ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA
Coral cantos do vale
Estação da cultura
25 de ago. de 2011
O GUAPORÉ É NOSSO
O GUAPORÉ É NOSSO!
O descaso com a Casa Grande do Engenho Guaporé, patrimônio cultural do povo de Ceará – Mirim, foi implantado pelo governo da então prefeita Ednolia Melo, em meados de 2001.
Até aquele momento, Roberto Varela, que governou nossa terra entre 1997 e 2000, mantinha uma parceria com o estado e o Guaporé funcionava como Museu Nilo Pereira.
Isso todo mundo já sabe, sem necessidade de parecer técnico externo.
Até por que, em nossa terra, sempre teve (e hoje é que tem!) arquitetos e historiadores competentes para realizarem estudos e pereceres técnicos sobre nosso patrimônio histórico e arquitetônico.
Por isso, acho estranho o artigo do ex-secretário estadual de segurança pública, no governo Geraldo Melo, o advogado Pedro Simões.
Primeiro por que, se Pedro Simões necessita de parecer especializado, nossa cidade oferece um ótimo quadro de profissionais. Como exemplo, cito Augusto Junior e Arivânia (arquitetura), Gerinaldo Moura e Gibson Machado (historiadores) e Waldeck Moura (artes plásticas, especialista em restauração - UFRN).
Segundo pela defesa de privatização do patrimônio público. Isso fica claro para mim, quando ele afirma que procurará o governo estadual para “negociar projetos de interesse comum”.
Ilha Bela foi “deletada” pela Companhia Açucareira Vale do Ceará - Mirim, proprietária das terras que abrigavam aquela histórica comunidade, durante a gestão do grupo Melo, que eram os sócios majoritários da empresa.
Não será isso que desejam fazer?
É bom lembrar que toda estrutura onde está instalado o museu, pertence ao ex-senador Geraldo Melo.
Defendo que o Guaporé seja reformado e continue sobre tutela do estado, em parceria com a Prefeitura de Ceará - Mirim, respeitando o contrato de comodato que prevê o uso do prédio por 99 anos.
Por que só agora esse interesse pelo Museu Nilo Pereira?
Durante a administração de Dona Edinolia só a VALEAMAR e o MP se pronunciaram, exigindo ao estado a recuperação e re - implantação do museu.
Onde estava Pedro, enquanto o governo Edinolia abandonava o Guaporé, acabava com o concurso Adele de Oliveira, abandonava os artistas locais... Onde estava esse " bondoso" senhor, que não viu a invisibiilidade da Fundação Nilo Pereira, que nem CNPJ tinha?
Recentemente, o governo Peixoto, através da Fundação Nilo Pereira, cansado de esperar pelo Estado, iniciou o trabalho de recuperação do Nilo Pereira. Inclusive, no dia em que os profissionais citados no artigo de Pedro, foram visitar o Guaporé, o prefeito estava lá vistoriando os serviços.
O serviço inicial prevê retelhamento, limpeza externa, instalação de energia elétrica, dentre outros.
Certamente, ainda neste governo, teremos o nosso Museu funcionando e servindo ao público de todo RN, principalmente, ao povo de Ceará - Mirim.
Todos a luta em defesa do nosso patrimônio cultural!
Não a privatização!
Francisco Navegantes
Presidente da Ong VALEAMAR
OBS. VAI DAR TUDO CERTO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
CONCORDO PLENAMENTE COM VOCE AMIGO, E O QUE FIZERAM COM CASARÕES E OS ANTIGOS ENGENHOS E O POVOADO DE ILHA-BELA?, DERRUBARAM TUDO PRA PLANTAR CANA SEM AO MENOS CONSIDERAR A HISTORIA DO NOSSO MUNICI
CONCORDO PLENAMENTE COM VOCE AMIGO, E O QUE FIZERAM COM CASARÕES E OS ANTIGOS ENGENHOS E O POVOADO DE ILHA-BELA?, DERRUBARAM TUDO PRA PLANTAR CANA SEM AO MENOS CONSIDERAR A HISTORIA DO NOSSO MUNICIPIO.
CONCORDO PLENAMENTE COM VOCE AMIGO, E O QUE FIZERAM COM CASARÕES E OS ANTIGOS ENGENHOS E O POVOADO DE ILHA-BELA?, DERRUBARAM TUDO PRA PLANTAR CANA SEM AO MENOS CONSIDERAR A HISTORIA DO NOSSO MUNICIPIO.
Paraben Navegantes vamos mandar acla e Pedro Simoes catar coquinhos.
Os parasitas da administração de Geraldo Melo estão doidos.
Maria Claudia - Natal RN.
Postar um comentário