Empreendedores dos segmentos de artesanato, bares, restaurantes pousadas, guias de turismo, receptivos, etc., participaram na última sexta-feira 18/02, no auditório “Prefeito Roberto Varela”, da Estação Cultural, do 1º Módulo de Capacitação do Projeto “Trem é Turismo” envolvendo a temática “Qualidade no atendimento ao turista”.
O grupo é coordenado pela Secretaria Municipal do Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, e a ação faz parte do Projeto “Trem é Turismo”, realizado em parceria com o SEBRAE Nacional, Ministério do Turismo e a Associação Brasileira dos Operadores de Trens Turísticos e Culturais-ABOTTC, do qual, Ceará-Mirim, pelo seu potencial turístico, foi o único município do Estado do Rio Grande do Norte, contemplado pelo SEBRAE Nacional para participar.
O projeto visa a construção de um novo tempo aos que dele participam, objetivando qualificar todos que trabalham na receptividade ao turista.
Este primeiro módulo foi sobre a qualidade no atendimento ao turista, e dentro das oficinas, eles aprendem técnicas básicas de vendas, lidar com reclamações de clientes, a importâncias das relações interpessoais, comunicação no atendimento aos clientes, empreendedorismo, entre outros. Tudo para uma melhor qualidade na exposição e comercialização dos seus produtos.
O módulo de capacitação foi coordenado pelo consultor do Sebrae Nacional, Marcelo Adriano, vindo diretamente do Rio Grande do Sul para ministrar a capacitação.
E nesta terça-feira 22/02, dois consultores do Sebrae estarão em Ceará-Mirim para prestar consultoria individual aos empreendedores, no sentido de orientá-los sobre o caminho que cada um pretende seguir, e também sobre como levar seu produto ao mercado de venda pelo caminho mais prático e menos oneroso.
O segundo módulo de capacitação está previsto para acontecer no dia 20 de maio e deverá envolver também todos os locatários do Mercado Central do Café.
Sobre esta ação, a secretária adjunta do turismo e meio ambiente, Mychelle Fernandes, ratificou que sua pasta tem um papel importante, que é o de mobilizar os empreendedores e oferecer toda infraestrutura necessária para que eles possam participar dos módulos de capacitação e do evento. “Essas ações abrem espaços, permitem a reafirmação dos empreendedores enquanto sujeitos econômicos e financeiros, possibilitando sua autonomia e seu fortalecimento, além de criar oportunidades de negócios”, ressalta Mychelle Fernandes.
“Esta é uma ótima oportunidade que nós temos, para que possamos melhorar mais a mais a qualidade dos nossos produtos e serviços aos clientes, e principalmente aos turistas, para que eles possam voltar sempre ao nosso município”, diz Eluziete Bezerra, artesã e presidente do Clube de Mães “Eulália Borges”, participante do primeiro módulo de capacitação.
O evento contou com a presença do Prefeito Antônio Peixoto-PR, que fez questão de enaltecer e agradecer a parceria do Sebrae, desde o início do seu governo, bem como os demais parceiros do projeto.
O prefeito, disse que ao longo desses dois anos de governo vem fazendo um esforço muito grande pelo desenvolvimento do turismo local, e aproveitou para reforçar o pedido de engajamento dos empreendedores, nessa luta. “Depende muito do acreditar. E eu acredito. Porque sei que esse trabalho trará muitos frutos pra vocês e pra Ceará-Mirim. Apesar dos esforços do Sebrae, sem o empenho de cada um de nós, não chegaremos a lugar nenhum” frisou o prefeito de Ceará-Mirim.
-----
Por
Jorge Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário