Lúcia Helena Pereira” e Esteferson Sandiz com o tema: “O Guardião do Tempo – A vida do senhor do Engenho Mucuripe: Ruy Antunes Pereira”. Os autores são cearamirinenses. Evento começará as oito horas da manhã e estão sendo enviados convites a diversas personalidades da área da educação e cultura, além de familiares dos homenageados nos trabalhos.