ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

26 de fev. de 2010

CEARÁ-MIRIM E A CIDADANIA

O distrito Coqueiros – zona rural de Ceará-Mirim – recebe neste sábado 27 de fevereiro, o Projeto “Cidadania na Comunidade”, com ações de Educação, Esporte, Cultura e Lazer.
O evento, com início previsto para às 8h, acontecerá durante todo o dia, até às 17h, no Centro de Educação Rural Professor José Tito Júnior-CERU, numa realização da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e da Assistência Social-Semthas, por meio do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS Rural, dentro do Programa de Atenção Integral às Famílias-PAIF, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Saúde, e Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.
O projeto, tem como objetivo, proporcionar espaço de lazer, cultura, esporte e arte para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos residentes nas comunidades com pouca oferta de atividades sócio-culturais, as capacidades criativa e produtiva, além de fortalecer a auto-estima e despertar a consciência de cidadania com vistas à contribuir com a redução dos índices do uso abusivo do álcool e outras drogas, da criminalidade, prostituição e principalmente a violência juvenil.
De acordo com Ana Cristina Galdino, coordenadora do CRAS Rural, com sede em Coqueiros, o público-alvo do projeto está voltado para crianças, adolescentes e jovens na faixa etária entre 07 e 24 anos.
Segundo ela, uma das principais metas do Projeto “Cidadania na Comunidade”, é proporcionar a participação dos jovens em atividades artísticas, esportivas e culturais, desenvolvendo suas habilidades e competências em diferentes áreas, nas suas vidas.
“Uma das grandes importâncias desse projeto, é proporcionar aos jovens, um momento de encontro consigo mesmo, transformando-os em agentes multiplicadores do conhecimento, da arte, da cultura e do esporte, em suas vidas”, ressalta Ana Cristina, lembrando também, que outra meta importante do projeto, é aumentar o interesse do jovem pelo estudo, ampliar sua visão de mundo e reduzir a ociosidade, além de evitar o envolvimento com bebidas alcoólicas e outras drogas, marginalidade, violência e prostituição.
METODOLOGIA
O Projeto “Cidadania na Comunidade” consiste na realização de atividades esportivas, palestras informativas nas mais diversas áreas como: saúde, educação, drogas e etc..., além de oficinas de arte e cultura, apresentações culturais, sendo preparado um ambiente específico para cada atividade à ser apresentada.
Todas as atividades aplicadas pelo projeto, visam o desenvolvimento, reconhecendo as suas potencialidades em configurar-se em ações comprometidas com a inclusão social.
Consta ainda da programação neste sábado em Coqueiros, duas apresentações: a primeira, na abertura do evento, uma Batucada com a equipe do Projovem, e a outra, por ocasião do encerramento da programação, uma apresentação da Banda de Música Djalma Ribeiro, da Fundação de Cultura Nilo Pereira.
Fonte: Jorge Moreira
Assessor de Comunicação da
Prefeitura de Ceará-Mirim

Nenhum comentário: