ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

12 de fev. de 2011

Prefeito Antônio Peixoto conheceu no município de Vera Cruz, nova experiência de inclusão social de jovens e adolescentes.




O Prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, esteve na última quarta-feira 09/02 no município de Vera Cruz.

A convite da ADESC, ele foi assistir à uma apresentação da Orquestra Filarmônica daquela cidade e conhecer de perto o trabalho, que constitui em uma nova experiência de inclusão social destinada a adolescentes, jovens e adultos.

Trata-se da Banda Filarmônica de Vera Cruz, que surgiu a partir de um projeto criado pela ADESC – Associação de Desenvolvimento Sustentável e Cultural de Juventude de Vera Cruz, por meio de um financiamento oriundo de uma parceria firmada entre o Governo do Estado e o Banco Mundial.

Com investimentos da ordem de R$ 100 mil, o projeto iniciou-se em dezembro de 2009 com 50 crianças e adolescentes, dos quais 34 foram selecionados para as apresentações da Orquestra Filarmônica.

A proposta é criar uma atividade do ensino da música, como sendo o melhor caminho para o desenvolvimento de experiências coletivas, de enriquecimento e crescimento social e pessoal de jovens e adolescentes.

Depois de assistir a belíssima apresentação da Orquestra, ao lado do prefeito da cidade Marcos Cabral, o prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, disse ter ficado encantado com o trabalho do grupo de adolescentes e jovens, e frizou a importância do projeto.
“Para mim, esse é um trabalho coletivo criativo, disciplinado e transformador, que desperta na consciência de cada um deles uma nova realidade de vida nessa convivência com a música. O município de Vera Cruz está de parabéns por esse importante e belíssimo trabalho coordenado pelo nosso amigo Leonardo Santos”, ressalta o prefeito Peixoto.

Mas a importância do projeto não fica apenas na memória de quem foi conhecê-lo. As irmãs Verônica Silmara (16 anos), e Renata Dionízio (15 anos), do distrito de Araçá, a 6 km de Vera Cruz, revelam a alegria de estar participando do projeto. “Meu sonho é ser reconhecida como uma grande saxofonista”, disse a mais velha.
Já o maestro da Orquestra, Leonardo Santos, disse que participar do projeto, é a realização de um sonho e um compromisso de levar cultura e arte para crianças, jovens e adolescentes.

Acompanharam o prefeito Antônio Peixoto ao município de Vera Cruz, o secretário de Juventude, Esporte, cultura e Lazer, Luiz de Oliveira Fernandes (Lula do PC do B), o presidente da Fundação Nilo Pereira, Waldeck Araújo e Artemísia dos Santos, da área de gestão de projetos da Fundação, as secretárias titular e adjunta de educação Ângela Aquino e Socorro Lopes respectivamente, a coordenadora técnica da Semthas Lourdes Ferreira, além de outros auxiliares do governo.

Ainda ao lado do prefeito Marcos Cabral, o prefeito Antônio Peixoto e sua equipe, assistiu a uma apresentação do Grupo de Pastoril, composto de jovens e adolescentes, todos advindos da rede pública de ensino, bem como todos os componentes da Orquestra Filarmônica.

Em seguida, foi a vez de conhecer o trabalho desenvolvido pela Associação Cultural, a Igreja Matriz e a Casa de Farinha do município, uma das mais bem equipadas do interior do Estado.

Vera Cruz, é um município da Região Metropolitana de Natal, que de acordo com o IBGE contabiliza 10.313 habitantes, distribuídos numa área territorial de 100 km2.

Por:
Jorge Moreira
Secretaria Municipal de Comunicação Social – PMCM

Nenhum comentário: