ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

6 de jun. de 2011

GESTO CASCUDO

 
CULTURA
Ceará-Mirim recebe peça teatral “Gesto, Cascudo” nesta terça-feira 7 de junho
Com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Cultura e Lazer, e da Fundação Nilo Pereira, Ceará-Mirim recebe nesta terça-feira 7 de junho, o espetáculo teatral “Gesto, Cascudo”, do grupo Casa da Ribeira de Teatro, em homenagem a um dos grandes folcloristas do Brasil, Câmara Cascudo, o maior pesquisador da cultura popular do país.
Na peça, o grupo abordará uma releitura da vida e da obra do potiguar Luis da Câmara Cascudo, amanhã, a partir das 19h no espaço teatral da Estação Cultural de Ceará-Mirim.
O espetáculo faz parte de um percurso por nove cidades da região Mato Grande: Ceará-Mirim, Pureza, Taipu, João Câmara, Poço Branco, Parazinho, Jandaíra, Alto do Rodrigues e Pendências.
A história se passa no plano das memórias de um Cascudo em seus últimos dias de vida, que relembra a infância e seus encontros com figuras da cultura brasileira. Uma visão de Cascudo que amplia a visão comum que se tem do folclorista. “Este é um rótulo que Cascudo nunca quis. Ele chegou a xingar um jornalista e afirmando que, antes de tudo, ele era um professor e pesquisador”, destacou Henrique Fontes, dramaturgo da peça.
O ESPETÁCULO
A peça “Gesto, Cascudo”, trabalho do Grupo de Teatro Casa da Ribeira, traz o pensamento e os sentimentos de Câmara Cascudo sobre o tempo, o gesto e a vida provinciana em Natal. O espetáculo, que tem a dramaturgia e direção de Henrique Fontes, foi um dos projetos do Rio Grande do Norte contemplados no BNB Cultural, com patrocínio do Banco do Nordeste.
“Gesto, Cascudo” foi criado em processo colaborativo com os jovens que compõem o itinerário Formativo 3 do Projeto Arte-Ação da Casa da Ribeira. Projeto este que tem o patrocínio do Instituto Ayrton Senna e da Cosern, e que acontece nas escolas públicas de Natal.
O espetáculo, que tem características das montagens teatrais contemporâneas, ou seja, um trabalho coral, não linear, com mistura de linguagens cênicas, reconta histórias que se passam na memória de um homem de bom-humor ímpar e que revive sua infância construída a partir da solidão, da curiosidade e do sonho.
SERVIÇO
Espetáculo: “Gesto, Cascudo”
Onde? Estação Cultural de Ceará-Mirim
Quando? Terça-feira 7 de junho
Hora: 19h
Quanto? Entrada gratuita limitada
Público Alvo: Estudantes das escolas públicas
-----
Cordialmente,
Jorge Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação Social – PMCM
3274-5905/5914 – 9119-2478

Nenhum comentário: