ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

21 de jan. de 2009


Crispininiano Neto com o Presidente Lula
VISITA DE CRISPINIANO NETO
A CEARÁ-MIRIM
por Gerson de Castro e Jorge Moreira
Ass. de Comunicação Prefeitura de C.Mirim

Espaço Cultural de Ceará-Mirim poderá se transformar em Casa de Cultura


"Não tem cabimento uma cidade como Ceará-Mirim não ter um bom teatro, um bom museu, uma boa pinacoteca".

A opinião é do presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, que esteve em Ceará-Mirim na tarde desta quarta-feira, 21, a convite do Secretário de Cultura do Município Waldeck Moura.

O objetivo da vinda do presidente da FJA a Ceará-Mirim foi o de conhecer as instalações do Espaço Cultural Prefeito Roberto Varela - Estação das Artes - e avaliar a possibilidade de no local ser instalada em parceria com o Governo do Estado, uma Casa de Cultura.

"Eu sempre achei muito estranho não ter se pensado numa Casa de Cultura para Ceará-Mirim", disse Crispiniano, durante a visita à Estação das Artes, acompanhado do secretário de Cultura Waldeck Moura e de membros da Fundação Cultural Nilo Pereira.

Crispiniano lembrou que quando tomou conhecimento da existência da Estação das Artes, em Ceará-Mirim, apresentou proposta a administração anterior, de transformar a referida Estação em uma Casa de Cultura, mantendo suas características, mas agregando algumas características que as casas de cultura tem, proposta que não evoluiu. "Hoje estou vindo aqui, a convite da nova equipe que está administrando o município, e acredito que é possível realmente aquilo que eu imaginava, uma vez que o espaço é muito bom, mesmo estando mal distribuído, mas que não está dando o rendimento que deveria diante de sua potencialidade e pelo investimento que já foi feito", relatou,

Crispiniano Neto destacou que diante do empenho e do interesse do novo Governo de Ceará-Mirim, o local poderá se transformar na melhor Casa de Cultura do Rio Grande do Norte. "Espero que evolua essa negociação e a gente possa ver quais os investimentos a acrescentar, mesmo não estando previsto no orçamento da Fundação, mas como o Prefeito Peixoto é muito conceituado dentro do Governo Wilma de Faria, não teremos nenhuma dificuldade de conseguir um crédito suplementar e organizar esse projeto à altura que Ceará-Mirim merece", avaliou o presidente da Fundação José Augusto.

Entretanto, Crispiniano foi enfático ao declarar que não há interesse da Fundação José Augusto de investir em nenhum município onde, a administração municipal, os artistas locais, intelectuais, professores de cultura, artes e literatura não estejam interessados em fazer cultura. "Cultura não é uma coisa que se traz de fora e monta aqui. Quando isso acontece, é o que se chama de invasão cultural. E nós não podemos invadir a cultura de Ceará-Mirim, que é uma cidade de grande tradição cultural", defendeu Crispiniano, acrescentando que, essa sua primeira visita a Ceará-Mirim deve resultar em uma boa parceria.

Nenhum comentário: