ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

25 de mai. de 2009


I Fórum Ecológico de Ceará-Mirim
abre programação da
Semana do Meio Ambiente


O I Fórum Ecológico, que será aberto nesta terça-feira, 26, às 8 horas, dará início à programação da VII Semana Municipal do Meio Ambiente em Ceará-Mirim.O evento será promovido pela Prefeitura numa ação integrada das secretarias municipais de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Educação e Agricultura com a participação de entidades como o IBAMA, IDEMA, UFRN, UNP, IFERN, Fundação José Augusto, Promotoria do Meio Ambiente, ONGs e a comunidade.
A VII Semana de Meio Ambiente discutirá questões que estão interligadas socialmente com o objetivo de chamar a atenção da população quanto à visão da educação cidadã no que se refere aos aspectos de preservação ecológica nos âmbitos local e global.
O Fórum abre a possibilidade de diagnosticar problemas ambientais, discutir soluções e a preservação das potencialidades naturais do município
Durante a programação do Fórum uma equipe de representantes dos órgãos envolvidos fará vistorias em pontos estratégicos que merecem maior atenção, dentre os quais o rio Ceará-Mirim, Usina Ilha Bela, Roteiro dos Engenhos, além da região litorânea que compreende as praias de Muriú, Porto Mirim e Jacumã, os monumentos históricos e o Aterro Sanitário da Região Metropolitana de Natal, localizado no município.
A intenção da Prefeitura é de elaborar um documento, com base nas vistorias realizadas, relatando o que foi constatado, para buscar soluções e a colaboração das entidades que conhecerão as necessidades do município nesta área, por ocasião das visitas.
A VII Semana do Meio Ambiente terá uma extensa programação que constará de apresentação cultural, exposição de materiais sobre o tema, blitz educativa, distribuição de panfletos informativos reciclados, participação direta das escolas da rede pública e privada do município e consulta pública que contará com a participação do deputado estadual Fernando Mineiro, de representantes dos órgãos ligados a ação, de técnicos do meio ambiente e da comunidade.
Durante a Consulta Pública a população terá a possibilidade de opinar e propor sugestões, que possam melhorar a qualidade de vida no município.
Os interessados também terão acesso às informações detectadas durante as visitas e que formarão a base do documento que apontará as diretrizes básicas e estratégias para a solução das dificuldades locais.
Segundo informou Eriberto Moreira, coordenador-geral do setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, a ação integrada das secretarias em parceria com as ONGs deverá produzir um resultado satisfatório, podendo ter um retorno a curto, médio ou longo prazo para a população do município.
O prefeito Antônio Peixoto apresentará aos técnicos a diversidade das riquezas naturais que povoam a extensão territorial do vale ceará-mirinense, com visão no desenvolvimento do município que também depende da preservação ambiental.
PROGRAMAÇÃO:
I FÓRUM ECOLÓGICO
Terça-Feira 26/05
08h - Abertura Estação Cultural Roberto Varela
09h - Palestra: Meio Ambiente a Essência da Vida, (Eriberto Moreira - coordenador de educação ambiental e Alvamar Costa de Queiroz técnico do IBAMA).
14h - Exposições de materiais que abordam o tema.
Quarta-Feira 27/05
08h30 - Vistoria em áreas ambientais estratégicas com o tema: Meio Ambiente do local ao Global
14h30 - Fórum de discussão - Estação Cultural Roberto Varela.
Quinta-Feira 28/05
08h30 - Vistoria em lixões locais e Aterro Sanitário com o tema: Resíduos sólidos no mundo civilizado.
14h30 - Fórum de discussão - Estação Cultural Roberto Varela.
Sexta-Feira 29/05
08h30 - Vistoria em Monumentos Históricos com o tema: Meio Ambiente e Cultura – problemáticas locais.
14h30 - Fórum de discussão - Estação Cultural Roberto Varela.
Encerrado o Fórum Ecológico a programação da Semana do Meio Ambiente prossegue de 02 a 04 de junho com a seguinte programação:
Segunda-Feira 02/06
08h - Blitz Ambiental Educativa com concentração na Praça Onofre José Soares centro da cidade.
Terça-Feira 03/06
08h - Blitz Ambiental Educativa na Praia de Muriú
Quarta-Feira 04/06
08h - Consulta Pública com o tema: Resíduos sólidos no município de Ceará-Mirim, no Auditório Dr. Orione Barreto.
15h - Caminhada Ecológica – Concentração em frente a Escola Estadual Ubaldo Bezerra de Melo.
A programação será encerrada na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição com apresentações culturais e exposição de varal com trabalhos produzidos por alunos da rede pública e privada do município.

Nenhum comentário: