ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

11 de jan de 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DIVULGA RELATÓRIO

Francisco Navegantes recebe certificado do Presidente do SEBRAE
Paulo Okamotto

A Secretaria Municipal de Agricultura de Ceará-Mirim, divulgou um relatório de atividades desenvolvidas pela pasta nos últimos dois meses de 2010.
De acordo com o secretário titular da pasta, à frente no cargo há pouco mais de dois meses, Francisco dos Navegantes, o objetivo para os próximos dois anos é produzir com sustentabilidade, fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar e integrar as ações junto ao Governo Peixoto.
O secretário informa, que ainda neste mês de janeiro, a secretaria estará realizando o seu planejamento anual com o objetivo de identificar prioridades e traçar metas para este ano de 2011.
“Estamos felizes com o trabalho que estamos realizando. O prefeito Antônio Peixoto tem nos dado total apoio, buscando soluções para alguns problemas, acompanhando as ações desenvolvidas pela Agricultura, e a conseqüência desse trabalho com certeza, será a melhoria da qualidade de vida do homem do campo”, destaca Francisco Navegantes.
Estando há pouco mais de dois meses à frente da SEMAG, a equipe tem realizado diversas atividades, como por exemplo, o início de mais uma limpeza manual nos afluentes do rio Ceará-Mirim, garantindo aos agricultores familiares que residem no baixo vale, a certeza de que não correrão risco de perder a produção durante o inverno que se a vizinha.
“O próximo passo será iniciar a drenagem que, dentre outros benefícios, irá desassorear, recuperar a mata ciliar de vários rios da região, entre eles, rio Sem Dinheiro, Quiri e Água Azul”, explica o secretário.
Outra ação da Secretaria de Agricultura, é o início do Programa de Corte de Terras, que neste ano de 2011 tem como meta atender à três mil famílias, entre agricultores familiares e produtores rurais.
O Programa, conta com total apoio do Prefeito Antônio Peixoto, que a exemplo do ano passado, diferentemente de gestões anteriores, oferece o programa integral: máquinas, operadores e o combustível.
O secretário informa, que realizou duas visitas à EMATER-RN, uma delas, para tratar da paralisação das obras do novo abatedouro público municipal. “Fomos informados que ainda neste mês de janeiro a obra será reiniciada”, frisa Francisco Navegantes.
De acordo com o secretário Navegantes, outras ações que também merecem destaque, são por exemplo, as discussões que serão iniciadas nos próximos dias com feirantes e locatários do Mercado da carne e do peixe, sobre o funcionamento da unidade, que está sendo completamente recuperada e será entregue nos próximos dias.
Bem como, do abatedouro municipal, que foi preciso realizar algumas mudanças necessárias na gestão e que passará por algumas pequenas reformas enquanto as obras do novo abatedouro não são concluídas.
Navegantes também destaca que o município de Ceará-Mirim recebeu do Ministério da Agricultura, autorização para contratar junto a Caixa Econômica Federal-CEF, recursos para adquirir mais um trator, fruto de uma emenda da deputada federal Fátima Bezerra-PT.
Bem como, a execução da obra de reforma e ampliação do Mercado do produtor, também conhecido como Mercado da fruta e da verdura, através de uma das emendas do deputado federal João Maia-PR.
A outra visita do secretário de Agricultura à EMATER-RN, foi para tratar do projeto Hortas Escolares, fruto de uma parceria da Prefeitura de Ceará-Mirim através da Secretaria Municipal de Educação, com a EMATER-RN, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura.
As melhorias previstas para o homem do campo em Ceará-Mirim, não param por aí.
A equipe da SEMAG se reuniu com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR, ficando acertado que o órgão irá fazer a entrega dos certificados dos cursos realizados em 2010, bem como, o compromisso do início de uma nova etapa de cursos para este ano de 2011.
Nesses dois meses à frente da Secretaria de Agricultura, Francisco Navegantes também teve um encontro com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra, ouvindo suas reivindicações, e se comprometendo no atendimento, que por sinal, já teve início, com o corte de terras.
Além de Secretário Municipal da Agricultura, Francisco Navegantes é Agente Local do Projeto da Produção Associada ao Turismo, tendo recebido recentemente em Brasília, do Presidente do SEBRAE Nacional, Paulo Okamotto,o Certificado de Participação. (foto)

Nenhum comentário: