ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

25 de mar. de 2011

CRIADO O PLANO MUNICIPAL DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Apresentação acontece nesta quarta-feira 30/03 na Estação Cultural com a presença do prefeito Antônio Peixoto

Com o objetivo de estabelecer um conjunto de ações articuladas e traçar estratégias eficientes para ações de combate ao abuso sexual de menores, a Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social-Semthas, em parceria com outros órgãos governamentais e não governamentais, elaborou e criou o Plano Municipal de Combate e Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O lançamento acontece nesta quarta-feira 30/03 em Audiência Pública de apresentação do Plano, marcada para às 9h no auditório “Prefeito Roberto Varela” da Estação Cultural, com a presença do prefeito Antônio Peixoto.

O Plano Municipal de Combate e Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil, de Ceará-Mirim, foi criado partindo do princípio de que no Brasil, as estatísticas mostram que a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes crescem assustadoramente, refletindo ligeiramente em Ceará-Mirim, que mostrou um aumento significativo nas notificações de casos envolvendo esse tipo de violência.

Foi a partir desse contexto que a Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Semthas, propôs a execução do Plano, na certeza de que o combate e o enfrentamento a esse tipo de violência contra crianças e adolescentes é uma maneira eficaz de resgatar a proteção e os direitos.

O Plano tem como referência fundamental o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, e reafirma os princípios da proteção integral à crianças e adolescentes.

O documento de combate à violência sexual infanto-juvenil é estruturado em torno de seis eixos estratégicos, sendo definidos em cada um deles os objetivos e as metas a serem alcançadas, as ações a serem executadas e as parcerias.

É importante frisar, que o Plano é orgânico e integrado, o que significa dizer que sua operacionalização implica obrigatoriamente em ações articuladas dos diferentes eixos, que são eles:

1 – Análise da Situação, 2 – Mobilização e Articulação, 3 – Defesa e Responsabilização, 4 – Atendimento, 5 – Prevenção, 6 – Protagonismo Infanto-juvenil.

Para a solenidade de apresentação do Plano, foram convidadas diversas autoridades estaduais como, juízes, promotores, desembargadores, deputados, Ministério Público, representantes de órgãos dos direitos da criança e do adolescente, advogados, entre outras.

E autoridades locais, como o prefeito Antônio Peixoto, os poderes Legislativo e Judiciários locais, Conselho Tutelar, Conselho de direitos da criança e do adolescente, órgãos governamentais e não-governamentais, secretários municipais e demais auxiliares do governo e a comunidade em geral.

-----

Por,

Jorge Moreira

Secretaria Municipal de Comunicação Social – PMCM

Nenhum comentário: