ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

26 de jan. de 2010

O PRODETUR E A GESTÃO DO TURISMO EM CEARÁ-MIRIM

Representantes do Prodetur e da Start consultoria Técnica, estiveram em Ceará-Mirim nesta terça-feira, 26, para dar continuidade ao Programa de Fortalecimento da Gestão Municipal do Turismo, do Patrimônio Natural e Cultural, do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR).
A oficina foi desenvolvida em dois momentos, um deles, envolvendo o setor público municipal capitaneado pela Secretaria Municipal do Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, e demais secretarias e auxiliares do governo. Num segundo momento, envolvendo representantes da atividade turística do município da iniciativa privada, ambas com duração em média de uma hora e meia.
De acordo com Fausto Medeiros, técnico do Prodetur, o Pólo Costa das Dunas é comporto por 16 municípios, e por ter recebido investimentos do Prodetur I, o município de Ceará-Mirim, a exemplo de Extremoz, Tibau do Sul e Nísia Floresta, foi convidado pelo Prodetur como município piloto para participar do Programa de Fortalecimento Municipal do Turismo, do Patrimônio Natural e Cultural.
Segundo ele, pelo contrato celebrado entre o Governo do Estado e os Municípios, existe uma cláusula pré-contratual que obriga os municípios a realizarem esse plano de gestão para poderem receber verbas para a implementação de infraestrutura, e para isso, há a necessidade de capacitar o município com o objetivo de gerir melhor os recursos na parte ambiental, turismo e patrimônio histórico.
A Oficina foi realizada no auditório da Estação Cultutal Prefeito Roberto Varela durante toda a manhã desta terça-feira e contou também com a presença do prefeito Antônio Peixoto, que destacou a importância da presença de Ceará-Mirim no programa do Prodetur. “Isso é de suma importância para o nosso município, porque assim como eu, vocês também conhecem as potencialidades que Ceará-Mirim em relação ao setor turístico, da cultura e do natural. Portanto, uma oficina como esta é sempre bem vinda, por deixar Ceará-Mirim numa situação privilegiada”, frisou o prefeito.
O prefeito também ressaltou que desde o início da sua gestão tem lutado para dinamizar o turismo do município, e que vai continuar buscando meios e recursos para dinamizar o setor. “Nós sabemos que a redenção do nosso município não é apenas o turismo de sol e mar, mas principalmente a nossa cultura, os costumes, o natural, o meio ambiente, enfim, o turismo que nós temos e podemos explorar”, ressalta o prefeito de Ceará-Mirim.
Amanda Posenatto, técnica da Start Consultoria, empresa que ganhou a licitação para desenvolver o Programa do Prodetur no Rio Grande do Norte, disse que o principal objetivo da oficina é detectar os pontos da gestão na área turística que precisam ser melhorados e em que aspectos a empresa pode ajudar.
De acordo com Amanda Posenatto, após a oficina e a coleta de todos os dados, eles serão analisados visando a elaboração do diagnóstico estratégico e Plano de Ação.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ceará-Mirim

Nenhum comentário: