ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

10 de nov. de 2009

T U R I S M O

Prefeitura quer criar melhores condições
para roteiro turístico Trilha dos Engenhos

O roteiro turístico Trilha dos Engenhos já é conhecido por um público específico como opção de passeio cultural.

Agora, a Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, está viabilizando a criação de melhores condições para transformar num dos maiores roteiros turísticos da região, possibilitando a criação de mais atrativos e geração de renda aos moradores das comunidades.

Esse foi o principal objetivo de uma reunião do Prefeito Antônio Peixoto-PR, do secretário de turismo do município, Fernando Lessa e equipe técnica da pasta, com um grupo de proprietários de fazendas, engenhos, atrações turísticas, ocorrida na última sexta-feira 06/11 no gabinete do prefeito.

Participaram da reunião, dona Marta, proprietária do Engenho Carnaubal, Rui Pereira Júnior do Engenho Mucuripe, Sheila Varela da Fazenda Nascença, Franklin Marinho, proprietário do Engenho São Leopoldo, Herbert Dantas do Engenho Verde Nasce, além de outros proprietários, secretários e estudantes universitários.

Várias possibilidades de melhorias para o roteiro Trilha dos Engenhos foram discutidas durante a reunião, como por exemplo, iniciar o roteiro como City Tour, na sede, mostrando os atrativos histórico e cultural, apresentados por um guia, e também a necessidade de se ter um atrativo maior como ponto, para que o turista possa almoçar ou até mesmo tomar café ou lanchar, degustando a nossa gastronomia.

Para tanto, foi discutido ainda, qual a propriedade que estaria apta, qual ou quais os engenhos que teriam condições de abrir para visitação, e também a venda de produtos derivados da cana-de-açúcar, como comercializar e qual o público alvo.

Outro foco da reunião, foi para saber se existe interesse por parte dos proprietários em estruturar suas propriedades para receber turistas, quais seriam essas possibilidades e que tipo de parceria poderia haver entre prefeitura e proprietários.

A idéia da prefeitura é começar a comercializar o roteiro já a partir da próxima alta estação.

Para o proprietário do Engenho Mucuripe, Rui Pereira Júnior, a idéia é louvável e merecedora de sua colaboração. “Esse é um projeto que vem para recuperar aquilo que parece já está morto. Nós vamos ajudar naquilo que a prefeitura está nos propondo”, frisa Rui Pereira.

De acordo com o secretário de turismo do município, Fernando Lessa, duas agência – Costa Atlântica e Glacy Tour - já estão interessadas em divulgar e vender o Roteiro dos Engenhos.
Para ele, isso é muito importante para o desenvolvimento de Ceará-Mirim, pelo fato do município possuir um patrimônio histórico e cultural riquíssimo. “Grande parte da história do Rio Grande do Norte passa por Ceará-Mirim, principalmente a história econômica. Ceará-Mirim foi um dos principais pólos econômicos do século passado, de desenvolvimento da economia do estado. Então, nós temos essa história toda pra contar, pra divulgar, e isso é uma riqueza enorme que temos guardada aqui no município e que precisamos mostrar para o mundo todo”, destaca Fernando Lessa, relatando ainda que é de fundamental, o município de Ceará-Mirim conseguir desenvolver esse projeto do roteiro dos engenhos.

Para o Prefeito Antônio Peixoto-PR, o projeto é muito importante, até porque, segundo ele, é preciso dinamizar o turismo em Ceará-Mirim. “Todos nós que conhecemos, moramos aqui e amamos essa terra, sabemos que Ceará-Mirim tem um potencial turístico e cultural muito grande, que nunca foi dinamizado. E nós queremos dinamizar para trazer o turista e gerar emprego e renda para o nosso município”, esclarece o prefeito Peixoto, classificando a reunião com os proprietários como muito positiva, principalmente porque todos eles, à unanimidade, disseram que querem ser parceiros dentro desse contexto do projeto para a Trilha dos Engenhos.
TRILHA

Encravada na região do Vale do Ceará-Mirim, a Trilha dos Engenhos representa uma das maiores atrações turísticas de toda a região.

Durante todo o seu percurso, vários são os pontos de interesse turístico como: as ruínas dos antigos engenhos, casarões e também o atrativo lugar conhecido como Banho das Escravas, uma beleza natural e exuberante que se espalha por entre a mata virgem do Vale do Ceará-Mirim.

O acesso ao roteiro é feito pela entrada do antigo Engenho Morrinhos. O trajeto é bastante bucólico, marcado por antigos casarões, engenhos e pequenos sítios, etc...

Quase no fim dos percurso, já próximo ao povoado de Santa Tereza, o Banho das Escravas é um atrativo de beleza cênica, pois propicia a observação da beleza natural do local.
Fonte: JORGE MOREIRA

Nenhum comentário: