ABERTAS INSCRIÇÕES PARA 2a. OFICINA DE TEATRO - INFORMAÇÕES: 3274.2197 - FUNDAÇÃO NILO PEREIRA

Coral cantos do vale

Coral cantos do vale
Coral canto do vale tem como regente Kleber Praxedes

Estação da cultura

Estação  da cultura
Visitem

25 de ago. de 2011

O GUAPORÉ É NOSSO



O GUAPORÉ É NOSSO!



O descaso com a Casa Grande do Engenho Guaporé, patrimônio cultural do povo de Ceará – Mirim, foi implantado pelo governo da então prefeita Ednolia Melo, em meados de 2001.



Até aquele momento, Roberto Varela, que governou nossa terra entre 1997 e 2000, mantinha uma parceria com o estado e o Guaporé funcionava como Museu Nilo Pereira.



Isso todo mundo já sabe, sem necessidade de parecer técnico externo.



Até por que, em nossa terra, sempre teve (e hoje é que tem!) arquitetos e historiadores competentes para realizarem estudos e pereceres técnicos sobre nosso patrimônio histórico e arquitetônico.



Por isso, acho estranho o artigo do ex-secretário estadual de segurança pública, no governo Geraldo Melo, o advogado Pedro Simões.



Primeiro por que, se Pedro Simões necessita de parecer especializado, nossa cidade oferece um ótimo quadro de profissionais. Como exemplo, cito Augusto Junior e Arivânia (arquitetura), Gerinaldo Moura e Gibson Machado (historiadores) e Waldeck Moura (artes plásticas, especialista em restauração - UFRN).



Segundo pela defesa de privatização do patrimônio público. Isso fica claro para mim, quando ele afirma que procurará o governo estadual para “negociar projetos de interesse comum”.



Ilha Bela foi “deletada” pela Companhia Açucareira Vale do Ceará - Mirim, proprietária das terras que abrigavam aquela histórica comunidade, durante a gestão do grupo Melo, que eram os sócios majoritários da empresa.



Não será isso que desejam fazer?



É bom lembrar que toda estrutura onde está instalado o museu, pertence ao ex-senador Geraldo Melo.







Defendo que o Guaporé seja reformado e continue sobre tutela do estado, em parceria com a Prefeitura de Ceará - Mirim, respeitando o contrato de comodato que prevê o uso do prédio por 99 anos.



Por que só agora esse interesse pelo Museu Nilo Pereira?



Durante a administração de Dona Edinolia só a VALEAMAR e o MP se pronunciaram, exigindo ao estado a recuperação e re - implantação do museu.







Onde estava Pedro, enquanto o governo Edinolia abandonava o Guaporé, acabava com o concurso Adele de Oliveira, abandonava os artistas locais... Onde estava esse " bondoso" senhor, que não viu a invisibiilidade da Fundação Nilo Pereira, que nem CNPJ tinha?



Recentemente, o governo Peixoto, através da Fundação Nilo Pereira, cansado de esperar pelo Estado, iniciou o trabalho de recuperação do Nilo Pereira. Inclusive, no dia em que os profissionais citados no artigo de Pedro, foram visitar o Guaporé, o prefeito estava lá vistoriando os serviços.



O serviço inicial prevê retelhamento, limpeza externa, instalação de energia elétrica, dentre outros.



Certamente, ainda neste governo, teremos o nosso Museu funcionando e servindo ao público de todo RN, principalmente, ao povo de Ceará - Mirim.



Todos a luta em defesa do nosso patrimônio cultural!



Não a privatização!



Francisco Navegantes



Presidente da Ong VALEAMAR




OBS.      VAI DAR TUDO CERTO




5 comentários:

FERNANDO DIAS disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM VOCE AMIGO, E O QUE FIZERAM COM CASARÕES E OS ANTIGOS ENGENHOS E O POVOADO DE ILHA-BELA?, DERRUBARAM TUDO PRA PLANTAR CANA SEM AO MENOS CONSIDERAR A HISTORIA DO NOSSO MUNICI

FERNANDO DIAS disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM VOCE AMIGO, E O QUE FIZERAM COM CASARÕES E OS ANTIGOS ENGENHOS E O POVOADO DE ILHA-BELA?, DERRUBARAM TUDO PRA PLANTAR CANA SEM AO MENOS CONSIDERAR A HISTORIA DO NOSSO MUNICIPIO.

FERNANDO DIAS disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM VOCE AMIGO, E O QUE FIZERAM COM CASARÕES E OS ANTIGOS ENGENHOS E O POVOADO DE ILHA-BELA?, DERRUBARAM TUDO PRA PLANTAR CANA SEM AO MENOS CONSIDERAR A HISTORIA DO NOSSO MUNICIPIO.

Anônimo disse...

Paraben Navegantes vamos mandar acla e Pedro Simoes catar coquinhos.

Anônimo disse...

Os parasitas da administração de Geraldo Melo estão doidos.

Maria Claudia - Natal RN.