ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

9 de jul. de 2009

CEARÁ-MIRIM
Presidente da PETROBRAS Biocombustível
visita plantação de girassol no Assentamento Espírito Santo

Parceria entre a Petrobrás e a Cooperativa Terra Livre, do município de Mossoró, para prestar assistência técnica ao cultivo do girassol, principal matéria prima do biodeisel, vai garantir a continuidade da política de biocombustível que está sendo desenvolvida no Rio Grande do Norte.

O acordo foi celebrado durante seminário que aconteceu dias 7 e 8 deste mês de julho em Natal e objetiva a prestação de assistência técnica e capacitação aos agricultores familiares do estado que aderirem ao Programa Nacional de Produção e uso do Biodeisel, para o abastecimento da Usina de Biodeisel de Quixadá, no Estado do Ceará.

Nesta quarta-feira 08/07, o presidente da Petrobrás Biocombustível e ex-ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Lula, Miguel Soldateli Rosseto, esteve em Ceará - Mirim, para conhecer de perto a Unidade Técnica Demonstrativa- UTD do girassol, que está em fase de experiência – uma espécie de laboratório – numa área de 1,3 hectare, onde foram plantadas semente de girassol doadas pela Petrobrás, no início do mês de maio, no Assentamento Espírito Santo.

Miguel Rosseto chegou ao local da plantação por volta das 14h, acompanhado de uma comitiva formada por diretores, assessores e técnicos responsáveis pelo programa no estado, tendo sido recepcionado pelo produtor rural proprietário da área plantada Pedro da Costa, uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, capitaneada pelo secretário titular da pasta Herbert Dantas, além do vice-prefeito do município Luiz Antônio de Lima Ferreira, que representou o prefeito Antônio Peixoto, impossibilitado de participar em função de sua viagem à Foz do Iguaçu.

O ministro escolheu a unidade de Ceará-Mirim para conhecer, pelo fato do município está inserido no segundo pólo da Região do Mato Grande, o segundo do Rio Grande do Norte que tem também a cidade João Câmara, para desenvolver a cultura do girassol, e por ser o município onde a experiência vem dando certo. O outro pólo está na região entre Mossoró e Assu..

O principal objetivo da visita de Rosseto ao projeto em Ceará - Mirim foi o de conhecer o resultado do trabalho que está sendo feito no Assentamento Espírito Santo. Ele deixou o local bastante entusiasmado com as grandes possibilidade do projeto dar certo em Ceará-Mirim.

“O que nós estamos vendo aqui é um resultado muito promissor. Quando a gente tem uma boa semente, um solo preparado, uma boa técnica de plantio, um bom manejo, um bom acompanhamento o resultado é muito positivo. Então essa é mais uma grande oportunidade para os agricultores e assentados de Ceará-Mirim de gerar emprego e renda”, disse Miguel Rosseto.
Ele destacou também que para a Petrobrás Biocombustível é uma confiança muito grande nessa geração da matéria-prima para os óleos que a empresa precisa prá rodar a planta de Guamaré: mamona, girassol, algodão e todas as oleogenosas que fazem parte do apoio que a Petrobrás quer ofercer e contribuir para que o dinheiro que será investida pela Petrobrás na compra da matéria-prima fique no município, com os agricultores de Ceará- Mirim. “Ano que vem, nosso projeto é incluir Quixadá, no Ceará como a unidade de Guamaré. Vamos gastar pelo menos cem milhões de reais na aquisição de matéria-prima, e a nossa expectativa é que grande parte desse dinheiro seja investido nessa região, que a matéria-prima saia daqui, que a renda fique aqui. Nós estamos vendo grande entusiasmo aqui em Ceará-Mirim e posso afirmar que estamos na rota certa”, garantiu o representante da Petrobrás Miguel Rosseto, em Ceará-Mirim.

Miguel Rosseto ainda destacou a sensibilidade do prefeito Peixoto em dar grande apoio ao projeto, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e destacou que são exemplos concretos como esse que é importante ver e crer que é possível inovar.

O secretário de agricultura do município, Herbert Dantas, lembrou que, assim como o prefeito Peixoto, também está empenhado na implementação desse projeto, pioneiro em Ceará-Mirim e que com certeza irá revolucionar a agricultura do município. “Para isso, o prefeito Peixoto está comprometido com essa nossa causa, e para tanto, tem colaborado muito dentro das possibilidades do município”, garantiu o secretário Herbert Dantas aos demais agricultores presentes que representaram as 130 famílias do Assentamento Espírito Santo.

A agricultor Pedro da Costa, proprietário da terra onde está plantada a UTD de Ceará-Mirim, disse que esta ano, a colheita vai ser muito superior à experiência do ano passado. “Este ano, estou contando com apoio técnico tanto da Petrobrás como da Prefeitura de Ceará - Mirim, tudo que me faltou ano passado, o que me fez perder quase toda a safra”, relembrou o agricultou Pedro da Costa.

Os agricultores de Ceará-Mirim que quiserem aderir ao projeto da Petrobrás podem inclusive já comemorar. Cinco contratos já foram assinado nesta terça-feira 07/07 em Natal para a liberação dos recursos a serem utilizados nos serviços de prestação de assistência técnica agrícola nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, cada contrato orçado em média em R$ 800 mil com vigência de dois anos.

O Programa Nacional do Biodísel é um programa interministerial do governo federal, que objetiva a implementação de forma sustentável, tanto técnica como economicamente à produção e uso do biodeisel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda.

-----

Jorge Moreira
Da equipe da Secom - Prefeitura de Ceará-Mirim

Nenhum comentário: