O Prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto-PR, a secretária de Assistência Social e primeira dama do município, Ozeny da Cunha Fernandes, estarão fazendo a entrega no próximo dia 17 de março, às 15h, do fardamento para as crianças e adolescentes que participam regularmente matriculados no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
O PETI tem como objetivo erradicar todas as formas de trabalho infantil, em um processo de resgate da cidadania e inclusão social de suas famílias.
Em 2010, foram 730 crianças e adolescentes do município que participaram do Programa, dos quais, cerca de 35 atingiram a idade de 15 anos, e que por esse motivo, participarão do Projovem Adolescente neste ano de 2011.
Para este ano, a expectativa é de que a média de alunos matriculados seja a mesma do ano passado.
A secretária de Assistência Social do município, Ozeny Fernandes, faz questão de destacar a importância do trabalho desenvolvido pelo PETI. “O nosso objetivo ao retirar as crianças e adolescentes de uma situação de trabalho infantil, é fazer com que eles tenham melhores perspectivas de vida no futuro, e a entrega desse fardamento é mais um avanço e um passo importante nesse caminho”, ressalta a secretária Ozeny.
Já o Prefeito Antônio Peixoto lembra que a sua administração é voltada para as pessoas que mais precisam, e que tem conseguido dar vários saltos de qualidade nas mais diversas áreas, principalmente na educação infantil do município.
O Prefeito, também destaca que, pela primeira vez na história do município, a Prefeitura atendeu a um antigo pedido dos pais, e forneceu fardamento escolar completo para quase 15 mil alunos da rede municipal de ensino.
A coordenadora do Programa, Maria Aparecida Fernandes, informa que ainda há vagas, e que as matrículas para este ano letivo de 2011 vão até o próximo dia 17 de março.
No PETI, segundo Aparecida Fernandes, os alunos têm aulas de reforço e participam de atividades como: artes, karatê, capoeira, danças, vôlei, handebol, queimada e aulas de cantos.
Além disso, o PETI inovou e está com um grupo de adolescentes entre 5 e 15 anos participando de aulas de primeiros socorros, na formação de Bombeiro Civil Mirim.
Para a coordenadora, esta ação só vem fortalecer o trabalho do PETI no sentido de erradicar o trabalho infantil e evitar o caminho das drogas e da marginalidade para crianças e adolescentes.
-----
por
Jorge Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação Social – PMCM
Nenhum comentário:
Postar um comentário