ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

31 de ago. de 2009

CEARÁ-MIRIM PARTICIPA DA APRESENTAÇÃO
DO PLANO NACIONAL DE CULTURA
Ministro Juca Ferreira e Waldeck Araújo
Foi realizada no Teatro Alberto Maranhão em Natal nesta quarta-feira 26, mais uma etapa da construção do projeto de lei (PL 6.835/2006) que estabelece o Plano Nacional de Cultura (PNC). Pela manhã o representante da FUNCARTE Francisco Chaves ministrou oficina para gestores culturais sobre a participação nos Editais. À tarde, nos jardins do Teatro, foi realizada uma feira de produtos e grupos culturais, com apresentações artísticas. As 19h00, já com a presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira aconteceu ato político quando foi apresentado o projeto final do Plano pela relatora, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), Além do Ministro, estiveram presentes a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, Secretário de Cultura de João Pessoa Chico César e outras autoridades. Waldeck Araújo e Edvaldo Morais – da Fundação Nilo Pereira - representaram a Secretaria de Juventude, Esportes, Cultura e Lazer de Ceará-Mirim. O Plano Nacional de Cultura tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo para a proteção e promoção da diversidade cultural brasileira . Diversidade que se expressa em práticas, serviços e bens artísticos e culturais determinantes para o exercício da cidadania, a expressão simbólica e o desenvolvimento socioeconômico do País. O objeto deste PROGRAMA DE MICROPROJETOS é o financiamento não reembolsável de microprojetos culturais na Região do Semiárido Brasileiro e tem como objetivo fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. No sentido de promover a diversidade cultural, os projetos financiados deverão ter, como protagonistas ou beneficiários, jovens de 17 a 29 anos residentes, em regiões e Municípios do Semiárido. Inicialmente, Natal e as cidades que compõe a região metropolitana, não participam dos Editais. Outras informações no site: www.cultura.gov.br/pnc
Mesa dos trabalhos no Teatro Alberto Maranhão

Apresentações Culturais

Governadora Wilma de Faria e Waldeck




27 de ago. de 2009

23 de ago. de 2009

TRIBUTO A RAUL SEIXAS
É SUCESSO
Parabenizamos Erivan Lima pela realização do vigésimo Tributo a Raul Seixas. Evento levou multidão de fãs ao Centro Esportivo e Cultural na tarde/noite do último sábado. A seguir, registros fotográficos do evento. Fotos cedidas.

Erivan Lima

Banda Dr. Paxeco (Natal)

Gincarlo e OS GROGS (Natal)


MÉRCIO e Banda Sociedade da Grã-Ordem Cavernista

Banda MOBY DICK(Natal)

BANDA KDA-2 (CEARÁ-MIRIM)


Prefeito Antônio Peixoto prestigiou o Tributo

Washington e Eliel (a esquerda) participam desde o 1º Tributo


22 de ago. de 2009

CEARÁ-MIRIM É CONTEMPLADO COM PRÊMIO

DO PATRIMÔNIO VIVO DO ESTADO

(Gibson Machado)

Gibson Machado e Mestre Tião Oleiro

O Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte publicou resultado do PREMIO DO REGISTRO DO PATRIMÔNIO VIVO DO RIO GRANDE DO NORTE – RPV, contemplando MESTRE TIÃO OLEIRO DOS CONGOS DE GUERRA e o GRUPO FOLCLÓRICO CABOCOLINHOS. Essa seleção do prêmio garantirá recurso para que o mestre Tião Oleiro possa sobreviver da cultura popular e é o reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação à cultura brasileira. Da mesma forma o grupo Cabocolinhos poderá com o recurso financeiro recebido continuar prestando o serviço a cultura de nosso país, garantindo seu fortalecimento e sua preservação através dos ensinamentos do Mestre Birico às novas gerações de brincantes. Esse foi o primeiro passo de uma caminhada em busca da valorização de nossos bens culturais, sejam eles materiais ou imateriais. É a prova que se juntarmos nossas forças ficaremos fortes e poderemos lutar para conquistar novos horizontes, sem precisar de submissão, humilhação, constrangimentos, etc. Vamos à Luta!!!

Gibson Machado Alves


Diário Oficial

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTOPROCESSO Nº 115229/2009-3

OBJETO: RESULTADO DO PREMIO DO REGISTRO DA PRIMONIO VIVO DO RIO GRANDE DO NORTE-RPVA

Comissão Julgadora do CONCURSO DE REGISTRO DO PATRIMÕNIO VIVO” , nos termos da Lei Federal nº. 8.666/93 e de acordo com os dispositivos deste Edital, nomeada pelo presidente da Fundação José Augusto, Joaquim Crispiniano Neto, através da portaria de nº. 444/08, de 26/09/2008, publicada no Diário Oficial do Estado em 27/09/08, torna público, a quem possa interessar que os vencedores foram:

07 - PESSOAS NATURAIS:

1 – LUIZ DE OLIVEIRA CAMPOS , VIOLEIRO “LUIZ CAMPOS” , 70 ANOS– MOSSORÓ-RN;

2 – JOÃO GRIGÓRIO DA ROCHA, ESCULTOR POPULAR – “GRIGÓRIO SANTEIRO” – 69 ANOS – TANGARÁ-RN;

3 – JOÃO GOMES SOBRINHO, POETA CORDELISTA “ XEXEU” – 71 ANOS , SANTO ANTONIO-RN;

4 - JOÃO VIANA DA SILVA , MAMULENGUEIRO , “JOÃO VIANA” , 79 ANOS , SÃO JOSÉ DE CAMPESTRE-RN;

5 – ANTONIO RODRIGUES DA SILVA, MESTRE DE BOI- DE-REIS “ANTONIO DA LADEIRA” 85 ANOS – SANTA CRUZ-RN;

6 - ANTONIO VIEIRA DA SILVA , MESTRE DE BOI DE REIS E MAMULENGUEIRO, “ANTONIO DO PAPARÁ”, 68 ANOS – MACAIBA-RN e

7 – SEBASTIÃO JOÃO DA ROCHA , MESTRE DOS CONGOS DE GUERRA–, “TIÃO OLEIRO” , 95 ANOS - CEARÁ-MIRIM-RN.

03 - PESSOAS JURIDICAS DE DIREITO PRIVADO:

1 – GRUPO FANDANGO DE CANGUARETAMA – 150 ANOS DE ATUAÇÃO.

2 - GRUPO FOLCLÓRICO CABOCOLINHOS DE CEARÁ-MIRIM – 80 ANOS DE ATUAÇÃO

3 – GRUPO CHEGANÇA DE BARRA DE CUNHAU – MAIS DE 30 ANOS DE ATIVIDADES FOLCLÓRICAS;

Considerando o prazo recursal, o processo encontra-se com vistas aos interessados para requererem o que couber, na forma da lei.

Natal, 21 de agosto de 2009

Joaquim Crispiniano Neto

Presidente da Comissão

21 de ago. de 2009

ACONTECENDO
Joana Darc, Odejaime e Waldeck
1a. SEMANA DE ARTE POPULAR
A Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas realiza até esta sexta-feira (21/08), em comemoração ao Dia do Folclore, sua I Semana de Arte Popular. Várias escolas das redes pública e particular estão enviando turmas para visitação da exposição sobre as manifestações folclóricas e participação em oficinas de arte.
* * *
Edvaldo, Rozangela e Waldeck
ANIVERSARIANTE DA SEMANA
A Coordenadora Administrativa da Fundação Nilo Pereira ROZANGELA SÁ fez aniversário natalício esta semana e foi bastante cumprimentada pelos colegas de trabalho.
* * *

Rozangela, Dr. Pedro Avelino e Waldeck
DR. PEDRO E A GENEALOGIA
O Procurador Geral do Município, Dr. Pedro Avelino em recente evento conversa com Waldeck e Rozangela. Além das atribuições profissionais , ele estuda a Genealogia: o conhecimento da origem da família, sua ligação a uma tradição, a uma cultura, a uma religião. Esse conhecimento é parte fundamental da estrutura de identidade do Eu e requisito fundamental também para a autenticidade e maturidade da personalidade de cada um.

18 de ago. de 2009

BIBLIOTECA DR JOSÉ PACHECO DANTAS
REALIZA I SEMANA DE ARTE POPULAR



A Prefeitura de Ceará-Mirim, através da Fundação Nilo Pereira e Biblioteca Pública Municipal Dr.José Pacheco Dantas abriu nesta segunda-feira 17, a “I Semana de Arte Popular”. Na solenidade de abertura, o pavilhão nacional foi hasteado pelo Sr. Wilson Crescêncio, Secretário Adjunto de Administração, representando o Sr. Prefeito Antônio Peixoto. A bandeira do Estado, pela Sra. Josilene, representante da Secretaria de Educação e a do Município pelo Sr. Franklin, do PETI. Na oportunidade falaram a Diretora da Biblioteca Sra. Janete Soares; Rozangela Sá, Coordenadora Admnistrativa da Fundação Nilo Pereira e a Professora Vanusa Moreira. O Hino Nacional Brasileiro foi entoado na abertura e Hino de Ceará-Mirim no encerramento da solenidade. Evento ocorre até a próxima sexta-feira, 21 de agosto, com atividades realizadas na Biblioteca. A programação, que comemora o dia do folclore (22), tem como objetivo criar oportunidade para que a comunidade conheça melhor o folclore, a cultura e os costumes do município. Durante a semana a Biblioteca está recebendo turmas das diversas escolas das redes pública e privada de ensino.

PROGRAMAÇÃO

Dia 17/08 – Segunda-feira09h – Abertura10h – Palestra sobre cultura popular (Vanusa Moreira)

Dia 18/08 – Terça-feira09h – Exposição de artesanato e contação de estórias

Dia 19/08 – Quarta-feira09h – Oficina com alunos da rede pública de ensino

Dia 20/08 – Quinta-feira09h – Oficina de pintura em CDs- Teatro Infantil (Fantoches)

Dia 21/08 – Sexta-feira09h – Exposição de material produzido nas oficinas









13 de ago. de 2009

PARABÉNS!!!

Vaninha festeja mais um ano de vida.
Após o expediente desta quarta-feira, funcionários do Centro Administrativo da Prefeitura reuniram-se e cantaram parabéns para a servidora Vaninha. Ela mudou de idade. Trabalha na Secretaria de Infra-Estrutura do Município.



LANÇAMENTO

Escritor Francisco Martins, Edvaldo Morais e o livro.

Por ocasião do lançamento do livro CRÔNICAS SENSORIAIS, do escritor FRANCISCO MARTINS ALVES NETO, na Livraria Siciliano - última terça-feira - a Fundação Nilo Pereira foi representada por Edvaldo Morais.
INFRA-ESTRUTURA

Waldeck em visita à Secretaria de Infra-Estrutura.
A secretária Lizélia agiliza os processos na área de sua pasta, a infra-estrutura do Município .
CEARÁ-MIRIM É CONTEMPLADA COM
IMPLANTAÇÃO DE PACTO NACIONAL
EM DEFESA DA MULHER.

Prefeito Peixoto e servidores do Município
por ocasião do lançamento.
Ceará-Mirim foi um dos 18 municípios do Rio Grande do Norte a serem inseridos no Projeto do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

O acordo foi selado na manhã desta quarta-feira (12), na sede da governadoria onde a governadora Wilma de Faria recebeu a secretária especial da Presidência da República para Política para as Mulheres, Nilcéa Freire dentre outras autoridades para assinar o acordo de implantação do Pacto no estado.
Ceará-Mirim foi uma das cidades escolhidas pela Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres (Cepam), responsável pela articulação da rede, como uma das cidades pólos. O município está criando a coordenadoria municipal de políticas públicas para mulheres objetivando desenvolver uma proposta que consista em realizar um trabalho mais direcionado na defesa da mulher.

A ação consiste no desenvolvimento de um conjunto de ações a serem executadas nos próximos meses, garantindo ao Estado recursos da ordem de R$ 7,4 milhões a serem distribuídos entre projetos elaborados pelas secretarias mais ligadas às políticas públicas de proteção, promoção e prevenção.

“O Rio Grande do Norte tem referência com relação à participação feminina na sociedade, com a presença das mulheres no espaço do poder e vive hoje um momento de extrema importância”, disse a governadora, acrescentando que o Estado desempenhará o papel que está assumindo em defesa da mulher.A implantação do Pacto Nacional vai permitir uma série de avanços no combate à violência contra as mulheres, num projeto de ações integradas que envolverão o governo federal, estadual e os municípios.
“Cumprimento o Rio Grande do Norte lembrando Nísia Floresta, mulher de grande representatividade local, sei o quanto a união de esforços foi necessária para consolidar o Pacto no estado”, disse a ministra, acrescentando que o Pacto é à contra partida dentro de uma perspectiva de sustentabilidade social. Vim para selar um compromisso público diante da sociedade encerrou a titular da secretaria.

Ao assinar o acordo o prefeito Antônio Peixoto disse que o Pacto chega como uma ótima oportunidade para ampliar o trabalho que já está sendo desenvolvido no município, “agora teremos uma ação conjunta e continuada, oferecendo atendimento de melhor qualidade às vítimas, dando suporte adequado a quem precisar” ressaltou.
Entre outras pospostas que podem ser implantadas com o Pacto estão a construção de mais quatro delegacias da mulher, a ampliação do Pró-Mulher para as nove Centrais do Trabalhador do Estado, a atuação junto aos 25 Centros Especializados de Assistência Social (Creas) e extensão do aborto previsto em lei para todas as maternidades potiguares.
O Projeto Integral Básico do Governo do Estado foi entregue a Secretaria Nacional no último mês de maio, contendo estatísticas específicas da realidade local da capital e dos municípios contemplados visitados anteriormente pela coordenadora estadual de Políticas para as Mulheres Amélia Freire. O Pacto está fundamentado em quatro eixos: consolidar a Política Nacional de Enfrentamento à Violência contras as Mulheres com a efetivação da Lei Maria da Penha; promoção dos direitos sexuais e reprodutivos e enfrentamento à feminização da Aids combate à exploração sexual e ao tráfico de mulheres; e promoção dos direitos humanos das mulheres em situação de prisão.Metas do Pacto
Aporte: O Pacto contará com recursos da ordem de R$ 1 bilhão a serem aplicados em todo o país nos próximos quatro anos. A meta é beneficiar 4,8 milhões de mulheres com as atividades do projeto.- Reformar ou equipar 764 serviços da Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência;- Capacitar 3 mil Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros Especializados de Assistência Social (Creas); - Ampliar investimentos na Central de Atendimento à Mulher (ligue 180); - Capacitar cerca de 200 mil profissionais nas áreas de educação, assistência social, segurança, saúde e justiça; - Beneficiar mais de 10 mil mulheres em situação de prisão com a construção e reforma de estabelecimentos prisionais femininos; - Desenvolver 200 projetos inovadores que contemplem a geração de renda para as mulheres em situação de prisão; a prevenção da violência contra as mulheres por meio de iniciativas nas áreas de educação e cultura, e o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes;- Garantir que o tema violência contra as mulheres seja discutido nos 650 Pontos de Cultura espalhados pelos municípios brasileiros;- Implementar a Caravana Siga Bem Mulher, que integra a Caravana Siga Bem Caminhoneiro, para levar informações sobre o tema violência contra as mulheres a 2 milhões de caminhoneiros;- Desenvolver atividades na área da educação, garantindo a inserção da disciplina violência contra as mulheres nos cursos de pós-graduação das universidades e estimulando o desenvolvimento de pesquisas sobre o tema;- Estimular a participação das mulheres como agentes promotoras de uma cultura de paz, a partir da implementação do projeto Mulheres da Paz.

7 de ago. de 2009

Prefeitura inicia 2ª Etapa dos Cursos
de Qualificação do Setor Turístico

A segunda etapa do Programa de Qualificação Profissional instalado no município de Ceará-Mirim em março deste ano pela prefeitura teve sua aula inaugural nesta segunda-feira 03 de agosto, dentro das ações de capacitação do PRODETUR II.
A solenidade de abertura dos cursos a serem ministrados pelo Senac, foi realizada na Central do Trabalhador, localizada na Rua Luiz Lopes Varela, onde serão realizadas as aulas, e contou com as presenças dos jovens contemplados dentro do processo de sustentabilidade do setor turístico que está sendo viabilizado pela atual gestão.
“A prefeitura está criando oportunidades e investindo no nas pessoas para que elas possam acompanhar os avanços que ocorrerão na área turística do município, que poderão contribuir significativamente para a geração de emprego e renda e o fortalecimento do capital de giro local”, afirmou Fernando Lessa Secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.
O prefeito Antônio Peixoto fez questão de enfatizar a importância desse momento que está permitindo aos jovens a possibilidade de um futuro melhor e pediu aos alunos presentes que não desperdiçassem essa chance que pode ser crucial na vida profissional de cada um deles.
“O Governo do Estado e o Senac, são parceiros relevantes e junto com a prefeitura vem trabalhando no sentido melhorar a mão de obra do nosso município, onde no primeiro momento foram capacitados os empreendedores do setor e agora será a vez dos profissionais que já atuam na área, ou pretendem trabalhar com o turismo” , frisou Peixoto.
Para a coordenadora do Prodetur II e representante da Secretaria Estadual de Turismo Sânzia Cavalcante, Ceará-Mirim está sendo privilegiada com a chegada desses cursos, pois do Rio Grande do Norte, somente seis cidades foram escolhidas para desenvolver desenvolvê-los formando profissionais na área turística, enfatizando que o prefeito Peixoto está de parabéns pela iniciativa.
O jovem Jonas Rafael, que está em busca do primeiro emprego, disse que está muito satisfeito, por ter conquistado a vaga e poder fazer o curso de recreador gratuitamente.
“Se eu tivesse que pagar seria muito complicado, pois concluí os estudos ano passado, e agora não teria a mínima condição de pagar um curso como este, a prefeitura está nos dando uma grande oportunidade”, afirmou Jonas.

No segundo momento estão sendo disponibilizadas na sede do município, 290 vagas, para os cursos de: recepcionista de hotel, organizador de eventos, cozinheiro, confeiteiro, relações humanas, garçom, barmen, inglês, espanhol, informática e recreador, as outras turmas estão previstas para iniciarem suas atividades no início do próximo ano.
Na área litorânea que corresponde às praias de Jacumã, Porto Mirim e Muriú, as aulas serão realizadas na Escola Municipal Augusto Xavier de Goes, como ocorreu na primeira etapa. Maiores informações através dos telefones: 3274-2059/3274-2209.




FONTE.: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PREFEITURA DE CEARÁ-MIRIM

3 de ago. de 2009